Análise da factibilidade de jogos casuais promoverem reabilitação da destreza das mãos por meio de exercícios físicos
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Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Dissertação |
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Resumo: | O presente estudo tem como objetivo analisar de forma empírica a possibilidade de jogos digitais do tipo casual para tablets Android, serem utilizados para reabilitação da destreza fina das mãos, com enfoque nas atividades da vida diária, em pacientes que sofreram lesões nos membros superiores. Observando-se o atual mercado brasileiro de dispositivos digitais, o tablet ocupa posição de destaque, tornando-se líder em inclusão digital no país. Em contrapartida, uma realidade que assombra a população nacional, o alto índice de acidentes de motocicleta, produzindo vítimas que carregam sequelas pelo resto de suas vidas. Profissionais da área de fisioterapia e terapia ocupacional têm feito uso de vídeo games com sensores de movimento, para auxiliar na reabilitação de pacientes, por meio de exergames. Contudo estes aparelhos são pouco acessíveis às classes populares, além de focarem em movimentos de ombro, enquanto o tablet, utiliza extensa gama de movimentos dos dedos e pulso. Logo, representando um recurso relevante na relação entre pacientes e profissionais da saúde, promovendo motivação e beneficiando ambos. Portanto, foram selecionados e instalados quatro jogos da loja de apps Android no dispositivo Samsung galaxy tab pro 10.1 (SM-T520), em seguida, foram observadas suas mecânicas, comparando com exercícios para reabilitação das mãos. Os resultados apontam para uma viável reprodução dos exercícios, onde o movimento de toque, mais comum aos jogos, envolve flexão e extensão, dos dedos e pulso, entre outros estímulos aos músculos, ligamentos e tendões. Mimetizando os exercícios planejados por profissionais para serem realizados pelo paciente em sua casa. Demonstrando real possibilidade de utilizar tablets como instrumento para a prática de exercício, por meio de jogos casuais, em pacientes que necessitam reabilitar suas funções por meio exercícios efetuados no ambiente doméstico. |
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Lins, Paula Cristina Pereirahttp://lattes.cnpq.br/1696960066486096http://lattes.cnpq.br/3252289006108114Correia, Walter Franklin Marques2016-04-12T13:20:24Z2016-04-12T13:20:24Z2015-07-29https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/16492ark:/64986/001300000x9zfO presente estudo tem como objetivo analisar de forma empírica a possibilidade de jogos digitais do tipo casual para tablets Android, serem utilizados para reabilitação da destreza fina das mãos, com enfoque nas atividades da vida diária, em pacientes que sofreram lesões nos membros superiores. Observando-se o atual mercado brasileiro de dispositivos digitais, o tablet ocupa posição de destaque, tornando-se líder em inclusão digital no país. Em contrapartida, uma realidade que assombra a população nacional, o alto índice de acidentes de motocicleta, produzindo vítimas que carregam sequelas pelo resto de suas vidas. Profissionais da área de fisioterapia e terapia ocupacional têm feito uso de vídeo games com sensores de movimento, para auxiliar na reabilitação de pacientes, por meio de exergames. Contudo estes aparelhos são pouco acessíveis às classes populares, além de focarem em movimentos de ombro, enquanto o tablet, utiliza extensa gama de movimentos dos dedos e pulso. Logo, representando um recurso relevante na relação entre pacientes e profissionais da saúde, promovendo motivação e beneficiando ambos. Portanto, foram selecionados e instalados quatro jogos da loja de apps Android no dispositivo Samsung galaxy tab pro 10.1 (SM-T520), em seguida, foram observadas suas mecânicas, comparando com exercícios para reabilitação das mãos. Os resultados apontam para uma viável reprodução dos exercícios, onde o movimento de toque, mais comum aos jogos, envolve flexão e extensão, dos dedos e pulso, entre outros estímulos aos músculos, ligamentos e tendões. Mimetizando os exercícios planejados por profissionais para serem realizados pelo paciente em sua casa. Demonstrando real possibilidade de utilizar tablets como instrumento para a prática de exercício, por meio de jogos casuais, em pacientes que necessitam reabilitar suas funções por meio exercícios efetuados no ambiente doméstico.CAPEsThis study aims to examine empirically the possibility of causal digital games for Android tablets, be used for rehabilitation of the hand’s fine dexterity, focusing on activities of daily living in patients who have suffered injuries in the upper limbs. Observing the current Brazilian market of digital devices, the tablet has an outstanding position, becoming a leader in digital inclusion in the country. In contrast, a reality that haunts the national population, the high rate of motorcycle accidents, producing victims that carry consequences for the rest of their lives. Physiotherapy and occupational therapy professionals have been making use of video games with motion sensors, to assist in the rehabilitation of patients through exergames. However, these devices are not easily accessible to the working classes, and focus mainly on shoulder movements, while the tablet, uses extensive range of finger and wrist movements. Therefore, representing an important feature in the relationship between patients and health professionals, promoting motivation and benefiting both. Thus, four games were selected and installed from Android apps store the device Samsung galaxy tab 10.1 pro (SM-T520), then its mechanics were observed, compared to exercises for rehabilitation of the hands. The results point to a viable reproduction of exercises where the movement of touch, the most common between the games, involves flexion and extension of the fingers and wrist, among other stimuli to muscles, ligaments and tendons. Mimicking the exercises planned by professionals to be performed by the patient in their home. Demonstrating real possibility to use tablets as a tool to practice exercise, through casual games, in patients who need to rehabilitate their functions through exercises fulfilled in their home.porUniversidade Federal de PernambucoPrograma de Pos Graduacao em DesignUFPEBrasilAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessDestrezaJogos casuaisTabletReabilitaçãoCasual gamesCasual gamesDexterityTabletRehabilitationAnálise da factibilidade de jogos casuais promoverem reabilitação da destreza das mãos por meio de exercícios físicosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesismestradoreponame:Repositório Institucional da UFPEinstname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPETHUMBNAILDissertação_Paula_Lins.pdf.jpgDissertação_Paula_Lins.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1178https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/16492/5/Disserta%c3%a7%c3%a3o_Paula_Lins.pdf.jpg0b7a3e8b27a668ca37f9245507f0cea7MD55ORIGINALDissertação_Paula_Lins.pdfDissertação_Paula_Lins.pdfapplication/pdf3016371https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/16492/1/Disserta%c3%a7%c3%a3o_Paula_Lins.pdf08c66d69326a38e3820667fdada12e43MD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; 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