Profissionalidade do docente da área de administração na educação básica, técnica e tecnológica no IFPE
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Data de Publicação: | 2020 |
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Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPE |
Texto Completo: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/41847 |
Resumo: | A ausência de uma formação direcionada para o contexto da Rede Profissional de Ensino, sobretudo aos professores bacharéis em Administração, promove inúmeras discussões de como esse grupo profissional desenvolve suas formações e percursos acadêmicos para o ingresso nessas instituições. Por ser professora na área e ter vivenciado inúmeras experiências desafiadoras quanto a base formativa pedagógica, didática e sobretudo para multiníveis formativos, iniciei a construção investigativa sobre a temática da Profissionalidade e seus desdobramentos. A partir daí foram sendo evidenciados cenários dos mais diversos quanto a não homogeneidade de caminhos, ou escolhas formativas que garantissem efetivamente o desenvolvimento nesta rede enquanto Docente da área de Administração. A exigência mínima, conforme a legislação, é a graduação na área, não obstante o professor de Administração transita em todas as formações, desde nível básico, técnico, tecnológico, superior, pós-graduação e formações promovidas pelo Governo Federal, como os Programas Nacionais de Capacitação Técnica (PRONATEC). Assim, diante de um certo vazio que justifique como esses profissionais podem atuar em tantos níveis e currículos sem uma formação adequada, a investigação transita em buscar compreender como se construiu a Profissionalidade desses professores para a atuação nesse contexto. Concebendo que os mesmos pela ausência formativa direcionada acabem por reproduzir, enquanto professores, seus contextos de quando eram alunos e vivenciem o aprendizado pela prática docente à medida de suas experiências e vivências acadêmicas, nasce assim o desenho metodológico. Nessa concepção analítica, a metodologia narrativa se apresenta como caminho investigativo para essa compreensão de fenômeno. Com essa abordagem, a técnica das entrevistas narrativas e suas concepções hermenêuticas se fundam como elementos chave da abordagem. Assim, pautando o processo investigativo, o construto profissionalidade foi a partir de suas concepções teóricas direcionado com base nas competências profissionais e dos saberes da experiência dos docentes, tendo em vista que as relações entre esses elementos afetam diretamente o desenvolvimento profissional. Como não existe um panorama sólido na literatura para esse construto e o objeto delineado ainda não havia sido observado, os dados seriam a fonte para a construção de pensamentos e indicativos teóricos flutuantes. Esses dados foram construídos com base nas entrevistas narrativas de 30 professores, representando 14 dos 17 campis do IFPE, nas quais a questão central pedia que os mesmos discorressem sobre suas trajetórias formativas acadêmicas e profissionais. A partir dessa construção demais questões versando sobre competências profissionais percebidas, se a formação em administração foi suficiente para atuação na instituição (Instituto Federal de Educação de Pernambuco) nesse contexto pluricurricular, desafios percebidos, entre outras subjacentes, cruz), confirmado por Jovchelovitch e Bauer (2014), seguindo a análise dos elementos indexados, não indexados e uma avaliação geral dos mesmos de maneira comparativa. Por ser uma metodologia narrativa no IFPE as demarcações se restringem ao contexto da unidade, não obstante, face a mesma participar da Rede Federal de Ensino, seus componentes políticos e legais são abrangentes. Daí foi possível destacar a fragilidade da formação em Administração enquanto caminho único exigido ao ingresso (aprovação via concurso público), os desafios quanto a linguagem utilizada para tantas turmas de níveis diferenciados, da necessidade em um conhecimentos didáticos, pedagógicos e de mercados de trabalho amplos, de políticas internas que direcionem e modelem a atuação do professor da área de Administração, de recortes que respeitem as devidas especializações dos mesmos e não os direcionem para conteúdos que nunca foram vivenciados, além de não configurarem uma expertise, entre outros. |
