O amor como fundamento ético-moral do agir humano, segundo Santo Agostinho
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Data de Publicação: | 2017 |
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Texto Completo: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/32115 |
Resumo: | A presente dissertação visa esquadrinhar o problema do agir humano e as diversas consequências que se originam de sua operação, seja esta positiva ou negativa. Para tanto, tomaremos como base filosófica de nossa reflexão o maior expoente da filosofia patrística: Santo Agostinho de Hipona. Demonstraremos que na filosofia moral de Agostinho o amor é o elemento chave para a compreensão das ações humanas, pois constitui a força motriz que direciona o homem ao objeto desejado. É necessária, previamente, a análise do objeto verdadeiro buscado pelo homem, a saber, a verdadeira felicidade, o próprio Deus. Explicaremos quais as causas que separam o homem da vida beata, bem como a necessidade de uma reflexão ético-moral empreendida pelo indivíduo. Após, distinguiremos as diversas significações empregadas pelos antigos na antiguidade do termo amor e como Santo Agostinho alarga seu sentido. Ademais: falaremos de como o amor incita as relações entre os indivíduos. Principiaremos uma reflexão sobre a obra De Doctrina Christiana e a ordem estabelecida por Deus que deve ser amada pelo homem. Entronizando no trabalho a ideia de que a moral cristã é o meio purificador do amor humano e de sua conversão ao amor divino para o bem viver, intuindo que o homem pode viver segundo Deus ou sob seus instintos. Por fim, apontaremos como Agostinho elabora na obra supracitada uma regra moral para a promoção do bem viver: o uti-frui, que, unida à moral cristã, reordenará o amor humano. |
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BARROS, Pedro Felipe dos Santoshttp://lattes.cnpq.br/2843820666384587http://lattes.cnpq.br/1136821185537508COSTA, Marcos Roberto Nunes2019-09-02T19:51:01Z2019-09-02T19:51:01Z2017-09-26https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/32115ark:/64986/001300000m82rA presente dissertação visa esquadrinhar o problema do agir humano e as diversas consequências que se originam de sua operação, seja esta positiva ou negativa. Para tanto, tomaremos como base filosófica de nossa reflexão o maior expoente da filosofia patrística: Santo Agostinho de Hipona. Demonstraremos que na filosofia moral de Agostinho o amor é o elemento chave para a compreensão das ações humanas, pois constitui a força motriz que direciona o homem ao objeto desejado. É necessária, previamente, a análise do objeto verdadeiro buscado pelo homem, a saber, a verdadeira felicidade, o próprio Deus. Explicaremos quais as causas que separam o homem da vida beata, bem como a necessidade de uma reflexão ético-moral empreendida pelo indivíduo. Após, distinguiremos as diversas significações empregadas pelos antigos na antiguidade do termo amor e como Santo Agostinho alarga seu sentido. Ademais: falaremos de como o amor incita as relações entre os indivíduos. Principiaremos uma reflexão sobre a obra De Doctrina Christiana e a ordem estabelecida por Deus que deve ser amada pelo homem. Entronizando no trabalho a ideia de que a moral cristã é o meio purificador do amor humano e de sua conversão ao amor divino para o bem viver, intuindo que o homem pode viver segundo Deus ou sob seus instintos. Por fim, apontaremos como Agostinho elabora na obra supracitada uma regra moral para a promoção do bem viver: o uti-frui, que, unida à moral cristã, reordenará o amor humano.The present dissertation aims to probe the problem of human action, and the various consequences stemming from its operation, either positive or negative. For this reason, we will build our reflection upon the philosophical basis laid down by the greatest exponent of patristic philosophy: Saint Augustine of Hippo. We will set forth that on Augustine's moral philosophy, love is the key element for understanding the human actions, for it constitutes the driving force that directs man to the desired object. It is necessary, beforehand, the analysis of the true object sought by man, the true happiness, namely, God Himself. We will explain the causes that set man apart from the blessed life, as well as the need for a ethical-moral reflection undertaken by the individual. After that, we will distinguish the various meanings used in antiquity for the term love, and how Saint Augustine broaden its sense. Furthermore: we will talk of how love incites the relationships among individuals. We will begin a reflection about the work De Doctrina Christiana and the order established by God, that must be loved by man, enthroning in the work the idea that the christian moral is the means of purifying human love, and of converting it to divine love for the good life, realizing that man can live either according to God, or under his own instincts. Lastly, we will point out how Augustine elaborates in the aforementioned work, a moral rule furthering the good life: the uti-frui, that, united to christian moral, will reorder human love.porUniversidade Federal de PernambucoPrograma de Pos Graduacao em FilosofiaUFPEBrasilAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessFilosofiaAmorFelicidadeHedonismoAgostinho, Santo, Bispo de Hipona, 354-430O amor como fundamento ético-moral do agir humano, segundo Santo Agostinhoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesismestradoreponame:Repositório Institucional da UFPEinstname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPETHUMBNAILDISSERTAÇÃO Pedro Felipe dos Santos Barros.pdf.jpgDISSERTAÇÃO Pedro Felipe dos Santos Barros.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1177https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/32115/5/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Pedro%20Felipe%20dos%20Santos%20Barros.pdf.jpg320dda33daf357d2fae0ad1c77f326a0MD55ORIGINALDISSERTAÇÃO Pedro Felipe dos Santos Barros.pdfDISSERTAÇÃO Pedro Felipe dos Santos Barros.pdfapplication/pdf1060090https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/32115/1/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Pedro%20Felipe%20dos%20Santos%20Barros.pdf70cb0c5e6940355bc4b5762c8f27e2a7MD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; 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