DUMM – Design Usage Maturity Model : um modelo de maturidade para avaliar o grau de utilização de design nas empresas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPE |
dARK ID: | ark:/64986/001300000xd8s |
Texto Completo: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/34523 |
Resumo: | Esta tese tem como objetivo construir um modelo de maturidade, sob cinco grandes áreas do conhecimento: criatividade, inovação, foco no usuário, vantagem competitiva e gestão organizacional, para avaliar o uso do design em empresas. Para tanto, verificamos que esses assuntos, quando bem utilizados, têm o poder de influenciar as empresas a se tornarem mais produtivas e competitivas em seus mercados de atuação. O nosso modelo de maturidade de uso do design (DUMM – Design Usage Maturity Model) é composto por quatro elementos, a saber: quatro níveis de maturidade, cinco grandes áreas de conhecimento (que chamamos de fatores), o relacionamento entre níveis de maturidade e fatores, e um questionário de avaliação do uso do design. Para construir o DUMM utilizamos como base: (i) outros modelos de maturidade tanto da área de design quanto de outras áreas do conhecimento; (ii) assuntos encontrados na literatura ligados à área de design que pudessem vir a serem influenciados positivamente pelo uso do design; e, (iii) estudo feito com base em 16 grandes empresas consideradas altamente centradas no design (segundo uma pesquisa feita pelo Design Management Institute (DMI)), no qual procuramos identificar se os assuntos encontrados na literatura estavam presentes nestas empresas e como as influenciavam. Um dos diferenciais do nosso modelo é que o nosso questionário de avaliação pode ser aplicado pelo próprio gestor da empresa sem necessidade de intervenção externa. É um modelo relativamente simples e rápido de ser aplicado, pois possui um questionário de 30 questões do tipo múltipla escolha abordando as cinco grandes áreas do conhecimento. Vale ressaltar que, o nosso modelo se limita a fornecer um diagnóstico da situação da empresa, indicando como ela se encontra no uso do design no momento da aplicação do questionário. Outro ponto que merece ser evidenciado, é que além de construirmos o modelo de maturidade, também, o aplicamos em mais de 20 médias e grandes corporações. Enviamos por e-mail o nosso questionário para 38 empresas nacionais e estaduais, e obtivemos 22 respostas. Por fim, neste estudo procuramos mostrar às empresas a importância de se inserir o design tanto na resolução de problemas diversos quanto desde o início do processo de produção. Além de que, buscamos mostrar aos próprios designers o poder e a influência que eles próprios possuem dentro das instituições. |
id |
UFPE_7254c60f402e0539e1f436c0eec81e9a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufpe.br:123456789/34523 |
network_acronym_str |
UFPE |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFPE |
repository_id_str |
2221 |
spelling |
GARCIA, Ana Cristina Crispinianohttp://lattes.cnpq.br/5993790699700713http://lattes.cnpq.br/3252289006108114http://lattes.cnpq.br/9906166020816798CORREIA, Walter Franklin MarquesMOURA, Hermano Perrelli de2019-10-11T20:17:48Z2019-10-11T20:17:48Z2019-05-30https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/34523ark:/64986/001300000xd8sEsta tese tem como objetivo construir um modelo de maturidade, sob cinco grandes áreas do conhecimento: criatividade, inovação, foco no usuário, vantagem competitiva e gestão organizacional, para avaliar o uso do design em empresas. Para tanto, verificamos que esses assuntos, quando bem utilizados, têm o poder de influenciar as empresas a se tornarem mais produtivas e competitivas em seus mercados de atuação. O nosso modelo de maturidade de uso do design (DUMM – Design Usage Maturity Model) é composto por quatro elementos, a saber: quatro níveis de maturidade, cinco grandes áreas de conhecimento (que chamamos de fatores), o relacionamento entre níveis de maturidade e fatores, e um questionário de avaliação do uso do design. Para construir o DUMM utilizamos como base: (i) outros modelos de maturidade tanto da área de design quanto de outras áreas do conhecimento; (ii) assuntos encontrados na literatura ligados à área de design que pudessem vir a serem influenciados positivamente pelo uso do design; e, (iii) estudo feito com base em 16 grandes empresas consideradas altamente centradas no design (segundo uma pesquisa feita pelo Design Management Institute (DMI)), no qual procuramos identificar se os assuntos encontrados na literatura estavam presentes nestas empresas e como as influenciavam. Um dos diferenciais do nosso modelo é que o nosso questionário de avaliação pode ser aplicado pelo próprio