Cinema gay brasileiro: políticas de representação e além.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: LACERDA JUNIOR, Luiz Francisco Buarque de
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPE
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Texto Completo: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/15772
Resumo: Grande parte dos estudos a respeito do homoerotismo no cinema brasileiro teve como norte, até então, as políticas de representação e sua análise do potencial dos filmes de conservação ou transgressão dos discursos heteronormativos hegemônicos. Não perdendo de vista essa questão, mas ampliando o leque de abordagens, esta tese passa em revista a história do cinema brasileiro e seu tratamento do homoerotismo masculino, buscando analisar, por meio de um formato panorâmico, diferentes questões em torno do tema. Assim, as chanchadas das décadas de 1930, 40 e 50 são investigadas a partir de dois elementos: seu uso cômico de estereótipos e sua relação com a cultura homoerótica da época através do conceito de espectatorialidade queer. Já os primeiros filmes que abordaram o tema de forma direta, na década de 60, são analisados a partir de sua relação com a homofobia enquanto elemento constitutivo da masculinidade nacional. As pornochanchadas e o cinema da Retomada, por sua vez, são examinados a partir de sua relação com as identidades homoeróticas vigentes em cada período, sejam a bicha, o bofe e o entendido do primeiro caso, seja o gay do segundo. Os curtas-­‐metragens das décadas de 1990 e 2000 e os festivais de cinema LGBT são descritos à luz da emergência da concepção de um cinema gay brasileiro. Por fim, o cinema contemporâneo é interpelado tanto a partir de sua relação com duas diferentes tendências do ativismo LGBT – o assimilacionismo e o liberacionismo – quanto por sua aproximação da sensibilidade camp e dos fundamentos dos estudos queer.
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Já os primeiros filmes que abordaram o tema de forma direta, na década de 60, são analisados a partir de sua relação com a homofobia enquanto elemento constitutivo da masculinidade nacional. As pornochanchadas e o cinema da Retomada, por sua vez, são examinados a partir de sua relação com as identidades homoeróticas vigentes em cada período, sejam a bicha, o bofe e o entendido do primeiro caso, seja o gay do segundo. Os curtas-­‐metragens das décadas de 1990 e 2000 e os festivais de cinema LGBT são descritos à luz da emergência da concepção de um cinema gay brasileiro. Por fim, o cinema contemporâneo é interpelado tanto a partir de sua relação com duas diferentes tendências do ativismo LGBT – o assimilacionismo e o liberacionismo – quanto por sua aproximação da sensibilidade camp e dos fundamentos dos estudos queer.CAPESSo far, most of the research on Brazilian queer cinema was based on the politics of representation, i.e., on the potential (or lack thereof) of movies in disrupting the hegemonic heteronormative discourses. Keeping an eye on this issue, but also trying to broaden the range of approaches, this thesis reviews the history of Brazilian cinema and its representation of male homoeroticism, trying to analyze a diverse array of issues surrounding the topic. In this sense, the chanchadas of the 1930s, 40s and 50s are analyzed from two different perspectives: its comical usage of homoerotic stereotypes and its relation to the homoerotic culture of its time. The first movies that dealt directly with male homoeroticism, in the 60s, are scrutinized on their relation to homophobic discourses that are constitutive of the national masculinity. The pornochanchadas and the Retomada cinema are examined in relation to the male homoerotic identities particular to each period, such as the bicha, the bofe and the entendido of the former, and the gay of the later. The short films of the 90s and 2000s and the LGBT film festivals are considered in the light of the emergence of the concept of a Brazilian gay cinema. Finally, Brazilian contemporary cinema is analyzed from its relation to two different trends of LGBT activism -­‐ assimilationism and liberationism -­‐ and also from its use of both the camp sensibility and the assumptions of queer theory.porUniversidade Federal de PernambucoPrograma de Pos Graduacao em ComunicacaoUFPEBrasilAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessCinema brasileiroCinema gayCinema queerBrazilian cinemaGay cinemaQueer cinemaCinema gay brasileiro: políticas de representação e além.info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisdoutoradoreponame:Repositório Institucional da UFPEinstname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPETHUMBNAILCinema gay brasileiro (PPGCOM, 2015).pdf.jpgCinema gay brasileiro (PPGCOM, 2015).pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1152https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/15772/5/Cinema%20gay%20brasileiro%20%28PPGCOM%2c%202015%29.pdf.jpg7e8156c9ae7614e5ab875c449534a09aMD55ORIGINALCinema gay brasileiro (PPGCOM, 2015).pdfCinema gay brasileiro (PPGCOM, 2015).pdfapplication/pdf4154701https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/15772/1/Cinema%20gay%20brasileiro%20%28PPGCOM%2c%202015%29.pdf6e7df1d3c00e3dc42fbccaae4a6246bcMD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; 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