Satisfação dos consumidores: uma análise no setor de vestuário sob a perspectiva do modelo kano

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Robert Volubueff de
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFGD
Texto Completo: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/2122
Resumo: Com o mercado cada vez mais competitivo as empresas buscam mais formas de se destacar perante a concorrência, nesse sentido a qualidade do atendimento pode atuar como um fator que gera um diferencial para a empresa através da satisfação do cliente. Para atender o consumidor, é necessário suprir e até mesmo superar suas expressivas, mas para isso é preciso conhece-lo e saber quais atributos geram mais satisfação. Assim esse trabalho surge com objetivo de levantar quais atributos geram satisfação do consumidor de Dourados/MS, analisar o nível de satisfação dos mesmos, além de identificar as ações que os gestores podem tomar em relação aos atributos do atendimento. Para o levantamento dos dados foi elaborado um questionário por meio da plataforma Google forms, sendo divulgado por meio das redes sociais. Primeiramente foi levantado o perfil dos respondentes, em seguida foi utilizado o modelo KANO, em que foi possível mensurar a satisfação dos respondentes em relação aos atributos do atendimento, tornando possível classificar cada atributo de acordo com a metodologia. Os atributos analisados já foram validados em uma pesquisa realizada por Freitas e Costa (1998), sendo eles: Cortesia; Receptividade dos funcionários; Rapidez no atendimento; Instalações físicas organizadas; Limpeza; Estacionamento; Eficiência no atendimento; Preço; Variedade. Os respondentes são, em sua maioria, jovens, solteiros e compram com uma frequência muito baixa. O atributo eficiência no atendimento foi classificado como atrativo, sendo que o CS (coeficiente de satisfação) foi relativamente alto, sendo um atributo que merece atenção dos gestores das empresas. Os atributos limpeza e receptividade dos funcionários foram classificados como unidimensionais, sendo indispensáveis pelos respondentes, merecendo atenção dos gestores. Já em relação ao atendimento com cortesia, foi classificado como obrigatório, sendo que os gestores precisam alocar esforços apenas para manter esse atributo. Já os atributos possuir estacionamento, preços baixos, variedade, instalações físicas organizadas e rapidez no atendimento, foram classificados como neutros, porém os gestores devem ficar atentos, pois cada atributo pode mudar de classificação de acordo com o seu ciclo de vida.
id UFGD-2_6e05e07c95d446de7c8fd44e66055d00
oai_identifier_str oai:https://repositorio.ufgd.edu.br/jspui:prefix/2122
network_acronym_str UFGD-2
network_name_str Repositório Institucional da UFGD
repository_id_str 2116
spelling Dutra, Fábio Mascarenhashttp://lattes.cnpq.br/1193767417072889Viana, José Jair Soareshttp://lattes.cnpq.br/5727031233026272Silva, Luan Carlos Santoshttp://lattes.cnpq.br/0479052969821093Souza, Robert Volubueff de2019-11-14T21:24:11Z2019-11-14T21:24:11Z2018-07-16SOUZA, Robert Volubueff de. Satisfação dos consumidores: uma análise no setor de vestuário sob a perspectiva do modelo kano. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração) – Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Economia, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2018.http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/2122Com o mercado cada vez mais competitivo as empresas buscam mais formas de se destacar perante a concorrência, nesse sentido a qualidade do atendimento pode atuar como um fator que gera um diferencial para a empresa através da satisfação do cliente. Para atender o consumidor, é necessário suprir e até mesmo superar suas expressivas, mas para isso é preciso conhece-lo e saber quais atributos geram mais satisfação. Assim esse trabalho surge com objetivo de levantar quais atributos geram satisfação do consumidor de Dourados/MS, analisar o nível de satisfação dos mesmos, além de identificar as ações que os gestores podem tomar em relação aos atributos do atendimento. Para o levantamento dos dados foi elaborado um questionário por meio da plataforma Google forms, sendo divulgado por meio das redes sociais. Primeiramente foi levantado o perfil dos respondentes, em seguida foi utilizado o modelo KANO, em que foi possível mensurar a satisfação dos respondentes em relação aos atributos do atendimento, tornando possível classificar cada atributo de acordo com a metodologia. Os atributos analisados já foram validados em uma pesquisa realizada por Freitas e Costa (1998), sendo eles: Cortesia; Receptividade dos funcionários; Rapidez no atendimento; Instalações físicas organizadas; Limpeza; Estacionamento; Eficiência no atendimento; Preço; Variedade. Os respondentes são, em sua maioria, jovens, solteiros e compram com uma frequência muito baixa. O atributo eficiência no atendimento foi classificado como atrativo, sendo que o CS (coeficiente de satisfação) foi relativamente alto, sendo um atributo que merece atenção dos gestores das empresas. Os atributos limpeza e receptividade dos funcionários foram classificados como unidimensionais, sendo indispensáveis pelos respondentes, merecendo atenção dos gestores. Já em relação ao atendimento com cortesia, foi classificado como obrigatório, sendo que os gestores precisam alocar esforços apenas para manter esse atributo. Já os atributos possuir estacionamento, preços baixos, variedade, instalações