gestor da empresa sem necessidade de intervenção externa. É um modelo relativamente simples e rápido de ser aplicado, pois possui um questionário de 30 questões do tipo múltipla escolha abordando as cinco grandes áreas do conhecimento. Vale ressaltar que, o nosso modelo se limita a fornecer um diagnóstico da situação da empresa, indicando como ela se encontra no uso do design no momento da aplicação do questionário. Outro ponto que merece ser evidenciado, é que além de construirmos o modelo de maturidade, também, o aplicamos em mais de 20 médias e grandes corporações. Enviamos por e-mail o nosso questionário para 38 empresas nacionais e estaduais, e obtivemos 22 respostas. Por fim, neste estudo procuramos mostrar às empresas a importância de se inserir o design tanto na resolução de problemas diversos quanto desde o início do processo de produção. Além de que, buscamos mostrar aos próprios designers o poder e a influência que eles próprios possuem dentro das instituições.This thesis aims to build a maturity model, under five major areas of knowledge: creativity, innovation, user focus, competitive advantage and organizational management, to evaluate the design usage in companies. Therefore, we verified that these subjects, when well applied, have the power to influence companies to become more productive and competitive in their operation markets. Our Design Usage Maturity Model (DUMM) is composed of four elements, namely: four levels of maturity, five major areas of knowledge (which we call factors), the relationship between maturity levels and factors, and a questionnaire that evaluates the design usage. In order to construct the DUMM we used as a base: (i) other maturity models both in the design area and in other areas of knowledge; (ii) subjects found in the literature related to the design area that could be influenced positively by the design usage; and (iii) study carried out on 16 large companies considered highly design-centered (according toa research conducted by the Design Management Institute (DMI)), in which we tried to identify if the subjects found in the literature were present in these companies and how they influenced them. One of the main advantages of our model is that our evaluation questionnaire can be applied by the company's own manager without the need ofany external intervention. It is a relatively simple and fast model to be applied, since ithas a questionnaire associated to it, composed of 30 multiple choice questions addressing the five major areas of knowledge mentioned above. It is worth mentioning that our model is limited to provide a diagnosis of the company's situation, indicating how it is in terms of design usageat the time the questionnaire is applied. Another point worth mentioning is that in addition to building the maturity model, we also applied it in more than 20 medium and large corporations. We sent our questionnaire by e-mail to 38 national and state companies, and received 22 answers in total. Finally, in this study we tried to show to companies the importance of design usage both for solving various type of problems but also for inserting it since the beginning of the production process. In addition to that, we also seek to show the designers the power and influence that they possess within the institutions.Esta tesis objetiva construir un modelo de madurez, ante cinco grandes áreas de conocimiento: creatividad, innovación, enfoque en el usuario, ventaja competitiva y gestión organizacional, para evaluar el uso del design en empresas. Por lo tanto, verificamos si eses ejes, cuando bien usados, tienen el poder de influenciar a las empresas a se convertiren más productivas y competitivas en sus áreas de actuación. Nuestro modelo de madurez de uso de design (DUMM – Design Usage Maturity Model) posee cuatro elementos, a saber: cuatro niveles de madurez; cinco grandes áreas de conocimiento (las llamamos de factores); la relación entre los niveles de madurez y los factores y una encuesta de evaluación de uso del design. Para construir el DUMM tuvimos como base: (i) otros modelos de madurez del campo de design y de otros campos; (ii) asuntos encontrados en la literatura relacionados al área del design que pudieran ser influenciados positivamente por el uso del design; y, (iii) estudios realizados basados en 16 grandes empresas consideradas centradas en el design (según una investigación del Design Management Institute (DMI), las cuales buscamos identificar si los contenidos encontrados en la literatura las tocaban en estas compañías y cómo las influenciaban. Un de nuestros diferenciales es que la encuesta de evaluación creada puede ser aplicada por el propio gestor de la