Ação educativa intersetorial para construção de atitude cidadã da criança no acionamento dos serviços de urgência
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Data de Publicação: | 2013 |
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Texto Completo: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/13379 |
Resumo: | Um problema enfrentado no cotidiano dos serviços de urgência pré-hospitalar é o trote telefônico passado por crianças acionando ambulâncias para ocorrências fictícias. A atitude correta da criança nessas situações de urgência é um reflexo de uma construção mais geral que permeia todo o conteúdo abordado na escola durante o ensino fundamental, que é a formação do cidadão. Nessa perspectiva de construção da cidadania e entendendo a solidariedade e cooperação como virtudes imprescindíveis para a criança diante de situações de urgência em sua comunidade, a escola e a saúde têm um grande desafio para alcançar seus objetivos. Uma das estratégias para a promoção à saúde são as ações intersetoriais entre a saúde e a educação, possibilitando a construção coletiva de uma escola comprometida com a formação cidadã. O presente estudo tem por objetivo promover uma ação educativa intersetorial para a construção de atitude cidadã no acionamento de serviços de urgência da comunidade. Trata-se de um estudo quantiqualitativo na modalidade da pesquisa-ação que teve como local de realização a escola municipal UR5. O estudo foi desenvolvido em quatro etapas. A etapa inicial constituiu-se na apreensão das percepções quanto à problemática do trote pelos participantes do estudo que foram constituídos por 14 professores, 11 pais/responsávies e 13 alunos. Na segunda, projetação das ações, foi elaborado um plano de ações para solucionar os problemas identificados na etapa anterior. Na terceira, realização das atividades previstas, foram desenvolvidas ações educativas no ambiente escolar e em visita à unidade central do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência. Na etapa de avaliação dos resultados obtidos, participaram cinco professores e dois gestores da unidade. Para a coleta dos dados utilizou-se a entrevista individual semiestruturada e para análise dos dados aplicouse o recurso de consolidação do discurso do sujeito coletivo utilizando a ferramenta eletrônica qualiquantisoftware. Em paralelo à pesquisa-ação foi construído e validado um jogo eletrônico infantil para ser utilizado como instrumento problematizador da temática do trote nas escolas. A validação do jogo ocorreu com seis professores do programa Mais Educação das escolas municipais Vila Sésamo e Cícero Franklin utilizando como técnica para coleta de dados o grupo focal e para análise dos resultados a estratégia metodológica do discurso do sujeito coletivo. Os resultados mostraram que o estudo possibilitou a aproximação entre a saúde e a educação e que a pesquisa-ação é uma modalidade de pesquisa facilitadora desse processo de parceira, uma vez que promove o envolvimento e participação de todos os atores. A avaliação dos resultados permitiu perceber a satisfação da escola no desenvolvimento da intervenção educativa em parceria com a saúde, evidenciado pela percepção dos professores quanto à mudança da atitude dos alunos frente a situações de urgência que envolvem acionamento. O jogo eletrônico educativo, produto deste estudo, foi uma contribuição inovadora a ser utilizada como ferramenta lúdica e problematizadora para apresentar às crianças o SUS e a forma responsável de acionar os serviços de urgência de sua comunidade, utilizando os princípios da cooperação e da solidariedade. |
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