A capa do livro como interface entre o design, o mercado e a cultura : um estudo multicaso de dois selos do grupo Companhia das Letras

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SOUZA, Ildembergue Leite de
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPE
Texto Completo: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/46428
Resumo: Historicamente, a publicação de livros com capas ilustradas no Brasil se destaca pelo pionei- rismo e pela originalidade. Além de se instituir como expressão legítima da sociedade e de seus movimentos culturais e estéticos, a capa do livro se apresenta como a primeira comunicação entre a obra e o leitor, constituindo-se como importante ferramenta na estratégia mercadoló- gica. Qualquer que seja o livro, sua capa é fruto de uma ação coletiva em que estão envolvi- dos muitos interessados, como o designer, agente importante no processo de publicação que responde com seu projeto gráfico às demandas do autor, do editor e do leitor. Tomando a capa em sua condição de artefato cultural e artifício comercial, o objetivo geral do estudo foi compreender de que modo as capas de livros publicados pelos selos Companhia das Letras e Paralela se configuram como interface do design, do mercado e da cultura. De tendência qua- litativa, o estudo multicaso se debruçou sobre a articulação visual entre a sintaxe e a semântica que operam, respectivamente, sobre a estética e a produção de significados contidos nas capas. Ademais, em conformidade com os fundamentos de marketing adotados para o mercado edi- torial, investigou-se tanto a experiência dos profissionais envolvidos no processo de publicação quanto a relação dos leitores com as capas. Para tais propósitos, recorreu-se a métodos de análise visual, análise de conteúdo e de levantamento. A partir de uma conjugação entre as reflexões suscitadas pela teoria e os achados da pesquisa, conclui-se que a capa do livro se con- figura como uma interface que congrega os princípios do design, as demandas do mercado e as influências da cultura. Nos elos existentes entre as três esferas se dão interferências mútuas que repercutem sobre as funções da capa, tributando-lhe a condição de artefato visual que, além de contribuir para a circulação do pensamento e da arte, perpetua significados quando cristaliza visualmente a face cultural de sua época.
id UFPE_8599fa8ebaf6fbd4b4575e617c8c0c4f
oai_identifier_str oai:repositorio.ufpe.br:123456789/46428
network_acronym_str UFPE
network_name_str Repositório Institucional da UFPE
repository_id_str 2221
spelling SOUZA, Ildembergue Leite dehttp://lattes.cnpq.br/6952001189366884http://lattes.cnpq.br/6115852722430503WAECHTER, Hans da Nobrega2022-09-15T13:22:31Z2022-09-15T13:22:31Z2022-06-29SOUZA, Ildembergue Leite de. A capa do livro como interface entre o design, o mercado e a cultura: um estudo multicaso de dois selos do grupo Companhia das Letras. 2022. Tese (Doutorado em Design) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022.https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/46428Historicamente, a publicação de livros com capas ilustradas no Brasil se destaca pelo pionei- rismo e pela originalidade. Além de se instituir como expressão legítima da sociedade e de seus movimentos culturais e estéticos, a capa do livro se apresenta como a primeira comunicação entre a obra e o leitor, constituindo-se como importante ferramenta na estratégia mercadoló- gica. Qualquer que seja o livro, sua capa é fruto de uma ação coletiva em que estão envolvi- dos muitos interessados, como o designer, agente importante no processo de publicação que responde com seu projeto gráfico às demandas do autor, do editor e do leitor. Tomando a capa em sua condição de artefato cultural e artifício comercial, o objetivo geral do estudo foi compreender de que modo as capas de livros publicados pelos selos Companhia das Letras e Paralela se configuram como interface do design, do mercado e da cultura. De tendência qua- litativa, o estudo multicaso se debruçou sobre a articulação visual entre a sintaxe e a semântica que operam, respectivamente, sobre a estética e a produção de significados contidos nas capas. Ademais, em conformidade com os fundamentos de marketing adotados para o mercado edi- torial, investigou-se tanto a experiência dos profissionais envolvidos no processo de publicação quanto a relação dos leitores com as capas. Para tais propósitos, recorreu-se a métodos de análise visual, análise de conteúdo e de levantamento. A partir de uma conjugação entre as reflexões suscitadas pela teoria e os achados da pesquisa, conclui-se que a capa do livro se con- figura como uma interface que congrega os princípios do design, as demandas do mercado e as influências da cultura. Nos elos existentes entre as três esferas se dão interferências mútuas que repercutem sobre as funções da capa, tributando-lhe a condição de artefato visual que, além de contribuir para a circulação do pensamento e da arte, perpetua significados quando cristaliza visualmente a face cultural de sua época.Historically, the publication of books with illustrated covers in Brazil stands out for its pio- neering