Argumentação na Educação: desenvolvimento de práticas socialmente compartilhadas de regulação do pensamento

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: MACÊDO, Gabriel Fortes Cavalcanti de
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPE
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Texto Completo: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/33460
Resumo: Investiga-se aqui o impacto de um desenho pedagógico intensamente argumentativo nos modos de organização do pensamento dos estudantes. O desenho pedagógico é a adaptação para sala de aula (Leitão, Damianovic, 2011) do Modelo de Debate Crítico (MDC) realizado no Chile (Fuentes, 2011). A adaptação se realiza em uma Disciplina Introdutório de Psicologia (DIP). A construção da DIP a partir do MDC é focada em criar um ambiente argumentativo que possibilite a emergência da consideração de pontos de vista opostos, uso de critérios para produção e avaliação de argumentos, ponderação da palavra alheia como forma de exercício crítico. A DIP/MDC é um cenário pedagógico dividido em seis ciclos temáticos em que os estudantes realizam um debate (um debate em cada ciclo). Os temas partem de controvérsias temáticas no campo dos estudos da Psicologia. Divide-se a turma em três grupos de estudantes que desempenham uma função específica a cada ciclo (alternando as funções do grupo ao fim de cada ciclo). Os ciclos têm quatro fases: introdução ao tema, oficina de preparo (e discussão online), Debate Crítico e fechamento. O objetivo deste estudo é investigar de que maneira as formas socialmente compartilhadas de regulação do pensamento – presentes no contexto argumentativo observado – se transformam em formas de autorregulação dos estudantes. Este estudo parte de uma concepção sociohistórica dos processos psicológicos em que se compreende que as relações sociais são, progressivamente, internalizadas em forma de processos psicológicos interiorizados. Este estudo visa compreender regulação em diferentes níveis, a saber: autorregulação (ações sobre si mesmo), corregulação (ações diretivas de um par mais experiente) e regulação compartilhada (ações entre pares). Os participantes foram selecionados a partir do rastreamento retrospectivo em ao menos três vezes nas etapas de oficina para o debate e participação nas redes sociais. Nossos indicadores analíticos serão direcionados para diferentes dimensões das ações de regulação do pensamento. 1) indicadores de autorregulação serão o uso espontâneo de organizadores do pensamento presentes nas atividades da DIP/MDC, 2) indicadores de corregulação serão as ações docente diretivas com finalidade de regular a atividade em sala de aula e 3) os indicadores de regulação entre pares serão as ações que os estudantes fazem sobre uns aos outros como finalidade de regular o pensamento e o comportamento dos colegas. Os principais resultados foram: presença de hierarquia no funcionamento da regulação do pensamento, 2) distinção entre reguladores gerais e reguladores, 3) o papel de reguladores instrumentais pragmáticos) e reguladores estruturais (epistêmicos), 4) a transformação da regulação sobre a forma de argumentar, de expressar argumentos e raciocinar no contexto científico, e 5) a autorregulação como a sofisticação do uso dos recursos simbólicos e mudança nos modos de produzir inferência sobre informações. Nossos achados corroboram com a hipótese sociogenética sobre desenvolvimento humano e permite refletir sobre o impacto que a organização social da sala de aula como organização da atividade cognitiva dos estudantes.
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spelling MACÊDO, Gabriel Fortes Cavalcanti dehttp://lattes.cnpq.br/8088699346664430http://lattes.cnpq.br/4027966674464867LEITÃO, Selma2019-09-20T21:07:45Z2019-09-20T21:07:45Z2018-06-25https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/33460ark:/64986/0013000013375Investiga-se aqui o impacto de um desenho pedagógico intensamente argumentativo nos modos de organização do pensamento dos estudantes. O desenho pedagógico é a adaptação para sala de aula (Leitão, Damianovic, 2011) do Modelo de Debate Crítico (MDC) realizado no Chile (Fuentes, 2011). A adaptação se realiza em uma Disciplina Introdutório de Psicologia (DIP). A construção da DIP a partir do MDC é focada em criar um ambiente argumentativo que possibilite a emergência da consideração de pontos de vista opostos, uso de critérios para produção e avaliação de argumentos, ponderação da palavra alheia como forma de exercício crítico. A DIP/MDC é um cenário pedagógico dividido em seis ciclos temáticos em que os estudantes realizam um debate (um debate em cada ciclo). Os temas partem de controvérsias temáticas no campo dos estudos da Psicologia. Divide-se a turma em três grupos de estudantes que desempenham uma função específica a cada ciclo (alternando as funções do grupo ao fim de cada ciclo). Os ciclos têm quatro fases: introdução ao tema, oficina de preparo (e discussão online), Debate Crítico e fechamento. O objetivo deste estudo é investigar de que maneira as formas socialmente compartilhadas de regulação do pensamento – presentes no contexto argumentativo observado – se transformam em formas de autorregulação dos estudantes. Este estudo parte de uma concepção sociohistórica dos processos psicológicos em que se compreende que as relações sociais são, progressivamente, internalizadas em forma de processos psicológicos interiorizados. Este estudo visa compreender regulação em diferentes níveis, a saber: autorregulação (ações sobre si mesmo), corregulação (ações diretivas de um par mais experiente) e regulação compartilhada (ações entre pares). Os participantes foram selecionados a partir do rastreamento retrospectivo em ao menos três vezes nas etapas de oficina para o debate e participação nas redes sociais. Nossos indicadores analíticos serão direcionados para diferentes dimensões das ações de regulação do pensamento. 