A politropia discursiva do Direito entre a autonomia da crítica e a emancipação da erística democrática na análise da ADI nº 4451 (sobre sátiras no processo eleitoral)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: MELLO, Ricardo Silva Albuquerque
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPE
Texto Completo: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/40291
Resumo: Este trabalho estuda a discursividade de múltiplas vias que regula a democracia como fundamento ideal do estado de direito contemporâneo no julgamento sobre os limites de sátiras no processo eleitoral realizado pelo Supremo Tribunal Federal (ADI nº 4451). Os Ministros do STF pretenderam qualificar a democracia contemporânea pela liberdade eleitoral, pela isonomia e pela fraternidade na isegoria. Os poderes republicanos foram apresentados no julgamento por intermédio de divisões de comunicações em diferentes cenários, de modo a promover a constituição de uma federação de atores e coautores de mensagens transparentes sobre suas identidades e sobre a autoimagem dos governantes. A sátira, neste julgamento, é o estímulo para relacionar os extremos da liberdade de expressão às ameaças de censura estatal. A tese defende que a consciência da variedade de recursos estratégicos e de seus efeitos persuasivos configura a politropia discursiva dos que narram o direito na ADI nº 4451. O agon da retórica jurídica oscila entre o uso diplomático da astúcia e o uso polêmico do disfarce como mecanismos de sobrevivência típicos da atuação politrópica dos onze Ministros do STF. O impulso para emancipar a erística democrática é relacionado à autonomia do direito à crítica, pois se vincula à expansão da retórica política sobre cidadãos livres e iguais – em suposta ascensão educacional. Na ADI nº 4451, o discurso jurídico contemporâneo reivindica soberania perante outras programações linguísticas (da biologia, do militarismo, da política, do jornalismo, da religião, da arte), entretanto, é constituído por estas mesmas vias narrativas rivais – ampliando a metáfora das fontes do direito. Na tese, o agon do direito à crítica é inserido entre o antagonismo trágico e a poética cômica, pois estes são dois critérios (antigos) de julgamento sobre as liberdades e os excessos humanos. As políticas da linguagem sobre o “direito à crítica” expostas na ADI nº 4451 são abordadas em três palcos: a disputa entre autores citados democraticamente no interior de cada voto, a autonomia da retórica jurídica do redator do voto sobre ritos e fórmulas linguísticas precedentes, e os eventuais debates orais improvisados entre julgadores. A tese investigou textos do teatro ático, para identificar desafios constantes à idealização multifacetada da democracia e às suas retóricas inoficiais, investigando a incerteza e a indeterminação no direito. No julgamento reaparecem antigos procedimentos de expansão e de contração de sentidos lexicais e históricos que são resolvidos por meio de citações de precursores através da pessoalidade e do estilo individual de cada voto. O termo “antagonismo” fornece matrizes para situar redes de influência entre tecidos de discursos justapostos nas transmissões de uma decisão colegiada. Citações funcionam como técnicas singulares de julgadores em ações artísticas oficiais (escritas e orais), porque instauram um teatro de diálogos entre doutrinadores mortos composto por ideias e abstrações personificadas em sintagmas reanimados, onde palavras substituem aparentemente sujeitos concretos. O projeto editorial e decisório do julgador não mascara sua performance sempre atualizadora, através de montagens e truques linguísticos, para apresentar o lógos constituinte do discurso constitucional como uma obra jurídica unifacetada e já uniformizada.
