É tu nada, estrela: Revista Caras e o consumo da felicidade nos salões de beleza da periferia
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Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPE |
Texto Completo: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/9599 |
Resumo: | Nesta pesquisa, mulheres entrevistadas em salões de beleza localizados em bairros populares recifenses mostram, através da leitura de Caras, mais vendido semanário voltado para celebridades do País (com quase metade de leitores localizados pelo o que o mercado denomina de classes C e D), como as naturalizações/normatizações observadas na publicação se configuram em seus cotidianos. São relatos também enriquecidos por conversas coletivas onde é possível perceber, apesar das críticas aos modelos vendidos como normas de existência, como estes indivíduos públicos conseguem demarcar um espaço onde quem olha é, claramente, aquele que pode apenas sonhar com o que se entende hoje como vida boa ou vivê-la através de um consumo marginal de bens e experiências . É uma análise que procura contribuir para a construção de uma Sociologia da Celebridade no País, entendendo os famosos como indivíduos que trazem para a cultura pressupostos valorizados pelo capitalismo. Também os identificamos como uma parcela da elite nacional que surge empoderada por um disputado capital, o da visibilidade. É a frequência no que chamo de Grande Sistema de Aparição, ou contextos de alta visibilidade, que distingue, seleciona e hierarquiza indivíduos e grupos hoje impelidos a celebrificar a própria vida |
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São relatos também enriquecidos por conversas coletivas onde é possível perceber, apesar das críticas aos modelos vendidos como normas de existência, como estes indivíduos públicos conseguem demarcar um espaço onde quem olha é, claramente, aquele que pode apenas sonhar com o que se entende hoje como vida boa ou vivê-la através de um consumo marginal de bens e experiências . É uma análise que procura contribuir para a construção de uma Sociologia da Celebridade no País, entendendo os famosos como indivíduos que trazem para a cultura pressupostos valorizados pelo capitalismo. Também os identificamos como uma parcela da elite nacional que surge empoderada por um disputado capital, o da visibilidade. 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