Desempenho social empresarial e o gerenciamento de impressões de uma reputação socialmente responsável: Um estudo em hotéis do litoral pernambucano
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2009 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPE |
Texto Completo: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/484 |
Resumo: | Este trabalho trata de um estudo qualitativo de múltiplos casos, tendo como locus de pesquisa cinco hotéis do litoral pernambucano, no qual foi analisada a relação entre o Desempenho Social Empresarial (DSE), o Gerenciamento de Impressões (GI) e a Imagem Socialmente Responsável pretendida. Essa relação foi investigada a partir da análise do DSE, da identificação dos aspectos de Responsabilidade Social Empresarial (RSE) presentes na Imagem Organizacional Pretendida, assim como da identificação das táticas de GI utilizadas por essas empresas para construir uma reputação socialmente responsável. Como arcabouço teórico foram utilizados os conceitos de Responsabilidade Social Empresarial e Desempenho Social Empresarial de Carroll, Teoria do Stakeholder de Freeman, Imagem Organizacional Pretendida de Brown et al. e Gerenciamento de Impressões Organizacional de Mohamed, Gardner e Paolillo. Os dados foram coletados através de observação direta, questionário, documentos e entrevistas, aplicados aos membros da alta administração. Os resultados obtidos indicam que: a) Os gerentes do setor hoteleiro começam a reconhecer a relevância da RSE para seus negócios, mas possuem uma visão limitada do tema; b) Os stakeholders que recebem um maior foco da conduta social são os funcionários, membros da comunidade local e o meio ambiente; c) Apesar de não se empenharem significativamente em comunicar aspectos de RSE, os hotéis consideram os clientes como principais stakeholders-alvo de suas comunicações, denotando uma preocupação em obter vantagens econômicas dessa comunicação; d) Apesar de utilizarem algumas táticas de GI para construir uma reputação socialmente responsável, a maioria dos hotéis estudados não realiza um planejamento deliberado para esse fim; e) Verifica-se que há uma maior utilização das táticas de GI para influenciar a reputação de stakeholders que têm um menor contato direto com as atividades dos hotéis |
id |
UFPE_6889c8a90c218f4849bef74b66ff34d5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufpe.br:123456789/484 |
network_acronym_str |
UFPE |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFPE |
repository_id_str |
2221 |
spelling |
Eduarda Nóbrega Bastos, BárbaraRicardo Costa de Mendonça, José 2014-06-12T15:03:04Z2014-06-12T15:03:04Z2009-01-31Eduarda Nóbrega Bastos, Bárbara; Ricardo Costa de Mendonça, José. Desempenho social empresarial e o gerenciamento de impressões de uma reputação socialmente responsável: Um estudo em hotéis do litoral pernambucano. 2009. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Administração, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2009.https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/484Este trabalho trata de um estudo qualitativo de múltiplos casos, tendo como locus de pesquisa cinco hotéis do litoral pernambucano, no qual foi analisada a relação entre o Desempenho Social Empresarial (DSE), o Gerenciamento de Impressões (GI) e a Imagem Socialmente Responsável pretendida. Essa relação foi investigada a partir da análise do DSE, da identificação dos aspectos de Responsabilidade Social Empresarial (RSE) presentes na Imagem Organizacional Pretendida, assim como da identificação das táticas de GI utilizadas por essas empresas para construir uma reputação socialmente responsável. Como arcabouço teórico foram utilizados os conceitos de Responsabilidade Social Empresarial e Desempenho Social Empresarial de Carroll, Teoria do Stakeholder de