Uma descrição das características atribuídas ao empoderamento por ativistas e marcas de moda do agreste de Pernambuco engajadas na luta contra a gordofobia
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Data de Publicação: | 2023 |
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Texto Completo: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/50574 |
Resumo: | Numa forma social de consumo que valoriza os corpos magros, a intolerância estética convive uma censura moral e os indivíduos com sobrepeso sofrem com o desprezo social, constituindo uma identidade não normativa, que é moralmente cobrada para cuidar de seu corpo e de sua saúde. Movimentos ativistas de consumo se embasam no empoderamento e lutam contra a gordofobia. Embasado em Michel Foucault, entendemos que o modelo social disciplinar fez do corpo um alvo, aquilo que está em jogo entre todos os sujeitos e as instâncias de controle e, visando assegurar sua sujeição continuada e, essa razão, lhe impôs um adestramento e um aperfeiçoamento intermitentes, promovidos por relações de saber-poder, que recorrentemente são transformadas por processos de resistência. Observamos que, em conjunto, marcas, ativistas e consumidoras promovem discursos de empoderamento pelo consumo no Agreste do Estado. Nesse que é um dos representativos polos de confecções do país, marcas se vinculam a atributos que são pautas dessa luta, se inserindo nas práticas de empoderamento. Essa prática coletiva estabelecida entre produção e consumo, certamente, promove sentidos e conformam condutas nesse meio, determinando os modos como ocorre esse empoderamento. Afinal, as estratégias de dessujeição são produzidas criativamente pelos sujeitos, frente às regras dos sistemas opressores, sendo capazes de indicar mudanças no exercício do poder. Assim, essa investigação busca investigar: Como as características dos discursos de empoderamento da luta contra a gordofobia no Agreste de Pernambuco revelam aspectos da resistência? Para tanto, inspirados na Análise de Discursos Foucaultiana, desvelamos os enunciados e suas reações síncronas e incidentes. O corpus foi formado por 225 postagens coletadas nas redes sociais 05 ativistas locais, 03 marcas e 125 consumidoras que respondiam aos comentários dessas postagens. Nossos resultados desvelaram a 16 enunciados nesse campo discursivo, cuja relação revelou nove características, que tratam de como o empoderamento se tornou um objeto de consumo, como ele é uma prática de consumo e como é uma pauta de reivindicação efetuada por meio do consumo. Concluímos que tais características informam como a prática do empoderamento no consumo acontece pela ação de vários agentes, contribuindo com um tema ainda pouco estudado pelo consumo. |
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SILVA, Alexandre Magno Bezerra dahttp://lattes.cnpq.br/0131203640368052http://lattes.cnpq.br/5484105489714622COSTA, Flávia Zimmerle da Nóbrega2023-05-26T12:29:28Z2023-05-26T12:29:28Z2023-04-03SILVA, Alexandre Magno Bezerra da. Uma descrição das características atribuídas ao empoderamento por ativistas e marcas de moda do agreste de Pernambuco engajadas na luta contra a gordofobia. 2023. Dissertação (Mestrado em Gestão, Inovação e Consumo) – Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2023.https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/50574ark:/64986/0013000007wtwNuma forma social de consumo que valoriza os corpos magros, a intolerância estética convive uma censura moral e os indivíduos com sobrepeso sofrem com o desprezo social, constituindo uma identidade não normativa, que é moralmente cobrada para cuidar de seu corpo e de sua saúde. Movimentos ativistas de consumo se embasam no empoderamento e lutam contra a gordofobia. Embasado em Michel Foucault, entendemos que o modelo social disciplinar fez do corpo um alvo, aquilo que está em jogo entre todos os sujeitos e as instâncias de controle e, visando assegurar sua sujeição continuada e, essa razão, lhe impôs um adestramento e um aperfeiçoamento intermitentes, promovidos por relações de saber-poder, que recorrentemente são transformadas por processos de resistência. Observamos que, em conjunto, marcas, ativistas e consumidoras promovem discursos de empoderamento pelo consumo no Agreste do Estado. Nesse que é um dos representativos polos de confecções do país, marcas se vinculam a atributos que são pautas dessa luta, se inserindo nas práticas de empoderamento. Essa prática coletiva estabelecida entre produção e consumo, certamente, promove sentidos e conformam condutas nesse