Uma avaliação do efeito do tamanho da turma sobre o desempenho acadêmico: uma aplicação da regression discontinuity designs

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: REIS, Marcelo Roger dos Santos
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPE
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Texto Completo: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/22087
Resumo: Este estudo avaliou o impacto do tamanho da turma sobre o desempenho acadêmico dos estudantes dos nonos anos do ensino fundamental da rede estadual de Pernambuco, nos exames da Prova Brasil de 2013. Estudar o efeito do tamanho da classe sobre as notas dos alunos é algo complexo, pois muitos fatores podem influenciar os resultados dos estudantes. Assim, para tentar eliminar o viés de variável omitida foi utilizado um instrumento, o tamanho da turma previsto pela Regra de Maimônides, que é construído a partir do número de matrículas na série e pela quantidade máxima de alunos por classe estipulado na legislação estadual. Logo, foi utilizada a abordagem de Variáveis Instrumentais juntamente com a Regression Discontinuity Designs (RDD), via método Two-Stage Least Squares (2SLS), para realizar as estimações e determinar o impacto causal do tamanho da turma sobre o desempenho dos estudantes. Os resultados mostraram que o tamanho da turma não impactou significativamente as notas dos exames, e que o nível socioeconômico dos estudantes foi um dos fatores que mais interferiram no desempenho dos alunos, pois em sua maioria, apresentou impacto positivo e significativo sobre a proficiência dos alunos. Contudo, vale destacar que foram testadas diferentes especificações do modelo, usando diversos controles. Assim, apenas o modelo que foi composto pelo tamanho da turma como principal regressor de interesse, e o nível socioeconômico dos alunos como controle, mostrou um impacto negativo e estatisticamente significante do tamanho da turma sobre o desempenho dos estudantes. Esse impacto foi maior para a notas do exame de Matemática do que para as notas do teste de Língua Portuguesa. Apesar do tamanho da turma não ter apresentado efeito significativo sobre o resultado dos exames, os formuladores de políticas educacionais do estado de Pernambuco deveriam se preocupar com o tamanho das classes, pois muitas turmas apresentaram quantidade de alunos superior ao estipulado por lei, indicando que as escolas estaduais não estão aptas a suportar a grande demanda de alunos. Entretanto, outras variáveis também merecem atenção, como por exemplo, a qualidade das escolas, dos professores e o nível socioeconômico da população.
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spelling REIS, Marcelo Roger dos Santoshttp://lattes.cnpq.br/7231330580759270http://lattes.cnpq.br/2977077512332193SAMPAIO, Breno Ramos2017-10-24T12:10:59Z2017-10-24T12:10:59Z2016-02-24https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/22087ark:/64986/001300000qtzxEste estudo avaliou o impacto do tamanho da turma sobre o desempenho acadêmico dos estudantes dos nonos anos do ensino fundamental da rede estadual de Pernambuco, nos exames da Prova Brasil de 2013. Estudar o efeito do tamanho da classe sobre as notas dos alunos é algo complexo, pois muitos fatores podem influenciar os resultados dos estudantes. Assim, para tentar eliminar o viés de variável omitida foi utilizado um instrumento, o tamanho da turma previsto pela Regra de Maimônides, que é construído a partir do número de matrículas na série e pela quantidade máxima de alunos por classe estipulado na legislação estadual. Logo, foi utilizada a abordagem de Variáveis Instrumentais juntamente com a Regression Discontinuity Designs (RDD), via método Two-Stage Least Squares (2SLS), para realizar as estimações e determinar o impacto causal do tamanho da turma sobre o desempenho dos estudantes. Os resultados mostraram que o tamanho da turma não impactou significativamente as notas dos exames, e que o nível socioeconômico dos estudantes foi um dos fatores que mais interferiram no desempenho dos alunos, pois em sua maioria, apresentou impacto positivo e significativo sobre a proficiência dos alunos. Contudo, vale destacar que foram testadas diferentes especificações do modelo, usando diversos controles. Assim, apenas o modelo que foi composto pelo tamanho da turma como principal regressor de interesse, e o nível socioeconômico dos alunos como controle, mostrou um impacto negativo e estatisticamente significante do tamanho da turma sobre o desempenho dos estudantes. Esse impacto foi maior para a notas do exame de Matemática do que para as notas do teste