Tensões epistêmico-didático-pedagógicas na prática docente Xukuru : relações entre a colonialidade e a decolonialidade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SOUZA, Wyne Nogueira de
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPE
dARK ID: ark:/64986/0013000005516
Texto Completo: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/56480
Resumo: Esta dissertação é fruto da pesquisa de Mestrado vinculada à Linha de Ensino Docência e Aprendizagem, do Programa de Pós-Graduação em Educação Contemporânea, do Centro Acadêmico do Agreste (CAA), da Universidade Federal de Pernambuco - UFPE. Este estudo versa sobre as tensões epistêmico-didático-pedagógicas na Prática Docente Xukuru e suas relações entre a colonialidade e a decolonialidade, tendo como objeto de estudo a Prática Docente Xukuru. Apoiamo-nos na abordagem teórico-metodológica do Pensamento Decolonial (Arturo Escobar, 2003; Walter Mignolo, 2007, 2008; Aníbal Quijano, 2005; Henrique Dussel, 2005; Catherine Wash, 2009; Ramón Grosfoguel, 2006, 2007; Santiago Castro-Gómes, 2007; Porto-Gonçalves, 2002, 2003, 2005, 2006), pois nos permite analisar o contexto da produção dos dados a partir da ótica do subalternizado. Nesse sentido, delimitamos como problema de pesquisa: quais são as tensões epistêmico-didático-pedagógicas entre a colonialidade e a decolonialidade na Prática Docente Xukuru? Para tanto, lançamos como objetivo geral: compreender as tensões epistêmico-didático-pedagógicas entre a colonialidade e a decolonialidade na Prática Docente Xukuru, e, de maneira mais específica, identificar as marcas da colonialidade do poder, do saber, do ser e da natureza na Prática Docente Xukuru; perceber os indícios da decolonialidade do poder, do saber, do ser e da natureza na Prática Docente Xukuru e entender os avanços e recuos epistêmico-didático-pedagógicos na Prática Docente Xukuru. Justifica-se este estudo a partir das minhas inquietações enquanto professora Xukuru, que atua em um contexto escolar indígena tensionado pelas interferências coloniais e, por isso, percebemos como fundamental a consciência crítica, a descolonização e a permanente provocação de reflexões internas ao meu povo, no que se refere à Prática Docente. Partimos do pressuposto de que, mesmo com toda luta e com a perspectiva de um projeto outro, a colonialidade ainda está presente nas escolas Xukuru, porque é inevitável o contato com a sociedade nacional, sobretudo pelas formações docentes não interculturais, gerando no contexto educacional dos territórios indígenas as tensões entre a colonialidade e a decolonialidade. O trabalho apresentado se situa no campo da Educação Escolar Indígena, no que tange aos procedimentos teórico-metodológicos escolhemos como campo de pesquisa a Escola Estadual Indígena Santa Rita Memby, alicerçada no povo Xukuru do Ororubá (PE), localizado entre os municípios de Pesqueira e Poção. Tomamos como sujeitos desta pesquisa cinco professores(as) indígenas com maior tempo de atuação nas quatro áreas do conhecimento. A coleta de dados aconteceu através de questionários de identificação, entrevista semiestruturada, diário etnográfico e registros fotográficos. Para o tratamento e análise dos dados, utilizamos a Análise de Conteúdo via Análise Temática (Bardin, 2011; Vala, 1990). As análises nos possibilitaram concluir que avançamos um pouco mais no que diz respeito ao pressuposto, visto que outros elementos foram revelados, ao longo da pesquisa, como impulsionadores das tensões epistêmico-didático-pedagógicas na Prática Docente Xukuru, os quais indicam que os embates são frutos também das imposições do Estado, no que se refere ao cumprimento de normas e padrões institucionais, com vistas ao desenvolvimento de um ensino pautado pelos ideais neoliberais, sem que haja respeito aos modos de pensar e fazer indígenas. Ainda é apontada como retrocesso a ausência de formação continuada específica, isto é, enraizada no território Xukuru, que forme os(as) docentes a partir das suas vivências, na intenção de qualificar o(a) profissional Xukuru, sobretudo em suas práticas específicas, para que, através desse viés, o seu projeto de futuro seja tão bem corporificado. Esse estudo nos fez perceber que a Educação Escolar Xukuru, assim como a prática Docente Xukuru, são componentes relacionais, tecidos pela perspectiva do povo enquanto elementos chaves para a continuidade do projeto de futuro da comunidade Xukuru.
