Um olhar para o ensino da Arte nos anos finais do Ensino Fundamental na Rede Municipal do Ipojuca
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Data de Publicação: | 2023 |
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Resumo: | A presente pesquisa teve como objetivo geral compreender o ensino da Arte, com foco nas Artes Visuais nos anos finais do Ensino Fundamental, em escolas da rede municipal do Ipojuca. A pesquisa foi desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais da UFPE-UFPB - PPGAV, na linha de pesquisa Processos Educacionais em Artes Visuais. Na incursão teórica, trazemos o olhar para o ensino da Arte com foco nas Artes Visuais a partir das Teorias do Currículo discutidas por Silva (1996, 1999 e 2009), Silva, Soares e Pinto (2017), Moreira (1990) e no estudo do debate legal, com ênfase nas leis 4024/61, Lei 5.692/71, Lei 9.394/96 e nos documentos que norteiam o campo educacional, tendo como foco o olhar para o campo da Arte. Trata-se de uma pesquisa qualitativa de acordo com Gil (2002), Godoy (1995) e Demo (1995) que se vale de instrumentos de coleta como questionários, entrevistas semi-estruturadas e se aproxima da análise documental para olhar o Currículo de Referência do Ipojuca. A escolha do campo e dos sujeitos deu-se por se tratarem de profissionais que atuam no campo Arte, sendo dois docentes do campo das Artes Visuais nos anos finais do Ensino Fundamental e dois técnicos/analistas responsáveis pelo acompanhamento da equipe de Artes na rede municipal do Ipojuca. As análises nos levaram a concluir, que a perspectiva de ensino da Arte no Currículo de Referência do Ipojuca alinha-se com os pressupostos contemporâneos desse campo, no entanto, a construção do referido documento se apresentou de forma aligeirada, sem a escuta efetiva dos docentes, o que acabou por não permitir uma construção democrática de tal documento. Ainda percebemos que os/as docentes, mesmo se alinhando com o ensino de Arte enquanto conhecimento, muitas vezes, pelas condições de trabalho, pela visão deturpada da polivalência que ainda persiste em alguns contextos e pelas pressões sofridas, muitas vezes acabam incorrendo em práticas tradicionais e modernistas. Também concluímos que há na rede municipal do Ipojuca um problema nevrálgico, professores de outros componentes ocupando o espaço do/da professor/a de Artes nas escolas e assumindo esse componente curricular, já que não há, na rede municipal do Ipojuca, corpo docente com formação nesse campo suficiente para o número de escolas. Desse modo, concluímos que ainda há muito a ser olhado e pesquisado neste contexto e que o ensino da Arte ainda precisa ser considerado enquanto elemento preponderante da formação, não estando apenas inserido nos documentos, mas, sobretudo, de modo a reverberar em ações e dar possibilidades das práticas se aproximarem da concepção contemporânea de ensino da Arte defendida no próprio documento curricular da rede municipal do Ipojuca. |
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GUERRA, Sandro Gonçalveshttp://lattes.cnpq.br/9206498890503780http://lattes.cnpq.br/9258272116465693VIDAL, Fabiana Souto Lima2024-02-05T16:22:38Z2024-02-05T16:22:38Z2023-02-27GUERRA, Sandro Gonçalves. Um olhar para o ensino da Arte nos anos finais do Ensino Fundamental na Rede Municipal do Ipojuca. 2023. Dissertação (Mestrado em Artes Visuais) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/55011ark:/64986/001300000mns7A presente pesquisa teve como objetivo geral compreender o ensino da Arte, com foco nas Artes Visuais nos anos finais do Ensino Fundamental, em escolas da rede municipal do Ipojuca. A pesquisa foi desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais da UFPE-UFPB - PPGAV, na linha de pesquisa Processos Educacionais em Artes Visuais. Na incursão teórica, trazemos o olhar para o ensino da Arte com foco nas Artes Visuais a partir das Teorias do Currículo discutidas por Silva (1996, 1999 e 2009), Silva, Soares e Pinto (2017), Moreira (1990) e no estudo do debate legal, com ênfase nas leis 4024/61, Lei 5.692/71, Lei 9.394/96 e nos documentos que norteiam o campo educacional, tendo como foco o olhar para o campo da Arte. Trata-se de uma pesquisa qualitativa de acordo com Gil (2002), Godoy (1995) e Demo (1995) que se vale de instrumentos de coleta como questionários, entrevistas semi-estruturadas e se aproxima da análise documental para olhar o Currículo de Referência do Ipojuca. A escolha do campo e dos sujeitos deu-se por se tratarem de profissionais que atuam no campo Arte, sendo dois docentes do campo das Artes Visuais nos anos finais do Ensino Fundamental e dois técnicos/analistas responsáveis pelo acompanhamento da equipe de Artes na rede municipal do Ipojuca. As análises nos levaram a concluir, que a perspectiva de ensino da Arte no Currículo de Referência do Ipojuca alinha-se com os pressupostos