O gesto será irrecuperável : Experiências do informe no cinema de animação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: MEDEIROS, Christiane Quaresma
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPE
Texto Completo: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/48506
Resumo: A presente pesquisa busca entender o papel específico da animação no contexto das artes representativas do corpo e dos gestos. Para tanto, procurou, num primeiro momento, visualizar esta relação a partir de uma perspectiva histórica pautada nos imaginários sobre o corpo e como estes reverberam no campo estético. Observou-se que a arte animada surge e se consolida no contexto da crise do paradigma antropomórfico que teve lugar entre o final do século XIX e início do século XX, e que levou o campo estético a representações do corpo que se despediam do ideal humanista e passavam a desrealizar o homem. Agamben (2017a) situa no mesmo período certa obsessão pela gestualidade, que teria desencadeado tentativas de recuperação do gesto nas ciências e nas artes, busca que vislumbraria numa arte fundamentalmente “do gesto” um lugar para se firmar: o cinema. A animação, como uma forma particular de cinema, também é uma arte essencialmente do gesto. Mas, ao seguir os novos paradigmas de representação que se formulavam na esteira da crise do humanismo, nega o humano íntegro da representação fotográfica e se funda enquanto arte a partir de um corpo desrealizado. A pesquisa parte da tese de que, tendo o gesto como seu elemento fundamental, na animação, este projeto de desrealização se estende para a gestualidade. Assim, o estudo se propõe a investigar as formas de desmonte dos gestos que atravessam a arte animada, de suas origens até a elaboração de uma competência representacional com base em princípios de distorção. Ao encerrar as fronteiras dos desvios numa cerca de possibilidades limitadas pelo cânone formulado para a arte animada, a perda do gesto continuou (e continua) sendo perseguida no campo do experimental. Assim, a pesquisa se concentra num corpus representativo da animação experimental, e opera sobre este um exercício analítico que busca observar a desconfiguração gestual a partir do alicerce da técnica animada: a relação entre frames e entre poses. Os resultados são discutidos sob a luz da noção de informe, concebida por Bataille (2018) ao se contrapor a aspectos chaves do paradigma humanista nas primeiras décadas do século XX, momento em que a animação se funda enquanto arte. Observa-se na noção de informe um conceito chave para discutir os atributos deste gesto incerto, que não se coloca em função de classificar os moldes anatômicos ou culturais que operam sobre os corpos.
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Observou-se que a arte animada surge e se consolida no contexto da crise do paradigma antropomórfico que teve lugar entre o final do século XIX e início do século XX, e que levou o campo estético a representações do corpo que se despediam do ideal humanista e passavam a desrealizar o homem. Agamben (2017a) situa no mesmo período certa obsessão pela gestualidade, que teria desencadeado tentativas de recuperação do gesto nas ciências e nas artes, busca que vislumbraria numa arte fundamentalmente “do gesto” um lugar para se firmar: o cinema. A animação, como uma forma particular de cinema, também é uma arte essencialmente do gesto. Mas, ao seguir os novos paradigmas de representação que se formulavam na esteira da crise do humanismo, nega o humano íntegro da representação fotográfica e se funda enquanto arte a partir de um corpo desrealizado. A pesquisa parte da tese de que, tendo o gesto como seu elemento fundamental, na animação, este projeto de desrealização se estende para a gestualidade. Assim, o estudo se propõe a investigar as formas de desmonte dos gestos que atravessam a arte animada, de suas origens até a elaboração de uma competência representacional com base em princípios de distorção. Ao encerrar as fronteiras dos desvios numa cerca de possibilidades limitadas pelo cânone formulado para a arte animada, a perda do gesto continuou (e continua) sendo perseguida no campo do experimental. Assim, a pesquisa se concentra num corpus representativo da animação experimental, e opera sobre este um exercício analítico que busca observar a desconfiguração gestual a partir do alicerce da técnica animada: a relação entre frames e entre poses. Os resultados são discutidos sob a luz da noção de informe, concebida por Bataille (2018) ao se contrapor a aspectos chaves do paradigma humanista nas primeiras décadas do século XX, momento em que a animação se funda enquanto arte. Observa-se na noção de informe um conceito chave para discutir os atributos deste gesto incerto, que não se coloca em função de classificar os moldes anatômicos ou culturais que operam sobre os corpos.CAPESThe present research tries to understand the specific role of animation in the context of the representative arts of the body and the gestures. To do so, it sought, at first, to observe this relationship from a historical perspective based on the common sense about the body and how it reverberates in the area of aesthetics. It was observed that animated art emerges and is consolidated right on the context of the anthropomorphic paradigm crisis that took place between the end of the 19th century and the beginning of the 20th century, which led the aesthetic field to representations of the body to detach from the humanist ideal and stared to de-realize the man. Agamben (2017a) points out in this period a certain obsession with gestures, which would have triggered attempts to recover the knowledge of gestures in the sciences and the arts, a search that would point an art that was fundamentally "gesture oriented" as a place to establish itself: These was the art of Cinema. Animation, as a particular form of cinema, is also essentially an art of gesture. But, by following the new representation paradigms that were formulated following the crisis of humanism, it denies the integral human form of photographic representation and is founded as art from a de-realized body. The research starts from the thesis that, having the gesture as its fundamental element, in animation, this de-realization project extends to gestuality. Thus, this study proposes to investigate the ways of disassemble the gestures that dwell on the animated art, from its origins to the elaboration of a representational competence based on principles of distortion. By closing the borders of deviations in a variety of possibilities limited by the canon formulated for animated art, the loss of gesture continued (and continues) to be pursued in the field of the experimental. On this matter, the research focuses on a representative of experimental animation corpus, operating on it an analytical practice that proposes to observe the gestural deconfiguration from the basic perspective of animated technique: the relationship between frames and poses. The results are discussed under the light of the notion of ‘formlessness’, developed by Bataille (2018) to oppose key aspects of the humanist paradigm in the first decades of the 20th century, when animation was founded as an art. The idea of ‘formlessness’ is a key concept to observe and discuss the attributes of this uncertain gesture, which is no longer able to classify the anatomical or cultural standards that operate on bodies.porUniversidade Federal de PernambucoPrograma de Pos Graduacao em ComunicacaoUFPEBrasilAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/embargoedAccessComunicaçãoAnimaçãoGestoCorpoInforme - cinemaO gesto será irrecuperável : Experiências do informe no cinema de animaçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisdoutoradoreponame:Repositório Institucional da UFPEinstname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPECC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8811https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/48506/2/license_rdfe39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34MD52LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; 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