A compreensão de textos e sua relação com a resolução de problemas matemáticos
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Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
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Texto Completo: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/24566 |
Resumo: | O presente estudo investiga a relação entre compreensão textual e a resolução de problemas envolvendo o conceito de multiplicação de estudantes frequentando o 4º ano do Ensino Fundamental. Buscou-se investigar, também, se haveria diferenças no desempenho dos estudantes na resolução dos problemas de multiplicação quando estes são questionados sobre a relação entre as quantidades e seus referentes envolvidos nos enunciados quando estes apresentavam dificuldades para resolvê-los. Participaram da investigação 75 estudantes, de ambos os sexos, com média de idade de 11 anos, de duas escolas públicas da cidade do Recife. Em um primeiro momento todos os participantes foram solicitados a ler duas vezes um texto narrativo “A história de Pedrinho”, uma vez com auxílio de um áudio e outra em voz alta, e posteriormente a responder 12 perguntas literais e 12 perguntas inferenciais sobre o texto. Em um segundo momento, os participantes foram solicitados a resolver seis problemas verbais de diferentes tipos, envolvendo a multiplicação. Nesta parte da investigação denominou-se Momento 1 quando os estudantes eram solicitados a resolver cada um dos problemas verbais de multiplicação e a explicar a forma como os resolviam. Posteriormente, no Momento 2, eram solicitados a responder perguntas sobre a relação entre as quantidades e seus referentes presentes nos enunciados quando apresentavam dificuldades para resolvê-los no Momento 1. Considerando as respostas dos estudantes para a história apresentada foram constituídos três grupos: Maus compreendedores (acertaram até 59% das perguntas); Regulares (acertaram entre 60 % e 70%) e Bons compreendedores (acertaram entre 71% e 100%). Os problemas multiplicativos verbais foram analisados considerando o número de acertos, sendo posteriormente constituídos três grupos: baixo desempenho (acerta um ou dois problemas), desempenho regular (acerta três a quatro problemas) e bom desempenho (acerta de cinco a seis problemas). Os resultados apontam que a compreensão textual se encontra significativamente relacionada ao desempenho matemático dos estudantes examinados, tanto no Momento 1 como no Momento 2 da resolução dos problemas. Quando refletem sobre as relações entre as quantidades e seus referentes nos enunciados dos problemas, os estudantes conseguem melhorar seu desempenho matemático, fazendo com que a relação entre estas duas variáveis seja mais forte. As limitações desta investigação são discutidas, propondo-se futuras pesquisas que possam contribuir de modo mais efetivo para o esclarecimento das relações entre compreensão textual e a resolução de problemas matemáticos em crianças. |
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PERALTA MARÍN, Leidy Johanahttp://lattes.cnpq.br/2643012140711947http://lattes.cnpq.br/1825422952986771LAUTERT, Síntria Labres2018-05-04T22:41:28Z2018-05-04T22:41:28Z2016-02-26https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/24566ark:/64986/001300001145dO presente estudo investiga a relação entre compreensão textual e a resolução de problemas envolvendo o conceito de multiplicação de estudantes frequentando o 4º ano do Ensino Fundamental. Buscou-se investigar, também, se haveria diferenças no desempenho dos estudantes na resolução dos problemas de multiplicação quando estes são questionados sobre a relação entre as quantidades e seus referentes envolvidos nos enunciados quando estes apresentavam dificuldades para resolvê-los. Participaram da investigação 75 estudantes, de ambos os sexos, com média de idade de 11 anos, de duas escolas públicas da cidade do Recife. Em um primeiro momento todos os participantes foram solicitados a ler duas vezes um texto narrativo “A história de Pedrinho”, uma vez com auxílio de um áudio e outra em voz alta, e posteriormente a responder 12 perguntas literais e 12 perguntas inferenciais sobre o texto. Em um segundo momento, os participantes foram solicitados a resolver seis problemas verbais de diferentes tipos, envolvendo a multiplicação. Nesta parte da investigação denominou-se Momento 1 quando os estudantes eram solicitados a resolver cada um dos problemas verbais de multiplicação e a explicar a forma como os resolviam. Posteriormente, no Momento 2, eram solicitados a responder perguntas sobre a relação entre as quantidades e seus referentes presentes nos enunciados quando apresentavam dificuldades para resolvê-los no Momento 1. Considerando as respostas dos estudantes para a história apresentada foram constituídos três grupos: Maus compreendedores (acertaram até 59% das