Um mapeamento sistemático de problemas de otimização no compartilhamento de caronas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SOARES, Elisa de Fátima Andrade
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPE
Texto Completo: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/45287
Resumo: O compartilhamento de caronas (CC) é um serviço de mobilidade compartilhada que traz diversos benefícios ambientais, econômicos e sociais. Sistemas de Compartilhamento de Caronas englobam diferentes problemas e, para solucioná-los técnicas de otimização são em- pregadas para realizar a intermediação entre motoristas e passageiros que tenham horários e itinerários semelhantes. Para efetivação das caronas é indispensável o uso de algoritmos para definição das rotas dos participantes. Além disso, para obter os melhores resultados desse tipo de serviço são considerados alguns desafios, como: maximizar o número de participantes, de- terminar as melhores rotas e minimizar os custos da viagem. Nesse contexto, o objetivo desta pesquisa é investigar os problemas de otimização existentes no compartilhamento de carona, como também identificar os métodos, as ferramentas, os algoritmos e as técnicas utilizados para solucionar tais problemas. Para esta pesquisa, um protocolo foi elaborado para a condu- ção de um Mapeamento Sistemático da Literatura (MSL), método utilizado para identificar, classificar, analisar e sintetizar as evidências encontradas através dos estudos selecionados que abordam o compartilhamento de caronas. Nesse mapeamento sistemático, foram analisados 138 artigos publicados no período entre 2012 e 2020, os resultados dessa análise mostram os problemas e as soluções de otimização voltadas para o compartilhamento de caronas. Diante das análises e dos resultados desta pesquisa, constata-se que há um interesse crescente de pesquisadores nos últimos anos por essa área. Conforme os estudos selecionados, conclui-se que 134 autores consideram o compartilhamento de caronas como sendo do tipo dinâmico, assim como grande parte deles utilizam o método exato e definem problemas de otimização com funções multiobjetivos para serem solucionados. Por fim, 15 métodos e algoritmos dife- rentes foram empregados na resolução de problemas de otimização para o compartilhamento de caronas.
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Para efetivação das caronas é indispensável o uso de algoritmos para definição das rotas dos participantes. Além disso, para obter os melhores resultados desse tipo de serviço são considerados alguns desafios, como: maximizar o número de participantes, de- terminar as melhores rotas e minimizar os custos da viagem. Nesse contexto, o objetivo desta pesquisa é investigar os problemas de otimização existentes no compartilhamento de carona, como também identificar os métodos, as ferramentas, os algoritmos e as técnicas utilizados para solucionar tais problemas. Para esta pesquisa, um protocolo foi elaborado para a condu- ção de um Mapeamento Sistemático da Literatura (MSL), método utilizado para identificar, classificar, analisar e sintetizar as evidências encontradas através dos estudos selecionados que abordam o compartilhamento de caronas. Nesse mapeamento sistemático, foram analisados 138 artigos publicados no período entre 2012 e 2020, os resultados dessa análise mostram os problemas e as soluções de otimização voltadas para o compartilhamento de caronas. Diante das análises e dos resultados desta pesquisa, constata-se que há um interesse crescente de pesquisadores nos últimos anos por essa área. Conforme os estudos selecionados, conclui-se que 134 autores consideram o compartilhamento de caronas como sendo do tipo dinâmico, assim como grande parte deles utilizam o método exato e definem problemas de otimização com funções multiobjetivos para serem solucionados. Por fim, 15 métodos e algoritmos dife- rentes foram empregados na resolução de problemas de otimização para o compartilhamento de caronas.CNPqRide-sharing is a shared mobility service that brings several environmental, economic and social benefits. Ride-sharing systems encompass different problems and, to solve them, optimization techniques have been used to carry out the intermediation between drivers and passengers who have similar schedules and itineraries. In order to carry out rides, it is essential to use algorithms to define the routes of the participants. In addition, to obtain the efficiency of this type of service, some challenges are considered, such as: maximizing the number of participants, determining the best routes and minimizing travel costs. In this context, the objective of this research is to investigate the existing optimization problems in ride-sharing and also to study the methods, tools, algorithms and techniques used to solve such problems. For this research, a protocol was chosen to conduct a Systematic Literature Mapping (SLM), a method used to identify, classify, analyze and synthesize the evidence found through selected studies that address ride-sharing. In this systematic mapping, 138 articles published between 2012 and 2020 were analyzed, and results from such analysishave highlighted the problems and optimization solutions aimed at ride-sharing. In view of the analyzes and results of this research, it appears that there is a growing interest from researchers in recent years in this area. According to the selected studies, it is concluded that 134 authors consider ride-sharing as dynamic, as well as most of them use the exact approach and define multi-objective optimization problems to be solved. Finally, it was identified that fifteen different methods and algorithms were used to solve ride-sharing problems.porUniversidade Federal de PernambucoPrograma de Pos Graduacao em Ciencia da ComputacaoUFPEBrasilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessBanco de dadosMapeamento sistemáticoOtimizaçãoUm mapeamento sistemático de problemas de otimização no compartilhamento de caronasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesismestradoreponame:Repositório Institucional da UFPEinstname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPECC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8811https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/45287/2/license_rdfe39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34MD52LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82142https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/45287/3/license.txt6928b9260b07fb2755249a5ca9903395MD53ORIGINALDISSERTAÇÃO Elisa de Fátima Andrade Soares.pdfDISSERTAÇÃO Elisa de Fátima Andrade Soares.pdfapplication/pdf12524446https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/45287/1/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Elisa%20de%20F%c3%a1tima%20Andrade%20Soares.pdf5240fb4092394964ee3f334f45ae2431MD51TEXTDISSERTAÇÃO Elisa de Fátima Andrade Soares.pdf.txtDISSERTAÇÃO Elisa de Fátima Andrade Soares.pdf.txtExtracted texttext/plain261714https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/45287/4/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Elisa%20de%20F%c3%a1tima%20Andrade%20Soares.pdf.txt2fcc7e2f48e0e1bfbc8924c4e75a3faeMD54THUMBNAILDISSERTAÇÃO Elisa de Fátima Andrade Soares.pdf.jpgDISSERTAÇÃO Elisa de Fátima Andrade Soares.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1235https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/45287/5/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Elisa%20de%20F%c3%a1tima%20Andrade%20Soares.pdf.jpg41352e66c4a4c5429745838d0d3f2ea2MD55123456789/452872022-07-29 02:35:42.503oai:repositorio.ufpe.br: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ório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufpe.br/oai/requestattena@ufpe.bropendoar:22212022-07-29T05:35:42Repositório Institucional da UFPE - Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)false
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