Comunicação Integrada de Marketing e Valor de Marca: um Estudo em Empresas de Tecnologia da Informação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SANTANA, Shirley Arruda
Data de Publicação: 2003
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPE
dARK ID: ark:/64986/001300000bd65
Texto Completo: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/1166
Resumo: A comunicação integrada de marketing (CIM) tornou-se um dos temas centrais entre acadêmicos e profissionais a partir da década de 90, sendo considerada um importante caminho para facilitar e para manter fortes estruturas de memória de marca através do tempo, podendo harmonizar e reforçar as impressões desta junto ao públicoalvo. As organizações ainda não descobriram de um modo geral o poder da comunicação, que é capaz de renovar o ambiente de marketing, facilitar as relações e colaborar para a eficácia das realizações. Isto parece não ser diferente em empresas de tecnologia da informação (TI). Esta dissertação teve como propósito identificar como a CIM é utilizada por empresas de TI e de que forma esta contribui para o estabelecimento do valor de marca destas empresas, na perspectiva de seus gestores. A CIM foi considerada nesta dissertação uma variável antecedente às dimensões de valor de marca, podendo colaborar para a sua criação, manutenção e expansão. Os dados coletados através da aplicação de questionários foram analisados com base em estatística descritiva e em testes não-paramétricos. Os resultados encontrados indicam que a maioria das empresas parece não integrarem de maneira satisfatória a comunicação de marketing. Mesmo os gestores destas empresas percebendo que há relação entre investir em comunicação de marketing e estabelecer o valor de marca com os benefícios da CIM, estas relações são baixas
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Isto parece não ser diferente em empresas de tecnologia da informação (TI). Esta dissertação teve como propósito identificar como a CIM é utilizada por empresas de TI e de que forma esta contribui para o estabelecimento do valor de marca destas empresas, na perspectiva de seus gestores. A CIM foi considerada nesta dissertação uma variável antecedente às dimensões de valor de marca, podendo colaborar para a sua criação, manutenção e expansão. Os dados coletados através da aplicação de questionários foram analisados com base em estatística descritiva e em testes não-paramétricos. Os resultados encontrados indicam que a maioria das empresas parece não integrarem de maneira satisfatória a comunicação de marketing. Mesmo os gestores destas empresas percebendo que há relação entre investir em comunicação de marketing e estabelecer o valor de marca com os benefícios da CIM, estas relações são baixasporUniversidade Federal de PernambucoAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessAdministraçãoMarketingMarcasComunicação Integrada de Marketing e Valor de Marca: um Estudo em Empresas de Tecnologia da Informaçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisreponame:Repositório Institucional da UFPEinstname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPETHUMBNAILarquivo1716_1.pdf.jpgarquivo1716_1.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1143https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/1166/4/arquivo1716_1.pdf.jpg7f398f631b30417c576f9aa482bd6221MD54ORIGINALarquivo1716_1.pdfapplication/pdf562048https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/1166/1/arquivo1716_1.pdf4eb6b40352471f02073d38b91bb5cd39MD51LICENSElicense.txttext/plain1748https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/1166/2/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD52TEXTarquivo1716_1.pdf.txtarquivo1716_1.pdf.txtExtracted texttext/plain171974https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/1166/3/arquivo1716_1.pdf.txta7d03d504afd775ba14f580961ff9cbaMD53123456789/11662019-10-25 19:45:33.24oai:repositorio.ufpe.br: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Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufpe.br/oai/requestattena@ufpe.bropendoar:22212019-10-25T22:45:33Repositório Institucional da UFPE - Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)false
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