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Este estudo versa sobre as tensões epistêmico-didático-pedagógicas na Prática Docente Xukuru e suas relações entre a colonialidade e a decolonialidade, tendo como objeto de estudo a Prática Docente Xukuru. Apoiamo-nos na abordagem teórico-metodológica do Pensamento Decolonial (Arturo Escobar, 2003; Walter Mignolo, 2007, 2008; Aníbal Quijano, 2005; Henrique Dussel, 2005; Catherine Wash, 2009; Ramón Grosfoguel, 2006, 2007; Santiago Castro-Gómes, 2007; Porto-Gonçalves, 2002, 2003, 2005, 2006), pois nos permite analisar o contexto da produção dos dados a partir da ótica do subalternizado. Nesse sentido, delimitamos como problema de pesquisa: quais são as tensões epistêmico-didático-pedagógicas entre a colonialidade e a decolonialidade na Prática Docente Xukuru? Para tanto, lançamos como objetivo geral: compreender as tensões epistêmico-didático-pedagógicas entre a colonialidade e a decolonialidade na Prática Docente Xukuru, e, de maneira mais específica, identificar as marcas da colonialidade do poder, do saber, do ser e da natureza na Prática Docente Xukuru; perceber os indícios da decolonialidade do poder, do saber, do ser e da natureza na Prática Docente Xukuru e entender os avanços e recuos epistêmico-didático-pedagógicos na Prática Docente Xukuru. Justifica-se este estudo a partir das minhas inquietações enquanto professora Xukuru, que atua em um contexto escolar indígena tensionado pelas interferências coloniais e, por isso, percebemos como fundamental a consciência crítica, a descolonização e a permanente provocação de reflexões internas ao meu povo, no que se refere à Prática Docente. Partimos do pressuposto de que, mesmo com toda luta e com a perspectiva de um projeto outro, a colonialidade ainda está presente nas escolas Xukuru, porque é inevitável o contato com a sociedade nacional, sobretudo pelas formações docentes não interculturais, gerando no contexto educacional dos territórios indígenas as tensões entre a colonialidade e a decolonialidade. O trabalho apresentado se situa no campo da Educação Escolar Indígena, no que tange aos procedimentos teórico-metodológicos escolhemos como campo de pesquisa a Escola Estadual Indígena Santa Rita Memby, alicerçada no povo Xukuru do Ororubá (PE), localizado entre os municípios de Pesqueira e Poção. Tomamos como sujeitos desta pesquisa cinco professores(as) indígenas com maior tempo de atuação nas quatro áreas do conhecimento. A coleta de dados aconteceu através de questionários de identificação, entrevista semiestruturada, diário etnográfico e registros fotográficos. Para o tratamento e análise dos dados, utilizamos a Análise de Conteúdo via Análise Temática (Bardin, 2011; Vala, 1990). As análises nos possibilitaram concluir que avançamos um pouco mais no que diz respeito ao pressuposto, visto que outros elementos foram revelados, ao longo da pesquisa, como impulsionadores das tensões epistêmico-didático-pedagógicas na Prática Docente Xukuru, os quais indicam que os embates são frutos também das imposições do Estado, no que se refere ao cumprimento de normas e padrões institucionais, com vistas ao desenvolvimento de um ensino pautado pelos ideais neoliberais, sem que haja respeito aos modos de pensar e fazer indígenas. Ainda é apontada como retrocesso a ausência de formação continuada específica, isto é, enraizada no território Xukuru, que forme os(as) docentes a partir das suas vivências, na intenção de qualificar o(a) profissional Xukuru, sobretudo em suas práticas específicas, para que, através desse viés, o seu projeto de futuro seja tão bem corporificado. Esse estudo nos fez perceber que a Educação Escolar Xukuru, assim como a prática Docente Xukuru, são componentes relacionais, tecidos pela perspectiva do povo enquanto elementos chaves para a continuidade do projeto de futuro da comunidade Xukuru.FACEPEThis dissertation is the result of Master's research linked to the Teaching and Learning Teaching Line, of the Postgraduate Program in Contemporary Education, of the Centro Acadêmico do Agreste (CAA), of the Federal University of Pernambuco - UFPE. This study deals with the epistemic-didactic-pedagogical tensions in the Xukuru Teaching Practice and its relations between coloniality and decoloniality, taking the Xukuru Teaching Practice as its object of study. We rely on the theoretical-methodological approach of Decolonial Thought (Arturo Escobar, 