Aplicação do Modelo de Kano em companhias aéreas: discussão da satisfação dos clientes
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
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Texto Completo: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/33216 |
Resumo: | O mercado de trabalho tornou-se cada vez mais competitivo. Para se destacar de seus concorrentes e sobreviver a essa imagem, as organizações precisam investir na qualidade de seus produtos e serviços. Diante disso, é importante identificar quais atributos são oferecidos como influenciadores diretos aos usuários, para que os provedores dos produtos e serviços possam se concentrar nos pontos mais críticos de insatisfação, buscando suas melhorias. Para isso a pesquisa é baseada na avaliação da qualidade no setor aéreo e através do Modelo de Kano foi possível identificar quais atributos (unidimensionais, obrigatórios, atrativos, neutros ou reversos) estão presentes no serviço, e com isso propor uma discussão sobre os coeficientes de satisfação e insatisfação presentes na literatura que atualmente, para seu cálculo, não leva em consideração todos os tipos de atributos do modelo. A presente pesquisa concluiu que a maioria dos entrevistados identificaram os atributos como unidimensionais, ou seja, esperam que esses atributos estejam presentes e que seu nível de satisfação seja proporcional à medida que os requisitos vão sendo preenchidos. Um resultado significativo é apresentado pelos entrevistados quando as questões estavam ligadas ao atraso, considerando o atributo como reverso. Por essa representatividade foram realizadas duas propostas, em que os atributos reversos foram considerados nas equações de satisfação e insatisfação. Por fim, é importante que os gerentes considerem esses atributos como uma possível fonte de melhoria para a prestação de serviço de sua organização. |
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Para isso a pesquisa é baseada na avaliação da qualidade no setor aéreo e através do Modelo de Kano foi possível identificar quais atributos (unidimensionais, obrigatórios, atrativos, neutros ou reversos) estão presentes no serviço, e com isso propor uma discussão sobre os coeficientes de satisfação e insatisfação presentes na literatura que atualmente, para seu cálculo, não leva em consideração todos os tipos de atributos do modelo. A presente pesquisa concluiu que a maioria dos entrevistados identificaram os atributos como unidimensionais, ou seja, esperam que esses atributos estejam presentes e que seu nível de satisfação seja proporcional à medida que os requisitos vão sendo preenchidos. Um resultado significativo é apresentado pelos entrevistados quando as questões estavam ligadas ao atraso, considerando o atributo como reverso. Por essa representatividade foram realizadas duas propostas, em que os atributos reversos foram considerados nas equações de satisfação e insatisfação. Por fim, é importante que os gerentes considerem esses atributos como uma possível fonte de melhoria para a prestação de serviço de sua organização.CAPESThe labor market has become increasingly competitive. To stand out from your competitors and survive this image, organizations need to invest in the quality of their products and services. Given this, it is important to identify which attributes are offered as direct influencers to users, so that providers of products and services can focus on the most critical points of dissatisfaction, seeking their improvements. For this, the research is based on the evaluation of the quality in the air sector and through the Kano Model it was possible to identify which attributes (one-dimensional, must-be, attractive, neutral or reverse) are present in the service, and with that propose a discussion on the coefficients of satisfaction and dissatisfaction in the literature that currently, for its calculation, does not take into account all types of attributes of the model. The present study concluded that the majority of respondents identified the attributes as one-dimensional, that is, they expect these attributes to be present and that their level of satisfaction is proportional as the requirements are met. A significant result is presented by the interviewees when the questions were linked to the delay, considering the attribute as reverse. For this representativeness two proposals were made, in which the reverse attributes were considered in the satisfaction and dissatisfaction equations. Finally, it is important for managers to consider these attributes as a possible source of improvement for their organization's service delivery.porUniversidade Federal de PernambucoPrograma de Pos Graduacao em Engenharia de ProducaoUFPEBrasilAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessEngenharia de ProduçãoModelo de KanoCoeficientes de Satisfação e InsatisfaçãoCompanhias AéreasQualidade de ServiçosAplicação do Modelo de Kano em companhias aéreas: discussão da satisfação dos clientesinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesismestradoreponame:Repositório Institucional da UFPEinstname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPETHUMBNAILDISSERTAÇÃO André Philippi Gonzaga de Albuquerque.pdf.jpgDISSERTAÇÃO André Philippi Gonzaga de Albuquerque.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1195https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/33216/5/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Andr%c3%a9%20Philippi%20Gonzaga%20de%20Albuquerque.pdf.jpg92af1e96e8c9571457c85afdc4d7cbbdMD55ORIGINALDISSERTAÇÃO André Philippi Gonzaga de Albuquerque.pdfDISSERTAÇÃO André Philippi Gonzaga de Albuquerque.pdfapplication/pdf2936909https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/33216/1/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Andr%c3%a9%20Philippi%20Gonzaga%20de%20Albuquerque.pdf35bc5cd25747c87a68de49f3929f4a91MD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; 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