A capa do livro como interface entre o design, o mercado e a cultura : um estudo multicaso de dois selos do grupo Companhia das Letras
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPE |
Texto Completo: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/46428 |
Resumo: | Historicamente, a publicação de livros com capas ilustradas no Brasil se destaca pelo pionei- rismo e pela originalidade. Além de se instituir como expressão legítima da sociedade e de seus movimentos culturais e estéticos, a capa do livro se apresenta como a primeira comunicação entre a obra e o leitor, constituindo-se como importante ferramenta na estratégia mercadoló- gica. Qualquer que seja o livro, sua capa é fruto de uma ação coletiva em que estão envolvi- dos muitos interessados, como o designer, agente importante no processo de publicação que responde com seu projeto gráfico às demandas do autor, do editor e do leitor. Tomando a capa em sua condição de artefato cultural e artifício comercial, o objetivo geral do estudo foi compreender de que modo as capas de livros publicados pelos selos Companhia das Letras e Paralela se configuram como interface do design, do mercado e da cultura. De tendência qua- litativa, o estudo multicaso se debruçou sobre a articulação visual entre a sintaxe e a semântica que operam, respectivamente, sobre a estética e a produção de significados contidos nas capas. Ademais, em conformidade com os fundamentos de marketing adotados para o mercado edi- torial, investigou-se tanto a experiência dos profissionais envolvidos no processo de publicação quanto a relação dos leitores com as capas. Para tais propósitos, recorreu-se a métodos de análise visual, análise de conteúdo e de levantamento. A partir de uma conjugação entre as reflexões suscitadas pela teoria e os achados da pesquisa, conclui-se que a capa do livro se con- figura como uma interface que congrega os princípios do design, as demandas do mercado e as influências da cultura. Nos elos existentes entre as três esferas se dão interferências mútuas que repercutem sobre as funções da capa, tributando-lhe a condição de artefato visual que, além de contribuir para a circulação do pensamento e da arte, perpetua significados quando cristaliza visualmente a face cultural de sua época. |
id |
UFPE_8599fa8ebaf6fbd4b4575e617c8c0c4f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufpe.br:123456789/46428 |
network_acronym_str |
UFPE |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFPE |
repository_id_str |
2221 |
spelling |
SOUZA, Ildembergue Leite dehttp://lattes.cnpq.br/6952001189366884http://lattes.cnpq.br/6115852722430503WAECHTER, Hans da Nobrega2022-09-15T13:22:31Z2022-09-15T13:22:31Z2022-06-29SOUZA, Ildembergue Leite de. A capa do livro como interface entre o design, o mercado e a cultura: um estudo multicaso de dois selos do grupo Companhia das Letras. 2022. Tese (Doutorado em Design) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022.https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/46428Historicamente, a publicação de livros com capas ilustradas no Brasil se destaca pelo pionei- rismo e pela originalidade. Além de se instituir como expressão legítima da sociedade e de seus movimentos culturais e estéticos, a capa do livro se apresenta como a primeira comunicação entre a obra e o leitor, constituindo-se como importante ferramenta na estratégia mercadoló- gica. Qualquer que seja o livro, sua capa é fruto de uma ação coletiva em que estão envolvi- dos muitos interessados, como o designer, agente importante no processo de publicação que responde com seu projeto gráfico às demandas do autor, do editor e do leitor. Tomando a capa em sua condição de artefato cultural e artifício comercial, o objetivo geral do estudo foi compreender de que modo as capas de livros publicados pelos selos Companhia das Letras e Paralela se configuram como interface do design, do mercado e da cultura. De tendência qua- litativa, o estudo multicaso se debruçou sobre a articulação visual entre a sintaxe e a semântica que operam, respectivamente, sobre a estética e a produção de significados contidos nas capas. Ademais, em conformidade com os fundamentos de marketing adotados para o mercado edi- torial, investigou-se tanto a experiência dos profissionais envolvidos no processo de publicação quanto a relação dos leitores com as capas. Para tais propósitos, recorreu-se a métodos de análise visual, análise de conteúdo e de levantamento. A partir de uma conjugação entre as reflexões suscitadas pela teoria e os achados da pesquisa, conclui-se que a capa do livro se con- figura como uma interface que congrega os princípios do design, as demandas do mercado e as influências da cultura. Nos elos existentes entre as três esferas se dão interferências mútuas que repercutem sobre as funções da capa, tributando-lhe a condição de artefato visual que, além de contribuir para a circulação do pensamento e da arte, perpetua significados quando cristaliza visualmente a face cultural de sua época.Historically, the publication of books with illustrated covers in Brazil stands out for its pio- neering spirit and originality. In addition to establishing itself as a legitimate expression