Mineração de Dados Educacionais e Learning Analytics no contexto educacional brasileiro: um mapeamento sistemático

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Campos, Aline de
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Galafassi, Cristiano, Bastiani, Ederson, Josende Paz, Fabio, Leite Campos, Raphael, Krug Wives, Leandro, Cesar Cazella, Silvio, Berni Reategui, Eliseo, Augusto Couto Barone, Dante
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Informática na Educação: teoria & prática
Texto Completo: https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/102618
Resumo: A partir de um mapeamento sistemático buscou-se verificar as contribuições de Learning Analytics e Mineração de Dados Educacionais no contexto educacional brasileiro. Optou-se por fontes de busca em três revistas na área de Informática na Educação e Anais de dois eventos de relevância nacional onde foram verificados 136 artigos entre janeiro de 2008 e março de 2020. Após a aplicação dos critérios de exclusão e de qualidade foram selecionados 71 artigos. Os resultados apresentam a maior ocorrência de projetos com finalidade de analisar desempenho acadêmico e prevenção de evasão escolar, embora nos últimos anos os assuntos estejam apresentando diversificação temática. Grande parte são voltados ao Ensino Superior e na modalidade de Educação a Distância. Há variedade de tecnologias e recursos utilizados no desenvolvimento de soluções em LA ressaltando o uso de Linguagem R, MySQL e a ferramenta Weka.
id UFRGS-7_3d9c8d95df486464f167b9a601ab9219
oai_identifier_str oai:seer.ufrgs.br:article/102618
network_acronym_str UFRGS-7
network_name_str Informática na Educação: teoria & prática
repository_id_str
spelling Mineração de Dados Educacionais e Learning Analytics no contexto educacional brasileiro: um mapeamento sistemáticomapeamento sistemáticomineração de dados educacionaislearning analyticsA partir de um mapeamento sistemático buscou-se verificar as contribuições de Learning Analytics e Mineração de Dados Educacionais no contexto educacional brasileiro. Optou-se por fontes de busca em três revistas na área de Informática na Educação e Anais de dois eventos de relevância nacional onde foram verificados 136 artigos entre janeiro de 2008 e março de 2020. Após a aplicação dos critérios de exclusão e de qualidade foram selecionados 71 artigos. Os resultados apresentam a maior ocorrência de projetos com finalidade de analisar desempenho acadêmico e prevenção de evasão escolar, embora nos últimos anos os assuntos estejam apresentando diversificação temática. Grande parte são voltados ao Ensino Superior e na modalidade de Educação a Distância. Há variedade de tecnologias e recursos utilizados no desenvolvimento de soluções em LA ressaltando o uso de Linguagem R, MySQL e a ferramenta Weka.Universidade Federal do Rio Grande do Sul2020-12-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionMapeamento Sistemática de Literaturaapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/10261810.22456/1982-1654.102618Computers in education: theory & practice; Vol. 23 No. 3 Set/Dez (2020): Recursos Didáticos, Tutores Inteligentes, AvaliaçãoInformática na educação: teoria & prática; v. 23 n. 3 Set/Dez (2020): Recursos Didáticos, Tutores Inteligentes, Avaliação1982-16541516-084Xreponame:Informática na Educação: teoria & práticainstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/102618/61035Copyright (c) 2021 Informática na educação: teoria & práticainfo:eu-repo/semantics/openAccessCampos, Aline deGalafassi, CristianoBastiani, EdersonJosende Paz, FabioLeite Campos, RaphaelKrug Wives, LeandroCesar Cazella, SilvioBerni Reategui, EliseoAugusto Couto Barone, Dante2022-01-06T18:25:34Zoai:seer.ufrgs.br:article/102618Revistahttps://seer.ufrgs.br/InfEducTeoriaPraticaPUBhttps://seer.ufrgs.br/InfEducTeoriaPratica/oai||revista@pgie.ufrgs.br1982-16541516-084Xopendoar:2022-01-06T18:25:34Informática na Educação: teoria & prática - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.none.fl_str_mv Mineração de Dados Educacionais e Learning Analytics no contexto educacional brasileiro: um mapeamento sistemático
