Qual a relação entre investimento em tecnologias digitais e desempenho escolar? : uma análise no IFPE
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Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPE |
Texto Completo: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/39270 |
Resumo: | A presente pesquisa tem o objetivo de investigar a política pública de tecnologias digitais para a educação do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE). Busca-se entender se os investimentos em aparatos tecnológicos digitais são aliados do processo de ensino e aprendizagem. O questionamento que embasa a pesquisa está pautado na premissa da reflexão a respeito das preocupações do Estado (no contexto representativo do IFPE) em relação à educação digital dos discentes. Dados e pesquisas do Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br) demonstram o quanto o acesso à tecnologias digitais tem sido emergente, no Brasil e no mundo, porquanto o desenvolvimento de um programa de tecnologias preocupado com a formação pedagógica dos discente é essencial. A importância de questionar a implementação e avaliação de uma política pública com impacto direto na formação profissional e cidadã de estudantes é importante para promoção de correções e formulações mais consistentes. O objetivo geral da pesquisa é relacionar o investimento realizado pelo IFPE em tecnologias digitais para a educação com o desempenho dos discentes e, especificamente, avaliar a Política de Tecnologias Educacionais, verificar a relação dos docentes com o programa e com o uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) nas práticas pedagógicas, bem como perceber a importância do programa para a instituição. Busca-se uma relação baseada na melhora de acesso a TICs pela comunidade acadêmica depois do programa, influenciando na melhora do desempenho escolar. A importância desse trabalho está em promover a conscientização do andamento do programa na instituição, produzindo informações que sirvam de base para a reflexão dos gestores, tornando-se motivadoras da eficiência no serviço público, minimizando desperdícios e aproveitando habilidades. |
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O questionamento que embasa a pesquisa está pautado na premissa da reflexão a respeito das preocupações do Estado (no contexto representativo do IFPE) em relação à educação digital dos discentes. Dados e pesquisas do Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br) demonstram o quanto o acesso à tecnologias digitais tem sido emergente, no Brasil e no mundo, porquanto o desenvolvimento de um programa de tecnologias preocupado com a formação pedagógica dos discente é essencial. A importância de questionar a implementação e avaliação de uma política pública com impacto direto na formação profissional e cidadã de estudantes é importante para promoção de correções e formulações mais consistentes. O objetivo geral da pesquisa é relacionar o investimento realizado pelo IFPE em tecnologias digitais para a educação com o desempenho dos discentes e, especificamente, avaliar a Política de Tecnologias Educacionais, verificar a relação dos docentes com o programa e com o uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) nas práticas pedagógicas, bem como perceber a importância do programa para a instituição. Busca-se uma relação baseada na melhora de acesso a TICs pela comunidade acadêmica depois do programa, influenciando na melhora do desempenho escolar. A importância desse trabalho está em promover a conscientização do andamento do programa na instituição, produzindo informações que sirvam de base para a reflexão dos gestores, tornando-se motivadoras da eficiência no serviço público, minimizando desperdícios e aproveitando habilidades.This research aims at investigating the public policy of digital technologies for education at the Federal Institute of Science and Technology of Pernambuco (IFPE). It seeks to understand whether the investment in digital technological devices makes them allied to the teaching and learning process. The question that underlies the research is based on the reflection of the State's concerns (in the representative context of the IFPE) in relation to the students' digital education. Data and research by the Internet Steering Committee in Brazil (CGI.br) demonstrate how much access to digital technologies has emergedin Brazil and worldwide, as the development of a technological program concerned with the pedagogical training of students is admirable. The importance of questioning the implementation and evaluation of a public policy with a direct impact on the professional and citizenship of students is important to promote more consistent corrections and formulations. The general objective of the research is to relate the investment made by the Institute in digital technologies for education with the performance of students focusing specifically on evaluating the policy of educational technologies. It also aims at verifying the relationship of teachers with the program and the use of ICT in educational practices as well as realizing the importance of the program for the institution. A relationship based on the improvement of access to ICTs, by the academic community, is sought after the conclusion of the programwhich is expected to influence the improvement of school performance. The importance of this work is to promote awareness of the progress of the program in the institution, producing information that serves as a basis for the reflection of managers, becoming a motivator of efficiency in public service, minimizing wastes and maximizing skills.porUniversidade Federal de PernambucoPrograma de Pos Graduacao em Politicas PublicasUFPEBrasilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessPolítica públicaEducaçãoTecnologias da informação e comunicaçãoEnsinoAprendizagemInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de PernambucoQual a relação entre investimento em tecnologias digitais e desempenho escolar? : uma análise no IFPEinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesismestrado profissionalreponame:Repositório Institucional da UFPEinstname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPECC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8811https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/39270/2/license_rdfe39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34MD52LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; 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