of society and its cultural and aesthetic movements, the book cover presents itself as the first communication between the literary work and the reader, constituting an important tool in the marketing strategy. Whatever the book, its cover is the result of a collective action in which many interested parties are involved, such as the designer, an important agent in the publishing process who responds with his graphic project to the demands of the author, the editor and the reader. Taking the cover in its condition of cultural artifact and commercial artifice, the general objective of the study was to understand how the covers of books published by the publishers Companhia das Letras and Paralela are configured as an interface between design, the market and culture. With a qualitative tendency, the multi-case study focused on the visual articulation between syntax and semantics that operate, respectively, on aesthetics and the production of meanings contained in the covers. Furthermore, in accordance with the marketing fundamen- tals adopted for the publishing market, both the experience of the professionals involved in the publication process and the relationship of readers with the covers were investigated. For such purposes, visual analysis, content analysis and survey methods were used. From a combination of the reflections raised by the theory and the research findings, it is concluded that the book cover is configured as an interface that brings together design principles, market demands and cultural influences. In the existing links between the three spheres, there are mutual interfer- ences that affect the functions of the cover, giving it the condition of a visual artifact that, in addition to contributing to the circulation of knowledge and art, perpetuates meanings when it visually crystallizes the cultural face of its time.porUniversidade Federal de PernambucoPrograma de Pos Graduacao em DesignUFPEBrasilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessPlanejamento e Contextualização de ArtefatosCapa de livroDesign gráficoMercado editorialCultura visualA capa do livro como interface entre o design, o mercado e a cultura : um estudo multicaso de dois selos do grupo Companhia das Letrasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisdoutoradoreponame:Repositório Institucional da UFPEinstname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPETEXTTESE Ildembergue Leite de Souza.pdf.txtTESE Ildembergue Leite de Souza.pdf.txtExtracted texttext/plain810768https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/46428/4/TESE%20Ildembergue%20Leite%20de%20Souza.pdf.txt4732c93dc38241c7ddcf1f607c18f1a9MD54THUMBNAILTESE Ildembergue Leite de Souza.pdf.jpgTESE Ildembergue Leite de Souza.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1247https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/46428/5/TESE%20Ildembergue%20Leite%20de%20Souza.pdf.jpg08bb1d68df99a742cea6f9a1882b43ddMD55ORIGINALTESE Ildembergue Leite de Souza.pdfTESE Ildembergue Leite de Souza.pdfapplication/pdf10256417https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/46428/1/TESE%20Ildembergue%20Leite%20de%20Souza.pdffc66b8bec2775c8bc1e32b21138e952dMD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8811https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/46428/2/license_rdfe39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34MD52LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82142https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/46428/3/license.txt6928b9260b07fb2755249a5ca9903395MD53123456789/464282022-09-16 02:59:57.916oai:repositorio.ufpe.br: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ório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufpe.br/oai/requestattena@ufpe.bropendoar:22212022-09-16T05:59:57Repositório Institucional da UFPE - Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
A capa do livro como interface entre o design, o mercado e a cultura : um estudo multicaso de dois selos do grupo Companhia das Letras |
title |
A capa do livro como interface entre o design, o mercado e a cultura : um estudo multicaso de dois selos do grupo Companhia das Letras |
spellingShingle |
A capa do livro como interface entre o design, o mercado e a cultura : um estudo multicaso de dois selos do grupo Companhia das Letras SOUZA, Ildembergue Leite de Planejamento e Contextualização de Artefatos Capa de livro Design gráfico Mercado editorial Cultura visual |
title_short |
A capa do livro como interface entre o design, o mercado e a cultura : um estudo multicaso de dois selos do grupo Companhia das Letras |
title_full |
A capa do livro como interface entre o design, o mercado e a cultura : um estudo multicaso de dois selos do grupo Companhia das Letras |
title_fullStr |
A capa do livro como interface entre o design, o mercado e a cultura : um estudo multicaso de dois selos do grupo Companhia das Letras |
title_full_unstemmed |
A capa do livro como interface entre o design, o mercado e a cultura : um estudo multicaso de dois selos do grupo Companhia das Letras |
title_sort |
A capa do livro como interface entre o design, o mercado e a cultura : um estudo multicaso de dois selos do grupo Companhia das Letras |
