Transtorno de ansiedade social e consumo de álcool em adolescentes escolares
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Tese |
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Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPE |
Texto Completo: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/29816 |
Resumo: | Os distúrbios do desenvolvimento e dos transtornos mentais e comportamentais acontecem em aproximadamente 20% das crianças e adolescentes, sendo comuns no período da adolescência o surgimento do transtorno de ansiedade social e o uso de álcool. O objetivo foi investigar a associação entre o Transtorno de Ansiedade Social e o Consumo de Álcool em adolescentes escolares. Estudo transversal (seccional) e caso-controle, realizado na Rede de Educação do Estadual da Cidade do Recife, Brasil, com adolescentes (11 a 17 anos). Utilizou-se o questionário “Biodemográfico”; “Strengths and Difficulties Questionnaire (SDQ)”; “Development and Well-Being Assessment (DAWBA)”; e “The Alcohol Use Disorders Identification Test (AUDIT)”. Para o estudo transversal, 479 alunos foram selecionados. 69,94% representa o gênero feminino, idade média de 15,15 (±1,47) anos, 94,3% não trabalham, 92,48% possuem irmãos, 34,66% das mães concluíram o ensino médio e 52,82% consideram sua saúde boa. É importante destacar que 68,06% possuem algum transtorno emocional e comportamental, destacando hiperatividade (23,38%) e sintomas emocionais (21,92%). Analisando a prevalência, 28,8% apresentaram indicativo para o diagnóstico de Transtorno de Ansiedade Social e 15,2% apresentaram risco de uso nocivo de álcool, ambos prevaleceram o gênero feminino (76,09% e 79,45%) e idade de 16 anos (32,61% e 38,36%), respectivamente. Dos alunos que apresentaram sintomatologia positiva para TAS, 83,33% possuem algum transtorno emocional ou comportamental, destacando sintomas emocionais (38,41%), hiperatividade (35,51%), problemas de conduta (28,26%) e problemas com colegas (13,04%). Já o grupo com risco de uso nocivo de álcool, 82,19% possui alguma alteração, estando relacionada principalmente a problemas de conduta (45,21%), hiperatividade (41,1%) e sintomas emocionais (36,99%). No estudo de caso-controle, para verificar se o TAS é fator de risco para o uso de álcool, utilizou-se 138 alunos com indicativo para o diagnóstico de TAS (casos) e 341 sem TAS (controle). Observou-se que 10,96% dos alunos “Com Risco” de uso nocivo de álcool possuem “Muito” medo ou evitam comer na frente das outras pessoas e 1,37% “Tem Certeza” que o medo de situações sociais é excessivo ou irracional (p<0,05), porém as demais variáveis respostas não tiveram associação estatisticamente significativa. Desta forma, conclui-se que os alunos “Com TAS” e “Com Risco” de uso nocivo de álcool, mesmo apresentando os sintomas emocionais e comportamentais, não houve evidências de associação entre os sintomas de transtorno de ansiedade social e o consumo de álcool na adolescência. |
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Para o estudo transversal, 479 alunos foram selecionados. 69,94% representa o gênero feminino, idade média de 15,15 (±1,47) anos, 94,3% não trabalham, 92,48% possuem irmãos, 34,66% das mães concluíram o ensino médio e 52,82% consideram sua saúde boa. É importante destacar que 68,06% possuem algum transtorno emocional e comportamental, destacando hiperatividade (23,38%) e sintomas emocionais (21,92%). Analisando a prevalência, 28,8% apresentaram indicativo para o diagnóstico de Transtorno de Ansiedade Social e 15,2% apresentaram risco de uso nocivo de álcool, ambos prevaleceram o gênero feminino (76,09% e 79,45%) e idade de 16 anos (32,61% e 38,36%), respectivamente. Dos alunos que apresentaram sintomatologia positiva para TAS, 83,33% possuem algum transtorno emocional ou comportamental, destacando sintomas emocionais (38,41%), hiperatividade (35,51%), problemas de conduta (28,26%) e problemas com colegas (13,04%). Já o grupo com risco de uso nocivo de álcool, 82,19% possui alguma alteração, estando relacionada principalmente a problemas de conduta (45,21%), hiperatividade (41,1%) e sintomas emocionais (36,99%). No estudo de caso-controle, para verificar se o TAS é fator de risco para o uso de álcool, utilizou-se 138 alunos com indicativo para o diagnóstico de TAS (casos) e 341 sem TAS (controle). Observou-se que 10,96% dos alunos “Com Risco” de uso nocivo de álcool possuem “Muito” medo ou evitam comer na frente das outras pessoas e 1,37% “Tem Certeza” que o medo de situações sociais é excessivo ou irracional (p<0,05), porém as demais variáveis respostas não tiveram associação estatisticamente significativa. Desta forma, conclui-se que os alunos “Com TAS” e “Com Risco” de uso nocivo de álcool, mesmo apresentando os sintomas emocionais e comportamentais, não houve evidências de associação entre os sintomas de transtorno de ansiedade social e o consumo de álcool na adolescência.The development impairments and mental and behavioral disorders are found in approximately 20% of children and youth, which are common during puberty the onset of Social Anxiety Disorder (SAD) and alcohol use. The objective of this research was to explore the association between SAD and alcohol use among youth population at schools. This is a cross-sectional and case-control study, with youth from 11 to 17 years old from Brazil’s Educational Network from the State of Pernambuco, City of Recife. The questionnaire used were: “Biogeographic questionnaire”; “Strengths and Difficulties Questionnaire (SDQ)”; “Development and Well-Being Assessment (DAWBA)”; and “The Alcohol Use Disorders Identification Test (AUDIT)”. 479 students were selected to be part of the analysis from cross-sectional study. 69,94% represents the female gender, average age of 15,15 years old (±1,47), 94,3% are unemployed, 92,48% have siblings, 34,66% of the moms graduated high school and 52,82% consider their health good. It is important to highlight that 68,06% have some Emotional and Behavioral Disorder, in special Hyperactivity (23,38%) and Emotional problems (21,92%). Analyzing the prevalence, 28,8% showed the indicative to have the diagnosis of SAD and 15,2% showed to be at risk for the alcohol abuse, both female gender is the majority (76,09% and 79,45%) and age of 16 years old (32,61% and 38,36%), respectively. Out of the total number of students with positive symptoms for SAD, 83,33% have another type of Emotional or Behavioral Disorder, which they are Emotional problems (38,41%), Hyperactivity (35,51%), Conduct problems (28,26%) and Peer problems (13,04%). Regarding to the risk group for alcohol abuse, 82,19% have some alteration related mainly to the Conduct problems (45,21%), Hyperactivity (41,1%), and Emotional problems (36,99%). At case-control study, to verify if the SAD is a risk factor for the alcohol abuse, it was taken consideration 138 students with indicative to have the diagnosis of SAD (cases studies) and 341 without the disorder (controlled sample). It was observed that 10,96% of the students “at risk” for alcohol abuse have “High” level of fear or they avoid eating in front of other people, and 1,37% “Are Sure” that the fear of social situations is excessive or irrational (p<0.05); however, the variety of the rest of other responses did not have a significant statistic association. In conclusion, although the students “having SAD” and “at risk” of alcohol abuse have emotional and behavioral symptoms, there was no correlated evidences between SAD and alcohol abuse during adolescence.porUniversidade Federal de PernambucoPrograma de Pos Graduacao em Neuropsiquiatria e Ciencia do ComportamentoUFPEBrasilAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessSaúde mentalComportamentoTranstornos fóbicosBebidas alcoólicasTranstorno de ansiedade social e consumo de álcool em adolescentes escolaresinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisdoutoradoreponame:Repositório Institucional da UFPEinstname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPETHUMBNAILTESE Elisabeth Lima Dias da Cruz.pdf.jpgTESE Elisabeth Lima Dias da Cruz.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1241https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/29816/6/TESE%20Elisabeth%20Lima%20Dias%20da%20Cruz.pdf.jpgbe795b82124ff25da1476569914483ffMD56ORIGINALTESE Elisabeth Lima Dias da Cruz.pdfTESE Elisabeth Lima Dias da Cruz.pdfapplication/pdf2103942https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/29816/1/TESE%20Elisabeth%20Lima%20Dias%20da%20Cruz.pdf43a4c3ab113c85f24a716efd0a9375c8MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; 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