id UFPE_884929f0c84d1cbaca154cb770c5c0c4
oai_identifier_str oai:repositorio.ufpe.br:123456789/40291
network_acronym_str UFPE
network_name_str Repositório Institucional da UFPE
repository_id_str 2221
spelling MELLO, Ricardo Silva Albuquerquehttp://lattes.cnpq.br/2863887991465361http://lattes.cnpq.br/3738419253523414CASTRO JÚNIOR, Torquato da Silva2021-06-08T23:35:35Z2021-06-08T23:35:35Z2020-03-02MELLO, Ricardo Silva Albuquerque. A politropia discursiva do Direito entre a autonomia da crítica e a emancipação da erística democrática na análise da ADI nº 4451 (sobre sátiras no processo eleitoral). 2020. Tese (Doutorado em Direito) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2020.https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/40291Este trabalho estuda a discursividade de múltiplas vias que regula a democracia como fundamento ideal do estado de direito contemporâneo no julgamento sobre os limites de sátiras no processo eleitoral realizado pelo Supremo Tribunal Federal (ADI nº 4451). Os Ministros do STF pretenderam qualificar a democracia contemporânea pela liberdade eleitoral, pela isonomia e pela fraternidade na isegoria. Os poderes republicanos foram apresentados no julgamento por intermédio de divisões de comunicações em diferentes cenários, de modo a promover a constituição de uma federação de atores e coautores de mensagens transparentes sobre suas identidades e sobre a autoimagem dos governantes. A sátira, neste julgamento, é o estímulo para relacionar os extremos da liberdade de expressão às ameaças de censura estatal. A tese defende que a consciência da variedade de recursos estratégicos e de seus efeitos persuasivos configura a politropia discursiva dos que narram o direito na ADI nº 4451. O agon da retórica jurídica oscila entre o uso diplomático da astúcia e o uso polêmico do disfarce como mecanismos de sobrevivência típicos da atuação politrópica dos onze Ministros do STF. O impulso para emancipar a erística democrática é relacionado à autonomia do direito à crítica, pois se vincula à expansão da retórica política sobre cidadãos livres e iguais – em suposta ascensão educacional. Na ADI nº 4451, o discurso jurídico contemporâneo reivindica soberania perante outras programações linguísticas (da biologia, do militarismo, da política, do jornalismo, da religião, da arte), entretanto, é constituído por estas mesmas vias narrativas rivais – ampliando a metáfora das fontes do direito. Na tese, o agon do direito à crítica é inserido entre o antagonismo trágico e a poética cômica, pois estes são dois critérios (antigos) de julgamento sobre as liberdades e os excessos humanos. As políticas da linguagem sobre o “direito à crítica” expostas na ADI nº 4451 são abordadas em três palcos: a disputa entre autores citados democraticamente no interior de cada voto, a autonomia da retórica jurídica do redator do voto sobre ritos e fórmulas linguísticas precedentes, e os eventuais debates orais improvisados entre julgadores. A tese investigou textos do teatro ático, para identificar desafios constantes à idealização multifacetada da democracia e às suas retóricas inoficiais, investigando a incerteza e a indeterminação no direito. No julgamento reaparecem antigos procedimentos de expansão e de contração de sentidos lexicais e históricos que são resolvidos por meio de citações de precursores através da pessoalidade e do estilo individual de cada voto. O termo “antagonismo” fornece matrizes para situar redes de influência entre tecidos de discursos justapostos nas transmissões de uma decisão colegiada. Citações funcionam como técnicas singulares de julgadores em ações artísticas oficiais (escritas e orais), porque instauram um teatro de diálogos entre doutrinadores mortos composto por ideias e abstrações personificadas em sintagmas reanimados, onde palavras substituem aparentemente sujeitos concretos. O projeto editorial e decisório do julgador não mascara sua performance sempre atualizadora, através de montagens e truques linguísticos, para apresentar o lógos constituinte