author |
SOUZA, Ildembergue Leite de |
author_facet |
SOUZA, Ildembergue Leite de |
author_role |
author |
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/6952001189366884 |
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/6115852722430503 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
SOUZA, Ildembergue Leite de |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
WAECHTER, Hans da Nobrega |
contributor_str_mv |
WAECHTER, Hans da Nobrega |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Planejamento e Contextualização de Artefatos Capa de livro Design gráfico Mercado editorial Cultura visual |
topic |
Planejamento e Contextualização de Artefatos Capa de livro Design gráfico Mercado editorial Cultura visual |
description |
Historicamente, a publicação de livros com capas ilustradas no Brasil se destaca pelo pionei- rismo e pela originalidade. Além de se instituir como expressão legítima da sociedade e de seus movimentos culturais e estéticos, a capa do livro se apresenta como a primeira comunicação entre a obra e o leitor, constituindo-se como importante ferramenta na estratégia mercadoló- gica. Qualquer que seja o livro, sua capa é fruto de uma ação coletiva em que estão envolvi- dos muitos interessados, como o designer, agente importante no processo de publicação que responde com seu projeto gráfico às demandas do autor, do editor e do leitor. Tomando a capa em sua condição de artefato cultural e artifício comercial, o objetivo geral do estudo foi compreender de que modo as capas de livros publicados pelos selos Companhia das Letras e Paralela se configuram como interface do design, do mercado e da cultura. De tendência qua- litativa, o estudo multicaso se debruçou sobre a articulação visual entre a sintaxe e a semântica que operam, respectivamente, sobre a estética e a produção de significados contidos nas capas. Ademais, em conformidade com os fundamentos de marketing adotados para o mercado edi- torial, investigou-se tanto a experiência dos profissionais envolvidos no processo de publicação quanto a relação dos leitores com as capas. Para tais propósitos, recorreu-se a métodos de análise visual, análise de conteúdo e de levantamento. A partir de uma conjugação entre as reflexões suscitadas pela teoria e os achados da pesquisa, conclui-se que a capa do livro se con- figura como uma interface que congrega os princípios do design, as demandas do mercado e as influências da cultura. Nos elos existentes entre as três esferas se dão interferências mútuas que repercutem sobre as funções da capa, tributando-lhe a condição de artefato visual que, além de contribuir para a circulação do pensamento e da arte, perpetua significados quando cristaliza visualmente a face cultural de sua época. |
publishDate |
2022 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2022-09-15T13:22:31Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2022-09-15T13:22:31Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2022-06-29 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
SOUZA, Ildembergue Leite de. A capa do livro como interface entre o design, o mercado e a cultura: um estudo multicaso de dois selos do grupo Companhia das Letras. 2022. Tese (Doutorado em Design) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/46428 |
identifier_str_mv |
SOUZA, Ildembergue Leite de. A capa do livro como interface entre o design, o mercado e a cultura: um estudo multicaso de dois selos do grupo Companhia das Letras. 2022. Tese (Doutorado em Design) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022. |
url |
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/46428 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Pernambuco |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pos Graduacao em Design |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFPE |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Pernambuco |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFPE instname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) instacron:UFPE |
instname_str |
Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) |
instacron_str |
UFPE |
institution |
UFPE |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFPE |
collection |
Repositório Institucional da UFPE |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/46428/4/TESE%20Ildembergue%20Leite%20de%20Souza.pdf.txt https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/46428/5/TESE%20Ildembergue%20Leite%20de%20Souza.pdf.jpg https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/46428/1/TESE%20Ildembergue%20Leite%20de%20Souza.pdf https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/46428/2/license_rdf https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/46428/3/license.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
4732c93dc38241c7ddcf1f607c18f1a9 08bb1d68df99a742cea6f9a1882b43dd fc66b8bec2775c8bc1e32b21138e952d e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 6928b9260b07fb2755249a5ca9903395 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFPE - Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) |
repository.mail.fl_str_mv |
attena@ufpe.br |
_version_ |
1802310866639519744 |