organización sin intervención externa; es un modelo relativamente simple y rápido de ser aplicado, pues posee 30 preguntas de múltiples opciones que explotan a las cinco grandes áreas de conocimiento. Resaltamos que nuestro modelo se limita a fornecer un diagnóstico da empresa acerca del uso del design en el momento de la aplicación. Además de crear el modelo de madurez, también, lo aplicamos en más de 20 medias y grandes corporaciones. Para ello, contactamos a 38 empresas nacionales y estaduales, a través del correo electrónico, de las cuales 22 nos contestaron. Por fin, con este estudio buscamos mostrar a las empresas la importancia de insertar el design tanto en la resolución de problemas diversos como desde el inicio del proceso de producción. Además, mostramos e los propios designers el poder y la influencia que poseen dentro de las instituciones.porUniversidade Federal de PernambucoPrograma de Pos Graduacao em DesignUFPEBrasilAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessGestão do DesignGestão OrganizacionalMétodo de AvaliaçãoModelo de MaturidadeDUMM – Design Usage Maturity Model : um modelo de maturidade para avaliar o grau de utilização de design nas empresasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisdoutoradoreponame:Repositório Institucional da UFPEinstname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPETHUMBNAILTESE Ana Cristina Crispiano Garcia.pdf.jpgTESE Ana Cristina Crispiano Garcia.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1262https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/34523/5/TESE%20Ana%20Cristina%20Crispiano%20Garcia.pdf.jpg5d54951577bf41998d5ac9c9b9b0d891MD55ORIGINALTESE Ana Cristina Crispiano Garcia.pdfTESE Ana Cristina Crispiano Garcia.pdfapplication/pdf7209377https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/34523/1/TESE%20Ana%20Cristina%20Crispiano%20Garcia.pdf85c0336ee189bdd9c47c661a98ec7a52MD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8811https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/34523/2/license_rdfe39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34MD52LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82310https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/34523/3/license.txtbd573a5ca8288eb7272482765f819534MD53TEXTTESE Ana Cristina Crispiano Garcia.pdf.txtTESE Ana Cristina Crispiano Garcia.pdf.txtExtracted texttext/plain776018https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/34523/4/TESE%20Ana%20Cristina%20Crispiano%20Garcia.pdf.txt130c8334fab1952755cba7a3151ee996MD54123456789/345232019-10-26 04:28:52.842oai:repositorio.ufpe.br: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ório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufpe.br/oai/requestattena@ufpe.bropendoar:22212019-10-26T07:28:52Repositório Institucional da UFPE - Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
DUMM – Design Usage Maturity Model : um modelo de maturidade para avaliar o grau de utilização de design nas empresas |
title |
DUMM – Design Usage Maturity Model : um modelo de maturidade para avaliar o grau de utilização de design nas empresas |
spellingShingle |
DUMM – Design Usage Maturity Model : um modelo de maturidade para avaliar o grau de utilização de design nas empresas GARCIA, Ana Cristina Crispiniano Gestão do Design Gestão Organizacional Método de Avaliação Modelo de Maturidade |
title_short |
DUMM – Design Usage Maturity Model : um modelo de maturidade para avaliar o grau de utilização de design nas empresas |
title_full |
DUMM – Design Usage Maturity Model : um modelo de maturidade para avaliar o grau de utilização de design nas empresas |
title_fullStr |
DUMM – Design Usage Maturity Model : um modelo de maturidade para avaliar o grau de utilização de design nas empresas |
title_full_unstemmed |
DUMM – Design Usage Maturity Model : um modelo de maturidade para avaliar o grau de utilização de design nas empresas |
title_sort |
DUMM – Design Usage Maturity Model : um modelo de maturidade para avaliar o grau de utilização de design nas empresas |
author |
GARCIA, Ana Cristina Crispiniano |
author_facet |
GARCIA, Ana Cristina Crispiniano |
author_role |
author |
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/5993790699700713 |
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/3252289006108114 |
dc.contributor.advisor-coLattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/9906166020816798 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
GARCIA, Ana Cristina Crispiniano |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
CORREIA, Walter Franklin Marques |
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv |
MOURA, Hermano Perrelli de |
contributor_str_mv |
