DUMM – Design Usage Maturity Model : um modelo de maturidade para avaliar o grau de utilização de design nas empresas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: GARCIA, Ana Cristina Crispiniano
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPE
dARK ID: ark:/64986/001300000xd8s
Texto Completo: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/34523
Resumo: Esta tese tem como objetivo construir um modelo de maturidade, sob cinco grandes áreas do conhecimento: criatividade, inovação, foco no usuário, vantagem competitiva e gestão organizacional, para avaliar o uso do design em empresas. Para tanto, verificamos que esses assuntos, quando bem utilizados, têm o poder de influenciar as empresas a se tornarem mais produtivas e competitivas em seus mercados de atuação. O nosso modelo de maturidade de uso do design (DUMM – Design Usage Maturity Model) é composto por quatro elementos, a saber: quatro níveis de maturidade, cinco grandes áreas de conhecimento (que chamamos de fatores), o relacionamento entre níveis de maturidade e fatores, e um questionário de avaliação do uso do design. Para construir o DUMM utilizamos como base: (i) outros modelos de maturidade tanto da área de design quanto de outras áreas do conhecimento; (ii) assuntos encontrados na literatura ligados à área de design que pudessem vir a serem influenciados positivamente pelo uso do design; e, (iii) estudo feito com base em 16 grandes empresas consideradas altamente centradas no design (segundo uma pesquisa feita pelo Design Management Institute (DMI)), no qual procuramos identificar se os assuntos encontrados na literatura estavam presentes nestas empresas e como as influenciavam. Um dos diferenciais do nosso modelo é que o nosso questionário de avaliação pode ser aplicado pelo próprio gestor da empresa sem necessidade de intervenção externa. É um modelo relativamente simples e rápido de ser aplicado, pois possui um questionário de 30 questões do tipo múltipla escolha abordando as cinco grandes áreas do conhecimento. Vale ressaltar que, o nosso modelo se limita a fornecer um diagnóstico da situação da empresa, indicando como ela se encontra no uso do design no momento da aplicação do questionário. Outro ponto que merece ser evidenciado, é que além de construirmos o modelo de maturidade, também, o aplicamos em mais de 20 médias e grandes corporações. Enviamos por e-mail o nosso questionário para 38 empresas nacionais e estaduais, e obtivemos 22 respostas. Por fim, neste estudo procuramos mostrar às empresas a importância de se inserir o design tanto na resolução de problemas diversos quanto desde o início do processo de produção. Além de que, buscamos mostrar aos próprios designers o poder e a influência que eles próprios possuem dentro das instituições.
id UFPE_7254c60f402e0539e1f436c0eec81e9a
oai_identifier_str oai:repositorio.ufpe.br:123456789/34523
network_acronym_str UFPE
network_name_str Repositório Institucional da UFPE
repository_id_str 2221
spelling GARCIA, Ana Cristina Crispinianohttp://lattes.cnpq.br/5993790699700713http://lattes.cnpq.br/3252289006108114http://lattes.cnpq.br/9906166020816798CORREIA, Walter Franklin MarquesMOURA, Hermano Perrelli de2019-10-11T20:17:48Z2019-10-11T20:17:48Z2019-05-30https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/34523ark:/64986/001300000xd8sEsta tese tem como objetivo construir um modelo de maturidade, sob cinco grandes áreas do conhecimento: criatividade, inovação, foco no usuário, vantagem competitiva e gestão organizacional, para avaliar o uso do design em empresas. Para tanto, verificamos que esses assuntos, quando bem utilizados, têm o poder de influenciar as empresas a se tornarem mais produtivas e competitivas em seus mercados de atuação. O nosso modelo de maturidade de uso do design (DUMM – Design Usage Maturity Model) é composto por quatro elementos, a saber: quatro níveis de maturidade, cinco grandes áreas de conhecimento (que chamamos de fatores), o relacionamento entre níveis de maturidade e fatores, e um questionário de avaliação do uso do design. Para construir o DUMM utilizamos como base: (i) outros modelos de maturidade tanto da área de design quanto de outras áreas do conhecimento; (ii) assuntos encontrados na literatura ligados à área de design que pudessem vir a serem influenciados positivamente pelo uso do design; e, (iii) estudo feito com base em 16 grandes empresas consideradas altamente centradas no design (segundo uma pesquisa feita pelo Design Management Institute (DMI)), no qual procuramos identificar se os assuntos encontrados na literatura estavam presentes nestas empresas e como as influenciavam. Um dos diferenciais do nosso