de Língua Portuguesa. Apesar do tamanho da turma não ter apresentado efeito significativo sobre o resultado dos exames, os formuladores de políticas educacionais do estado de Pernambuco deveriam se preocupar com o tamanho das classes, pois muitas turmas apresentaram quantidade de alunos superior ao estipulado por lei, indicando que as escolas estaduais não estão aptas a suportar a grande demanda de alunos. Entretanto, outras variáveis também merecem atenção, como por exemplo, a qualidade das escolas, dos professores e o nível socioeconômico da população.CNPQThis study evaluated the impact of the size of the class about the academic performance of students in the ninth year of elementary education of the State of Pernambuco, the exams of Prova Brasil 2013. To study the effect of class size about the student notes is something complex, because many factors can influence the results of the students. So, to try to eliminate the bias of omitted variable there was used an instrument, the size of the class provided by the Rule of Maimonides, which is constructed from the number of registrations in the years and the maximum number of students per class specified in state law. Soon, it was used the approach of instrumental variables along with the Regression Discontinuity Design (RDD), via a method Two-Stage Least Squares (2SLS), to carry out the estimations and determine the impact of causal class size about the performance of students. The results showed that the size of the class did not significantly impacted the notes of examinations, and that the socioeconomic level of the students was one of the factors that interfere in the performance of students, because in most cases, presented a positive impact and effect on the proficiency of students. However, it is worth noting that there were tested different specifications of the model, using various controls. Thus, only the model that was made by the size of the class as the main regressor of interest, and the socioeconomic level of the students as control showed a negative impact and statistically significant differences in the size of the class about the performance of students. This impact was greatest for the notes of the examination of mathematics than for the notes of the test of Portuguese Language. Despite the size of the class did not have a significant effect on the outcome of the examinations, the formulators of educational policies of the State of Pernambuco should worry about the size of classes, because many classes presented quantity of students exceeding the stipulated by law, indicating that the state schools are not able to withstand the high demand of students. However, other variables also deserve attention, as for example, the quality of schools, teachers and the socioeconomic level of the population.porUniversidade Federal de PernambucoPrograma de Pos Graduacao em EconomiaUFPEBrasilAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessEducação – aspectos econômicosAvaliação educacionalRendimento escolarUma avaliação do efeito do tamanho da turma sobre o desempenho acadêmico: uma aplicação da regression discontinuity designsinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesismestradoreponame:Repositório Institucional da UFPEinstname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPETHUMBNAILUMA AVALIAÇÃO DO EFEITO DO TAMANHO DA TURMA SOBRE O DESEMPENHO ACADÊMICO – UMA APLICAÇÃO DA REGRESSION DISCONTINUITY DES~1.pdf.jpgUMA AVALIAÇÃO DO EFEITO DO TAMANHO DA TURMA SOBRE O DESEMPENHO ACADÊMICO – UMA APLICAÇÃO DA REGRESSION DISCONTINUITY DES~1.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1201https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/22087/5/UMA%20AVALIA%c3%87%c3%83O%20DO%20EFEITO%20DO%20TAMANHO%20DA%20TURMA%20SOBRE%20O%20DESEMPENHO%20ACAD%c3%8aMICO%20%e2%80%93%20%20UMA%20APLICA%c3%87%c3%83O%20DA%20REGRESSION%20DISCONTINUITY%20DES~1.pdf.jpg8690de3577dc860c4a0be2f4b752a743MD55ORIGINALUMA AVALIAÇÃO DO EFEITO DO TAMANHO DA TURMA SOBRE O DESEMPENHO ACADÊMICO – UMA APLICAÇÃO DA REGRESSION DISCONTINUITY DES~1.pdfUMA AVALIAÇÃO DO EFEITO DO TAMANHO DA TURMA SOBRE O DESEMPENHO ACADÊMICO – UMA APLICAÇÃO DA REGRESSION DISCONTINUITY DES~1.pdfapplication/pdf949389https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/22087/1/UMA%20AVALIA%c3%87%c3%83O%20DO%20EFEITO%20DO%20TAMANHO%20DA%20TURMA%20SOBRE%20O%20DESEMPENHO%20ACAD%c3%8aMICO%20%e2%80%93%20%20UMA%20APLICA%c3%87%c3%83O%20DA%20REGRESSION%20DISCONTINUITY%20DES~1.pdfc108b492c9514f64d0aa45bd216bbe0bMD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; 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