do discurso constitucional como uma obra jurídica unifacetada e já uniformizada.This work studies the multipath discursiveness that regulates democracy as an ideal foundation of the contemporary state in the judgment on the limits of satires in the electoral process carried out by the Supreme Federal Court (ADI nº 4451). The STF Ministers intended to qualify contemporary democracy by electoral freedom, isonomy and fraternity in the isegory. Republican powers were presented at the trial through communications divisions in different settings, in order to promote the constitution of a federation of actors and co-authors of transparent messages about their identities and the self-image of government officials. Satire, in this judgment, is the stimulus to relate the extremes of freedom of expression to threats of state censorship. The thesis argues that the awareness of the variety of strategic resources and their persuasive effects shapes the discursive polytropy of those who narrate the law in ADI No. 4451. The agon of legal rhetoric oscillates between the diplomatic use of cunning and the controversial use of disguise as mechanisms survival rates typical of the polytropic action of the eleven STF Ministers. The impulse to emancipate democratic eristics is related to the autonomy of the right to criticism, as it is linked to the expansion of political rhetoric about free and equal citizens - in supposed educational ascension. In ADI nº 4451, the contemporary legal discourse claims sovereignty over other linguistic programs (biology, militarism, politics, journalism, religion, art), however, it is constituted by these same rival narrative paths - expanding the metaphor of sources of law. In the thesis, the agon of the right to criticism is inserted between tragic antagonism and comic poetics, as these are (old) criteria for judging human liberties and excesses. The language policies on the “right to criticism” set out in ADI No. 4451 are addressed on three stages: the dispute between authors democratically cited within each vote, the autonomy of the legal rhetoric of the drafter of the vote on previous linguistic rites and formulas, and any improvised oral debates between judges. The thesis investigated texts from the attic theater, to identify constant challenges to the multifaceted idealization of democracy and its unofficial rhetoric, investigating the uncertainty and indeterminacy in the law. In the trial, old procedures of expansion and contraction of lexical and historical meanings reappear, which are resolved by means of precursor quotes through the personality and individual style of each vote. The term “antagonism” provides matrices for situating networks of influence between tissues of juxtaposed discourses in the transmission of a collegiate decision. Citations function through singular techniques of judges in official artistic actions (written and oral), because they establish a theater of dialogues between dead doctrines composed of ideas and abstractions personified in reanimated phrases, where words apparently substitute concrete subjects. The judge's editorial and decision-making project does not mask his constantly updated performance, through linguistic assemblies and tricks, in order to present the constituent logos of the constitutional discourse as a unified and uniformed legal work.Este trabajo estudia la discursividad de múltiples caminos que regula la democracia como la base ideal del estado de derecho contemporáneo en el juicio sobre los límites de la sátira en los procesos electorales llevados a cabo por el Tribunal Federal Supremo (ADI nº 4451). Los ministros del STF tenían la intención de calificar la democracia contemporánea mediante la libertad electoral, la isonomía y la fraternidad en la historia. Los poderes republicanos se presentan en el juicio a través de divisiones de comunicaciones en diferentes entornos, con el fin de promover la constitución de una federación de actores y coautores de mensajes transparentes sobre sus identidades y