perguntas); Regulares (acertaram entre 60 % e 70%) e Bons compreendedores (acertaram entre 71% e 100%). Os problemas multiplicativos verbais foram analisados considerando o número de acertos, sendo posteriormente constituídos três grupos: baixo desempenho (acerta um ou dois problemas), desempenho regular (acerta três a quatro problemas) e bom desempenho (acerta de cinco a seis problemas). Os resultados apontam que a compreensão textual se encontra significativamente relacionada ao desempenho matemático dos estudantes examinados, tanto no Momento 1 como no Momento 2 da resolução dos problemas. Quando refletem sobre as relações entre as quantidades e seus referentes nos enunciados dos problemas, os estudantes conseguem melhorar seu desempenho matemático, fazendo com que a relação entre estas duas variáveis seja mais forte. As limitações desta investigação são discutidas, propondo-se futuras pesquisas que possam contribuir de modo mais efetivo para o esclarecimento das relações entre compreensão textual e a resolução de problemas matemáticos em crianças.Organización de los Estados Americanos (OEA)This study investigates the relationship between the comprehension of texts and the resolution of mathematical problems involving the concept of multiplication in 4th year elementary school children. This study also investigates whether, when solving multiplication problems, children’s performance differ when they are asked to consider the relationship between the quantities and the referents, as presented in the problems. 75 students, male and female, took part in the study. Participants were from two state schools in Recife, Brazil, and of an average age of 11 years old. The structure of the experiment was as follows: Phase 1: Participants were asked to read a narrative text (‘Little Peter’s Story’) twice, once with the aid of an audio and once aloud. Participants were then asked to answer a number of questions about the text, 12 literal questions and 12 inferential questions. Phase 2: Participants were asked to solve six verbal mathematical problems. The problems were of different types but they all involved multiplication. First participants were asked to solve each one of the problems and explain how they had done it (Part 1). Secondly, participants were asked to answer questions about the relationship between the quantities and the referents, as presented in the problems they had difficulties in solving (Part 2). Three groups were formed according to the answers given in phase 1 (questions about the text): poor understanding (0% - 59% correct answers), average understanding (60% - 70% correct answers) and good understanding (71% - 100% correct answers). Another three groups were formed according to participants’ performance in phase 2 (the verbal multiplication problems): poor performance (one or two problems solved correctly), average performance (three or four problems solved correctly) and good performance (five or six problems solved correctly). The results showed that textual comprehension is closely related to mathematical performance. This was confirmed by participants’ performances in both phases 1 and 2 of the experiment. When children consider the relationship between the quantities and their referents, as presented in the mathematical problems, they improve their mathematical performance, strengthening the relationship between these two variables. The limitations of the present study are discussed, and further research is proposed so that we have a more in depth understanding of the relationship between textual comprehension and children’s resolution of mathematical problems.porUniversidade Federal de PernambucoPrograma de Pos Graduacao em Psicologia CognitivaUFPEBrasilAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessPsicologia cognitivaCriançasCompreensão na leituraMatemáticaMultiplicaçãoA compreensão de textos e sua relação com a resolução de problemas matemáticosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesismestradoreponame:Repositório Institucional da UFPEinstname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPETHUMBNAILDISSERTAÇÃO Leidy Johana Peralta Marin.pdf.jpgDISSERTAÇÃO Leidy Johana Peralta Marin.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1156https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/24566/5/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Leidy%20Johana%20Peralta%20Marin.pdf.jpg3535b019f52a88431ff5af6ff101aa77MD55ORIGINALDISSERTAÇÃO Leidy Johana Peralta Marin.pdfDISSERTAÇÃO Leidy Johana Peralta Marin.pdfapplication/pdf1223182https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/24566/1/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Leidy%20Johana%20Peralta%20Marin.pdf9f825e33ef0d914e93513520648286b8MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; 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