TV, cotidiano e neotribos: consumo coletivo, transmídia e convergente em @NetflixBrasil (Facebook)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Castro, Patrícia Fernandes Viana Franco
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/8830
Resumo: O propósito dessa pesquisa é entender como a página @NetflixBrasil, na rede social digital Facebook, pode ser aproveitada no e como parte do processo coletivo, convergente e transmídia de recepção dos produtos midiáticos distribuídos pelo serviço de streaming de vídeos Netflix. Dessa forma, investigamos as imbricações cotidianas da recepção midiática de produtos audiovisuais em um cenário, cada vez mais, midiatizado e em rede, o que se dá com negociações nos usos e produções de sentido, vinculando as relações midiático-culturais a apropriações e ressignificações por dentro. Para tal, realizamos um estudo de inspiração netnográfica por seis meses, analisando interações na página e entrevistando alguns dos sujeitos mais ativos nela.
id UFF-2_f4f5673e8dbca58c22399eafda52015f
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/8830
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling TV, cotidiano e neotribos: consumo coletivo, transmídia e convergente em @NetflixBrasil (Facebook)CotidianoTVNetflixFacebookNetnografiaMídiasMídias SociaisCotidianoMarketingMediaEveryday lifeTVNetflixFacebookNetnographyO propósito dessa pesquisa é entender como a página @NetflixBrasil, na rede social digital Facebook, pode ser aproveitada no e como parte do processo coletivo, convergente e transmídia de recepção dos produtos midiáticos distribuídos pelo serviço de streaming de vídeos Netflix. Dessa forma, investigamos as imbricações cotidianas da recepção midiática de produtos audiovisuais em um cenário, cada vez mais, midiatizado e em rede, o que se dá com negociações nos usos e produções de sentido, vinculando as relações midiático-culturais a apropriações e ressignificações por dentro. Para tal, realizamos um estudo de inspiração netnográfica por seis meses, analisando interações na página e entrevistando alguns dos sujeitos mais ativos nela.The purpose of this research is to understand how the @NetflixBrasil page on the social network Facebook can be used in and as part of the collective, convergent and transmedia process of consumption of content distributed by video streaming service Netflix. Therefore we look into the connections between audio visual media consumption and everyday life in an increasingly mediated and networked scenario, which happens with negotiations in uses and meanings, linking media-cultural relations to appropriations and resignifications from within. To do so, we conducted a study of netnographic inspiration for six months, analysing interactions on the page and interviewing some of its heavy users.163fFelix, Carla BaienseReis, Mayka Juliana CastellanoSiciliano, Tatiana OliveiraCastro, Patrícia Fernandes Viana Franco2019-03-18T16:36:19Z2019-03-18T16:36:19Z2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/8830Aluno de Mestradohttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2021-08-16T14:08:15Zoai:app.uff.br:1/8830Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T11:18:17.997199Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv TV, cotidiano e neotribos: consumo coletivo, transmídia e convergente em @NetflixBrasil (Facebook)
title TV, cotidiano e neotribos: consumo coletivo, transmídia e convergente em @NetflixBrasil (Facebook)
spellingShingle TV, cotidiano e neotribos: consumo coletivo, transmídia e convergente em @NetflixBrasil (Facebook)
Castro, Patrícia Fernandes Viana Franco
Cotidiano
TV
Netflix
Facebook
Netnografia
Mídias
Mídias Sociais
Cotidiano
Marketing
Media
Everyday life
TV
Netflix
Facebook
Netnography
title_short TV, cotidiano e neotribos: consumo coletivo, transmídia e convergente em @NetflixBrasil (Facebook)
title_full TV, cotidiano e neotribos: consumo coletivo, transmídia e convergente em @NetflixBrasil (Facebook)
title_fullStr TV, cotidiano e neotribos: consumo coletivo, transmídia e convergente em @NetflixBrasil (Facebook)
title_full_unstemmed TV, cotidiano e neotribos: consumo coletivo, transmídia e convergente em @NetflixBrasil (Facebook)
title_sort TV, cotidiano e neotribos: consumo coletivo, transmídia e convergente em @NetflixBrasil (Facebook)
author Castro, Patrícia Fernandes Viana Franco
author_facet Castro, Patrícia Fernandes Viana Franco
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Felix, Carla Baiense
Reis, Mayka Juliana Castellano
Siciliano, Tatiana Oliveira
dc.contributor.author.fl_str_mv Castro, Patrícia Fernandes Viana Franco
dc.subject.por.fl_str_mv Cotidiano
TV
Netflix
Facebook
Netnografia
Mídias
Mídias Sociais
Cotidiano
Marketing
Media
Everyday life
TV
Netflix
Facebook
Netnography
topic Cotidiano
TV
Netflix
Facebook
Netnografia
Mídias
Mídias Sociais
Cotidiano
Marketing
Media
Everyday life
TV
Netflix
Facebook
Netnography
description O propósito dessa pesquisa é entender como a página @NetflixBrasil, na rede social digital Facebook, pode ser aproveitada no e como parte do processo coletivo, convergente e transmídia de recepção dos produtos midiáticos distribuídos pelo serviço de streaming de vídeos Netflix. Dessa forma, investigamos as imbricações cotidianas da recepção midiática de produtos audiovisuais em um cenário, cada vez mais, midiatizado e em rede, o que se dá com negociações nos usos e produções de sentido, vinculando as relações midiático-culturais a apropriações e ressignificações por dentro. Para tal, realizamos um estudo de inspiração netnográfica por seis meses, analisando interações na página e entrevistando alguns dos sujeitos mais ativos nela.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-03-18T16:36:19Z
2019-03-18T16:36:19Z
2019
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://app.uff.br/riuff/handle/1/8830
Aluno de Mestrado
url https://app.uff.br/riuff/handle/1/8830
identifier_str_mv Aluno de Mestrado
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1811823718322667520