A estética do Brega : cultura de consumo e o corpo nas periferias do Recife
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Data de Publicação: | 2005 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPE |
Texto Completo: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/3455 |
Resumo: | A dissertação busca delinear a estética do Brega na região metropolitana do Recife, derivada de um mercado cultural paralelo surgido nas periferias e que agora ganha exposição nos meios de comunicação massivos, no contexto de uma descoberta das camadas de menor poder aquisitivo da população como novos e importantes segmentos de consumidores. Nesse esforço, o Brega (ou Brega Pop) é identificado como uma estratégia de negociação através da qual grupos suburbanos tentam uma inserção, mesmo que limitada, na cultura de consumo, na qual normalmente são apagados. Trabalhando com os princípios apontados por Mikhail Bakhtin e por Friedrich Nietzsche de oposição entre uma cultura popular e carnavalesca (ou dionisíaca), que abre o corpo para o mundo, e um cânone cultural e corporal que o torna fechado, o trabalho identificará uma continuidade relativa dessas relações nos novos cânones corporais da cultura de consumo e na sensibilidade das populações urbanas periféricas. Essa oposição, que é usada dentro do sistema de valores do capitalismo tardio para promover diferenças geradoras de consumo, também gera pressões que precisam ser mediada dentro do campo da cultura. Assim, uma sensibilidade híbrida como o Brega, que une as formas propagadas pelas indústrias culturais e a relação carnavalesca com o corpo, deve ser vista como um ponto de convergência essencial para o entendimento do processo de assimilação da população suburbana do Recife no mundo do consumo |
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