1) indicadores de autorregulação serão o uso espontâneo de organizadores do pensamento presentes nas atividades da DIP/MDC, 2) indicadores de corregulação serão as ações docente diretivas com finalidade de regular a atividade em sala de aula e 3) os indicadores de regulação entre pares serão as ações que os estudantes fazem sobre uns aos outros como finalidade de regular o pensamento e o comportamento dos colegas. Os principais resultados foram: presença de hierarquia no funcionamento da regulação do pensamento, 2) distinção entre reguladores gerais e reguladores, 3) o papel de reguladores instrumentais pragmáticos) e reguladores estruturais (epistêmicos), 4) a transformação da regulação sobre a forma de argumentar, de expressar argumentos e raciocinar no contexto científico, e 5) a autorregulação como a sofisticação do uso dos recursos simbólicos e mudança nos modos de produzir inferência sobre informações. Nossos achados corroboram com a hipótese sociogenética sobre desenvolvimento humano e permite refletir sobre o impacto que a organização social da sala de aula como organização da atividade cognitiva dos estudantes.CNPqWe investigate here the impact of an intensely argumentative pedagogical design on the ways of organizing students' thinking processes. The pedagogical design is the classroom adaptation (Leitão, Damianovic, 2011) of the Critical Discussion Model (MDC) carried out in Chile (Fuentes, 2011). This adaptation takes place in an Introductory Discipline of Psychology (DIP). The construction of the DIP from the MDC is focused on creating an argumentative environment that allows the emergence of opposing views consideration, criteria uses for producing and evaluates arguments. The DIP / MDC is a pedagogical scenario divided into six thematic cycles in which the students hold a debate (a debate in each cycle). The themes stem from thematic controversies in the field of Psychology studies. The class is divided into three groups of students who perform a specific function for each cycle (alternating group functions at the end of each cycle). The cycles have four phases: introduction to the theme, preparation workshop (and online discussion), Critical Debate and closing. The purpose of this study is to investigate how the socially shared forms of thought regulation - present in the observed argumentative context - become forms of students’ selfregulation. This study starts from a sociohistorical conception of the psychological processes in which it is understood that the social relations are progressively internalized in the form of internalized psychological processes. This study aims to understand regulation at different levels, namely: self-regulation (actions on oneself), co-regulation (directive actions of a more experienced pair) and shared regulation (peer to peer regulation). Participants were selected from retrospective tracking at least three times in the workshop steps for discussion and participation in social networks. Our analytical indicators will be directed to different dimensions of the actions of regulation of thought. 1) indicators of self-regulation will be the spontaneous use of thought organizers present in the activities of the DIP / MDC, 2) indicators of co-regulation will be the actions teacher directives to regulate the activity in the classroom and 3) the indicators of regulation between peers will be the actions that students make about each other as a purpose to regulate the thinking and behavior of colleagues. The main results were: presence of hierarchy in the functioning of the regulation of thought, 2) distinction between general and regulatory regulators, 3) the role of instrumental (pragmatic) regulators and structural (epistemic) regulators, 4) the transformation of regulation over form to argue, to express arguments and to reason in the scientific context, and 5) self-regulation as the sophistication of the use of symbolic resources and change in the ways of producing inference on information. Our findings corroborate the sociogenetic hypothesis about humandevelopment and allow us to reflect on the impact that the social organization of the classroom as an organization of students' cognitive activity.porUniversidade Federal de PernambucoPrograma de Pos Graduacao em Psicologia CognitivaUFPEBrasilAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessPsicologia CognitivaEducaçãoPensamentoRaciocínioArgumentação na Educação: desenvolvimento de práticas socialmente compartilhadas de regulação do pensamentoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisdoutoradoreponame:Repositório Institucional da UFPEinstname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPETHUMBNAILTESE Gabriel Fortes Cavalcanti de Macêdo.pdf.jpgTESE Gabriel Fortes Cavalcanti de Macêdo.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1234https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/33460/5/TESE%20Gabriel%20Fortes%20Cavalcanti%20de%20Mac%c3%aado.pdf.jpg8558c23180feae2db7dfb3269699cc72MD55ORIGINALTESE Gabriel Fortes Cavalcanti de Macêdo.pdfTESE Gabriel Fortes Cavalcanti de Macêdo.pdfapplication/pdf1735169https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/33460/1/TESE%20Gabriel%20Fortes%20Cavalcanti%20de%20Mac%c3%aado.pdf04676984299d04432ea99a6dc5ef3341MD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; 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