Onde andará a bicha melancólica?
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Artigo |
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Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/significacao/article/view/144666 |
Resumo: | O presente artigo pretende discutir como a presença de uma melancolia queer pode gerar novas possibilidades criadoras. Para tal, pretendo discorrer brevemente sobre as ideias de melancolia como falta e fantasmagoria e então as contrapor à ideia da melancolia como produção e estetização, especialmente como suscitadas pelo filme brasileiro Doce Amianto (2013), de Guto Parente e Uirá dos Reis. O artigo argumenta que a bicha melancólica, por recusar o seu presente através de sua estetização melancólica, possibilita a criação de novas formas de vida para o sujeito queer e como essa visão possibilitaria instigantes escolhas estéticas dentro do campo cinematográfico. Palavras-chaves: artifício; cinema brasileiro contemporâneo; cinema queer; melancolia. |
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Onde andará a bicha melancólica?Whatever happened to the melancholic queer?artificeBrazilian contemporary cinemamelancholiaqueer cinemaartifíciocinema brasileiro contemporâneocinema queermelancoliaO presente artigo pretende discutir como a presença de uma melancolia queer pode gerar novas possibilidades criadoras. Para tal, pretendo discorrer brevemente sobre as ideias de melancolia como falta e fantasmagoria e então as contrapor à ideia da melancolia como produção e estetização, especialmente como suscitadas pelo filme brasileiro Doce Amianto (2013), de Guto Parente e Uirá dos Reis. O artigo argumenta que a bicha melancólica, por recusar o seu presente através de sua estetização melancólica, possibilita a criação de novas formas de vida para o sujeito queer e como essa visão possibilitaria instigantes escolhas estéticas dentro do campo cinematográfico. Palavras-chaves: artifício; cinema brasileiro contemporâneo; cinema queer; melancolia.This essay aims at discussing how the presence of a queer melancholy can bring new creational possibilities. To achieve this, I intend to briefly discuss the ideas of the melancholy as lack and phantasmagoria, to then counter them with the idea of production and aestheticization, especially as brought by the Brazilian film Doce Amianto (2013), realized by Guto Parente and Uirá dos Reis. The essay argues that the melancholic queer refuses the present they live in, enabling the creation of new ways of life for the queer subject by the means of a melancholic aestheticization. Finally, I also intend to discuss how this could bring new and enriching aesthetic choices for queer films.Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes2019-01-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/significacao/article/view/14466610.11606/issn.2316-7114.sig.2019.144666Significação: Revista de Cultura Audiovisual; v. 46 n. 51 (2019): Dossiê: História e AudiovisualSignificação: Journal of Audiovisual Culture; Vol. 46 No. 51 (2019): Dossiê: História e Audiovisual2316-71141516-4330reponame:Significação (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/significacao/article/view/144666/150413Copyright (c) 2019 Ricardo Duarte Filhohttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessDuarte Filho, Ricardo2024-03-21T13:28:21Zoai:revistas.usp.br:article/144666Revistahttp://www.usp.br/significacao/PUBhttp://www.revistas.usp.br/significacao/oai||significacao@usp.br2316-71141516-4330opendoar:2024-03-21T13:28:21Significação (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
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