spirit and originality. In addition to establishing itself as a legitimate expression of society and its cultural and aesthetic movements, the book cover presents itself as the first communication between the literary work and the reader, constituting an important tool in the marketing strategy. Whatever the book, its cover is the result of a collective action in which many interested parties are involved, such as the designer, an important agent in the publishing process who responds with his graphic project to the demands of the author, the editor and the reader. Taking the cover in its condition of cultural artifact and commercial artifice, the general objective of the study was to understand how the covers of books published by the publishers Companhia das Letras and Paralela are configured as an interface between design, the market and culture. With a qualitative tendency, the multi-case study focused on the visual articulation between syntax and semantics that operate, respectively, on aesthetics and the production of meanings contained in the covers. Furthermore, in accordance with the marketing fundamen- tals adopted for the publishing market, both the experience of the professionals involved in the publication process and the relationship of readers with the covers were investigated. For such purposes, visual analysis, content analysis and survey methods were used. From a combination of the reflections raised by the theory and the research findings, it is concluded that the book cover is configured as an interface that brings together design principles, market demands and cultural influences. In the existing links between the three spheres, there are mutual interfer- ences that affect the functions of the cover, giving it the condition of a visual artifact that, in addition to contributing to the circulation of knowledge and art, perpetuates meanings when it visually crystallizes the cultural face of its time.porUniversidade Federal de PernambucoPrograma de Pos Graduacao em DesignUFPEBrasilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessPlanejamento e Contextualização de ArtefatosCapa de livroDesign gráficoMercado editorialCultura visualA capa do livro como interface entre o design, o mercado e a cultura : um estudo multicaso de dois selos do grupo Companhia das Letrasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisdoutoradoreponame:Repositório Institucional da UFPEinstname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPETEXTTESE Ildembergue Leite de Souza.pdf.txtTESE Ildembergue Leite de Souza.pdf.txtExtracted texttext/plain810768https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/46428/4/TESE%20Ildembergue%20Leite%20de%20Souza.pdf.txt4732c93dc38241c7ddcf1f607c18f1a9MD54THUMBNAILTESE Ildembergue Leite de Souza.pdf.jpgTESE Ildembergue Leite de Souza.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1247https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/46428/5/TESE%20Ildembergue%20Leite%20de%20Souza.pdf.jpg08bb1d68df99a742cea6f9a1882b43ddMD55ORIGINALTESE Ildembergue Leite de Souza.pdfTESE Ildembergue Leite de Souza.pdfapplication/pdf10256417https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/46428/1/TESE%20Ildembergue%20Leite%20de%20Souza.pdffc66b8bec2775c8bc1e32b21138e952dMD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8811https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/46428/2/license_rdfe39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34MD52LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82142https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/46428/3/license.txt6928b9260b07fb2755249a5ca9903395MD53123456789/464282022-09-16 02:59:57.916oai:repositorio.ufpe.br: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ório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufpe.br/oai/requestattena@ufpe.bropendoar:22212022-09-16T05:59:57Repositório Institucional da UFPE - Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A capa do livro como interface entre o design, o mercado e a cultura : um estudo multicaso de dois selos do grupo Companhia das Letras
title A capa do livro como interface entre o design, o mercado e a cultura : um estudo multicaso de dois selos do grupo Companhia das Letras
spellingShingle A capa do livro como interface entre o design, o mercado e a cultura : um estudo multicaso de dois selos do grupo Companhia das Letras
SOUZA, Ildembergue Leite de
Planejamento e Contextualização de Artefatos
Capa de livro
Design gráfico
Mercado editorial
Cultura visual
title_short A capa do livro como interface entre o design, o mercado e a cultura : um estudo multicaso de dois selos do grupo Companhia das Letras
title_full A capa do livro como interface entre o design, o mercado e a cultura : um estudo multicaso de dois selos do grupo Companhia das Letras
title_fullStr A capa do livro como interface entre o design, o mercado e a cultura : um estudo multicaso de dois selos do grupo Companhia das Letras
title_full_unstemmed A capa do livro como interface entre o design, o mercado e a cultura : um estudo multicaso de dois selos do grupo Companhia das Letras