meio, determinando os modos como ocorre esse empoderamento. Afinal, as estratégias de dessujeição são produzidas criativamente pelos sujeitos, frente às regras dos sistemas opressores, sendo capazes de indicar mudanças no exercício do poder. Assim, essa investigação busca investigar: Como as características dos discursos de empoderamento da luta contra a gordofobia no Agreste de Pernambuco revelam aspectos da resistência? Para tanto, inspirados na Análise de Discursos Foucaultiana, desvelamos os enunciados e suas reações síncronas e incidentes. O corpus foi formado por 225 postagens coletadas nas redes sociais 05 ativistas locais, 03 marcas e 125 consumidoras que respondiam aos comentários dessas postagens. Nossos resultados desvelaram a 16 enunciados nesse campo discursivo, cuja relação revelou nove características, que tratam de como o empoderamento se tornou um objeto de consumo, como ele é uma prática de consumo e como é uma pauta de reivindicação efetuada por meio do consumo. Concluímos que tais características informam como a prática do empoderamento no consumo acontece pela ação de vários agentes, contribuindo com um tema ainda pouco estudado pelo consumo.In a social form of consumption that values thin bodies, aesthetic intolerance coexists with moral censorship and overweight individuals suffer from social contempt, constituting a non- normative identity, which is morally required to take care of their body and their health. Consumer activist movements are based on empowerment and fight against fatphobia. Based on Michel Foucault, we understand that the disciplinary social model made the body a target, that which is at stake between all subjects and instances of control and, in order to ensure its continued subjection and, for this reason, imposed training and improvement on it. intermittent, promoted by knowledge-power relations, which are recurrently transformed by processes of resistance. We observed that, together, brands, activists and consumers promote discourses of empowerment through consumption in the Agreste of the State. In what is one of the representative poles of clothing in the country, brands are linked to attributes that are guidelines of this struggle, inserting themselves in empowerment practices. This collective practice established between production and consumption certainly promotes meanings and conforms behaviors in this environment, determining the ways in which this empowerment occurs. After all, the de-subjection strategies are creatively produced by the subjects, facing the rules of the oppressive systems, being able to indicate changes in the exercise of power. Thus, this investigation seeks to investigate: How do the characteristics of the empowerment speeches of the fight against fatphobia in the Agreste of Pernambuco reveal aspects of resistance? Therefore, inspired by Foucault's Discourse Analysis, we reveal the statements and their synchronous and incident reactions. The corpus was made up of 225 posts collected on social networks 05 local activists, 03 brands and 125 consumers who responded to the comments on these posts. Our results revealed 16 statements in this discursive field, whose relationship revealed nine characteristics, which deal with how empowerment has become an object of consumption, how it is a practice of consumption and how it is a claim made through consumption. We conclude that such characteristics inform how the practice of empowerment in consumption happens through the action of several agents, contributing to a subject that is still little studied by consumption.porUniversidade Federal de PernambucoPPrograma de Pós-Graduação em Gestão, Inovação e ConsumoUFPEBrasilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessConsumoObesosEmpoderamentoEstudos foucaltianosAnálise do discursoUma descrição das características atribuídas ao empoderamento por ativistas e marcas de moda do agreste de Pernambuco engajadas na luta contra a gordofobiainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesismestradoreponame:Repositório Institucional da UFPEinstname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPEORIGINALDISSERTAÇÃO Alexandre Magno Bezerra da Silva.pdfDISSERTAÇÃO Alexandre Magno Bezerra da Silva.pdfapplication/pdf1347058https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/50574/1/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Alexandre%20Magno%20Bezerra%20da%20Silva.pdf056ddcbb352f8a14e85d35f3a907e147MD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; 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