Sobre a tensão superficial : Kazuo Ishiguro e a tradição literária da modernidade/colonialidade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: CRUZ, Rafaela Rogério
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPE
Texto Completo: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/39580
Resumo: Essa tese propõe uma análise da obra do autor inglês, de ascendência japonesa, Kazuo Ishiguro, em chave da observação de uma série de estratégias de contenção articuladas na condução de sua prosa narrativa. O conjunto dessas estratégias de contenção se expressam de forma a provocar uma tensão entre forma e conteúdo, a isso será dado o nome de ―tensão superficial‖. Como, a primeira vista, os sete romances de Ishiguro parecem se encaixar cada um em um gênero literário diferente, gêneros esses pertencentes a tradição da modernidade ocidental, nosso objetivo primeiro será o de averiguar como, através da radicalização da tensão superficial, a obra de Ishiguro comenta e subverte não apenas a tradição literária moderna, mas principalmente o próprio paradigma da modernidade. No primeiro capítulo discutiremos o paradigma da modernidade, no tanto que um fenômeno histórico tradicionalmente concebido como resultante de processos intra-europeus, para então propor a suplantação dessa narrativa, pela concepção de modernidade como trabalhada por autores desde a América Latina (Castro-Gómez, Quijano, Dussel, Mignolo, Grosfoguel), para os quais a modernidade deve ser compreendida junto a sua face escura, i.e. a colonialidade, sendo então a modernidade/colonialidade o paradigma epistemológico do capitalismo global. No segundo capítulo, nos aproximaremos do paradigma histórico da experiência do Japão em processo de modernização/ocidentalização que informa a construção literária de Ishiguro. O terceiro capítulo tentará dar conta do lado inglês da equação, buscando compreender de que forma a obra de Ishiguro está contaminada pela derrota das grandes narrativas modernas ao final do século XX. Finalmente, o último capítulo se dedicará a esclarecer as engrenagens da tensão superficial, observando sua função, a saber a suspensão do momento catártico, e como ela se realiza através de estratégias de controle à nível do registro da voz narrativa.
id UFPE_6c930b6c3a5329b68b5371c6aca4d993
oai_identifier_str oai:repositorio.ufpe.br:123456789/39580
network_acronym_str UFPE
network_name_str Repositório Institucional da UFPE
repository_id_str 2221
spelling CRUZ, Rafaela Rogériohttp://lattes.cnpq.br/0363935526367152http://lattes.cnpq.br/3975152604166388FERREIRA, Ermelinda Maria Araújo2021-04-01T15:14:46Z2021-04-01T15:14:46Z2019-12-18CRUZ, Rafaela Rogério. Sobre a tensão superficial: Kazuo Ishiguro e a tradição literária da modernidade/colonialidade. 2019. Tese (Doutorado em Letras) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2019.https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/39580Essa tese propõe uma análise da obra do autor inglês, de ascendência japonesa, Kazuo Ishiguro, em chave da observação de uma série de estratégias de contenção articuladas na condução de sua prosa narrativa. O conjunto dessas estratégias de contenção se expressam de forma a provocar uma tensão entre forma e conteúdo, a isso será dado o nome de ―tensão superficial‖. Como, a primeira vista, os sete romances de Ishiguro parecem se encaixar cada um em um gênero literário diferente, gêneros esses pertencentes a tradição da modernidade ocidental, nosso objetivo primeiro será o de averiguar como, através da radicalização da tensão superficial, a obra de Ishiguro comenta e subverte não apenas a tradição literária moderna, mas principalmente o próprio paradigma da modernidade. No primeiro capítulo discutiremos o paradigma da modernidade, no tanto que um fenômeno histórico tradicionalmente concebido como resultante de processos intra-europeus, para então propor a suplantação dessa narrativa, pela concepção de modernidade como trabalhada por autores desde a América Latina (Castro-Gómez, Quijano, Dussel, Mignolo, Grosfoguel), para os quais a modernidade deve ser compreendida junto a sua face escura, i.e. a colonialidade, sendo então a modernidade/colonialidade o paradigma epistemológico do capitalismo global. No segundo capítulo, nos aproximaremos do paradigma histórico da experiência do Japão em processo de modernização/ocidentalização que informa a construção literária de Ishiguro. O terceiro capítulo tentará dar conta do lado inglês da equação, buscando compreender de que forma a obra de Ishiguro está contaminada pela derrota das grandes narrativas modernas ao final do século XX. Finalmente, o último capítulo se dedicará a esclarecer as engrenagens da tensão superficial, observando sua função, a saber a suspensão do momento catártico, e como ela se realiza através de estratégias de controle à nível do registro da voz narrativa.Esta tesis propone un análisis del trabajo del autor inglés, de ascendencia japonesa, Kazuo Ishiguro, para observar una serie de estrategias de contención articuladas en la conducción de su prosa narrativa. El conjunto de estas estrategias de contención se manifiesta de tal manera que provoca una tensión entre la forma y el contenido, esto se llamará "tensión superficial". Dado que, a primera vista, las siete novelas de Ishiguro parecen pertenecer cada una a un género literario diferente, géneros que pertenecen a la tradición de la modernidad occidental, nuestro primer objetivo será determinar cómo, a través de la radicalización de la tensión superficial, el trabajo de