Ilê Axé : um encontro do humano com a arquitetura e o sagrado

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SIQUEIRA, Felipe Ibiapina do Monte Ruben
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPE
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Texto Completo: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/49654
Resumo: Esta pesquisa encontra-se no campo dos estudos subjetivos da arquitetura e, tendo como objeto empírico o terreiro de candomblé, busca analisar o trinômio formado a partir do encontro do humano (candomblecista) com o espaço arquitetônico e o sagrado. Para a construção do problema foram consideradas as experiências pessoais – o percurso do pesquisador enquanto adepto de religião afro-brasileira – e acadêmicas – destacando a dissertação de mestrado, quando se desenvolveu um estudo de base etnográfica que tratou da territorialidade do candomblé no meio urbano. Identificou-se na arquitetura dos terreiros que, por trás de uma aparente simplicidade estrutural, o tradicional esquema construtivo – fundação, pilar, cumeeira – guarda uma significação de ordem imaterial. Além da matéria tectônica visível, pode- se atribuir uma dimensão subjetiva que comporta as representações simbólicas do grupo, próprias do sistema religioso, bem como as individuais, oriundas dos processos de subjetivação dos sujeitos. Este foi o ponto de partida para a formulação do problema de pesquisa da tese que intenta compreender: qual o papel que a arquitetura exerce diante do relacionamento que o candomblecista estabelece com o sagrado? Apresenta-se como objeto empírico o terreiro Ilê Axé Ayrá Omin Funfun, candomblé da nação Ketu, descendente do tradicional Ilê Axé Opô Afonjá fluminense. O objetivo geral é analisar a arquitetura do terreiro de candomblé a partir das relações simbólicas que o adepto estabelece com o espaço arquitetônico a fim de acessar o sagrado. Para o embasamento teórico da discussão, busca-se um diálogo transcultural envolvendo a Teoria da Arquitetura, a Psicanálise e a Filosofia nagô (SODRÉ, 2017). Adota-se uma abordagem qualitativa, aderindo ao método da Intepretação de Sentidos (GOMES, 2016), a partir da dialogia entre a hermenêutica e a dialética, e sob a inspiração autoetnográfica (ADAMS; JONES; ELLIS, 2015). Foram utilizadas como técnicas e procedimentos metodológicos a observação participante (MINAYO, 2016), diálogos reflexivos com as iaôs, fotografias e croquis esquemáticos. Por fim, concluiu- se que o espaço arquitetônico media o encontro do humano com o sagrado porquanto apoie as identificações do sujeito iniciado com o seu santo.
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Para a construção do problema foram consideradas as experiências pessoais – o percurso do pesquisador enquanto adepto de religião afro-brasileira – e acadêmicas – destacando a dissertação de mestrado, quando se desenvolveu um estudo de base etnográfica que tratou da territorialidade do candomblé no meio urbano. Identificou-se na arquitetura dos terreiros que, por trás de uma aparente simplicidade estrutural, o tradicional esquema construtivo – fundação, pilar, cumeeira – guarda uma significação de ordem imaterial. Além da matéria tectônica visível, pode- se atribuir uma dimensão subjetiva que comporta as representações simbólicas do grupo, próprias do sistema religioso, bem como as individuais, oriundas dos processos de subjetivação dos sujeitos. Este foi o ponto de partida para a formulação do problema de pesquisa da tese que intenta compreender: qual o papel que a arquitetura exerce diante do relacionamento que o candomblecista estabelece com o sagrado? Apresenta-se como objeto empírico o terreiro Ilê Axé Ayrá Omin Funfun, candomblé da nação Ketu, descendente do tradicional Ilê Axé Opô Afonjá fluminense. O objetivo geral é analisar a arquitetura do terreiro de candomblé a partir das relações simbólicas que o adepto estabelece com o espaço arquitetônico a fim de acessar o sagrado. Para o embasamento teórico da discussão, busca-se um diálogo transcultural envolvendo a Teoria da Arquitetura, a Psicanálise e a Filosofia nagô (SODRÉ, 2017). Adota-se uma abordagem qualitativa, aderindo ao método da Intepretação de Sentidos (GOMES, 2016), a partir da dialogia entre a hermenêutica e a dialética, e sob a inspiração autoetnográfica (ADAMS; JONES; ELLIS, 2015). Foram utilizadas como técnicas e procedimentos metodológicos a observação participante (MINAYO, 2016), diálogos reflexivos com as iaôs, fotografias e croquis esquemáticos. Por fim, concluiu- se que o espaço arquitetônico media o encontro do humano com o sagrado porquanto apoie as identificações do sujeito iniciado com o seu santo.CAPESThis research is in the field of subjective studies of architecture and, having as object the candomble temple, it seeks to analyze the trinomial formed by the human, the architectural space and the sacred. In order to construct the problem, personal experiences were considered - the researcher's path as an adept of afro-brazilian religion - and academic ones - especially during the master's degree, when an ethnographic study was developed about the territoriality of candomble in the urban environment. It was identified in the architecture of the candomble temples that, behind an apparent structural simplicity, the traditional construction scheme – foundation, pillar, ridge – preserves an immaterial significance. In addition to the visible tectonic matter, a subjective dimension can be attributed that includes the symbolic representations of the group, specific to the religious system, as well as the individual ones, originating from the subjects' subjectivation processes. This was the starting point for formulating the research problem of the thesis that it tries to understand: what role does architecture play in the relationship that candomblecists establish with their sacred? The candomble temple Ilê Axé Ayrá Omin Funfun, of the Ketu nation and descendant of the traditional Ilê Axé Opô Afonjá, is presented as an empirical object. The general objective is to analyze the architecture of the candomble temple as from the symbolic relations that the adept establishes with the architectural space in order to access the sacred. For the theoretical basis of the discussion, is used a cross- cultural dialogue involving Western philosophy and Nagô (SODRÉ, 2017). A qualitative approach is adopted, adhering to Interpretation of senses (GOMES, 2016) as a method, at the base of hermeneutics and dialectic dialogy, as well as under inspiration of autoethnography (ADAMS; JONES; ELLIS, 2015). Participant observation (MINAYO, 2016), interviews with iaôs, schematic sketches and drawings was used as techniques. It was concluded that the architectural space mediates the encounter between the human and the sacred since it supports the candomblecist ́s identifications with his saint.porUniversidade Federal de PernambucoPrograma de Pos Graduacao em Desenvolvimento UrbanoUFPEBrasilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/embargoedAccessArquiteturaCandombléPsicanáliseIlê Axé : um encontro do humano com a arquitetura e o sagradoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisdoutoradoreponame:Repositório Institucional da UFPEinstname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPEORIGINALTESE Felipe Ibiapina do Monte Ruben Siqueira.pdfTESE Felipe Ibiapina do Monte Ruben Siqueira.pdfapplication/pdf15838485https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/49654/1/TESE%20Felipe%20Ibiapina%20do%20Monte%20Ruben%20Siqueira.pdf33db89e775f24bd6e1b9411208ebc08cMD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8811https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/49654/2/license_rdfe39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34MD52LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; 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