Mediação pedagógica em oficinas de blog no proi-digit@l: produção e inclusão digital

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Matias, Patricia Carvalho
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPE
dARK ID: ark:/64986/001300000rqfd
Texto Completo: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/13066
Resumo: Diante das possibilidades de expressão na internet para produção de conteúdos digitais a partir de plataformas de manuseio simples, encontramos o blog como um espaço que possibilita essa ação em diferentes linguagens midiáticas, como texto, imagem, vídeo, a escolha de quem o utiliza. Uma ferramenta digital como o blog sendo trabalhada numa ação extensionista, em formato de oficina, que visa possibilidades de inclusão digital com seus participantes para divulgar suas ideias e produções digitais, amplia experiências de aprendizagem que vão além do estímulo à criatividade do produto digital, abordando também reflexões acerca do uso do blog, percepções do “eu” usuário no mundo digital e sobre inclusão digital, numa perspectiva de estimular (re)conhecimentos de mundo e mudanças para melhorar o espaço vivenciado por eles. Nesse quesito reconhecemos pontos chave dentro dessa ação: de alunos e professores, mediadores de um processo por colocarem suas intenções e experiências objetivando aprendizagens significativas. A partir desse contexto, o problema de pesquisa configurou-se em: como a mediação pedagógica promovida nas oficinas de blog do Programa de Extensão Proi-Digit@l contribui na produção de conteúdos digitais com blogs numa perspectiva de inclusão digital dos jovens participantes? Nesse sentido, a pesquisa analisou qual a contribuição da mediação pedagógica na produção de conteúdos digitais com blogs no programa de extensão Proi-Digit@l da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), para a concepção e perspectiva de inclusão digital dos jovens participantes de oficinas em Recife, e especificamente investigou a influência da mediação pedagógica dos professores e dos jovens na produção de conteúdos digitais com blogs; e analisou a relação destas mediações pedagógicas na concepção e perspectiva de inclusão digital dos jovens participantes durante a oficina de blog. Assim sendo, a hipótese ao problema foi que, numa perspectiva de inclusão digital, a mediação pedagógica promovida nas oficinas de blog pelos professores e alunos, contribui para a produção de conteúdos digitais com blogs. Essa ação favorece e estimula um espaço de criação durante o processo de ensino e aprendizagem nas oficinas e na concepção de inclusão digital dos jovens, promovendo a construção de saberes em diversos espaços. No discurso teórico trazemos questões sobre blogs com Primo (2008), extensão universitária com Freire (2006), mediação pedagógica com Feuerstein (apud TÉBAR, 2011), Amorim (2008) e inclusão digital com Brandão (2010), composto por esses e outros autores. Na trajetória metodológica utilizamos um questionário, atividade inicial na oficina para percepção de mundo digital dos alunos, observação de alguns momentos da oficina e entrevista com os alunos. Na análise dos resultados,percebemos diferentes perspectivas e concepções de inclusão digital dos estudantes, com mudanças e acréscimos no decorrer da experiência vivenciada e a expressividade de identidade e autoria nos produtos digitais produzidos, como o estímulo à participação e reflexão a partir da mediação dos sujeitos participantes. Consideramos que a mediação pedagógica ocorrida trouxe possibilidades de expressão de ideias, identidades e elementos autorais nas discussões e nos produtos digitais desenvolvidos, influenciando na aprendizagem e (re)significando concepções e posturas de acordo com a escolha do sujeito.
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