O gerenciamento de impressões e o eu estendido: um estudo netnográfico sobre o consumo de viagens a partir de uma rede social virtual

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: PAZ, Erica de Carvalho
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPE
Texto Completo: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/18720
Resumo: As relações sociais virtuais se intensificaram na era da informação e as redes sociais virtuais, além de uma forma de interação social, se tornaram um canal de divulgação de posses para consumidores. O foco desta pesquisa é identificar se as pessoas fazem uso do Gerenciamento de impressões para a construção do seu Eu estendido, usando como objeto de estudo as publicações sobre viagens no Facebook. Assim buscou-se entender o significado que as pessoas atribuem às suas postagens sobre viagens e como estas contribuem para a formação do Eu estendido, bem como quais são e como são utilizadas as estratégias e táticas de Gerenciamento de impressões nessas publicações. As bases teóricas que fundamentaram este trabalho estão nos construtos de Gerenciamento de impressões, apresentado por Erving Goffman, em 1959, e de Eu estendido, trazido por Belk (1988). Este estudo qualitativo tem como base metodológica pós-modernista a Teoria da Cultura do Consumo, e faz uso de um método focado na análise das relações sociais virtuais, a netnografia, desenvolvida por Kozinets (2014). Os resultados da pesquisa apontam que o uso de Gerenciamento de impressões pode influenciar na formação ou fortalecimento do Eu estendido de quem faz postagens sobre viagens no Facebook.
id UFPE_7c796b52c5d3e16e163db2a56f52599f
oai_identifier_str oai:repositorio.ufpe.br:123456789/18720
network_acronym_str UFPE
network_name_str Repositório Institucional da UFPE
repository_id_str 2221
spelling PAZ, Erica de Carvalhohttp://lattes.cnpq.br/4461319413532639http://lattes.cnpq.br/3241878195485973FARIAS, Salomão Alencar de2017-05-05T17:35:13Z2017-05-05T17:35:13Z2016-05-13https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/18720As relações sociais virtuais se intensificaram na era da informação e as redes sociais virtuais, além de uma forma de interação social, se tornaram um canal de divulgação de posses para consumidores. O foco desta pesquisa é identificar se as pessoas fazem uso do Gerenciamento de impressões para a construção do seu Eu estendido, usando como objeto de estudo as publicações sobre viagens no Facebook. Assim buscou-se entender o significado que as pessoas atribuem às suas postagens sobre viagens e como estas contribuem para a formação do Eu estendido, bem como quais são e como são utilizadas as estratégias e táticas de Gerenciamento de impressões nessas publicações. As bases teóricas que fundamentaram este trabalho estão nos construtos de Gerenciamento de impressões, apresentado por Erving Goffman, em 1959, e de Eu estendido, trazido por Belk (1988). Este estudo qualitativo tem como base metodológica pós-modernista a Teoria da Cultura do Consumo, e faz uso de um método focado na análise das relações sociais virtuais, a netnografia, desenvolvida por Kozinets (2014). Os resultados da pesquisa apontam que o uso de Gerenciamento de impressões pode influenciar na formação ou fortalecimento do Eu estendido de quem faz postagens sobre viagens no Facebook.Virtual social relations have intensified in the information age and virtual social networks, as well as a form of social interaction, became a dissemination of possessions channel to consumers. The focus of this research is to identify if people use impression management for the construction of its extended self, using as an object of study travel publications on Facebook. So we seeked to understand the meaning that people attach to their posts about travel and how they contribute to the formation of the extended self and what they are and how they are used the strategies and tactics of these publications impressions management. The theoretical bases that underlie this work are the impressions management construct presented by Erving Goffman in 1959, and the extended self, brought by Belk (1988). This qualitative study is postmodernist methodological basis the Theory of Consumer Culture, and makes use of a method focused on the analysis of virtual social relationships, netnography, developed by Kozinets (2014). The survey results indicate that the use of impression management can influence the formation or strengthening of the extended self for those that makes travel posts on Facebook.porUniversidade Federal de PernambucoPrograma de Pos Graduacao em AdministracaoUFPEBrasilAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessGerenciamento de impressões. Eu estendido. Netnografia. Facebook, Publicações de viagens.Impression Management. Extended Self. Netnography. Facebook. Travel publications.O gerenciamento de impressões e o eu estendido: um estudo netnográfico sobre o consumo de viagens a partir de uma rede social virtualinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesismestradoreponame:Repositório Institucional da UFPEinstname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPETHUMBNAILErica_de_Carvalho_Paz_Dissertacao.pdf.jpgErica_de_Carvalho_Paz_Dissertacao.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1229https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/18720/5/Erica_de_Carvalho_Paz_Dissertacao.pdf.jpgd068310a28bef5d7c2190946b9ef2a30MD55ORIGINALErica_de_Carvalho_Paz_Dissertacao.pdfErica_de_Carvalho_Paz_Dissertacao.pdfapplication/pdf3046567https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/18720/1/Erica_de_Carvalho_Paz_Dissertacao.pdfdba07c902de05881871c73faba488bb4MD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-81232https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/18720/2/license_rdf66e71c371cc565284e70f40736c94386MD52LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82311https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/18720/3/license.txt4b8a02c7f2818eaf00dcf2260dd5eb08MD53TEXTErica_de_Carvalho_Paz_Dissertacao.pdf.txtErica_de_Carvalho_Paz_Dissertacao.pdf.txtExtracted texttext/plain329876https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/18720/4/Erica_de_Carvalho_Paz_Dissertacao.pdf.txt58829a521911fab0cf453c81b34454b6MD54123456789/187202019-10-25 18:31:27.17oai:repositorio.ufpe.br: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Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufpe.br/oai/requestattena@ufpe.bropendoar:22212019-10-25T21:31:27Repositório Institucional da UFPE - Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O gerenciamento de impressões e o eu estendido: um estudo netnográfico sobre o consumo de viagens a partir de uma rede social virtual
title O gerenciamento de impressões e o eu estendido: um estudo netnográfico sobre o consumo de viagens a partir de uma rede social virtual
spellingShingle O gerenciamento de impressões e o eu estendido: um estudo netnográfico sobre o consumo de viagens a partir de uma rede social virtual
PAZ, Erica de Carvalho
Gerenciamento de impressões. Eu estendido. Netnografia. Facebook, Publicações de viagens.
