As marcas da desigualdade de gênero na escolarização de mulheres e o empoderamento feminino

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Neves, Sara Zalamena das
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/148301
Resumo: O presente estudo identificou marcas de desigualdade de gênero na (renúncia da) escolarização de mulheres e suas estratégias para o regresso a escola.(de submissão e de empoderamento para permanecer no ambiente escolar.) As narrativas usadas foram coletadas durante o estagio obrigatório, na sétima etapa do Curso de Pedagogia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). O estágio foi realizado no contexto da Educação de Jovens e Adultos (EJA), em uma turma de totalidade 2 de uma escola da rede municipal de Porto Alegre - RS. As marcas e as estratégias encontradas nas narrativas dessas mulheres são discutidas no contexto dos estudos de Gênero e Educação (NOGUEIRA, 2005), caracterizando traços de uma sociedade patriarcal. Os procedimentos metodológicos usados foram atividades de aula e encontro inspirado na técnica de grupo focal. A partir desse momentos foram retirados relatos de vida, pois sua elaboração está vinculada à observação e à prática pedagógica realizada em estágio, bem como, aos estudos realizados até aquele momento. Os resultados obtidos são que as estratégias usadas por mulheres, estão diretamente envolvidas com as marcas de gênero que conquistaram pelos seus caminhos e de como estas ainda estão sendo um fator prejudicial em suas escolarizações. Como consequência dessas marcas, as mulheres acabam deixando de estudar e ao decorrer de suas vidas, buscam estratégias que lhes empoderam e as ajudam a regressar ao ambiente escolar para jovens e adultos.
id UFRGS-2_55a86a2ab2af18124cb17aac02991e95
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/148301
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Neves, Sara Zalamena dasSabat, Ruth Francini Ramos2016-09-20T02:14:34Z2011http://hdl.handle.net/10183/148301001001057O presente estudo identificou marcas de desigualdade de gênero na (renúncia da) escolarização de mulheres e suas estratégias para o regresso a escola.(de submissão e de empoderamento para permanecer no ambiente escolar.) As narrativas usadas foram coletadas durante o estagio obrigatório, na sétima etapa do Curso de Pedagogia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). O estágio foi realizado no contexto da Educação de Jovens e Adultos (EJA), em uma turma de totalidade 2 de uma escola da rede municipal de Porto Alegre - RS. As marcas e as estratégias encontradas nas narrativas dessas mulheres são discutidas no contexto dos estudos de Gênero e Educação (NOGUEIRA, 2005), caracterizando traços de uma sociedade patriarcal. Os procedimentos metodológicos usados foram atividades de aula e encontro inspirado na técnica de grupo focal. A partir desse momentos foram retirados relatos de vida, pois sua elaboração está vinculada à observação e à prática pedagógica realizada em estágio, bem como, aos estudos realizados até aquele momento. Os resultados obtidos são que as estratégias usadas por mulheres, estão diretamente envolvidas com as marcas de gênero que conquistaram pelos seus caminhos e de como estas ainda estão sendo um fator prejudicial em suas escolarizações. Como consequência dessas marcas, as mulheres acabam deixando de estudar e ao decorrer de suas vidas, buscam estratégias que lhes empoderam e as ajudam a regressar ao ambiente escolar para jovens e adultos.application/pdfporGêneroMulherEmpoderamentoAs marcas da desigualdade de gênero na escolarização de mulheres e o empoderamento femininoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2011Pedagogia: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001001057.pdf001001057.pdfTexto completoapplication/pdf509887http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/148301/1/001001057.pdf32fc1fd296efdd18988b0e78acc12126MD51TEXT001001057.pdf.txt001001057.pdf.txtExtracted Texttext/plain61863http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/148301/2/001001057.pdf.txtb93d3c616747e62b585dcad5f86b42cdMD52THUMBNAIL001001057.pdf.jpg001001057.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg978http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/148301/3/001001057.pdf.jpgf94c258e08c35edbf86965fc3395cefeMD5310183/1483012018-10-29 08:54:56.227oai:www.lume.ufrgs.br:10183/148301Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-29T11:54:56Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv As marcas da desigualdade de gênero na escolarização de mulheres e o empoderamento feminino
title As marcas da desigualdade de gênero na escolarização de mulheres e o empoderamento feminino
spellingShingle As marcas da desigualdade de gênero na escolarização de mulheres e o empoderamento feminino
Neves, Sara Zalamena das
Gênero
Mulher
Empoderamento
title_short As marcas da desigualdade de gênero na escolarização de mulheres e o empoderamento feminino
title_full As marcas da desigualdade de gênero na escolarização de mulheres e o empoderamento feminino
title_fullStr As marcas da desigualdade de gênero na escolarização de mulheres e o empoderamento feminino
title_full_unstemmed As marcas da desigualdade de gênero na escolarização de mulheres e o empoderamento feminino
title_sort As marcas da desigualdade de gênero na escolarização de mulheres e o empoderamento feminino
author Neves, Sara Zalamena das
author_facet Neves, Sara Zalamena das
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Neves, Sara Zalamena das
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Sabat, Ruth Francini Ramos
contributor_str_mv Sabat, Ruth Francini Ramos
dc.subject.por.fl_str_mv Gênero
Mulher
Empoderamento
topic Gênero
Mulher
Empoderamento
description O presente estudo identificou marcas de desigualdade de gênero na (renúncia da) escolarização de mulheres e suas estratégias para o regresso a escola.(de submissão e de empoderamento para permanecer no ambiente escolar.) As narrativas usadas foram coletadas durante o estagio obrigatório, na sétima etapa do Curso de Pedagogia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). O estágio foi realizado no contexto da Educação de Jovens e Adultos (EJA), em uma turma de totalidade 2 de uma escola da rede municipal de Porto Alegre - RS. As marcas e as estratégias encontradas nas narrativas dessas mulheres são discutidas no contexto dos estudos de Gênero e Educação (NOGUEIRA, 2005), caracterizando traços de uma sociedade patriarcal. Os procedimentos metodológicos usados foram atividades de aula e encontro inspirado na técnica de grupo focal. A partir desse momentos foram retirados relatos de vida, pois sua elaboração está vinculada à observação e à prática pedagógica realizada em estágio, bem como, aos estudos realizados até aquele momento. Os resultados obtidos são que as estratégias usadas por mulheres, estão diretamente envolvidas com as marcas de gênero que conquistaram pelos seus caminhos e de como estas ainda estão sendo um fator prejudicial em suas escolarizações. Como consequência dessas marcas, as mulheres acabam deixando de estudar e ao decorrer de suas vidas, buscam estratégias que lhes empoderam e as ajudam a regressar ao ambiente escolar para jovens e adultos.
publishDate 2011
dc.date.issued.fl_str_mv 2011
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-09-20T02:14:34Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/148301
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001001057
url http://hdl.handle.net/10183/148301
identifier_str_mv 001001057
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/148301/1/001001057.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/148301/2/001001057.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/148301/3/001001057.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 32fc1fd296efdd18988b0e78acc12126
b93d3c616747e62b585dcad5f86b42cd
f94c258e08c35edbf86965fc3395cefe
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224517091065856