O desenvolvimento da produção escrita crítico-colaborativo-criativa de fanfics em Língua Inglesa no Ensino Fundamental II a partir de contos de horror
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
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Texto Completo: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/25366 |
Resumo: | Esta pesquisa tem como objetivo analisar o papel da colaboração dentro da Atividade Social (LIBERALI, 2009, 2012): publicação no jornal da escola, e seu impacto no desenvolvimento da produção escrita colaborativa (LARRÉ, 2010), em língua inglesa, através do gênero (BAKHTIN, 2011; MARCUSCHI, 2008) fanfic (ficção criada por fã), uma escrita criativa que envolve a multimodalidade (ROJO, 2012, 2013,2015). As fanfics foram elaboradas por alunos da turma do 9º ano do Ensino Fundamental II do Colégio de Aplicação (CAp), uma escola da rede pública de ensino do Recife. Por trabalhar com Atividades Sociais, esta pesquisa tem o aporte teórico da Teoria da Atividade Sócio-Histórico-Cultural (TASHC) (VYGOTSKY,1920 -1934; LEONTIEV,1977; ENGESTRÖM, 1987,1999,2001,2002), a qual enfatiza que a prática não pode ser separada da teoria, e que atuamos no mundo em que vivemos de acordo com as necessidades que surgem no nosso cotidiano, neste caso, a necessidade dos alunos publicarem fanfics no jornal da escola utilizando a Língua Inglesa (LI). A não separação entre prática e teoria faz com que nosso estudo esteja inserido no contexto da Linguística Aplicada (MOITA LOPES, 2006; RAJAGOPALAN, 2003, 2006, 2013; PENNYCOOK, 2006; ROJO, 2006; DAMIANOVIC, 2005), pois os conteúdos escolares precisam fazer sentido e dialogar com o mundo em que vivem nossos alunos. Para discutir o papel da colaboração utilizamos como base metodológica a Pesquisa Crítica de Colaboração (PCCol) (MAGALHÃES, 2009, 2011, 2012), que possibilita que todos os participantes construam novos significados através da colaboração e da reflexão crítica, questionando não apenas suas ações, mas as dos outros envolvidos na Atividade Social l. O contexto colaborativo foi discutido a partir do Material Didático produzido pela professora-pesquisadora, analisado conforme as categorias enunciativas, discursivas e linguísticas (LIBERALI,2013), e das performances (HOLZMAN,2002,2010,2011) propostas nele, cujo foco era observar se os alunos atingiram os objetivos de cada etapa das atividades para, assim, conseguirem realizar adequadamente a produção escrita final da fanfic. Também foram analisadas as fanfics elaboradas pelo grupo-focal e, de que forma os comentários e sugestões dos alunos no contexto colaborativo e crítico influenciaram no desenvolvimento da produção escrita em LI. Os resultados encontrados apontam para a importância da criação de um contexto colaborativo e crítico através de Atividades Sociais nas referidas aulas, o que permite, a partir das contradições inerentes a tal contexto, que todos os envolvidos possam produzir novos conhecimentos e ir além de si mesmos. |
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Por trabalhar com Atividades Sociais, esta pesquisa tem o aporte teórico da Teoria da Atividade Sócio-Histórico-Cultural (TASHC) (VYGOTSKY,1920 -1934; LEONTIEV,1977; ENGESTRÖM, 1987,1999,2001,2002), a qual enfatiza que a prática não pode ser separada da teoria, e que atuamos no mundo em que vivemos de acordo com as necessidades que surgem no nosso cotidiano, neste caso, a necessidade dos alunos publicarem fanfics no jornal da escola utilizando a Língua Inglesa (LI). A não separação entre prática e teoria faz com que nosso estudo esteja inserido no contexto da Linguística Aplicada (MOITA LOPES, 2006; RAJAGOPALAN, 2003, 2006, 2013; PENNYCOOK, 2006; ROJO, 2006; DAMIANOVIC, 2005), pois os conteúdos escolares precisam fazer sentido e dialogar com o mundo em que vivem nossos alunos. Para discutir o papel da colaboração utilizamos como base metodológica a Pesquisa Crítica de Colaboração (PCCol) (MAGALHÃES, 2009, 2011, 2012), que possibilita que todos os participantes construam novos significados através da colaboração e da reflexão crítica, questionando não apenas suas ações, mas as dos outros envolvidos na Atividade Social l. O contexto colaborativo foi discutido a partir do Material Didático produzido pela professora-pesquisadora, analisado conforme as categorias enunciativas, discursivas e linguísticas (LIBERALI,2013), e das performances (HOLZMAN,2002,2010,2011) propostas nele, cujo foco era observar se os alunos atingiram os objetivos de cada etapa das atividades para, assim, conseguirem realizar adequadamente a produção escrita final da fanfic. Também