A avaliação NA escola : um olhar além da sala de aula

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Araújo, Leticia de Almeida
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/4246
Resumo: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2009.
id UNB_fb832b31a5c993e4c9119b224c2f2f9c
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/4246
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling A avaliação NA escola : um olhar além da sala de aulaAvaliação educacional - escolasSociologia educacional - escolasRendimento escolar - avaliaçãoDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2009.O presente estudo consistiu em analisar a avaliação além da sala de aula, isto é, NA escola. Para isso foi conduzida uma pesquisa qualitativa em uma instituição pública de educação básica, no Distrito Federal. Como objetivo geral, buscou-se compreender a dinâmica avaliativa adotada por uma escola que atende crianças nos anos iniciais do ensino fundamental. Os objetivos específicos consistiram em: analisar a concepção de avaliação anunciada no Projeto Político-Pedagógico e a praticada pela escola; identificar e analisar quem são os avaliadores e os avaliados na escola; analisar como a escola utiliza os resultados obtidos da avaliação; pesquisar a participação do gestor nas práticas avaliativas da escola; analisar as práticas avaliativas de uma turma de 1 ano do ensino fundamental; examinar como a escola utiliza os resultados obtidos da avaliação externa. Procedeu-se a análise dos seguintes documentos: o projeto político-pedagógico; o regimento escolar; as pautas de reuniões de pais, de coordenações pedagógicas e; os relatórios individuais dos alunos. Além disso, foram realizadas entrevistas com as diretoras, a coordenadora pedagógica, a professora da turma de 1 ano, o secretário escolar e o auxiliar de portaria, assim como foi aplicado um questionário aos pais das crianças da turma observada. Com as crianças foi desenvolvido grupo focal. Constatou-se que a dinâmica avaliativa NA escola caminhava mais para uma perspectiva classificatória do que formativa. Inexistia articulação entre os diferentes setores da escola, de modo que pudesse contribuir para o desenvolvimento de reflexões coletivas sobre as práticas avaliativas NA escola como um todo. Percebeu-se a presença da avaliação informal de maneira desencorajadora tanto para os estudantes como para seus pais. Em relação à utilização dos resultados obtidos das avaliações externas e internas, observou-se forte ênfase aos objetivos das políticas públicas; a avaliação Na escola não tinha como meta central a aprendizagem. Como conclusão, o estudo aponta o desafio de construir NA escola um projeto que integre e repense a avaliação como um processo que envolva a sua dinâmica, confrontando todas as situações que possibilitem mudanças e avanços no cotidiano escolar. _________________________________________________________________________________________ ABSTRACTThis research study consisted of analyzing evaluation beyond the classroom, i.e. AT the school. For that purpose, a qualitative research study was conducted at a Federal Districtpublic system elementary school. The general objective aimed at was to understand the evaluation dynamics used by a school that attends to children in the first years of elementary school. The specific objectives consisted of: analyzing the conception of evaluation announced in the Political-Pedagogical Project in view of the one put into practice by the school; identifying and examining the characteristics of the evaluators and those of the evaluees at the school; assessing how the school uses the results obtained from the evaluation; researching on the managers participation in the schools evaluation practices; analyzing the evaluation practices of a 1st grade class; examining how the school uses the results obtained from the external evaluation. The perusal of the following documents was carried out: the political-pedagogical Project; the schools by-laws; the agendas of parents meetings, the pedagogical orientation records and, the individual student reports. In addition, interviews were held with the principals, the pedagogical coordinator, the 1st grade class teacher , the school secretary and the doorman. Also, a questionnaire was answered by those specific childrens parents and a focal group strategy was used with the children. It was perceived that the evaluation dynamics used AT the school led towards a classifying rather than a formative perspective. There was no articulation amongst the several different sectors of the school, so that a contribution to the development of collective reflection on the evaluation practices AT the school, in general, might arise. The presence of informal evaluation was perceived, with discouraging effects both for the students and for their parents. With regard to the utilization of the results obtained from the external and internal evaluations, it was observed that the objectives of public policies were strongly emphasized; learning was not the major goal of the evaluation AT the school. In conclusion, the study shows the challenge of constructing AT the school a Project that will integrate and rethink evaluation as a process that will involve its dynamics, coping with all situations that may allow for changes and progress to occur in the daily school life.Faculdade de Educação (FE)Programa de Pós-Graduação em EducaçãoVillas Boas, Benigna Maria de FreitasAraújo, Leticia de Almeida2010-04-15T18:28:31Z2010-04-15T18:28:31Z2009-032009-03info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfARAÚJO, Leticia de Almeida. A avaliação NA escola: um olhar além da sala de aula. 2009. 118 f. Dissertação (Mestrado em Educação)-Universidade de Brasília, Brasília, 2009.http://repositorio.unb.br/handle/10482/4246info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2024-02-29T12:43:05Zoai:repositorio.unb.br:10482/4246Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2024-02-29T12:43:05Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv A avaliação NA escola : um olhar além da sala de aula
title A avaliação NA escola : um olhar além da sala de aula
spellingShingle A avaliação NA escola : um olhar além da sala de aula
Araújo, Leticia de Almeida
Avaliação educacional - escolas
Sociologia educacional - escolas
Rendimento escolar - avaliação
title_short A avaliação NA escola : um olhar além da sala de aula
title_full A avaliação NA escola : um olhar além da sala de aula
title_fullStr A avaliação NA escola : um olhar além da sala de aula
title_full_unstemmed A avaliação NA escola : um olhar além da sala de aula
title_sort A avaliação NA escola : um olhar além da sala de aula
author Araújo, Leticia de Almeida
author_facet Araújo, Leticia de Almeida
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Villas Boas, Benigna Maria de Freitas
dc.contributor.author.fl_str_mv Araújo, Leticia de Almeida
dc.subject.por.fl_str_mv Avaliação educacional - escolas
Sociologia educacional - escolas
Rendimento escolar - avaliação
topic Avaliação educacional - escolas
Sociologia educacional - escolas
Rendimento escolar - avaliação
description Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2009.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-03
2009-03
2010-04-15T18:28:31Z
2010-04-15T18:28:31Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv ARAÚJO, Leticia de Almeida. A avaliação NA escola: um olhar além da sala de aula. 2009. 118 f. Dissertação (Mestrado em Educação)-Universidade de Brasília, Brasília, 2009.
http://repositorio.unb.br/handle/10482/4246
identifier_str_mv ARAÚJO, Leticia de Almeida. A avaliação NA escola: um olhar além da sala de aula. 2009. 118 f. Dissertação (Mestrado em Educação)-Universidade de Brasília, Brasília, 2009.
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/4246
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1814508165210832896