CORREIA, Walter Franklin Marques MOURA, Hermano Perrelli de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Gestão do Design Gestão Organizacional Método de Avaliação Modelo de Maturidade |
topic |
Gestão do Design Gestão Organizacional Método de Avaliação Modelo de Maturidade |
description |
Esta tese tem como objetivo construir um modelo de maturidade, sob cinco grandes áreas do conhecimento: criatividade, inovação, foco no usuário, vantagem competitiva e gestão organizacional, para avaliar o uso do design em empresas. Para tanto, verificamos que esses assuntos, quando bem utilizados, têm o poder de influenciar as empresas a se tornarem mais produtivas e competitivas em seus mercados de atuação. O nosso modelo de maturidade de uso do design (DUMM – Design Usage Maturity Model) é composto por quatro elementos, a saber: quatro níveis de maturidade, cinco grandes áreas de conhecimento (que chamamos de fatores), o relacionamento entre níveis de maturidade e fatores, e um questionário de avaliação do uso do design. Para construir o DUMM utilizamos como base: (i) outros modelos de maturidade tanto da área de design quanto de outras áreas do conhecimento; (ii) assuntos encontrados na literatura ligados à área de design que pudessem vir a serem influenciados positivamente pelo uso do design; e, (iii) estudo feito com base em 16 grandes empresas consideradas altamente centradas no design (segundo uma pesquisa feita pelo Design Management Institute (DMI)), no qual procuramos identificar se os assuntos encontrados na literatura estavam presentes nestas empresas e como as influenciavam. Um dos diferenciais do nosso modelo é que o nosso questionário de avaliação pode ser aplicado pelo próprio gestor da empresa sem necessidade de intervenção externa. É um modelo relativamente simples e rápido de ser aplicado, pois possui um questionário de 30 questões do tipo múltipla escolha abordando as cinco grandes áreas do conhecimento. Vale ressaltar que, o nosso modelo se limita a fornecer um diagnóstico da situação da empresa, indicando como ela se encontra no uso do design no momento da aplicação do questionário. Outro ponto que merece ser evidenciado, é que além de construirmos o modelo de maturidade, também, o aplicamos em mais de 20 médias e grandes corporações. Enviamos por e-mail o nosso questionário para 38 empresas nacionais e estaduais, e obtivemos 22 respostas. Por fim, neste estudo procuramos mostrar às empresas a importância de se inserir o design tanto na resolução de problemas diversos quanto desde o início do processo de produção. Além de que, buscamos mostrar aos próprios designers o poder e a influência que eles próprios possuem dentro das instituições. |
publishDate |
2019 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-10-11T20:17:48Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2019-10-11T20:17:48Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2019-05-30 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/34523 |
dc.identifier.dark.fl_str_mv |
ark:/64986/001300000xd8s |
url |
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/34523 |
identifier_str_mv |
ark:/64986/001300000xd8s |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Pernambuco |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pos Graduacao em Design |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFPE |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Pernambuco |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFPE instname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) instacron:UFPE |
instname_str |
Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) |
instacron_str |
UFPE |
institution |
UFPE |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFPE |
collection |
Repositório Institucional da UFPE |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/34523/5/TESE%20Ana%20Cristina%20Crispiano%20Garcia.pdf.jpg https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/34523/1/TESE%20Ana%20Cristina%20Crispiano%20Garcia.pdf https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/34523/2/license_rdf https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/34523/3/license.txt https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/34523/4/TESE%20Ana%20Cristina%20Crispiano%20Garcia.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
5d54951577bf41998d5ac9c9b9b0d891 85c0336ee189bdd9c47c661a98ec7a52 e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 bd573a5ca8288eb7272482765f819534 130c8334fab1952755cba7a3151ee996 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFPE - Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) |
repository.mail.fl_str_mv |
attena@ufpe.br |
_version_ |
1815172943190163456 |