Impression Management. Extended Self. Netnography. Facebook. Travel publications.
title_short O gerenciamento de impressões e o eu estendido: um estudo netnográfico sobre o consumo de viagens a partir de uma rede social virtual
title_full O gerenciamento de impressões e o eu estendido: um estudo netnográfico sobre o consumo de viagens a partir de uma rede social virtual
title_fullStr O gerenciamento de impressões e o eu estendido: um estudo netnográfico sobre o consumo de viagens a partir de uma rede social virtual
title_full_unstemmed O gerenciamento de impressões e o eu estendido: um estudo netnográfico sobre o consumo de viagens a partir de uma rede social virtual
title_sort O gerenciamento de impressões e o eu estendido: um estudo netnográfico sobre o consumo de viagens a partir de uma rede social virtual
author PAZ, Erica de Carvalho
author_facet PAZ, Erica de Carvalho
author_role author
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/4461319413532639
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/3241878195485973
dc.contributor.author.fl_str_mv PAZ, Erica de Carvalho
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv FARIAS, Salomão Alencar de
contributor_str_mv FARIAS, Salomão Alencar de
dc.subject.por.fl_str_mv Gerenciamento de impressões. Eu estendido. Netnografia. Facebook, Publicações de viagens.
Impression Management. Extended Self. Netnography. Facebook. Travel publications.
topic Gerenciamento de impressões. Eu estendido. Netnografia. Facebook, Publicações de viagens.
Impression Management. Extended Self. Netnography. Facebook. Travel publications.
description As relações sociais virtuais se intensificaram na era da informação e as redes sociais virtuais, além de uma forma de interação social, se tornaram um canal de divulgação de posses para consumidores. O foco desta pesquisa é identificar se as pessoas fazem uso do Gerenciamento de impressões para a construção do seu Eu estendido, usando como objeto de estudo as publicações sobre viagens no Facebook. Assim buscou-se entender o significado que as pessoas atribuem às suas postagens sobre viagens e como estas contribuem para a formação do Eu estendido, bem como quais são e como são utilizadas as estratégias e táticas de Gerenciamento de impressões nessas publicações. As bases teóricas que fundamentaram este trabalho estão nos construtos de Gerenciamento de impressões, apresentado por Erving Goffman, em 1959, e de Eu estendido, trazido por Belk (1988). Este estudo qualitativo tem como base metodológica pós-modernista a Teoria da Cultura do Consumo, e faz uso de um método focado na análise das relações sociais virtuais, a netnografia, desenvolvida por Kozinets (2014). Os resultados da pesquisa apontam que o uso de Gerenciamento de impressões pode influenciar na formação ou fortalecimento do Eu estendido de quem faz postagens sobre viagens no Facebook.
publishDate 2016
dc.date.issued.fl_str_mv 2016-05-13
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2017-05-05T17:35:13Z
dc.date.available.fl_str_mv 2017-05-05T17:35:13Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/18720
url https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/18720
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Pernambuco
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pos Graduacao em Administracao
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFPE
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Pernambuco
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPE
instname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
instacron:UFPE
instname_str Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
instacron_str UFPE
institution UFPE
reponame_str Repositório Institucional da UFPE
collection Repositório Institucional da UFPE
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/18720/5/Erica_de_Carvalho_Paz_Dissertacao.pdf.jpg
https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/18720/1/Erica_de_Carvalho_Paz_Dissertacao.pdf
https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/18720/2/license_rdf
https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/18720/3/license.txt
https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/18720/4/Erica_de_Carvalho_Paz_Dissertacao.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv d068310a28bef5d7c2190946b9ef2a30
dba07c902de05881871c73faba488bb4
66e71c371cc565284e70f40736c94386
4b8a02c7f2818eaf00dcf2260dd5eb08
58829a521911fab0cf453c81b34454b6
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPE - Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
repository.mail.fl_str_mv attena@ufpe.br
_version_ 1802310655569559552