Ishiguro comenta y subvierte no solo la tradición literaria moderna, sino especialmente el paradigma de la modernidad en sí mismo. En el primer capítulo discutiremos el paradigma de la modernidad, tradicionalmente concebido como un fenómeno histórico resultante de los procesos intraeuropeos, para proponer la superación de esta narrativa, por la concepción de la modernidad tal como la trabajan algunos autores de América Latina (Castro-Gómez, Quijano, Dussel, Mignolo, Grosfoguel), para quienes la modernidad debe ser entendida junto a su lado oscuro, es decir, la colonialidad La modernidad / colonialidad debe entenderse como el paradigma epistemológico del capitalismo global. En el segundo capítulo, abordaremos el paradigma histórico de la experiencia de Japón en el proceso de modernización / occidentalización que informa la construcción literaria de Ishiguro. El tercer capítulo intentará explicar el lado inglés de la ecuación, tratando de entender cómo el trabajo de Ishiguro está contaminado por la derrota, a fines del siglo XX, de las grandes macro-narrativas de la modernidad occidental. Finalmente, el último capítulo se centrará en aclarar los engranajes de la tensión superficial, observando su función, es decir, la suspensión del momento catártico, y cómo eso se logra a través de estrategias de control a nivel del registro de la voz narrativa.Our dissertation proposes an analysis of the work of the Japanese-born, English writer, Kazuo Ishiguro, in order to observe how his narrative prose is conducted by a series of containment strategies. The set of these containment strategies are expressed in a way that provokes a tension between form and content, which will thus be called "surface tension". Since, at first glance, each of Ishiguro's seven novels seem to fit into a different literary genre; genres belonging to the tradition of Western modernity, our first objective will be to ascertain how, through the radicalization of the surface tension, the work of Ishiguro comments and subverts not only the modern literary tradition, but especially the modernity paradigm itself. In the first chapter we will discuss the paradigm of modernity, traditionally conceived as a historical phenomenon resulting from intra-European processes, to propose the supersession of this narrative, by the conception of modernity as worked by authors from Latin America (Castro-Gómez, Quijano, Dussel, Mignolo, Grosfoguel), for whom Modernity must be understood alongside its dark face, ie coloniality. Modernity / Coloniality should then be understood as the epistemological paradigm of global capitalism. In the second chapter, we will approach the historical paradigm of the experience of Japan in the process of modernization / westernization that informs the literary construction of Ishiguro. The third chapter will attempt to account for the English side of the equation, seeking to understand how Ishiguro's work is contaminated by the defeat, at the end of the twentieth century, of the great macro-narratives of western modernity. Finally, the last chapter will focus on clarifying the gears of surface tension, observing its function, namely the suspension of the cathartic moment, and how it is accomplished through control strategies at the level of the register of the narrative voice.porUniversidade Federal de PernambucoPrograma de Pos Graduacao em LetrasUFPEBrasilAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessTensão superficialModernidade/ColonialidadeCrítica decolonialMarxismo ocidentalKazuo IshiguroSobre a tensão superficial : Kazuo Ishiguro e a tradição literária da modernidade/colonialidadeinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisdoutoradoreponame:Repositório Institucional da UFPEinstname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPETEXTTESE Rafaela Rogério Cruz.pdf.txtTESE Rafaela Rogério Cruz.pdf.txtExtracted texttext/plain628570https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/39580/4/TESE%20Rafaela%20Rog%c3%a9rio%20Cruz.pdf.txtb04d97478b0fa1559083b6601aacd1f8MD54THUMBNAILTESE Rafaela Rogério Cruz.pdf.jpgTESE Rafaela Rogério Cruz.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1227https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/39580/5/TESE%20Rafaela%20Rog%c3%a9rio%20Cruz.pdf.jpgc297fa99fdebe3f8ed985a7b6b2fa39bMD55CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8811https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/39580/2/license_rdfe39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34MD52ORIGINALTESE Rafaela Rogério Cruz.pdfTESE Rafaela Rogério Cruz.pdfapplication/pdf2896653https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/39580/1/TESE%20Rafaela%20Rog%c3%a9rio%20Cruz.pdffb916e9f06bf2fd99a9cdec6e7f061c0MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82310https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/39580/3/license.txtbd573a5ca8288eb7272482765f819534MD53123456789/395802021-04-02 02:14:54.842oai:repositorio.ufpe.br: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ório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufpe.br/oai/requestattena@ufpe.bropendoar:22212021-04-02T05:14:54Repositório Institucional da UFPE - Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Sobre a tensão superficial : Kazuo Ishiguro e a tradição literária da modernidade/colonialidade
title Sobre a tensão superficial : Kazuo Ishiguro e a tradição literária da modernidade/colonialidade
spellingShingle Sobre a tensão superficial : Kazuo Ishiguro e a tradição literária da modernidade/colonialidade
