Um percurso possível do fotojornalismo a partir dos meus manuais: a construção do discurso visual da notícia por meio de suas regularidades normativas
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Data de Publicação: | 2016 |
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Texto Completo: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/19213 |
Resumo: | Este trabalho investiga o processo de construção histórica do discurso visual da notícia, com especial atenção para as rupturas e regularidades associadas as esferas da teoria e da prática da fotografia de imprensa. Sobre tais reconfigurações, buscamos observar de que forma a atividade fotojornalística e, consequentemente, suas cadeias de produção, edição e circulação de conteúdo, vêm absorvendo algumas dessas mudanças, as quais assinalam para “novos contextos” tanto em nível processual (gestão de processos) como no que se relaciona ao nível procedimental (técnico) da atividade. Para isso, buscamos estabelecer um processo classificatório para as características direcionadas ao fotojornalismo que se concentrassem em três grandes esferas (ou dimensões): a dimensão técnica (relacionada à questões de rotina), a dimensão estética (atrelada a ideia de codificação da atividade) e a dimensão deontológica. Tal escolha foi norteada pela necessidade de agrupar particularidades que representassem importantes subatividades articuladas à atividade fotojornalística. Ademais, podemos destacar entre os objetivos apontados para esta tese a identifcação, por meio de uma análise diacrônica de 15 manuais de fotojornalismo, do processo de construção das orientações alusivas às dimensões técnica, estética e deontológica da atividade. Tal análise evolutiva das orientações sobre tais as dimensões, através de seus manuais, apresenta uma abordagem investigativa que aponta para zonas de tensão / “transições de status” (ou, segundo Foucault (1987), fenômeno de ruptura) nos campos da produção, edição e circulação das imagens voltadas para a imprensa. Essa perspectiva oferece um novo olhar sobre a história evolutiva dos processos que compõem as esferas teórica e prática do fotojornalismo. Partindo dessas considerações, estabelecemos três hipóteses principais para o trabalho: a primeira hipótese aborda os manuais de fotojornalismo sob uma perspectiva que permite a identificação de regularidades, acumulações e rupturas nas dimensões técnica, estética e deontológica A segunda hipótese postulada adverte que as regularidades, acumulações e rupturas aqui específicas permitemnos ressaltar para consolidação de um campo (Bordieu, 2003) para o fotojornalismo. Por fim, a terceira hipótese trabalhada nesse material indica o surgimento de um sujeito-autor na cadeia fotojornalística: o manulista. |
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PEIXOTO, João Guilherme de Melohttp://lattes.cnpq.br/9201546147950698http://lattes.cnpq.br/2687254184338962SILVA JÚNIOR, José Afonso daALIAGA, Ramon Salaverría2017-06-22T14:58:15Z2017-06-22T14:58:15Z2016-06-30https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/19213ark:/64986/001300000jnb2Este trabalho investiga o processo de construção histórica do discurso visual da notícia, com especial atenção para as rupturas e regularidades associadas as esferas da teoria e da prática da fotografia de imprensa. Sobre tais reconfigurações, buscamos observar de que forma a atividade fotojornalística e, consequentemente, suas cadeias de produção, edição e circulação de conteúdo, vêm absorvendo algumas dessas mudanças, as quais assinalam para “novos contextos” tanto em nível processual (gestão de processos) como no que se relaciona ao nível procedimental (técnico) da atividade. Para isso, buscamos estabelecer um processo classificatório para as características direcionadas ao fotojornalismo que se concentrassem em três grandes esferas (ou dimensões): a dimensão técnica (relacionada à questões de rotina), a dimensão estética (atrelada a ideia de codificação da atividade) e a dimensão deontológica. Tal escolha foi norteada pela necessidade de agrupar particularidades que representassem importantes subatividades articuladas à atividade fotojornalística. Ademais, podemos destacar entre os objetivos apontados para esta tese a identifcação, por meio de uma análise diacrônica de 15 manuais de fotojornalismo, do processo de construção das orientações alusivas às dimensões técnica, estética e deontológica da atividade. 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Por fim, a terceira hipótese trabalhada nesse material indica o surgimento de um sujeito-autor na cadeia fotojornalística: o manulista.This work investigates the historical construction process of the visual news speech, with special attention to the ruptures and regularities associated with the sphere of theory and practice of press photography. On such reconfigurations, we observed how the photojournalistic activity and, consequently, their chains of production, editing and circulation of content, have been absorbing some of these changes, which indicates for "new contexts" both in procedural level (process management) as in what relates to the technical level of activity. For this, we have established a classification process for the features related to photojournalism which to focus on three major spheres (or dimensions): the technical dimension (related to routine issues), the aesthetic dimension (linked the idea of codification of activity) and the ethical dimension. This choice was guided by the need to group characteristics that represent major sub-activities articulated to photojournalistic activity. Moreover, we can stand out among the objectives apointed for this thesis the identifcation, through a diachronic analysis of 15 manuals of photojournalism, of the construction process of allusive guidelines for technical, aesthetic and ethical activity. This evolutionary analysis of guidelines on such dimensions, through its guides, presents an investigative approach that points to areas of tension / "status transitions" (or, according to Foucault (1987), breaking phenomenon) in the fields of production, editing and circulation of images aimed at the press. This perspective offers a new look at the evolutionary history of the processes that make up the theoretical and practical spheres of photojournalism. Based on these considerations, we have established three hipothesis for our thesis: the first hypothesis presents the photojournalism manuals from a perspective that allows the identification of regularities, accumulations and ruptures in the technical, aesthetic and deotological The second hypothesis postulated warns that the regularities, accumulations and specific breaks allow us to emphasize consolidation of a field (Bourdieu 2003) for photojournalism. Finally, the third hypothesis worked in this material indicates the emergence of a subject-author in photojournalistic chain: the "manualista".porUniversidade Federal de PernambucoPrograma de Pos Graduacao em ComunicacaoUFPEBrasilAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessfotografiajornalismohistóriafotojornalismomanualanálise diacrônicaphotographyjournalismhistoryphotojournalismguidediachronic analysisUm percurso possível do fotojornalismo a partir dos meus manuais: a construção do discurso visual da notícia por meio de suas regularidades normativasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisdoutoradoreponame:Repositório Institucional da UFPEinstname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPETHUMBNAILTese_JoaoGuilherme.pdf.jpgTese_JoaoGuilherme.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1329https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/19213/5/Tese_JoaoGuilherme.pdf.jpg4ac121a79f556d501fd61de9e1ebb3a3MD55ORIGINALTese_JoaoGuilherme.pdfTese_JoaoGuilherme.pdfapplication/pdf3983936https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/19213/1/Tese_JoaoGuilherme.pdf537864cef5e8774fd0f3413491833300MD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; 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