contemporâneos desse campo, no entanto, a construção do referido documento se apresentou de forma aligeirada, sem a escuta efetiva dos docentes, o que acabou por não permitir uma construção democrática de tal documento. Ainda percebemos que os/as docentes, mesmo se alinhando com o ensino de Arte enquanto conhecimento, muitas vezes, pelas condições de trabalho, pela visão deturpada da polivalência que ainda persiste em alguns contextos e pelas pressões sofridas, muitas vezes acabam incorrendo em práticas tradicionais e modernistas. Também concluímos que há na rede municipal do Ipojuca um problema nevrálgico, professores de outros componentes ocupando o espaço do/da professor/a de Artes nas escolas e assumindo esse componente curricular, já que não há, na rede municipal do Ipojuca, corpo docente com formação nesse campo suficiente para o número de escolas. Desse modo, concluímos que ainda há muito a ser olhado e pesquisado neste contexto e que o ensino da Arte ainda precisa ser considerado enquanto elemento preponderante da formação, não estando apenas inserido nos documentos, mas, sobretudo, de modo a reverberar em ações e dar possibilidades das práticas se aproximarem da concepção contemporânea de ensino da Arte defendida no próprio documento curricular da rede municipal do Ipojuca.Esta investigación tuvo como objetivo comprender la enseñanza de las Artes Visuales en los últimos años de la Enseñanza Fundamental, en escuelas de la red municipal de Ipojuca. La investigación se desarrolló en el Programa de Posgrado en Artes Visuales de la UFPE-UFPB - PPGAV, en la línea de investigación Artes Visuales y sus procesos educativos, culturales y creativos. Se trata de una investigación cualitativa según Gil (2002), Godoy (1995) y Demo (1995) que utiliza cuestionarios, entrevistas semiestructuradas y análisis documental del Currículo de Referencia de Ipojuca. El campo y los sujetos fueron elegidos porque son profesionales en el campo del arte que experimentan tal cotidianidad, dos profesores y un técnico/analista con formación en artes visuales y un técnico/analista con formación en música, pero que no su participación es necesario, por las funciones que desarrolla con los profesores de arte. En la incursión teórica, miramos la enseñanza de las artes visuales desde las Teorías Curriculares Silva (1996, 1999 y 2009), Silva, Soares y Pinto (2017) Moreira (1990) y el estudio del debate jurídico, con énfasis en las leyes 4024/61, Ley 5692/71, Ley 9394/96 y en los documentos que orientan el campo educativo - PCNs, BNCC -, centrándose en el campo del art. Los análisis nos llevaron a concluir que la perspectiva de la enseñanza del arte en el Currículo de Referencia de Ipojuca está en consonancia con los presupuestos contemporáneos de este campo (citar autores), sin embargo, la construcción del referido documento, se dio de manera aligerada, sin efectivamente escuchar a los docentes, lo que terminó por no permitir una construcción democrática de tal documento. Todavía nos damos cuenta de que los docentes, aun alineándose con la enseñanza del arte como saber, muchas veces, por las condiciones de trabajo, la visión distorsionada de la polivalencia que aún persiste en algunos contextos y las presiones sufridas, muchas veces terminan incurriendo en prácticas tradicionales y modernistas. También concluimos que existe un problema neurálgico en la red municipal de Ipojuca, docentes de otros componentes ocupando el espacio del profesor de Artes en las escuelas y asumiendo este componente curricular, ya que no existe, en la red municipal de Ipojuca, un cuerpo docente con suficiente formación en este campo para el número de escuelas. De esta forma, concluimos que aún queda mucho por mirar e investigar en este contexto y que aún es necesario tomar en serio la enseñanza del arte, para dar posibilidades de prácticas que se acerquen a la concepción contemporánea de la enseñanza del arte defendida en el currículo. documento de la red municipal de Ipojuca.porUniversidade Federal de PernambucoPrograma de Pos Graduacao em Artes VisuaisUFPEBrasilAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessArtes visuaisEnsino da arteTeorias do currículoEnsino fundamentalIpojucaUm olhar para o ensino da Arte nos anos finais do Ensino Fundamental na Rede Municipal do Ipojucainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesismestradoreponame:Repositório Institucional da UFPEinstname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPEORIGINALDISSERTAÇÃO Sandro Gonçalves Guerra.pdfDISSERTAÇÃO Sandro Gonçalves Guerra.pdfapplication/pdf1374326https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/55011/1/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Sandro%20Gon%c3%a7alves%20Guerra.pdf346a8b5fbca1c8188eb605f9848d0f28MD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; 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