Indumentária, vestuário e produção de moda: o papel dos artefatos de moda nos processos de identificação e construção de estilo do subgrupo homoerótico bear

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: OLIVEIRA, Tatalina Cristina Silva de
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPE
dARK ID: ark:/64986/001300000h493
Texto Completo: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/32345
Resumo: Em meio à vasta possibilidade de ser evidenciadas no universo gay, uma subcultura, em especial, chama a atenção: Bears ou Ursos. Oriunda dos anos 1980, na cidade de São Francisco (Califórnia), esta subcultura tem como característica mais forte a ressignificação, com consequente valorização, da gordura corporal, dos pelos e da homossexualidade masculina a partir de um estilo de vida hipermasculino. A reivindicação daquela que seria a imagem do “macho rústico original” vem acompanhada do consumo de artefatos de moda específicos: camisas de botão, padronagem xadrez, cores escuras ou terrosas, acessórios grandes, estética retrô etc., que os proporciona uma imagem “heterossexual” e certa transitabilidade em espaços gays ou heteronormativos. Com as ferramentas metodológicas utilizadas (etnografia e entrevista compreensiva, com posterior análise de conteúdo) foi possível chegar ao conceito de transitabilidade; à relação de causalidade entre a processos de identificação ursina e as violências de ordem física e simbólica sofridas pelos entrevistados ainda na infância; aos processos rituais de consumo e fruição de certos artefatos de moda; à ansiedade/medo do escrutínio de seus pares quando da escolha de uma peça “errada” para eventos ursinos etc. No Brasil, a popularização deste estilo de vida se deu nas cidades de São Paulo e Rio de Janeiro, com consequente expansão por outras cidades do país, chegando à cidade do Recife – PE. Nesta investigação analisou-se como se dá o processo de mediação simbólica dos artefatos de moda (vestimenta e acessórios) no subgrupo Bear recifense. Para tal, foi necessário contextualizá-lo histórica e culturalmente no Brasil e, especialmente, na cidade do Recife, compreendendo as condicionantes sociais, culturais e regionais que caracterizavam os Ursos nordestinos. Identificou-se como se estabelece o processo de consumo de artefatos de moda, bem como as dimensões simbólica e objetiva ocupadas pelos mesmos a partir da relação entre corpo, vestuário e performatividade.
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spelling OLIVEIRA, Tatalina Cristina Silva dehttp://lattes.cnpq.br/0342261677880699http://lattes.cnpq.br/5152362661566613ARAÚJO, Kátia Medeiros de2019-09-06T17:19:18Z2019-09-06T17:19:18Z2018-06-15https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/32345ark:/64986/001300000h493Em meio à vasta possibilidade de ser evidenciadas no universo gay, uma subcultura, em especial, chama a atenção: Bears ou Ursos. Oriunda dos anos 1980, na cidade de São Francisco (Califórnia), esta subcultura tem como característica mais forte a ressignificação, com consequente valorização, da gordura corporal, dos pelos e da homossexualidade masculina a partir de um estilo de vida hipermasculino. A reivindicação daquela que seria a imagem do “macho rústico original” vem acompanhada do consumo de artefatos de moda específicos: camisas de botão, padronagem xadrez, cores escuras ou terrosas, acessórios grandes, estética retrô etc., que os proporciona uma imagem “heterossexual” e certa transitabilidade em espaços gays ou heteronormativos. Com as ferramentas metodológicas utilizadas (etnografia e entrevista compreensiva, com posterior análise de conteúdo) foi possível chegar ao conceito de transitabilidade; à relação de causalidade entre a processos de identificação ursina e as violências de ordem física e simbólica sofridas pelos entrevistados ainda na infância; aos processos rituais de consumo e fruição de certos artefatos de moda; à ansiedade/medo do escrutínio de seus pares quando da escolha de uma peça “errada” para eventos ursinos etc. No Brasil, a popularização deste estilo de vida se deu nas cidades de São Paulo e Rio de Janeiro, com consequente expansão por outras cidades do país, chegando à cidade do Recife – PE. Nesta investigação analisou-se como se dá o processo de mediação simbólica dos artefatos de moda (vestimenta e acessórios) no subgrupo Bear recifense. Para tal, foi necessário contextualizá-lo histórica e culturalmente no Brasil e, especialmente, na cidade do Recife, compreendendo as condicionantes sociais, culturais e regionais que caracterizavam os Ursos nordestinos. Identificou-se como se estabelece o processo de consumo de artefatos de moda, bem como as dimensões simbólica e objetiva ocupadas pelos mesmos a partir da relação entre corpo, vestuário e performatividade.FACEPEIn the middle of the vast possibilities of being in gay universe, a special subculture outstands: Bears. Deriving from the 1980‟s, from the city of San Francisco (California), this subculture has the reframe (with consequent valorization) of body fat and facial and corporeal hair, and homosexuality, with hypermasculine performativity, as its strongest characteristics. The claim of the “original macho man” image is stimulated by the consumption of some specific fashion artifacts: shirt with buttons, tartan patterns, dark colors, big accessories, retro aesthetic etc., that gave them certain “transitability” in both straight and gay spaces. With the help of some methodological tools (ethnography and comprehensive interview, with posterior content analysis) it was possible to reach to the concept of “transitability”; to the causal relationship between Bear identification processes and physical and symbolic violence suffered in childhood; to the ritual processes of consumption of some fashion artifacts; to the anxiety/fear of the scrutiny among other bears when it comes to the wrong choice of a garment to any Bear event etc. In Brazil, this lifestyle became popular in the cities of São Paulo and Rio de Janeiro, expanding through other states of the country, such as Pernambuco (and its capital, Recife). This investigation aims to analyze the process of symbolic mediation of fashion artifacts (apparel and accessories) In gay Bear subculture of the city of Recife – especially the social and cultural concerns which characterize the northeastern Bears. It was possible to identify how is stablished the process of consumption of fashion artifacts, as well as the symbolic and objective dimension occupied by them among the relationship between body, apparel and performativity.porUniversidade Federal de PernambucoPrograma de Pos Graduacao em DesignUFPEBrasilAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessUrsosHomoafetividadeArtefatos de modaVestuárioConsumoIndumentária, vestuário e produção de moda: o papel dos artefatos de moda nos processos de identificação e construção de estilo do subgrupo homoerótico bearinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisdoutoradoreponame:Repositório Institucional da UFPEinstname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPETHUMBNAILTESE Tatalina Cristina Silva de Oliveira.pdf.jpgTESE Tatalina Cristina Silva de Oliveira.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1245https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/32345/5/TESE%20Tatalina%20Cristina%20Silva%20de%20Oliveira.pdf.jpgf1ba48096926170b4d74afa4635f4324MD55ORIGINALTESE Tatalina Cristina Silva de Oliveira.pdfTESE Tatalina Cristina Silva de Oliveira.pdfapplication/pdf4014725https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/32345/1/TESE%20Tatalina%20Cristina%20Silva%20de%20Oliveira.pdf215c2516a749ac9725537cd53d4f5252MD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; 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