modelo é que o nosso questionário de avaliação pode ser aplicado pelo próprio gestor da empresa sem necessidade de intervenção externa. É um modelo relativamente simples e rápido de ser aplicado, pois possui um questionário de 30 questões do tipo múltipla escolha abordando as cinco grandes áreas do conhecimento. Vale ressaltar que, o nosso modelo se limita a fornecer um diagnóstico da situação da empresa, indicando como ela se encontra no uso do design no momento da aplicação do questionário. Outro ponto que merece ser evidenciado, é que além de construirmos o modelo de maturidade, também, o aplicamos em mais de 20 médias e grandes corporações. Enviamos por e-mail o nosso questionário para 38 empresas nacionais e estaduais, e obtivemos 22 respostas. Por fim, neste estudo procuramos mostrar às empresas a importância de se inserir o design tanto na resolução de problemas diversos quanto desde o início do processo de produção. Além de que, buscamos mostrar aos próprios designers o poder e a influência que eles próprios possuem dentro das instituições.This thesis aims to build a maturity model, under five major areas of knowledge: creativity, innovation, user focus, competitive advantage and organizational management, to evaluate the design usage in companies. Therefore, we verified that these subjects, when well applied, have the power to influence companies to become more productive and competitive in their operation markets. Our Design Usage Maturity Model (DUMM) is composed of four elements, namely: four levels of maturity, five major areas of knowledge (which we call factors), the relationship between maturity levels and factors, and a questionnaire that evaluates the design usage. In order to construct the DUMM we used as a base: (i) other maturity models both in the design area and in other areas of knowledge; (ii) subjects found in the literature related to the design area that could be influenced positively by the design usage; and (iii) study carried out on 16 large companies considered highly design-centered (according toa research conducted by the Design Management Institute (DMI)), in which we tried to identify if the subjects found in the literature were present in these companies and how they influenced them. One of the main advantages of our model is that our evaluation questionnaire can be applied by the company's own manager without the need ofany external intervention. It is a relatively simple and fast model to be applied, since ithas a questionnaire associated to it, composed of 30 multiple choice questions addressing the five major areas of knowledge mentioned above. It is worth mentioning that our model is limited to provide a diagnosis of the company's situation, indicating how it is in terms of design usageat the time the questionnaire is applied. Another point worth mentioning is that in addition to building the maturity model, we also applied it in more than 20 medium and large corporations. We sent our questionnaire by e-mail to 38 national and state companies, and received 22 answers in total. Finally, in this study we tried to show to companies the importance of design usage both for solving various type of problems but also for inserting it since the beginning of the production process. In addition to that, we also seek to show the designers the power and influence that they possess within the institutions.Esta tesis objetiva construir un modelo de madurez, ante cinco grandes áreas de conocimiento: creatividad, innovación, enfoque en el usuario, ventaja competitiva y gestión organizacional, para evaluar el uso del design en empresas. Por lo tanto, verificamos si eses ejes, cuando bien usados, tienen el poder de influenciar a las empresas a se convertiren más productivas y competitivas en sus áreas de actuación. Nuestro modelo de madurez de uso de design (DUMM – Design Usage Maturity Model) posee cuatro elementos, a saber: cuatro niveles de madurez; cinco grandes áreas de conocimiento (las llamamos de factores); la relación entre los niveles de madurez y los factores y una encuesta de evaluación de uso del design. Para construir el DUMM tuvimos como base: (i) otros modelos de madurez del campo de design y de otros campos; (ii) asuntos encontrados en la literatura relacionados al área del design que pudieran ser influenciados positivamente por el uso del design; y, (iii) estudios realizados basados en 16 grandes empresas consideradas centradas en el design (según una investigación del Design Management Institute (DMI), las cuales buscamos identificar si los contenidos encontrados en la literatura las tocaban en estas compañías y cómo las influenciaban. Un de nuestros