Freeman, Imagem Organizacional Pretendida de Brown et al. e Gerenciamento de Impressões Organizacional de Mohamed, Gardner e Paolillo. Os dados foram coletados através de observação direta, questionário, documentos e entrevistas, aplicados aos membros da alta administração. Os resultados obtidos indicam que: a) Os gerentes do setor hoteleiro começam a reconhecer a relevância da RSE para seus negócios, mas possuem uma visão limitada do tema; b) Os stakeholders que recebem um maior foco da conduta social são os funcionários, membros da comunidade local e o meio ambiente; c) Apesar de não se empenharem significativamente em comunicar aspectos de RSE, os hotéis consideram os clientes como principais stakeholders-alvo de suas comunicações, denotando uma preocupação em obter vantagens econômicas dessa comunicação; d) Apesar de utilizarem algumas táticas de GI para construir uma reputação socialmente responsável, a maioria dos hotéis estudados não realiza um planejamento deliberado para esse fim; e) Verifica-se que há uma maior utilização das táticas de GI para influenciar a reputação de stakeholders que têm um menor contato direto com as atividades dos hotéisConselho Nacional de Desenvolvimento Científico e TecnológicoporUniversidade Federal de PernambucoAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessResponsabilidade social empresarialDesempenho social empresarialImagem organizacionalGerenciamento de impressõesDesempenho social empresarial e o gerenciamento de impressões de uma reputação socialmente responsável: Um estudo em hotéis do litoral pernambucanoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisreponame:Repositório Institucional da UFPEinstname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPEORIGINALarquivo1029_1.pdfapplication/pdf3594095https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/484/1/arquivo1029_1.pdf132088dfa0247646a7a0b3af7e82015bMD51LICENSElicense.txttext/plain1748https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/484/2/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD52TEXTarquivo1029_1.pdf.txtarquivo1029_1.pdf.txtExtracted texttext/plain294635https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/484/3/arquivo1029_1.pdf.txtea2d5e7bd26d7f7f82033eab3cc01e2aMD53THUMBNAILarquivo1029_1.pdf.jpgarquivo1029_1.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1442https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/484/4/arquivo1029_1.pdf.jpg44dc0ff237a524f74e6dd1d34cdab6b9MD54123456789/4842019-10-25 02:04:57.599oai:repositorio.ufpe.br:123456789/484Tk9URTogUExBQ0UgWU9VUiBPV04gTElDRU5TRSBIRVJFClRoaXMgc2FtcGxlIGxpY2Vuc2UgaXMgcHJvdmlkZWQgZm9yIGluZm9ybWF0aW9uYWwgcHVycG9zZXMgb25seS4KCk5PTi1FWENMVVNJVkUgRElTVFJJQlVUSU9OIExJQ0VOU0UKCkJ5IHNpZ25pbmcgYW5kIHN1Ym1pdHRpbmcgdGhpcyBsaWNlbnNlLCB5b3UgKHRoZSBhdXRob3Iocykgb3IgY29weXJpZ2h0Cm93bmVyKSBncmFudHMgdG8gRFNwYWNlIFVuaXZlcnNpdHkgKERTVSkgdGhlIG5vbi1leGNsdXNpdmUgcmlnaHQgdG8gcmVwcm9kdWNlLAp0cmFuc2xhdGUgKGFzIGRlZmluZWQgYmVsb3cpLCBhbmQvb3IgZGlzdHJpYnV0ZSB5b3VyIHN1Ym1pc3Npb24gKGluY2x1ZGluZwp0aGUgYWJzdHJhY3QpIHdvcmxkd2lkZSBpbiBwcmludCBhbmQgZWxlY3Ryb25pYyBmb3JtYXQgYW5kIGluIGFueSBtZWRpdW0sCmluY2x1ZGluZyBidXQgbm90IGxpbWl0ZWQgdG8gYXVkaW8gb3IgdmlkZW8uCgpZb3UgYWdyZWUgdGhhdCBEU1UgbWF5LCB3aXRob3V0IGNoYW5naW5nIHRoZSBjb250ZW50LCB0cmFuc2xhdGUgdGhlCnN1Ym1pc3Npb24gdG8gYW55IG1lZGl1bSBvciBmb3JtYXQgZm9yIHRoZSBwdXJwb3NlIG9mIHByZXNlcnZhdGlvbi4KCllvdSBhbHNvIGFncmVlIHRoYXQgRFNVIG1heSBrZWVwIG1vcmUgdGhhbiBvbmUgY29weSBvZiB0aGlzIHN1Ym1pc3Npb24gZm9yCnB1cnBvc2VzIG9mIHNlY3VyaXR5LCBiYWNrLXVwIGFuZCBwcmVzZXJ2YXRpb24uCgpZb3UgcmVwcmVzZW50IHRoYXQgdGhlIHN1Ym1pc3Npb24gaXMgeW91ciBvcmlnaW5hbCB3b3JrLCBhbmQgdGhhdCB5b3UgaGF2ZQp0aGUgcmlnaHQgdG8gZ3JhbnQgdGhlIHJpZ2h0cyBjb250YWluZWQgaW4gdGhpcyBsaWNlbnNlLiBZb3UgYWxzbyByZXByZXNlbnQKdGhhdCB5b3VyIHN1Ym1pc3Npb24gZG9lcyBub3QsIHRvIHRoZSBiZXN0IG9mIHlvdXIga