title Mineração de Dados Educacionais e Learning Analytics no contexto educacional brasileiro: um mapeamento sistemático
spellingShingle Mineração de Dados Educacionais e Learning Analytics no contexto educacional brasileiro: um mapeamento sistemático
Campos, Aline de
mapeamento sistemático
mineração de dados educacionais
learning analytics
title_short Mineração de Dados Educacionais e Learning Analytics no contexto educacional brasileiro: um mapeamento sistemático
title_full Mineração de Dados Educacionais e Learning Analytics no contexto educacional brasileiro: um mapeamento sistemático
title_fullStr Mineração de Dados Educacionais e Learning Analytics no contexto educacional brasileiro: um mapeamento sistemático
title_full_unstemmed Mineração de Dados Educacionais e Learning Analytics no contexto educacional brasileiro: um mapeamento sistemático
title_sort Mineração de Dados Educacionais e Learning Analytics no contexto educacional brasileiro: um mapeamento sistemático
author Campos, Aline de
author_facet Campos, Aline de
Galafassi, Cristiano
Bastiani, Ederson
Josende Paz, Fabio
Leite Campos, Raphael
Krug Wives, Leandro
Cesar Cazella, Silvio
Berni Reategui, Eliseo
Augusto Couto Barone, Dante
author_role author
author2 Galafassi, Cristiano
Bastiani, Ederson
Josende Paz, Fabio
Leite Campos, Raphael
Krug Wives, Leandro
Cesar Cazella, Silvio
Berni Reategui, Eliseo
Augusto Couto Barone, Dante
author2_role author
author
author
author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Campos, Aline de
Galafassi, Cristiano
Bastiani, Ederson
Josende Paz, Fabio
Leite Campos, Raphael
Krug Wives, Leandro
Cesar Cazella, Silvio
Berni Reategui, Eliseo
Augusto Couto Barone, Dante
dc.subject.por.fl_str_mv mapeamento sistemático
mineração de dados educacionais
learning analytics
topic mapeamento sistemático
mineração de dados educacionais
learning analytics
description A partir de um mapeamento sistemático buscou-se verificar as contribuições de Learning Analytics e Mineração de Dados Educacionais no contexto educacional brasileiro. Optou-se por fontes de busca em três revistas na área de Informática na Educação e Anais de dois eventos de relevância nacional onde foram verificados 136 artigos entre janeiro de 2008 e março de 2020. Após a aplicação dos critérios de exclusão e de qualidade foram selecionados 71 artigos. Os resultados apresentam a maior ocorrência de projetos com finalidade de analisar desempenho acadêmico e prevenção de evasão escolar, embora nos últimos anos os assuntos estejam apresentando diversificação temática. Grande parte são voltados ao Ensino Superior e na modalidade de Educação a Distância. Há variedade de tecnologias e recursos utilizados no desenvolvimento de soluções em LA ressaltando o uso de Linguagem R, MySQL e a ferramenta Weka.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-12-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Mapeamento Sistemática de Literatura
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/102618
10.22456/1982-1654.102618
url https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/102618
identifier_str_mv 10.22456/1982-1654.102618
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/102618/61035
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Informática na educação: teoria & prática
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Informática na educação: teoria & prática
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Sul
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Sul
dc.source.none.fl_str_mv Computers in education: theory & practice; Vol. 23 No. 3 Set/Dez (2020): Recursos Didáticos, Tutores Inteligentes, Avaliação
Informática na educação: teoria & prática; v. 23 n. 3 Set/Dez (2020): Recursos Didáticos, Tutores Inteligentes, Avaliação
1982-1654
1516-084X
reponame:Informática na Educação: teoria & prática
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Informática na Educação: teoria & prática
collection Informática na Educação: teoria & prática
repository.name.fl_str_mv Informática na Educação: teoria & prática - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv ||revista@pgie.ufrgs.br
_version_ 1799766184184250368