físicas organizadas e rapidez no atendimento, foram classificados como neutros, porém os gestores devem ficar atentos, pois cada atributo pode mudar de classificação de acordo com o seu ciclo de vida.The satisfaction of the consumer is something that aggregates in the companies, in view of the ample competition existing in the current market. In order to serve the consumer, it is necessary to supply and even surpass their expressive, but for this it is necessary to know it and to know which attributes generate more satisfaction. Thus, this work arises with the objective of raising which attributes generate consumer satisfaction of Dourados / MS, analyze their level of satisfaction, and identify the actions managers can take in relation to service attributes. For the data collection, a questionnaire was elaborated through the Google forms platform, being disseminated through social networks. Firstly, the profile of the respondents was taken, then the KANO model was used, in which it was possible to measure respondents' satisfaction with the attributes of the service, making it possible to classify each attribute according to the methodology. The analyzed attributes have already been validated in a research done by Freitas and Costa (1998), being: Courtesy; Responsiveness of employees; Speed of care; Organized physical facilities; Cleaning; Parking; Efficiency of care; Price; Variety. Respondents are mostly young, single, and buy at a very low frequency. The attribute efficiency in service was classified as attractive, and the CS (satisfaction coefficient) was relatively high, being an attribute that deserves attention of the managers of the companies. The attributes cleanliness and receptivity of the employees were classified as onedimensional, being indispensable by the respondents, deserving attention of the managers. Regarding courtesy, it was classified as mandatory, and managers need to allocate effort only to maintain this attribute. On the other hand, the attributes have parking, low prices, variety, organized physical facilities and fast service, were classified as neutral, but managers should be aware, as each attribute can change classification according to its life cycle.Submitted by Alison Souza (alisonsouza@ufgd.edu.br) on 2019-11-14T21:24:11Z No. of bitstreams: 1 RobertValobueffdeSouza.pdf: 825198 bytes, checksum: 422a6dc4c01570109fd39f1b25a0a9c7 (MD5)Made available in DSpace on 2019-11-14T21:24:11Z (GMT). No. of bitstreams: 1 RobertValobueffdeSouza.pdf: 825198 bytes, checksum: 422a6dc4c01570109fd39f1b25a0a9c7 (MD5) Previous issue date: 2018-07-16porUniversidade Federal da Grande DouradosUFGDBrasilFaculdade de Administração, Ciências Contábeis e EconomiaCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAOSatisfação do clienteAtendimento ao clienteModelo KanoConsumer satisfactionCustomer servicesKano modelSatisfação dos consumidores: uma análise no setor de vestuário sob a perspectiva do modelo kanoConsumer satisfaction: an analysis in the clothing sector under the perspective of the kano modelinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFGDinstname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)instacron:UFGDTEXTRobertValobueffdeSouza.pdf.txtRobertValobueffdeSouza.pdf.txtExtracted texttext/plain90142https://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/bitstream/prefix/2122/3/RobertValobueffdeSouza.pdf.txte2c2ca2c2c9b4ac2efa7a5bf51365603MD53LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81866https://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/bitstream/prefix/2122/2/license.txt43cd690d6a359e86c1fe3d5b7cba0c9bMD52ORIGINALRobertValobueffdeSouza.pdfRobertValobueffdeSouza.pdfapplication/pdf825198https://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/bitstream/prefix/2122/1/RobertValobueffdeSouza.pdf422a6dc4c01570109fd39f1b25a0a9c7MD51prefix/21222023-09-14 01:57:07.85oai:https://repositorio.ufgd.edu.br/jspui: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ório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufgd.edu.br/jspui:8080/oai/requestopendoar:21162023-09-14T05:57:07Repositório Institucional da UFGD - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Satisfação dos consumidores: uma análise no setor de vestuário sob a perspectiva do modelo kano
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Consumer satisfaction: an analysis in the clothing sector under the perspective of the kano model
title Satisfação dos consumidores: uma análise no setor de vestuário sob a perspectiva do modelo kano
spellingShingle Satisfação dos consumidores: uma análise no setor de vestuário sob a perspectiva do modelo kano
Souza, Robert Volubueff de
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
Satisfação do cliente
Atendimento ao cliente
Modelo Kano
Consumer satisfaction
Customer services
Kano model
title_short Satisfação dos consumidores: uma análise no setor de vestuário sob a perspectiva do modelo kano
title_full Satisfação dos consumidores: uma análise no setor de vestuário sob a perspectiva do modelo kano
title_fullStr Satisfação dos consumidores: uma análise no setor de vestuário sob a perspectiva do modelo kano
title_full_unstemmed Satisfação dos consumidores: uma análise no setor de vestuário sob a perspectiva do modelo kano
title_sort Satisfação dos consumidores: uma análise no setor de vestuário sob a perspectiva do modelo kano
author Souza, Robert Volubueff de
author_facet Souza, Robert Volubueff de