2003; Walter Mignolo, 2007, 2008; Aníbal Quijano, 2005; Henrique Dussel, 2005; Catherine Wash, 2009; Ramón Grosfoguel, 2006, 2007; Santiago Castro-Gómes, 2007; Porto- Gonçalves, 2002, 2003, 2005, 2006), as it allows us to analyze the context of data production from the perspective of the subordinate. In this sense, we define the following research problem: what are the epistemic-didactic-pedagogical tensions between coloniality and decoloniality in Xukuru Teaching Practice? To this end, we set out as a general objective: to understand the epistemic-didactic-pedagogical tensions between coloniality and decoloniality in Xukuru Teaching Practice, and, more specifically, to identify the marks of the coloniality of power, knowledge, being and nature in Xukuru Teaching Practice; perceive the signs of the decoloniality of power, knowledge, being and nature in the Xukuru Teaching Practice and understand the epistemic-didactic-pedagogical advances and setbacks in the Xukuru Teaching Practice. This study is justified based on my concerns as a teacher with regard to Teaching Practice, which operates in an indigenous school context strained by colonial interference and, therefore, we perceive critical awareness, decolonization and the permanent provocation of internal reflections among my people as fundamental, with regard to Teaching Practice. We start from the assumption that, even with all the struggle and with the prospect of another project, coloniality is still present in Xukuru schools, because contact with national society is inevitable, especially through non-intercultural teaching training, generating in the educational context of indigenous territories tensions between coloniality and decoloniality. The work presented is located in the field of Indigenous School Education, with regard to theoretical- methodological procedures, we chose as a research field the Santa Rita Memby Indigenous State School, based on the Xukuru do Ororubá people (PE), located between the municipalities of Pesqueira and Poção. We took as subjects of this research five indigenous teachers with the longest experience in the four areas of knowledge. Data collection took place through identification questionnaires, semi-structured interviews, ethnographic diaries and photographic records. To process and analyze the data, we used Content Analysis via Thematic Analysis (Bardin, 2011; Vala, 1990). The analyzes allowed us to conclude that we have advanced a little further with regard to the assumption, since other elements were revealed, throughout the research, as drivers of the epistemic-didactic-pedagogical tensions in the Xukuru Teaching Practice, which indicate that the clashes are also the result of State impositions, with regard to compliance with institutional norms and standards, with a view to developing teaching guided by neoliberal ideals, without respect for indigenous ways of thinking and doing. The lack of specific continuing education, that is, rooted in the Xukuru territory, that trains teachers based on their experiences, with the intention of qualifying the Xukuru professional, especially in their specific practices, is still considered a setback, so that, through this bias, your future project is so well embodied. This study made us realize that Xukuru School Education, as well as the Xukuru Teaching practice, are relational components, woven from the perspective of the people as key elements for the continuity of the future project of the Xukuru community.porUniversidade Federal de PernambucoPrograma de Pos Graduacao em Educacao Contemporanea / CAAUFPEBrasilAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessIndígenas - EducaçãoÍndios XukuruPrática de ensinoColonialidadeDecolonialidadeTensões epistêmico-didático-pedagógicas na prática docente Xukuru : relações entre a colonialidade e a decolonialidadeinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesismestradoreponame:Repositório Institucional da UFPEinstname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPEORIGINALDISSERTAÇÃO Wyne Nogueira de Souza.pdfDISSERTAÇÃO Wyne Nogueira de Souza.pdfapplication/pdf1954884https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/56480/1/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Wyne%20Nogueira%20de%20Souza.pdf1515880a46ea7c090f78a0e23ac80f96MD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; 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