25vd2xlZGdlLCBpbmZyaW5nZSB1cG9uCmFueW9uZSdzIGNvcHlyaWdodC4KCklmIHRoZSBzdWJtaXNzaW9uIGNvbnRhaW5zIG1hdGVyaWFsIGZvciB3aGljaCB5b3UgZG8gbm90IGhvbGQgY29weXJpZ2h0LAp5b3UgcmVwcmVzZW50IHRoYXQgeW91IGhhdmUgb2J0YWluZWQgdGhlIHVucmVzdHJpY3RlZCBwZXJtaXNzaW9uIG9mIHRoZQpjb3B5cmlnaHQgb3duZXIgdG8gZ3JhbnQgRFNVIHRoZSByaWdodHMgcmVxdWlyZWQgYnkgdGhpcyBsaWNlbnNlLCBhbmQgdGhhdApzdWNoIHRoaXJkLXBhcnR5IG93bmVkIG1hdGVyaWFsIGlzIGNsZWFybHkgaWRlbnRpZmllZCBhbmQgYWNrbm93bGVkZ2VkCndpdGhpbiB0aGUgdGV4dCBvciBjb250ZW50IG9mIHRoZSBzdWJtaXNzaW9uLgoKSUYgVEhFIFNVQk1JU1NJT04gSVMgQkFTRUQgVVBPTiBXT1JLIFRIQVQgSEFTIEJFRU4gU1BPTlNPUkVEIE9SIFNVUFBPUlRFRApCWSBBTiBBR0VOQ1kgT1IgT1JHQU5JWkFUSU9OIE9USEVSIFRIQU4gRFNVLCBZT1UgUkVQUkVTRU5UIFRIQVQgWU9VIEhBVkUKRlVMRklMTEVEIEFOWSBSSUdIVCBPRiBSRVZJRVcgT1IgT1RIRVIgT0JMSUdBVElPTlMgUkVRVUlSRUQgQlkgU1VDSApDT05UUkFDVCBPUiBBR1JFRU1FTlQuCgpEU1Ugd2lsbCBjbGVhcmx5IGlkZW50aWZ5IHlvdXIgbmFtZShzKSBhcyB0aGUgYXV0aG9yKHMpIG9yIG93bmVyKHMpIG9mIHRoZQpzdWJtaXNzaW9uLCBhbmQgd2lsbCBub3QgbWFrZSBhbnkgYWx0ZXJhdGlvbiwgb3RoZXIgdGhhbiBhcyBhbGxvd2VkIGJ5IHRoaXMKbGljZW5zZSwgdG8geW91ciBzdWJtaXNzaW9uLgo=Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufpe.br/oai/requestattena@ufpe.bropendoar:22212019-10-25T05:04:57Repositório Institucional da UFPE - Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Desempenho social empresarial e o gerenciamento de impressões de uma reputação socialmente responsável: Um estudo em hotéis do litoral pernambucano |
title |
Desempenho social empresarial e o gerenciamento de impressões de uma reputação socialmente responsável: Um estudo em hotéis do litoral pernambucano |
spellingShingle |
Desempenho social empresarial e o gerenciamento de impressões de uma reputação socialmente responsável: Um estudo em hotéis do litoral pernambucano Eduarda Nóbrega Bastos, Bárbara Responsabilidade social empresarial Desempenho social empresarial Imagem organizacional Gerenciamento de impressões |
title_short |
Desempenho social empresarial e o gerenciamento de impressões de uma reputação socialmente responsável: Um estudo em hotéis do litoral pernambucano |
title_full |
Desempenho social empresarial e o gerenciamento de impressões de uma reputação socialmente responsável: Um estudo em hotéis do litoral pernambucano |
title_fullStr |
Desempenho social empresarial e o gerenciamento de impressões de uma reputação socialmente responsável: Um estudo em hotéis do litoral pernambucano |
title_full_unstemmed |
Desempenho social empresarial e o gerenciamento de impressões de uma reputação socialmente responsável: Um estudo em hotéis do litoral pernambucano |
title_sort |
Desempenho social empresarial e o gerenciamento de impressões de uma reputação socialmente responsável: Um estudo em hotéis do litoral pernambucano |
author |
Eduarda Nóbrega Bastos, Bárbara |
author_facet |
Eduarda Nóbrega Bastos, Bárbara |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Eduarda Nóbrega Bastos, Bárbara |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Ricardo Costa de Mendonça, José |
contributor_str_mv |
Ricardo Costa de Mendonça, José |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Responsabilidade social empresarial Desempenho social empresarial Imagem organizacional Gerenciamento de impressões |
topic |
Responsabilidade social empresarial Desempenho social empresarial Imagem organizacional Gerenciamento de impressões |
description |
