Requisitos informacionais para o desenvolvimento de observatórios de projetos nos portais da transparência dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SANTANA, Mônica Auricélia Oliveira
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPE
Texto Completo: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/40215
Resumo: Com a promulgação da Lei de Acesso à Informação (LAI) a divulgação de informações em portais governamentais tornou-se um importante instrumento para o controle social. Portanto, avaliar a forma de apresentação e estruturação dessas informações é algo de grande valia para a sociedade. Diante desse contexto, este estudo tem como objetivo propor um conjunto de requisitos funcionais para auxiliar o desenvolvimento de observatórios de projetos nos portais da transparência dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (IFs). Como metodologia foram utilizadas as abordagens qualitativa e quantitativa, com o uso da pesquisa bibliográfica e documental, aplicação de levantamento (survey) e a técnica de Autoconceito. Através de avaliações nos portais da transparência dos IFs verificou-se a indisponibilidade de informações que possibilitem o acompanhamento dos projetos, como preconiza a transparência ativa da LAI, apesar do alto grau de interesse da população pesquisada por esse tipo de informação. Um protótipo de observatório de projetos foi desenvolvido, baseado nos requisitos funcionais definidos, e sua avaliação mostrou que 100% dos avaliadores preferem o protótipo ao portal da transparência do Instituto Federal de Educação da Paraíba, atualmente disponível.
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Diante desse contexto, este estudo tem como objetivo propor um conjunto de requisitos funcionais para auxiliar o desenvolvimento de observatórios de projetos nos portais da transparência dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (IFs). Como metodologia foram utilizadas as abordagens qualitativa e quantitativa, com o uso da pesquisa bibliográfica e documental, aplicação de levantamento (survey) e a técnica de Autoconceito. Através de avaliações nos portais da transparência dos IFs verificou-se a indisponibilidade de informações que possibilitem o acompanhamento dos projetos, como preconiza a transparência ativa da LAI, apesar do alto grau de interesse da população pesquisada por esse tipo de informação. Um protótipo de observatório de projetos foi desenvolvido, baseado nos requisitos funcionais definidos, e sua avaliação mostrou que 100% dos avaliadores preferem o protótipo ao portal da transparência do Instituto Federal de Educação da Paraíba, atualmente disponível.With the enactment of the Access to Information Law (LAI), the dissemination of information on governmental portals has become an important instrument for social control. Therefore, evaluating the form of presentation and structuring of this information is of great value to society. Given this context, this study aims to propose a set of functional requirements to assist the development of project observatories in the transparency portals of the Federal Institutes of Education, Science and Technology (IFs). As a methodology, qualitative and quantitative approaches were used, with the use of bibliographic and documentary research, application of survey and the technique of Self-concept. Through assessments on the IFs transparency portals, information was not available to enable the monitoring of projects, as advocated by the active transparency of LAI, despite the high degree of interest of the population surveyed for this type of information. A project observatory prototype was developed, based on the defined functional requirements, and its evaluation showed that 100% of the evaluators prefer the prototype to the transparency portal of the Federal Institute of Education of Paraíba, currently available.porUniversidade Federal de PernambucoPrograma de Pos Graduacao em Ciencia da ComputacaoUFPEBrasilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessSistemas de InformaçãoTransparência ativaPortal da transparênciaObservatório de ProjetosRequisitos informacionais para o desenvolvimento de observatórios de projetos nos portais da transparência dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologiainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesismestrado profissionalreponame:Repositório Institucional da UFPEinstname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPEORIGINALDISSERTAÇÃO Mônica Auricélia Oliveira Santana.pdfDISSERTAÇÃO Mônica Auricélia Oliveira Santana.pdfapplication/pdf4002112https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/40215/1/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20M%c3%b4nica%20Auric%c3%a9lia%20Oliveira%20Santana.pdfbf6737ab4397a234608c97f1a0aeb4d2MD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; 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