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MEDEIROS, Ana Carolina Peixotohttp://lattes.cnpq.br/7992308957180709http://lattes.cnpq.br/5603289094229665MENDONÇA, José Ricardo Costa de2021-11-29T19:14:30Z2021-11-29T19:14:30Z2020-11-04MEDEIROS, Ana Carolina Peixoto. Profissionalidade do docente da área de administração na educação básica, técnica e tecnológica no IFPE. 2020. Tese (Doutorado em Administração) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2020.https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/41847A ausência de uma formação direcionada para o contexto da Rede Profissional de Ensino, sobretudo aos professores bacharéis em Administração, promove inúmeras discussões de como esse grupo profissional desenvolve suas formações e percursos acadêmicos para o ingresso nessas instituições. Por ser professora na área e ter vivenciado inúmeras experiências desafiadoras quanto a base formativa pedagógica, didática e sobretudo para multiníveis formativos, iniciei a construção investigativa sobre a temática da Profissionalidade e seus desdobramentos. A partir daí foram sendo evidenciados cenários dos mais diversos quanto a não homogeneidade de caminhos, ou escolhas formativas que garantissem efetivamente o desenvolvimento nesta rede enquanto Docente da área de Administração. A exigência mínima, conforme a legislação, é a graduação na área, não obstante o professor de Administração transita em todas as formações, desde nível básico, técnico, tecnológico, superior, pós-graduação e formações promovidas pelo Governo Federal, como os Programas Nacionais de Capacitação Técnica (PRONATEC). Assim, diante de um certo vazio que justifique como esses profissionais podem atuar em tantos níveis e currículos sem uma formação adequada, a investigação transita em buscar compreender como se construiu a Profissionalidade desses professores para a atuação nesse contexto. Concebendo que os mesmos pela ausência formativa direcionada acabem por reproduzir, enquanto professores, seus contextos de quando eram alunos e vivenciem o aprendizado pela prática docente à medida de suas experiências e vivências acadêmicas, nasce assim o desenho metodológico. Nessa concepção analítica, a metodologia narrativa se apresenta como caminho investigativo para essa compreensão de fenômeno. Com essa abordagem, a técnica das entrevistas narrativas e suas concepções hermenêuticas se fundam como elementos chave da abordagem. Assim, pautando o processo investigativo, o construto profissionalidade foi a partir de suas concepções teóricas direcionado com base nas competências profissionais e dos saberes da experiência dos docentes, tendo em vista que as relações entre esses elementos afetam diretamente o desenvolvimento profissional. Como não existe um panorama sólido na literatura para esse construto e o objeto delineado ainda não havia sido observado, os dados seriam a fonte para a construção de pensamentos e indicativos teóricos flutuantes. Esses dados foram construídos com base nas entrevistas narrativas de 30 professores, representando 14 dos 17 campis do IFPE, nas quais a questão central pedia que os mesmos discorressem sobre suas trajetórias formativas acadêmicas e profissionais. A partir dessa construção demais questões versando sobre competências profissionais percebidas, se a formação em administração foi suficiente para atuação na instituição (Instituto Federal de Educação de Pernambuco) nesse contexto pluricurricular, desafios percebidos, entre outras subjacentes, cruz), confirmado por Jovchelovitch e Bauer (2014), seguindo a análise dos elementos indexados, não indexados e uma avaliação geral dos mesmos de maneira comparativa. Por ser uma metodologia narrativa no IFPE as demarcações se restringem ao contexto da unidade, não obstante, face a mesma participar da Rede Federal de Ensino, seus componentes políticos e legais são abrangentes. Daí foi possível destacar a fragilidade da formação em Administração enquanto caminho único exigido ao ingresso (aprovação via concurso público), os desafios quanto a linguagem utilizada para tantas turmas de níveis diferenciados, da necessidade em um conhecimentos didáticos, pedagógicos e de mercados de trabalho amplos, de políticas internas que direcionem e modelem a atuação do professor da área de Administração, de recortes que respeitem as devidas especializações dos mesmos e não os direcionem para conteúdos que nunca foram vivenciados, além de não configurarem uma expertise, entre outros.The absence of a qualification aimed at the Professional Teaching Network and, in particular, to Business Lecturers, fosters a wide array of debates on how they have developed their academic capabilities and paths to be eligible for applying to a position at Public higher education institutions. In my experience as a Business Lecturer, I have faced and witnessed many challenges concerning pedagogical-didactic training and, mostly, multilevel training courses. Such a personal experiences has motivated me to investigate the thematic of Professionality and its consequences in the context aforementioned. In the professional teaching literature, there exist evidences from disparate