A poética africanista e a enunciação da negritude nas canções de Chico César
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Data de Publicação: | 2010 |
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Texto Completo: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/3230 |
Resumo: | A inscrição histórica dos discursos negritudinistas cada vez mais nos impulsiona a refletir sobre o tempo, espaço e a realidade em que estão dispersas as identidades culturais e raciais. A partir desses discursos identitários descentrados, podemos compreender a significação e a fragmentação das identidades negras, os processos de hibridismo, a condição transcultural dos negros, e sua inserção como sujeitos históricos, protagonistas das narrativas de sua própria trajetória. Nesta perspectiva, identificamos os sentidos do texto poético, melódico e as práticas discursivas do cantor e compositor Chico César, tendo como ponto central seu diálogo com os temas étnico-raciais e o processo ressignificação simbólica da identidade negra. Desse modo, tentamos compreender os diversos aspectos desses embates teóricos sobre identidade, assim como o sentimento de pertença e o diálogo musical com as Áfricas continental e diaspóricas se processam nas canções de Chico César. Exploramos os modos como os elementos conceituais de raça, a etnia, cultura, transculturalidade, hibridismo, nacionalidade, africanidade e negritude estão inseridas nos processos sociais e midiáticos da música popular no âmbito da cultura de massa. Nesse percurso teórico, exploramos o campo da dialética das identidades e da dupla consciência , a partir de seus descentramentos, deslocamentos e temporalidades culturais dispersas, sob a luz dos debates dentro estudos culturais britânicos e latino-americanos. Por fim, perscrutamos a expressão performática de Chico César no âmbito das representações africanistas e da afirmação da negritude |
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