title_sort A capa do livro como interface entre o design, o mercado e a cultura : um estudo multicaso de dois selos do grupo Companhia das Letras
author SOUZA, Ildembergue Leite de
author_facet SOUZA, Ildembergue Leite de
author_role author
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/6952001189366884
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/6115852722430503
dc.contributor.author.fl_str_mv SOUZA, Ildembergue Leite de
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv WAECHTER, Hans da Nobrega
contributor_str_mv WAECHTER, Hans da Nobrega
dc.subject.por.fl_str_mv Planejamento e Contextualização de Artefatos
Capa de livro
Design gráfico
Mercado editorial
Cultura visual
topic Planejamento e Contextualização de Artefatos
Capa de livro
Design gráfico
Mercado editorial
Cultura visual
description Historicamente, a publicação de livros com capas ilustradas no Brasil se destaca pelo pionei- rismo e pela originalidade. Além de se instituir como expressão legítima da sociedade e de seus movimentos culturais e estéticos, a capa do livro se apresenta como a primeira comunicação entre a obra e o leitor, constituindo-se como importante ferramenta na estratégia mercadoló- gica. Qualquer que seja o livro, sua capa é fruto de uma ação coletiva em que estão envolvi- dos muitos interessados, como o designer, agente importante no processo de publicação que responde com seu projeto gráfico às demandas do autor, do editor e do leitor. Tomando a capa em sua condição de artefato cultural e artifício comercial, o objetivo geral do estudo foi compreender de que modo as capas de livros publicados pelos selos Companhia das Letras e Paralela se configuram como interface do design, do mercado e da cultura. De tendência qua- litativa, o estudo multicaso se debruçou sobre a articulação visual entre a sintaxe e a semântica que operam, respectivamente, sobre a estética e a produção de significados contidos nas capas. Ademais, em conformidade com os fundamentos de marketing adotados para o mercado edi- torial, investigou-se tanto a experiência dos profissionais envolvidos no processo de publicação quanto a relação dos leitores com as capas. Para tais propósitos, recorreu-se a métodos de análise visual, análise de conteúdo e de levantamento. A partir de uma conjugação entre as reflexões suscitadas pela teoria e os achados da pesquisa, conclui-se que a capa do livro se con- figura como uma interface que congrega os princípios do design, as demandas do mercado e as influências da cultura. Nos elos existentes entre as três esferas se dão interferências mútuas que repercutem sobre as funções da capa, tributando-lhe a condição de artefato visual que, além de contribuir para a circulação do pensamento e da arte, perpetua significados quando cristaliza visualmente a face cultural de sua época.
publishDate 2022
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-09-15T13:22:31Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-09-15T13:22:31Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2022-06-29
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv SOUZA, Ildembergue Leite de. A capa do livro como interface entre o design, o mercado e a cultura: um estudo multicaso de dois selos do grupo Companhia das Letras. 2022. Tese (Doutorado em Design) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/46428
identifier_str_mv SOUZA, Ildembergue Leite de. A capa do livro como interface entre o design, o mercado e a cultura: um estudo multicaso de dois selos do grupo Companhia das Letras. 2022. Tese (Doutorado em Design) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022.
url https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/46428
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Pernambuco
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pos Graduacao em Design
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFPE
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Pernambuco
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPE
instname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
instacron:UFPE
instname_str Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
instacron_str UFPE
institution UFPE
reponame_str Repositório Institucional da UFPE
collection Repositório Institucional da UFPE
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/46428/4/TESE%20Ildembergue%20Leite%20de%20Souza.pdf.txt
https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/46428/5/TESE%20Ildembergue%20Leite%20de%20Souza.pdf.jpg
https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/46428/1/TESE%20Ildembergue%20Leite%20de%20Souza.pdf
https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/46428/2/license_rdf
https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/46428/3/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 4732c93dc38241c7ddcf1f607c18f1a9
08bb1d68df99a742cea6f9a1882b43dd
fc66b8bec2775c8bc1e32b21138e952d
e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34
6928b9260b07fb2755249a5ca9903395
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPE - Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
repository.mail.fl_str_mv attena@ufpe.br
_version_ 1802310866639519744