CRUZ, Rafaela Rogério
Tensão superficial
Modernidade/Colonialidade
Crítica decolonial
Marxismo ocidental
Kazuo Ishiguro
title_short Sobre a tensão superficial : Kazuo Ishiguro e a tradição literária da modernidade/colonialidade
title_full Sobre a tensão superficial : Kazuo Ishiguro e a tradição literária da modernidade/colonialidade
title_fullStr Sobre a tensão superficial : Kazuo Ishiguro e a tradição literária da modernidade/colonialidade
title_full_unstemmed Sobre a tensão superficial : Kazuo Ishiguro e a tradição literária da modernidade/colonialidade
title_sort Sobre a tensão superficial : Kazuo Ishiguro e a tradição literária da modernidade/colonialidade
author CRUZ, Rafaela Rogério
author_facet CRUZ, Rafaela Rogério
author_role author
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/0363935526367152
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/3975152604166388
dc.contributor.author.fl_str_mv CRUZ, Rafaela Rogério
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv FERREIRA, Ermelinda Maria Araújo
contributor_str_mv FERREIRA, Ermelinda Maria Araújo
dc.subject.por.fl_str_mv Tensão superficial
Modernidade/Colonialidade
Crítica decolonial
Marxismo ocidental
Kazuo Ishiguro
topic Tensão superficial
Modernidade/Colonialidade
Crítica decolonial
Marxismo ocidental
Kazuo Ishiguro
description Essa tese propõe uma análise da obra do autor inglês, de ascendência japonesa, Kazuo Ishiguro, em chave da observação de uma série de estratégias de contenção articuladas na condução de sua prosa narrativa. O conjunto dessas estratégias de contenção se expressam de forma a provocar uma tensão entre forma e conteúdo, a isso será dado o nome de ―tensão superficial‖. Como, a primeira vista, os sete romances de Ishiguro parecem se encaixar cada um em um gênero literário diferente, gêneros esses pertencentes a tradição da modernidade ocidental, nosso objetivo primeiro será o de averiguar como, através da radicalização da tensão superficial, a obra de Ishiguro comenta e subverte não apenas a tradição literária moderna, mas principalmente o próprio paradigma da modernidade. No primeiro capítulo discutiremos o paradigma da modernidade, no tanto que um fenômeno histórico tradicionalmente concebido como resultante de processos intra-europeus, para então propor a suplantação dessa narrativa, pela concepção de modernidade como trabalhada por autores desde a América Latina (Castro-Gómez, Quijano, Dussel, Mignolo, Grosfoguel), para os quais a modernidade deve ser compreendida junto a sua face escura, i.e. a colonialidade, sendo então a modernidade/colonialidade o paradigma epistemológico do capitalismo global. No segundo capítulo, nos aproximaremos do paradigma histórico da experiência do Japão em processo de modernização/ocidentalização que informa a construção literária de Ishiguro. O terceiro capítulo tentará dar conta do lado inglês da equação, buscando compreender de que forma a obra de Ishiguro está contaminada pela derrota das grandes narrativas modernas ao final do século XX. Finalmente, o último capítulo se dedicará a esclarecer as engrenagens da tensão superficial, observando sua função, a saber a suspensão do momento catártico, e como ela se realiza através de estratégias de controle à nível do registro da voz narrativa.
publishDate 2019
dc.date.issued.fl_str_mv 2019-12-18
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-04-01T15:14:46Z
dc.date.available.fl_str_mv 2021-04-01T15:14:46Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv CRUZ, Rafaela Rogério. Sobre a tensão superficial: Kazuo Ishiguro e a tradição literária da modernidade/colonialidade. 2019. Tese (Doutorado em Letras) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2019.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/39580
identifier_str_mv CRUZ, Rafaela Rogério. Sobre a tensão superficial: Kazuo Ishiguro e a tradição literária da modernidade/colonialidade. 2019. Tese (Doutorado em Letras) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2019.
url https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/39580
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Pernambuco
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pos Graduacao em Letras
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFPE
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Pernambuco
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPE
instname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
instacron:UFPE
instname_str Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
instacron_str UFPE
institution UFPE
reponame_str Repositório Institucional da UFPE
collection Repositório Institucional da UFPE
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/39580/4/TESE%20Rafaela%20Rog%c3%a9rio%20Cruz.pdf.txt
https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/39580/5/TESE%20Rafaela%20Rog%c3%a9rio%20Cruz.pdf.jpg
https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/39580/2/license_rdf
https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/39580/1/TESE%20Rafaela%20Rog%c3%a9rio%20Cruz.pdf
https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/39580/3/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv b04d97478b0fa1559083b6601aacd1f8
c297fa99fdebe3f8ed985a7b6b2fa39b
e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34
fb916e9f06bf2fd99a9cdec6e7f061c0
bd573a5ca8288eb7272482765f819534
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPE - Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
repository.mail.fl_str_mv attena@ufpe.br
_version_ 1802310791804747776