Alicerces à construção da resiliência nas empresas no Porto Digital: estratégias baseadas em capacidades e recursos organizacionais à luz da Tecnologia da Informação e Comunicação e da aprendizagem organizacional
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Data de Publicação: | 2018 |
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Texto Completo: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/32477 |
Resumo: | A necessidade da sociedade de aprender a adaptar-se a situações de crise derivadas de condições existenciais diversas desenvolvem ambientes mais saudáveis, resilientes e sustentáveis. As organizações, que não existem isoladamente, também são influenciadas pela dinâmica e pela instabilidade reinantes graças às oportunidades e às ameaças que surgem continuamente no macro e microambiente conjurando a necessidade de sobrevivência. Deste modo, sobreviver relaciona-se à empresa manter-se resiliente durante contextos de crise por meio do desenvolvimento de estratégias para operar o negócio e de compreender e de adaptar-se às mudanças. Logo, estratégias de resiliência são fatores fundamentais para a continuidade do negócio em tais situações. Enfaticamente, a resiliência organizacional pode ser definida como a capacidade empresarial de responder a situações específicas, desenvolvendo atividades autônomas para aproveitar e absorver efetivamente surpresas disruptivas que potencialmente ameacem a sobrevivência da organização. Neste sentido, ao mergulhar em um cenário envolto em crises, este estudo pretendeu delinear como a resiliência organizacional é construída em empresas de tecnologia da informação e comunicação. Para tanto, debruçou-se sobre o cluster do Porto Digital e em um estudo de campo alcançou oito empresas, usando-as como unidades de análise. Também ouviu seis especialistas em tecnologia sobre a forma de aprender e empreender a resiliência. Mediante uma abordagem qualitativa de pesquisa, valeu-se de entrevistas semiestruturadas e da análise temática para examinar os dados obtidos. Foram identificadas estratégias utilizadas pelas empresas para superarem a crise, mediante mobilização de capacidades e recursos organizacionais atrelados às habilidades individuais e competências de aprendizagem, configurados como alicerces à construção da resiliência. Tais estratégias, envolveram também a readequação dos processos à nova realidade para reduzir custos e otimizar o uso dos recursos organizacionais. A TIC, por sua vez, também foi readequada ao novo contexto com a aquisição ou a troca de recursos tecnológicos para maximizar o uso das informações e diminuir o custo de investimento. As capacidades organizacionais e as habilidades individuais foram acionadas para alcançar a resiliência, a fim de aprender com o contexto das crises e enfrentá-las. Conclui-se que as estratégias empreendidas totalizaram em impactos na estrutura organizacional e na forma como o negócio vai funcionar diante da crise para superá-la. |
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PINTO, Jananda da Silvahttp://lattes.cnpq.br/5849424499620109http://lattes.cnpq.br/3980081716191136DORNELAS, Jairo Simião2019-09-10T21:13:59Z2019-09-10T21:13:59Z2018-06-04https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/32477ark:/64986/001300000m9w7A necessidade da sociedade de aprender a adaptar-se a situações de crise derivadas de condições existenciais diversas desenvolvem ambientes mais saudáveis, resilientes e sustentáveis. As organizações, que não existem isoladamente, também são influenciadas pela dinâmica e pela instabilidade reinantes graças às oportunidades e às ameaças que surgem continuamente no macro e microambiente conjurando a necessidade de sobrevivência. Deste modo, sobreviver relaciona-se à empresa manter-se resiliente durante contextos de crise por meio do desenvolvimento de estratégias para operar o negócio e de compreender e de adaptar-se às mudanças. Logo, estratégias de resiliência são fatores fundamentais para a continuidade do negócio em tais situações. Enfaticamente, a resiliência organizacional pode ser definida como a capacidade empresarial de responder a situações específicas, desenvolvendo atividades autônomas para aproveitar e absorver efetivamente surpresas disruptivas que potencialmente ameacem a sobrevivência da organização. Neste sentido, ao mergulhar em um cenário envolto em crises, este estudo pretendeu delinear como a resiliência organizacional é construída em empresas de tecnologia da informação e comunicação. Para tanto, debruçou-se sobre o cluster do Porto Digital e em um estudo de campo alcançou oito empresas, usando-as como unidades de análise. Também ouviu seis especialistas em tecnologia sobre a forma de aprender e empreender a resiliência. Mediante uma abordagem qualitativa de pesquisa, valeu-se de entrevistas semiestruturadas e da análise temática para examinar os dados obtidos. 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Conclui-se que as estratégias empreendidas totalizaram em impactos na estrutura organizacional e na forma como o negócio vai funcionar diante da crise para superá-la.The need of society to learn to adapt to crisis derived from various existential conditions to develop healthier, resilient and sustainable environments. Organizations are also influenced by the dynamics and reigning instability thanks to the opportunities and threats that continually arise in macro and microenvironment conjuring the need for survival. Thus, survival is related to the company remain resilient during crisis through the development of strategies to operate the business and to understand and adapt to changes. Therefore, resilience strategies are key factors for business continuity in such situations. Emphatically, organizational resilience can be defined as the entrepreneurial capacity to respond to specific situations, developing autonomous activities to effectively seize and absorb disruptive surprises that potentially threaten the organization's survival. In this sense, plunged into a crisis scenario, this study intended to outline how the organizational resilience is built on information and communication technology companies. For this purpose, focused on the Digital Port cluster and in a field study that reached eight companies, using them as units of analysis. The study also listened six technology experts on how to learn and engage resilience. Through a qualitative research approach, the study was based on semi-structured answers and thematic analysis for the analysis of the data obtained. Strategies used by companies to overcome the crisis were identified, by mobilizing capacities and organizational resources linked to the individual skills and learning competences, configured as a foundation for the construction of resilience. These strategies also involved the re-adaptation of processes to the new reality, to reduce costs and optimize the use of organizational resources. ICT, on the other hand, was also adapted to the new context with the acquisition or exchange of technological resources to maximize the use of information and decrease the cost of investment. Organizational capacities and individual skills have been driven to achieve resilience in order to learn from the context of crises and face them. The study concludes that the strategies undertaken totaled impacts on the organizational structure.porUniversidade Federal de PernambucoPrograma de Pos Graduacao em AdministracaoUFPEBrasilAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessResiliência organizacionalRecursos organizacionaisTecnologia da Informação e ComunicaçãoAlicerces à construção da resiliência nas empresas no Porto Digital: estratégias baseadas em capacidades e recursos organizacionais à luz da Tecnologia da Informação e Comunicação e da aprendizagem organizacionalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisdoutoradoreponame:Repositório Institucional da UFPEinstname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPETHUMBNAILTESE Jananda da Silva Pinto.pdf.jpgTESE Jananda da Silva Pinto.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1392https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/32477/5/TESE%20Jananda%20da%20Silva%20Pinto.pdf.jpg83cd0ffb78f1f965ea4853b165c61a00MD55ORIGINALTESE Jananda da Silva Pinto.pdfTESE Jananda da Silva Pinto.pdfapplication/pdf4868730https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/32477/1/TESE%20Jananda%20da%20Silva%20Pinto.pdfb1772785e640f6ea8d215da7ffe30e6aMD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; 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