diferenciales es que la encuesta de evaluación creada puede ser aplicada por el propio gestor de la organización sin intervención externa; es un modelo relativamente simple y rápido de ser aplicado, pues posee 30 preguntas de múltiples opciones que explotan a las cinco grandes áreas de conocimiento. Resaltamos que nuestro modelo se limita a fornecer un diagnóstico da empresa acerca del uso del design en el momento de la aplicación. Además de crear el modelo de madurez, también, lo aplicamos en más de 20 medias y grandes corporaciones. Para ello, contactamos a 38 empresas nacionales y estaduales, a través del correo electrónico, de las cuales 22 nos contestaron. Por fin, con este estudio buscamos mostrar a las empresas la importancia de insertar el design tanto en la resolución de problemas diversos como desde el inicio del proceso de producción. Además, mostramos e los propios designers el poder y la influencia que poseen dentro de las instituciones.porUniversidade Federal de PernambucoPrograma de Pos Graduacao em DesignUFPEBrasilAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessGestão do DesignGestão OrganizacionalMétodo de AvaliaçãoModelo de MaturidadeDUMM – Design Usage Maturity Model : um modelo de maturidade para avaliar o grau de utilização de design nas empresasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisdoutoradoreponame:Repositório Institucional da UFPEinstname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPETHUMBNAILTESE Ana Cristina Crispiano Garcia.pdf.jpgTESE Ana Cristina Crispiano Garcia.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1262https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/34523/5/TESE%20Ana%20Cristina%20Crispiano%20Garcia.pdf.jpg5d54951577bf41998d5ac9c9b9b0d891MD55ORIGINALTESE Ana Cristina Crispiano Garcia.pdfTESE Ana Cristina Crispiano Garcia.pdfapplication/pdf7209377https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/34523/1/TESE%20Ana%20Cristina%20Crispiano%20Garcia.pdf85c0336ee189bdd9c47c661a98ec7a52MD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8811https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/34523/2/license_rdfe39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34MD52LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82310https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/34523/3/license.txtbd573a5ca8288eb7272482765f819534MD53TEXTTESE Ana Cristina Crispiano Garcia.pdf.txtTESE Ana Cristina Crispiano Garcia.pdf.txtExtracted texttext/plain776018https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/34523/4/TESE%20Ana%20Cristina%20Crispiano%20Garcia.pdf.txt130c8334fab1952755cba7a3151ee996MD54123456789/345232019-10-26 04:28:52.842oai:repositorio.ufpe.br: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ório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufpe.br/oai/requestattena@ufpe.bropendoar:22212019-10-26T07:28:52Repositório Institucional da UFPE - Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv DUMM – Design Usage Maturity Model : um modelo de maturidade para avaliar o grau de utilização de design nas empresas
title DUMM – Design Usage Maturity Model : um modelo de maturidade para avaliar o grau de utilização de design nas empresas
spellingShingle DUMM – Design Usage Maturity Model : um modelo de maturidade para avaliar o grau de utilização de design nas empresas
GARCIA, Ana Cristina Crispiniano
Gestão do Design
Gestão Organizacional
Método de Avaliação
Modelo de Maturidade
title_short DUMM – Design Usage Maturity Model : um modelo de maturidade para avaliar o grau de utilização de design nas empresas
title_full DUMM – Design Usage Maturity Model : um modelo de maturidade para avaliar o grau de utilização de design nas empresas
title_fullStr DUMM – Design Usage Maturity Model : um modelo de maturidade para avaliar o grau de utilização de design nas empresas
title_full_unstemmed DUMM – Design Usage Maturity Model : um modelo de maturidade para avaliar o grau de utilização de design nas empresas
title_sort DUMM – Design Usage Maturity Model : um modelo de maturidade para avaliar o grau de utilização de design nas empresas
author GARCIA, Ana Cristina Crispiniano
author_facet GARCIA, Ana Cristina Crispiniano
author_role author
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/5993790699700713
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/3252289006108114
dc.contributor.advisor-coLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/9906166020816798
dc.contributor.author.fl_str_mv GARCIA, Ana Cristina Crispiniano
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv CORREIA, Walter Franklin Marques
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv MOURA, Hermano Perrelli de