la autoimagen de los funcionarios del gobierno. La sátira, en este juicio, es el estímulo para relacionar los extremos de la libertad de expresión con las amenazas de censura estatal. La tesis argumenta que la conciencia de la variedad de recursos estratégicos y sus efectos persuasivos da forma a la politropía discursiva de quienes narran la ley en ADI No. 4451. El agón de la retórica legal oscila entre el uso diplomático de la astucia y el uso controvertido del disfraz como mecanismos. Tasas de supervivencia típicas de la acción politrópica de los once ministros de STF. El impulso para emancipar la erística democrática está relacionado con la autonomía del derecho a la crítica, ya que está vinculado a la expansión de la retórica política sobre ciudadanos libres e iguales, en una supuesta ascensión educativa. En ADI nº 4451, el discurso legal contemporáneo reclama soberanía sobre otros programas lingüísticos (biología, militarismo, política, periodismo, religión, arte), sin embargo, está constituido por estos mismos caminos narrativos rivales, que expande el metáfora de fuentes del derecho. En la tesis, el agon del derecho a la crítica se inserta entre el antagonismo trágico y la poética cómica, ya que estos son criterios (antiguos) para juzgar las libertades y los excesos humanos.Las políticas lingüísticas sobre el "derecho a la crítica" establecidas en la IDA Nº 4451 se abordan en tres etapas: la disputa entre autores citados democráticamente dentro de cada votación, la autonomía de la retórica legal del redactor de la votación sobre ritos y fórmulas lingüísticas anteriores, y cualquier debate oral improvisado entre jueces. La tesis buscaba encontrar residuos del vocabulario de la antigüedad en ADI nº 4451, para identificar desafíos permanentes a la idealización multifacética de la democracia y su retórica no oficial, investigando la incertidumbre e indeterminación en la ley. En el juicio, reaparecen los viejos procedimientos de expansión y contracción de significados léxicos e históricos, que se resuelven mediante citas precursoras a través de la personalidad y el estilo individual de cada voto. El término "antagonismo" proporciona matrices para situar redes de influencia entre tejidos de discursos yuxtapuestos en la transmisión de una decisión colegiada. Las citas funcionan como técnicas singulares de jueces en acciones artísticas oficiales (escritas y orales), porque establecen un teatro de diálogos entre doctrinas muertas compuestas de ideas y abstracciones personificadas en frases reanimadas, donde las palabras aparentemente sustituyen temas concretos. El proyecto editorial y de toma de decisiones del juez no enmascara su desempeño constantemente actualizado, a través de asambleas y trucos lingüísticos, para presentar los logotipos constituyentes del discurso constitucional como un trabajo legal unificado y uniforme.porUniversidade Federal de PernambucoPrograma de Pos Graduacao em DireitoUFPEBrasilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessDireito Constitucional – BrasilAção Direta de InconstitucionalidadeDemocraciaFilosofiaRetóricaSátiraA politropia discursiva do Direito entre a autonomia da crítica e a emancipação da erística democrática na análise da ADI nº 4451 (sobre sátiras no processo eleitoral)info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisdoutoradoreponame:Repositório Institucional da UFPEinstname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPEORIGINALTESE Ricardo Silva Albuquerque Mello.pdfTESE Ricardo Silva Albuquerque Mello.pdfapplication/pdf2598544https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/40291/1/TESE%20Ricardo%20Silva%20Albuquerque%20Mello.pdfa2c022d2f4a88917d187d16cb1e6a6a9MD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8811https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/40291/2/license_rdfe39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34MD52LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82310https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/40291/3/license.txtbd573a5ca8288eb7272482765f819534MD53TEXTTESE Ricardo Silva Albuquerque Mello.pdf.txtTESE Ricardo Silva Albuquerque Mello.pdf.txtExtracted texttext/plain810971https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/40291/4/TESE%20Ricardo%20Silva%20Albuquerque%20Mello.pdf.txt62a3d4f8894bf7359f61e4a5f7789812MD54THUMBNAILTESE Ricardo Silva Albuquerque Mello.pdf.jpgTESE Ricardo Silva Albuquerque Mello.