Modelo de avaliação de maturidade BIM em instituições federais de ensino

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SOUZA, Kleyton Michell Nunes de
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPE
dARK ID: ark:/64986/001300000zhsd
Texto Completo: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/50527
Resumo: O Building Information Modeling (BIM) reforça a competitividade e eficiência dos seus usuários. Seus benefícios e tendência mundial levaram o governo brasileiro a regulamentar sua implantação para a administração pública federal, incluindo as instituições federais de ensino e, portanto, devem se adequar e implementar o BIM. Assim, um diagnóstico de como o uso do BIM se encontra na instituição se faz necessário para acertar quais, como e onde concentrar esforços de forma estratégica e eficiente e, neste sentido, os modelos de maturidade BIM se apresentam como solução para diagnosticar e desenvolver um planejamento institucional. Entretanto, os modelos encontrados na literatura não conseguem avaliar holisticamente as instituições de ensino que além de desenvolver formação acadêmica, também são responsáveis pelo desenvolvimento de seus próprios projetos, acumulando por vezes atividades análogas a escritórios de projeto, fiscalização e manutenção de edificações. Este estudo foi desenvolvido utilizando uma abordagem Design Thinking, que a partir da observação e imersão no problema do ponto de vista do usuário permite a criação de um protótipo de forma iterativa, com o objetivo de apresentar uma ferramenta capaz de aferir a maturidade BIM destes tipos de instituições de ensino considerando todas suas dimensões de desenvolvimento BIM, contribuindo para a implantação BIM e aperfeiçoamento da avaliação de seu grau de maturidade BIM. O modelo foi aplicado nas instituições de ensino UFPE, que alcançou nível de maturidade Gerenciado, e IFSertãoPE, que atingiu o nível de maturidade Inicial, segundo avaliações realizadas, que para serviram também para validação do modelo desenvolvido, demonstrando-se uma ferramenta prática e com benefícios para o desenvolvimento estratégico da implantação do BIM.
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Assim, um diagnóstico de como o uso do BIM se encontra na instituição se faz necessário para acertar quais, como e onde concentrar esforços de forma estratégica e eficiente e, neste sentido, os modelos de maturidade BIM se apresentam como solução para diagnosticar e desenvolver um planejamento institucional. Entretanto, os modelos encontrados na literatura não conseguem avaliar holisticamente as instituições de ensino que além de desenvolver formação acadêmica, também são responsáveis pelo desenvolvimento de seus próprios projetos, acumulando por vezes atividades análogas a escritórios de projeto, fiscalização e manutenção de edificações. Este estudo foi desenvolvido utilizando uma abordagem Design Thinking, que a partir da observação e imersão no problema do ponto de vista do usuário permite a criação de um protótipo de forma iterativa, com o objetivo de apresentar uma ferramenta capaz de aferir a maturidade BIM destes tipos de instituições de ensino considerando todas suas dimensões de desenvolvimento BIM, contribuindo para a implantação BIM e aperfeiçoamento da avaliação de seu grau de maturidade BIM. O modelo foi aplicado nas instituições de ensino UFPE, que alcançou nível de maturidade Gerenciado, e IFSertãoPE, que atingiu o nível de maturidade Inicial, segundo avaliações realizadas, que para serviram também para validação do modelo desenvolvido, demonstrando-se uma ferramenta prática e com benefícios para o desenvolvimento estratégico da implantação do BIM.Building Information Modeling (BIM) strengthens the competitivity and efficiency of users. Owing to it benefits and following international tendencies, the Brazilian government has regulated the implementation of BIM in the federal public administration, including federal education institutions. Therefore, an evaluation of the level of BIM use in institutions is necessary to optimize the distribution of implementation efforts; in this regard, BIM maturity models are a viable solution to elaborate an institutional planning on BIM implementation. However, the models found in the literature do not holistically evaluate teaching institutions, which are responsible for the academic formation as well as development of internal projects; such activities are often similar to those of companies that focus on projects, monitoring, and building maintenance. The present study was conducted based on a design thinking approach, which from observation and immersion in the problem from the user's point of view allows the creation of a prototype in an iterative way, and aimed to develop a tool to measure BIM maturity in teaching institutions, contributing to BIM implementation and improvement of BIM maturity evaluation. The model was applied in the UFPE, which reached the Managed maturity level, and IFSertãoPE, which reached the Initial maturity level, according to estimates made, this application enabled the validation and the results indicated it is a practical and advantageous tool for the strategic development of BIM implementation.porUniversidade Federal de PernambucoPrograma de Pos Graduacao em Engenharia CivilUFPEBrasilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessEngenharia civilBIMMaturidadeEnsinoConstruçãoModelo de avaliação de maturidade BIM em instituições federais de ensinoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesismestradoreponame:Repositório Institucional da UFPEinstname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPEORIGINALDISSERTAÇÃO Kleyton Michell Nunes de Souza.pdfDISSERTAÇÃO Kleyton Michell Nunes de Souza.pdfapplication/pdf1558825https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/50527/1/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Kleyton%20Michell%20Nunes%20de%20Souza.pdf537b2eca748e15860c18ece9e80805b8MD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; 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