contributor_str_mv CORREIA, Walter Franklin Marques
MOURA, Hermano Perrelli de
dc.subject.por.fl_str_mv Gestão do Design
Gestão Organizacional
Método de Avaliação
Modelo de Maturidade
topic Gestão do Design
Gestão Organizacional
Método de Avaliação
Modelo de Maturidade
description Esta tese tem como objetivo construir um modelo de maturidade, sob cinco grandes áreas do conhecimento: criatividade, inovação, foco no usuário, vantagem competitiva e gestão organizacional, para avaliar o uso do design em empresas. Para tanto, verificamos que esses assuntos, quando bem utilizados, têm o poder de influenciar as empresas a se tornarem mais produtivas e competitivas em seus mercados de atuação. O nosso modelo de maturidade de uso do design (DUMM – Design Usage Maturity Model) é composto por quatro elementos, a saber: quatro níveis de maturidade, cinco grandes áreas de conhecimento (que chamamos de fatores), o relacionamento entre níveis de maturidade e fatores, e um questionário de avaliação do uso do design. Para construir o DUMM utilizamos como base: (i) outros modelos de maturidade tanto da área de design quanto de outras áreas do conhecimento; (ii) assuntos encontrados na literatura ligados à área de design que pudessem vir a serem influenciados positivamente pelo uso do design; e, (iii) estudo feito com base em 16 grandes empresas consideradas altamente centradas no design (segundo uma pesquisa feita pelo Design Management Institute (DMI)), no qual procuramos identificar se os assuntos encontrados na literatura estavam presentes nestas empresas e como as influenciavam. Um dos diferenciais do nosso modelo é que o nosso questionário de avaliação pode ser aplicado pelo próprio gestor da empresa sem necessidade de intervenção externa. É um modelo relativamente simples e rápido de ser aplicado, pois possui um questionário de 30 questões do tipo múltipla escolha abordando as cinco grandes áreas do conhecimento. Vale ressaltar que, o nosso modelo se limita a fornecer um diagnóstico da situação da empresa, indicando como ela se encontra no uso do design no momento da aplicação do questionário. Outro ponto que merece ser evidenciado, é que além de construirmos o modelo de maturidade, também, o aplicamos em mais de 20 médias e grandes corporações. Enviamos por e-mail o nosso questionário para 38 empresas nacionais e estaduais, e obtivemos 22 respostas. Por fim, neste estudo procuramos mostrar às empresas a importância de se inserir o design tanto na resolução de problemas diversos quanto desde o início do processo de produção. Além de que, buscamos mostrar aos próprios designers o poder e a influência que eles próprios possuem dentro das instituições.
publishDate 2019
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-10-11T20:17:48Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-10-11T20:17:48Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2019-05-30
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/34523
dc.identifier.dark.fl_str_mv ark:/64986/001300000xd8s
url https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/34523
identifier_str_mv ark:/64986/001300000xd8s
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Pernambuco
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pos Graduacao em Design
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFPE
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Pernambuco
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPE
instname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
instacron:UFPE
instname_str Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
instacron_str UFPE
institution UFPE
reponame_str Repositório Institucional da UFPE
collection Repositório Institucional da UFPE
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/34523/5/TESE%20Ana%20Cristina%20Crispiano%20Garcia.pdf.jpg
https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/34523/1/TESE%20Ana%20Cristina%20Crispiano%20Garcia.pdf
https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/34523/2/license_rdf
https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/34523/3/license.txt
https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/34523/4/TESE%20Ana%20Cristina%20Crispiano%20Garcia.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 5d54951577bf41998d5ac9c9b9b0d891
85c0336ee189bdd9c47c661a98ec7a52
e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34
bd573a5ca8288eb7272482765f819534
130c8334fab1952755cba7a3151ee996
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPE - Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
repository.mail.fl_str_mv attena@ufpe.br
_version_ 1815172943190163456