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1250https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/40291/5/TESE%20Ricardo%20Silva%20Albuquerque%20Mello.pdf.jpgfeb800703fdcf625bf2154153f5ae7abMD55123456789/402912021-06-09 02:19:13.036oai:repositorio.ufpe.br:123456789/40291TGljZW7Dp2EgZGUgRGlzdHJpYnVpw6fDo28gTsOjbyBFeGNsdXNpdmEKClRvZG8gZGVwb3NpdGFudGUgZGUgbWF0ZXJpYWwgbm8gUmVwb3NpdMOzcmlvIEluc3RpdHVjaW9uYWwgKFJJKSBkZXZlIGNvbmNlZGVyLCDDoCBVbml2ZXJzaWRhZGUgRmVkZXJhbCBkZSBQZXJuYW1idWNvIChVRlBFKSwgdW1hIExpY2Vuw6dhIGRlIERpc3RyaWJ1acOnw6NvIE7Do28gRXhjbHVzaXZhIHBhcmEgbWFudGVyIGUgdG9ybmFyIGFjZXNzw612ZWlzIG9zIHNldXMgZG9jdW1lbnRvcywgZW0gZm9ybWF0byBkaWdpdGFsLCBuZXN0ZSByZXBvc2l0w7NyaW8uCgpDb20gYSBjb25jZXNzw6NvIGRlc3RhIGxpY2Vuw6dhIG7Do28gZXhjbHVzaXZhLCBvIGRlcG9zaXRhbnRlIG1hbnTDqW0gdG9kb3Mgb3MgZGlyZWl0b3MgZGUgYXV0b3IuCl9fX19fX19fX19fX19fX19fX19fX19fX19fX19fX19fX19fX19fX19fX19fX19fX19fX19fX19fX19fX19fX19fX19fXwoKTGljZW7Dp2EgZGUgRGlzdHJpYnVpw6fDo28gTsOjbyBFeGNsdXNpdmEKCkFvIGNvbmNvcmRhciBjb20gZXN0YSBsaWNlbsOnYSBlIGFjZWl0w6EtbGEsIHZvY8OqIChhdXRvciBvdSBkZXRlbnRvciBkb3MgZGlyZWl0b3MgYXV0b3JhaXMpOgoKYSkgRGVjbGFyYSBxdWUgY29uaGVjZSBhIHBvbMOtdGljYSBkZSBjb3B5cmlnaHQgZGEgZWRpdG9yYSBkbyBzZXUgZG9jdW1lbnRvOwpiKSBEZWNsYXJhIHF1ZSBjb25oZWNlIGUgYWNlaXRhIGFzIERpcmV0cml6ZXMgcGFyYSBvIFJlcG9zaXTDs3JpbyBJbnN0aXR1Y2lvbmFsIGRhIFVGUEU7CmMpIENvbmNlZGUgw6AgVUZQRSBvIGRpcmVpdG8gbsOjbyBleGNsdXNpdm8gZGUgYXJxdWl2YXIsIHJlcHJvZHV6aXIsIGNvbnZlcnRlciAoY29tbyBkZWZpbmlkbyBhIHNlZ3VpciksIGNvbXVuaWNhciBlL291IGRpc3RyaWJ1aXIsIG5vIFJJLCBvIGRvY3VtZW50byBlbnRyZWd1ZSAoaW5jbHVpbmRvIG8gcmVzdW1vL2Fic3RyYWN0KSBlbSBmb3JtYXRvIGRpZ2l0YWwgb3UgcG9yIG91dHJvIG1laW87CmQpIERlY2xhcmEgcXVlIGF1dG9yaXphIGEgVUZQRSBhIGFycXVpdmFyIG1haXMgZGUgdW1hIGPDs3BpYSBkZXN0ZSBkb2N1bWVudG8gZSBjb252ZXJ0w6otbG8sIHNlbSBhbHRlcmFyIG8gc2V1IGNvbnRlw7pkbywgcGFyYSBxdWFscXVlciBmb3JtYXRvIGRlIGZpY2hlaXJvLCBtZWlvIG91IHN1cG9ydGUsIHBhcmEgZWZlaXRvcyBkZSBzZWd1cmFuw6dhLCBwcmVzZXJ2YcOnw6NvIChiYWNrdXApIGUgYWNlc3NvOwplKSBEZWNsYXJhIHF1ZSBvIGRvY3VtZW50byBzdWJtZXRpZG8gw6kgbyBzZXUgdHJhYmFsaG8gb3JpZ2luYWwgZSBxdWUgZGV0w6ltIG8gZGlyZWl0byBkZSBjb25jZWRlciBhIHRlcmNlaXJvcyBvcyBkaXJlaXRvcyBjb250aWRvcyBuZXN0YSBsaWNlbsOnYS4gRGVjbGFyYSB0YW1iw6ltIHF1ZSBhIGVudHJlZ2EgZG8gZG9jdW1lbnRvIG7Do28gaW5mcmluZ2Ugb3MgZGlyZWl0b3MgZGUgb3V0cmEgcGVzc29hIG91IGVudGlkYWRlOwpmKSBEZWNsYXJhIHF1ZSwgbm8gY2FzbyBkbyBkb2N1bWVudG8gc3VibWV0aWRvIGNvbnRlciBtYXRlcmlhbCBkbyBxdWFsIG7Do28gZGV0w6ltIG9zIGRpcmVpdG9zIGRlCmF1dG9yLCBvYnRldmUgYSBhdXRvcml6YcOnw6NvIGlycmVzdHJpdGEgZG8gcmVzcGVjdGl2byBkZXRlbnRvciBkZXNzZXMgZGlyZWl0b3MgcGFyYSBjZWRlciDDoApVRlBFIG9zIGRpcmVpdG9zIHJlcXVlcmlkb3MgcG9yIGVzdGEgTGljZW7Dp2EgZSBhdXRvcml6YXIgYSB1bml2ZXJzaWRhZGUgYSB1dGlsaXrDoS1sb3MgbGVnYWxtZW50ZS4gRGVjbGFyYSB0YW1iw6ltIHF1ZSBlc3NlIG1hdGVyaWFsIGN1am9zIGRpcmVpdG9zIHPDo28gZGUgdGVyY2Vpcm9zIGVzdMOhIGNsYXJhbWVudGUgaWRlbnRpZmljYWRvIGUgcmVjb25oZWNpZG8gbm8gdGV4dG8gb3UgY29udGXDumRvIGRvIGRvY3VtZW50byBlbnRyZWd1ZTsKZykgU2UgbyBkb2N1bWVudG8gZW50cmVndWUgw6kgYmFzZWFkbyBlbSB0cmFiYWxobyBmaW5hbmNpYWRvIG91IGFwb2lhZG8gcG9yIG91dHJhIGluc3RpdHVpw6fDo28gcXVlIG7Do28gYSBVRlBFLCBkZWNsYXJhIHF1ZSBjdW1wcml1IHF1YWlzcXVlciBvYnJpZ2HDp8O1ZXMgZXhpZ2lkYXMgcGVsbyByZXNwZWN0aXZvIGNvbnRyYXRvIG91IGFjb3Jkby4KCkEgVUZQRSBpZGVudGlmaWNhcsOhIGNsYXJhbWVudGUgbyhzKSBub21lKHMpIGRvKHMpIGF1dG9yIChlcykgZG9zIGRpcmVpdG9zIGRvIGRvY3VtZW50byBlbnRyZWd1ZSBlIG7Do28gZmFyw6EgcXVhbHF1ZXIgYWx0ZXJhw6fDo28sIHBhcmEgYWzDqW0gZG8gcHJldmlzdG8gbmEgYWzDrW5lYSBjKS4KRepositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufpe.br/oai/requestattena@ufpe.bropendoar:22212021-06-09T05:19:13Repositório Institucional da UFPE - Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A politropia discursiva do Direito entre a autonomia da crítica e a emancipação da erística democrática na análise da ADI nº 4451 (sobre sátiras no processo eleitoral)