foram analisadas as fanfics elaboradas pelo grupo-focal e, de que forma os comentários e sugestões dos alunos no contexto colaborativo e crítico influenciaram no desenvolvimento da produção escrita em LI. Os resultados encontrados apontam para a importância da criação de um contexto colaborativo e crítico através de Atividades Sociais nas referidas aulas, o que permite, a partir das contradições inerentes a tal contexto, que todos os envolvidos possam produzir novos conhecimentos e ir além de si mesmos.The purpose of this study is to analyse the role of collaboration within the Social Activity (LIBERALI, 2009, 2012): publishing in a school paper, as well as its impact on the development of the collaborative writing production (LARRÉ, 2010), in English, through the genre (BAKHTIN, 2011; MARCUSCHI, 2008) fanfic (fiction written by fans), a creative writing which involves multimodality (ROJO, 2012, 2013, 2015). The fanfics were developed by ninth-grade students from Colégio de Aplicação (Cap) a public school in Recife. As a result of working with Social Activities, this study has its theoretical framework in the Cultural-Historical Activity Theory (CHAT) (VYGOTSKY,1920-1934; LEONTIEV,1977; ENGESTRÖM, 1987,1999,2001,2002), which emphasizes that practice cannot be separated from theory, and that we act in the world in which we live according to the demands emerged from our daily lives, in this case, the students’ need to publish fanfics in the school paper using the English language. Not having a separation between practice and theory results in the fact that our study is inserted in the scope of Applied Linguistics (MOITA LOPES, 2006; RAJAGOPALAN, 2003, 2006, 2013; PENNYCOOK, 2006; ROJO, 2006; DAMIANOVIC, 2005), hence the necessity for the school syllabus to make sense as well as relate to the world in which our students live. In order to discuss the role of collaboration we used the Critical Collaborative Research (PCCol) (MAGALHÃES, 2009, 2011, 2012) as a methodology foundation, which allows for all participants the conception of new meanings through collaboration and critical thinking, questioning not only their actions, but also of others involved in the social activity. The collaborative context was discussed based on the Coursework Material designed by the teacher-researcher, analysed in conformity with the enunciative, discursive and linguistic categories (LIBERALI,2013), along with the performances (HOLZMAN,2002, 2010, 2014) proposed in it, the focus of which was to observe if the students had achieved the goals of each stage of the activities so as to be able to adequately accomplish the final written production of the fanfic.The fanfics produced by the target-group were also analysed, and, how the comments and recommendations made by the students in the collaborative and critical context affected the development of their written production in the English language. The results provide support for the importance of creating a critical and collaborative context through Social Activities in English lessons, which allows from the contradictions inherit to such context, that all the ones involved may construct new meanings and excel themselves.porUniversidade Federal de PernambucoPrograma de Pos Graduacao em LetrasUFPEBrasilAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessLíngua inglesaEscrita colaborativaTASCHMultimodalidadeFanficsO desenvolvimento da produção escrita crítico-colaborativo-criativa de fanfics em Língua Inglesa no Ensino Fundamental II a partir de contos de horrorinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesismestradoreponame:Repositório Institucional da UFPEinstname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPETHUMBNAILDISSERTAÇÃO Gleiciana Sousa da Silva Baracho de Albuquerque.pdf.jpgDISSERTAÇÃO Gleiciana Sousa da Silva Baracho de Albuquerque.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1246https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/25366/6/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Gleiciana%20Sousa%20da%20Silva%20Baracho%20de%20Albuquerque.pdf.jpgae120e5246887394bbd233a1b0216ec8MD56ORIGINALDISSERTAÇÃO Gleiciana Sousa da Silva Baracho de Albuquerque.pdfDISSERTAÇÃO Gleiciana Sousa da Silva Baracho de Albuquerque.pdfapplication/pdf15763630https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/25366/1/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Gleiciana%20Sousa%20da%20Silva%20Baracho%20de%20Albuquerque.pdffb4ceea82ceeebfbd25f4f49440203d0MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; 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