scenarios about either non-homogeneous paths or formative choices, which could assure their professionalism development in this network, whilst a lecturer in the Business filed. Accordingly 11892/08 Brazilian law, the undergraduate degree is the minimum requirement to apply for a position as a Lecturer in these institutions. This degree must be aligned with the academic filed of the position available. In addition to this, these lecturers deal with another major issue, that of, many of them have to encapsulate distinct levels of qualifications from the basic, to technical, to technological, to undergraduate, to graduate and to other qualifications promoted by the Brazilian Federal Government, for instance, the Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego — i.e., PRONATEC. As a result, there is no solid ground upon which lectures may appeal to do properly their work in such variety of levels and curriculum, without having adequate qualifications and trainings. In order to carry out their work, they have tended to reproduce what have learned from either their previous student living experiences or teaching practices from lecturing everyday live. In this regard, this thesis aims to comprehend how Business lecturers’ professionality was built to cope with the challenges and demands imposed by the context of distinct levels of qualifications. In what follows, a narrative method was undertaken as the methodological design to make sense of the phenomenon under investigation. This method was carried on through narrative interviews aligned with hermeneutical conceptions. The research investigation process was guided by the professionality construct. This one was, especially, grounded on the theoretical conceptions related to professional skills and lecturers’ knowledge experience, in such a way that it was taking into consideration how the relationships between these elements directly affect professional development. Since there is no solid panorama in the literature on this construct and the phenomenon outlined had hitherto not yet been observed, the lecturers’ narratives were used as the only source upon which floating thoughts and theoretical indicatives were built. These narratives were elicited from 30 Business Lecturers’, representing 14 of the 17 in general narrative interviews based on the Pernambuco Federal Institute of Education. An interview protocol was utilized to collect data. The main interview question encouraged research participants to talk about their own academic and professional qualification trajectories and experiences. Different questions from the protocol were used accordingly to each the interview. These ones covered on aspects related to: i) perceived professional competences, ii) if their qualification in Business was sufficient to fulfill their work at that institution in this multi-curriculum context, iii) perceived challenges, and so forth. Following Jovchelovitch e Bauer (2014) recommendations, it was implemented the analysis of indexed and non-indexed elements, as much as an overall evaluation of these elements in a comparative basis. Despite the narrative demarcation were restricted to the context of the federal instituted aforementioned, its political and legal components are comprehensive, mainly, due to its participation in that Federal Network. The main findings are suggestive that there is: i) a fragility in the Business qualification as the only route required for admission in Public higher education institutions; ii) a challenge to lecturing for different classes at distinct levels; iii) a need for pedagogical-didactic, labour market, and internal policies knowledge, which can guide and shape lecturers’ performance in the Business course; and, iv) a demand for policies that their specializations and qualifications, as well as do not direct them towards lecturing contents never experienced by them.porUniversidade Federal de PernambucoPrograma de Pos Graduacao em AdministracaoUFPEBrasilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessProfissionalismoFormação e treinamento de administradoresProfessoresProfissionalidade do docente da área de administração na educação básica, técnica e tecnológica no IFPEinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisdoutoradoreponame:Repositório Institucional da UFPEinstname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPEORIGINALTESE Ana Carolina Peixoto Medeiros.pdfTESE Ana Carolina Peixoto Medeiros.pdfapplication/pdf1638857https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/41847/1/TESE%20Ana%20Carolina%20Peixoto%20Medeiros.pdf84154f4627b6c8a7aecb1035ee3228d4MD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; 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