title A politropia discursiva do Direito entre a autonomia da crítica e a emancipação da erística democrática na análise da ADI nº 4451 (sobre sátiras no processo eleitoral)
spellingShingle A politropia discursiva do Direito entre a autonomia da crítica e a emancipação da erística democrática na análise da ADI nº 4451 (sobre sátiras no processo eleitoral)
MELLO, Ricardo Silva Albuquerque
Direito Constitucional – Brasil
Ação Direta de Inconstitucionalidade
Democracia
Filosofia
Retórica
Sátira
title_short A politropia discursiva do Direito entre a autonomia da crítica e a emancipação da erística democrática na análise da ADI nº 4451 (sobre sátiras no processo eleitoral)
title_full A politropia discursiva do Direito entre a autonomia da crítica e a emancipação da erística democrática na análise da ADI nº 4451 (sobre sátiras no processo eleitoral)
title_fullStr A politropia discursiva do Direito entre a autonomia da crítica e a emancipação da erística democrática na análise da ADI nº 4451 (sobre sátiras no processo eleitoral)
title_full_unstemmed A politropia discursiva do Direito entre a autonomia da crítica e a emancipação da erística democrática na análise da ADI nº 4451 (sobre sátiras no processo eleitoral)
title_sort A politropia discursiva do Direito entre a autonomia da crítica e a emancipação da erística democrática na análise da ADI nº 4451 (sobre sátiras no processo eleitoral)
author MELLO, Ricardo Silva Albuquerque
author_facet MELLO, Ricardo Silva Albuquerque
author_role author
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/2863887991465361
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/3738419253523414
dc.contributor.author.fl_str_mv MELLO, Ricardo Silva Albuquerque
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv CASTRO JÚNIOR, Torquato da Silva
contributor_str_mv CASTRO JÚNIOR, Torquato da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Direito Constitucional – Brasil
Ação Direta de Inconstitucionalidade
Democracia
Filosofia
Retórica
Sátira
topic Direito Constitucional – Brasil
Ação Direta de Inconstitucionalidade
Democracia
Filosofia
Retórica
Sátira
description Este trabalho estuda a discursividade de múltiplas vias que regula a democracia como fundamento ideal do estado de direito contemporâneo no julgamento sobre os limites de sátiras no processo eleitoral realizado pelo Supremo Tribunal Federal (ADI nº 4451). Os Ministros do STF pretenderam qualificar a democracia contemporânea pela liberdade eleitoral, pela isonomia e pela fraternidade na isegoria. Os poderes republicanos foram apresentados no julgamento por intermédio de divisões de comunicações em diferentes cenários, de modo a promover a constituição de uma federação de atores e coautores de mensagens transparentes sobre suas identidades e sobre a autoimagem dos governantes. A sátira, neste julgamento, é o estímulo para relacionar os extremos da liberdade de expressão às ameaças de censura estatal. A tese defende que a consciência da variedade de recursos estratégicos e de seus efeitos persuasivos configura a politropia discursiva dos que narram o direito na ADI nº 4451. O agon da retórica jurídica oscila entre o uso diplomático da astúcia e o uso polêmico do disfarce como mecanismos de sobrevivência típicos da atuação politrópica dos onze Ministros do STF. O impulso para emancipar a erística democrática é relacionado à autonomia do direito à crítica, pois se vincula à expansão da retórica política sobre cidadãos livres e iguais – em suposta ascensão educacional. Na ADI nº 4451, o discurso jurídico contemporâneo reivindica soberania perante outras programações linguísticas (da biologia, do militarismo, da política, do jornalismo, da religião, da arte), entretanto, é constituído por estas mesmas vias narrativas rivais – ampliando a metáfora das fontes do direito. Na tese, o agon do direito à crítica é inserido entre o antagonismo trágico e a poética cômica, pois estes são dois