Este trabalho trata de um estudo qualitativo de múltiplos casos, tendo como locus de pesquisa cinco hotéis do litoral pernambucano, no qual foi analisada a relação entre o Desempenho Social Empresarial (DSE), o Gerenciamento de Impressões (GI) e a Imagem Socialmente Responsável pretendida. Essa relação foi investigada a partir da análise do DSE, da identificação dos aspectos de Responsabilidade Social Empresarial (RSE) presentes na Imagem Organizacional Pretendida, assim como da identificação das táticas de GI utilizadas por essas empresas para construir uma reputação socialmente responsável. Como arcabouço teórico foram utilizados os conceitos de Responsabilidade Social Empresarial e Desempenho Social Empresarial de Carroll, Teoria do Stakeholder de Freeman, Imagem Organizacional Pretendida de Brown et al. e Gerenciamento de Impressões Organizacional de Mohamed, Gardner e Paolillo. Os dados foram coletados através de observação direta, questionário, documentos e entrevistas, aplicados aos membros da alta administração. Os resultados obtidos indicam que: a) Os gerentes do setor hoteleiro começam a reconhecer a relevância da RSE para seus negócios, mas possuem uma visão limitada do tema; b) Os stakeholders que recebem um maior foco da conduta social são os funcionários, membros da comunidade local e o meio ambiente; c) Apesar de não se empenharem significativamente em comunicar aspectos de RSE, os hotéis consideram os clientes como principais stakeholders-alvo de suas comunicações, denotando uma preocupação em obter vantagens econômicas dessa comunicação; d) Apesar de utilizarem algumas táticas de GI para construir uma reputação socialmente responsável, a maioria dos hotéis estudados não realiza um planejamento deliberado para esse fim; e) Verifica-se que há uma maior utilização das táticas de GI para influenciar a reputação de stakeholders que têm um menor contato direto com as atividades dos hotéis |
publishDate |
2009 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2009-01-31 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2014-06-12T15:03:04Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2014-06-12T15:03:04Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
Eduarda Nóbrega Bastos, Bárbara; Ricardo Costa de Mendonça, José. Desempenho social empresarial e o gerenciamento de impressões de uma reputação socialmente responsável: Um estudo em hotéis do litoral pernambucano. 2009. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Administração, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2009. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/484 |
identifier_str_mv |
Eduarda Nóbrega Bastos, Bárbara; Ricardo Costa de Mendonça, José. Desempenho social empresarial e o gerenciamento de impressões de uma reputação socialmente responsável: Um estudo em hotéis do litoral pernambucano. 2009. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Administração, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2009. |
url |
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/484 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Pernambuco |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Pernambuco |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFPE instname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) instacron:UFPE |
instname_str |
Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) |
instacron_str |
UFPE |
institution |
UFPE |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFPE |
collection |
Repositório Institucional da UFPE |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/484/1/arquivo1029_1.pdf https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/484/2/license.txt https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/484/3/arquivo1029_1.pdf.txt https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/484/4/arquivo1029_1.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
132088dfa0247646a7a0b3af7e82015b 8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33 ea2d5e7bd26d7f7f82033eab3cc01e2a 44dc0ff237a524f74e6dd1d34cdab6b9 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFPE - Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) |
repository.mail.fl_str_mv |
attena@ufpe.br |
_version_ |
1802310624734085120 |