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Dutra, Fábio Mascarenhas
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/1193767417072889
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Viana, José Jair Soares
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/5727031233026272
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Silva, Luan Carlos Santos
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/0479052969821093
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza, Robert Volubueff de
contributor_str_mv Dutra, Fábio Mascarenhas
Viana, José Jair Soares
Silva, Luan Carlos Santos
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
topic CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
Satisfação do cliente
Atendimento ao cliente
Modelo Kano
Consumer satisfaction
Customer services
Kano model
dc.subject.por.fl_str_mv Satisfação do cliente
Atendimento ao cliente
Modelo Kano
dc.subject.eng.fl_str_mv Consumer satisfaction
Customer services
Kano model
description Com o mercado cada vez mais competitivo as empresas buscam mais formas de se destacar perante a concorrência, nesse sentido a qualidade do atendimento pode atuar como um fator que gera um diferencial para a empresa através da satisfação do cliente. Para atender o consumidor, é necessário suprir e até mesmo superar suas expressivas, mas para isso é preciso conhece-lo e saber quais atributos geram mais satisfação. Assim esse trabalho surge com objetivo de levantar quais atributos geram satisfação do consumidor de Dourados/MS, analisar o nível de satisfação dos mesmos, além de identificar as ações que os gestores podem tomar em relação aos atributos do atendimento. Para o levantamento dos dados foi elaborado um questionário por meio da plataforma Google forms, sendo divulgado por meio das redes sociais. Primeiramente foi levantado o perfil dos respondentes, em seguida foi utilizado o modelo KANO, em que foi possível mensurar a satisfação dos respondentes em relação aos atributos do atendimento, tornando possível classificar cada atributo de acordo com a metodologia. Os atributos analisados já foram validados em uma pesquisa realizada por Freitas e Costa (1998), sendo eles: Cortesia; Receptividade dos funcionários; Rapidez no atendimento; Instalações físicas organizadas; Limpeza; Estacionamento; Eficiência no atendimento; Preço; Variedade. Os respondentes são, em sua maioria, jovens, solteiros e compram com uma frequência muito baixa. O atributo eficiência no atendimento foi classificado como atrativo, sendo que o CS (coeficiente de satisfação) foi relativamente alto, sendo um atributo que merece atenção dos gestores das empresas. Os atributos limpeza e receptividade dos funcionários foram classificados como unidimensionais, sendo indispensáveis pelos respondentes, merecendo atenção dos gestores. Já em relação ao atendimento com cortesia, foi classificado como obrigatório, sendo que os gestores precisam alocar esforços apenas para manter esse atributo. Já os atributos possuir estacionamento, preços baixos, variedade, instalações físicas organizadas e rapidez no atendimento, foram classificados como neutros, porém os gestores devem ficar atentos, pois cada atributo pode mudar de classificação de acordo com o seu ciclo de vida.
publishDate 2018
dc.date.issued.fl_str_mv 2018-07-16
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-11-14T21:24:11Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-11-14T21:24:11Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv SOUZA, Robert Volubueff de. Satisfação dos consumidores: uma análise no setor de vestuário sob a perspectiva do modelo kano. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração) – Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Economia, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2018.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/2122
identifier_str_mv SOUZA, Robert Volubueff de. Satisfação dos consumidores: uma análise no setor de vestuário sob a perspectiva do modelo kano. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração) – Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Economia, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2018.
url http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/2122
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Grande Dourados
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFGD
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Economia
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Grande Dourados
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFGD
instname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
instacron:UFGD
instname_str Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
instacron_str UFGD
institution UFGD
reponame_str Repositório Institucional da UFGD
collection Repositório Institucional da UFGD
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/bitstream/prefix/2122/3/RobertValobueffdeSouza.pdf.txt
https://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/bitstream/prefix/2122/2/license.txt
https://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/bitstream/prefix/2122/1/RobertValobueffdeSouza.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv e2c2ca2c2c9b4ac2efa7a5bf51365603
43cd690d6a359e86c1fe3d5b7cba0c9b
422a6dc4c01570109fd39f1b25a0a9c7
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFGD - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1798042066948718592