critérios (antigos) de julgamento sobre as liberdades e os excessos humanos. As políticas da linguagem sobre o “direito à crítica” expostas na ADI nº 4451 são abordadas em três palcos: a disputa entre autores citados democraticamente no interior de cada voto, a autonomia da retórica jurídica do redator do voto sobre ritos e fórmulas linguísticas precedentes, e os eventuais debates orais improvisados entre julgadores. A tese investigou textos do teatro ático, para identificar desafios constantes à idealização multifacetada da democracia e às suas retóricas inoficiais, investigando a incerteza e a indeterminação no direito. No julgamento reaparecem antigos procedimentos de expansão e de contração de sentidos lexicais e históricos que são resolvidos por meio de citações de precursores através da pessoalidade e do estilo individual de cada voto. O termo “antagonismo” fornece matrizes para situar redes de influência entre tecidos de discursos justapostos nas transmissões de uma decisão colegiada. Citações funcionam como técnicas singulares de julgadores em ações artísticas oficiais (escritas e orais), porque instauram um teatro de diálogos entre doutrinadores mortos composto por ideias e abstrações personificadas em sintagmas reanimados, onde palavras substituem aparentemente sujeitos concretos. O projeto editorial e decisório do julgador não mascara sua performance sempre atualizadora, através de montagens e truques linguísticos, para apresentar o lógos constituinte do discurso constitucional como uma obra jurídica unifacetada e já uniformizada.
publishDate 2020
dc.date.issued.fl_str_mv 2020-03-02
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-06-08T23:35:35Z
dc.date.available.fl_str_mv 2021-06-08T23:35:35Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv MELLO, Ricardo Silva Albuquerque. A politropia discursiva do Direito entre a autonomia da crítica e a emancipação da erística democrática na análise da ADI nº 4451 (sobre sátiras no processo eleitoral). 2020. Tese (Doutorado em Direito) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2020.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/40291
identifier_str_mv MELLO, Ricardo Silva Albuquerque. A politropia discursiva do Direito entre a autonomia da crítica e a emancipação da erística democrática na análise da ADI nº 4451 (sobre sátiras no processo eleitoral). 2020. Tese (Doutorado em Direito) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2020.
url https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/40291
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Pernambuco
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pos Graduacao em Direito
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFPE
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Pernambuco
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPE
instname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
instacron:UFPE
instname_str Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
instacron_str UFPE
institution UFPE
reponame_str Repositório Institucional da UFPE
collection Repositório Institucional da UFPE
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/40291/1/TESE%20Ricardo%20Silva%20Albuquerque%20Mello.pdf
https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/40291/2/license_rdf
https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/40291/3/license.txt
https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/40291/4/TESE%20Ricardo%20Silva%20Albuquerque%20Mello.pdf.txt
https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/40291/5/TESE%20Ricardo%20Silva%20Albuquerque%20Mello.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv a2c022d2f4a88917d187d16cb1e6a6a9
e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34
bd573a5ca8288eb7272482765f819534
62a3d4f8894bf7359f61e4a5f7789812
feb800703fdcf625bf2154153f5ae7ab
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPE - Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
repository.mail.fl_str_mv attena@ufpe.br
_version_ 1802310734351171584