A fábula como instrumento para a produção de textos argumentativos por alunos do 6º ano do Ensino Fundamental – anos finais
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Data de Publicação: | 2020 |
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Texto Completo: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/38360 |
Resumo: | Há pelo menos três décadas, o ensino de língua portuguesa, considerando o texto como unidade básica da comunicação e realizado através do estudo de gêneros textuais, está presente nos documentos que regulam a educação brasileira, como os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) e também no mais recente marco regulatório da educação nacional, a Base Nacional Curricular Comum (BNCC), por exemplo. Diante de tal cenário, como fazer com que os alunos consigam compreender o fenômeno da argumentação e sua importância para a expressão de opiniões e, consequentemente, de atitudes? A partir de tal questionamento, esta pesquisa tem por objetivo utilizar a leitura crítica/reflexiva de fábulas para desenvolver a compreensão de alunos do 6º ano do Ensino Fundamental sobre o fenômeno da argumentação através da produção de respostas discursivas como expressão de opinião, considerada fundamental para a formação da cidadania, autonomia e protagonismo dos alunos. Para tanto, é utilizada como base teórica a concepção de texto enquanto evento social em que os sujeitos, através da interação, produzem sentidos, apresentada por pesquisadores como Marcuschi (2008), Koch e Elias (2013, 2017), Bakhtin (2011) e Antunes (2017). Lastreiam a pesquisa, também, a concepção bakhtiniana de gêneros textuais (BAKHTIN, 2011), reiterada por Marcuschi (2003, 2008), bem como o trabalho com a argumentação presente em Koch (2011), Charadeau (2016) e, à luz da Nova Retórica, em Perelman e Olbrechts-Tyteca (2017). Sobre a escrita, seguiu os postulados de Riolfi (2008), Flach (2018) e Luciano (2019), além dos estudos sobre o gênero fábula e suas características oferecidos por Ubiali (2013), Farencena (2011), SaviolI & Fiorin (1991) e Portela (1983). Por tratar-se de uma pesquisa, em parte, documental e uma pesquisa ação, foi realizada uma intervenção em sala de aula baseada nos estudos de Dolz e Schneuwly (2011), Flower e Hayes (1981) e Cambourne (1988). A análise de dados apresenta progresso dos estudantes em relação à escrita argumentativa e especificidades do gênero fábula, permitindo, portanto, afirmar que a sequência desenvolvida é um instrumento relevante para o trabalho docente. |
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SOUZA, Pamella de Limahttp://lattes.cnpq.br/5092299170380807http://lattes.cnpq.br/0855171085871723LUCIANO, Dilma Tavares2020-10-19T18:43:33Z2020-10-19T18:43:33Z2020-05-27SOUZA, Pamella de Lima. A fábula como instrumento para a produção de textos argumentativos por alunos do 6º ano do Ensino Fundamental - anos finais. 2020. Dissertação (Mestrado em Letras) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2020.https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/38360ark:/64986/001300000g17jHá pelo menos três décadas, o ensino de língua portuguesa, considerando o texto como unidade básica da comunicação e realizado através do estudo de gêneros textuais, está presente nos documentos que regulam a educação brasileira, como os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) e também no mais recente marco regulatório da educação nacional, a Base Nacional Curricular Comum (BNCC), por exemplo. Diante de tal cenário, como fazer com que os alunos consigam compreender o fenômeno da argumentação e sua importância para a expressão de opiniões e, consequentemente, de atitudes? A partir de tal questionamento, esta pesquisa tem por objetivo utilizar a leitura crítica/reflexiva de fábulas para desenvolver a compreensão de alunos do 6º ano do Ensino Fundamental sobre o fenômeno da argumentação através da produção de respostas discursivas como expressão de opinião, considerada fundamental para a formação da cidadania, autonomia e protagonismo dos alunos. Para tanto, é utilizada como base teórica a concepção de texto enquanto evento social em que os sujeitos, através da interação, produzem sentidos, apresentada por pesquisadores como Marcuschi (2008), Koch e Elias (2013, 2017), Bakhtin (2011) e Antunes (2017). Lastreiam a pesquisa, também, a concepção bakhtiniana de gêneros textuais (BAKHTIN, 2011), reiterada por Marcuschi (2003, 2008), bem como o trabalho com a argumentação presente em Koch (2011), Charadeau (2016) e, à luz da Nova Retórica, em Perelman e Olbrechts-Tyteca (2017). Sobre a escrita, seguiu os postulados de Riolfi (2008), Flach (2018) e Luciano (2019), além dos estudos sobre o gênero fábula e suas características oferecidos por Ubiali (2013), Farencena (2011), SaviolI & Fiorin (1991) e Portela (1983). Por tratar-se de uma pesquisa, em parte, documental e uma pesquisa ação, foi realizada uma intervenção em sala de aula baseada nos estudos de Dolz e Schneuwly (2011), Flower e Hayes (1981) e Cambourne (1988). A análise de dados apresenta progresso dos estudantes em relação à escrita argumentativa e especificidades do gênero fábula, permitindo, portanto, afirmar que a sequência desenvolvida é um instrumento relevante para o trabalho docente.For at least three decades, portuguese language teaching, considering the text as a basic unit of communication and carried out through the study of textual genres, has been present in the documents that regulate Brazilian education, such as the National Curriculum Parameters (PCN), and also in the most recent regulatory framework of national education, the Common National Curriculum Base (BNCC), for example. In view of this scenario, how can students understand the phenomenon of argumentation and its importance for the expression of opinions and, consequently, attitudes? Based on this questioning, this research aims to use the critical/reflexive reading of fables to develop the understanding of students in the 6th grade of elementary school about the phenomenon of argumentation through the production of discursive answers as an expression of opinion, considered fundamental for the formation of citizenship, autonomy and protagonism of students. For this purpose, the conception of text as a social event in which the subjects, through interaction, produce meanings, presented by researchers such as Marcuschi (2008), Koch and Elias (2013, 2017), Bakhtin (2011) and Antunes (2017) is used as a theoretical basis. The research also supported the Bakthinian conception of textual genres (BAKHTIN, 2011), reiterated by Marcuschi (2003, 2008), as well as the work with the argumentation present in Koch (2011), Charadeau (2016) and, in the light of the New Rhetoric, in Perelman and Olchtbres-Tyteca (2017). On writing, it followed the postulates of Riolfi (2008), Flach (2018) and Luciano (2019), in addition to studies on the fable genre and its characteristics offered by Ubiali (2013), Farencena (2011), SaviolI & Fiorin (1991) and Portela (1983).Because this is partly documentary research and action research, a classroom intervention was carried out based on the studies of Dolz and Schneuwly (2011), Flower and Hayes (1981) and Cambourne (1988). Data analysis presents students' progress in relation to argumentative writing and specificities of the fable genre, thus allowing us to affirm that the sequence developed is a relevant instrument for teaching work.porUniversidade Federal de PernambucoPrograma de Pos Graduacao em Letras (Profletras)UFPEBrasilAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessArgumentaçãoFábulaEscritaRespostas discursivasA fábula como instrumento para a produção de textos argumentativos por alunos do 6º ano do Ensino Fundamental – anos finaisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesismestradoreponame:Repositório Institucional da UFPEinstname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPEORIGINALDISSERTAÇÃO Pamella de Lima Souza.pdfDISSERTAÇÃO Pamella de Lima Souza.pdfapplication/pdf4235082https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/38360/1/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Pamella%20de%20Lima%20Souza.pdf42f029954038eeff7a95f64764833c69MD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; 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