Verouvindo: investigações sobre a relação entre a audiodescrição e as camadas sonoras que compõem a trilha de áudio de um filme

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: TAVARES, Liliana Barros
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPE
Texto Completo: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/33730
Resumo: Neste estudo, propomos que a audiodescrição, tecnologia assistiva voltada sobretudo para as pessoas com deficiência visual, seja considerada como mais uma camada sonora da trilha de áudio de um filme, demandando atenção técnica e estética, e também que os profissionais da audiodescrição trabalhem, desde o início, em parceria com a equipe de criação da obra cinematográfica. Desta investigação, que abrange principalmente dois campos teóricos distintos, o dos estudos do som no cinema e o da tradução audiovisual, particularmente no que tange à audiodescrição, resultou um experimento prático, no qual a pista da audiodescrição foi inserida na trilha sonora do filme de curta-metragem AutoFalo, de Caio Dornelas, ainda durante o processo de seu desenho do som. Como um dos resultados dessa experiência, surgiu uma inovadora interferência sonora, de cunho poético, na faixa da narração da audiodescrição, além da proposição da oferta de três produtos diferentes para a entrega desse recurso assistivo. Dois deles, para serem utilizados na sala de cinema; e um, que prioriza o filme apenas como áudio. Nesta pesquisa, também nos baseamos intensamente em nossas vivências, como audiodescritora e como produtora de acessibilidade comunicacional, amplamente envolvida com o cinema, mantendo constante diálogo com pessoas com deficiência visual na realização de diversos eventos voltados para a temática da audiodescrição. Os aspectos políticos relativos à questão da inclusão no cinema brasileiro, confrontados com os interesses mercadológicos do setor do audiovisual, encontram-se subjacentes a todo este estudo.
id UFPE_8930886f3bf3fa3989c954df087316f9
oai_identifier_str oai:repositorio.ufpe.br:123456789/33730
network_acronym_str UFPE
network_name_str Repositório Institucional da UFPE
repository_id_str 2221
spelling TAVARES, Liliana Barroshttp://lattes.cnpq.br/5915081136034662http://lattes.cnpq.br/2462630368138314CRUZ, Nina Velasco eMOTTA, Livia Maria Villela de Mello2019-09-26T18:24:53Z2019-09-26T18:24:53Z2019-02-20https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/33730Neste estudo, propomos que a audiodescrição, tecnologia assistiva voltada sobretudo para as pessoas com deficiência visual, seja considerada como mais uma camada sonora da trilha de áudio de um filme, demandando atenção técnica e estética, e também que os profissionais da audiodescrição trabalhem, desde o início, em parceria com a equipe de criação da obra cinematográfica. Desta investigação, que abrange principalmente dois campos teóricos distintos, o dos estudos do som no cinema e o da tradução audiovisual, particularmente no que tange à audiodescrição, resultou um experimento prático, no qual a pista da audiodescrição foi inserida na trilha sonora do filme de curta-metragem AutoFalo, de Caio Dornelas, ainda durante o processo de seu desenho do som. Como um dos resultados dessa experiência, surgiu uma inovadora interferência sonora, de cunho poético, na faixa da narração da audiodescrição, além da proposição da oferta de três produtos diferentes para a entrega desse recurso assistivo. Dois deles, para serem utilizados na sala de cinema; e um, que prioriza o filme apenas como áudio. Nesta pesquisa, também nos baseamos intensamente em nossas vivências, como audiodescritora e como produtora de acessibilidade comunicacional, amplamente envolvida com o cinema, mantendo constante diálogo com pessoas com deficiência visual na realização de diversos eventos voltados para a temática da audiodescrição. Os aspectos políticos relativos à questão da inclusão no cinema brasileiro, confrontados com os interesses mercadológicos do setor do audiovisual, encontram-se subjacentes a todo este estudo.FACEPEIn this study, we propose that audio description, assistive technology aimed primarily at visually impaired people, should be considered as one more element of the audio track of a film, demanding technical and aesthetic attention, and also that audio description professionals may work, from the beginning, in agreement with the team of creation of the cinematographic piece. This research, which is mainly based on two distinct theoretical fields, that of sound studies in the cinema and that of audiovisual translation, particularly with regard to audio description, resulted in a practical experiment in which audio description was inserted into the soundtrack of the short-film AutoFalo, by Caio Dornelas, still during the process of its sound design. As one of the results of this experience, there appeared an innovative, poetic, sound interference in the audio track of the audio description, besides the proposition of three different products for the delivery of this assistive resource. Two of them, to be used in the cinema; and one, which prioritizes the film just as audio. In this research, we also draw heavily on our experiences as an audio descriptor and as a producer of communicational accessibility, widely involved with the cinema, maintaining constant dialogue with people with visual impairment, especially during the realization of several events focused on audio description. The political aspects related to the issue of inclusion in Brazilian cinema, confronted with the marketing interests of the audiovisual sector, underlies this whole study.En este estudio, proponemos que la audiodescripción, tecnología de asistencia dirigida principalmente a personas con discapacidades visuales, debe considerarse como un elemento más de la pista de audio de una película, que requiere atención técnica y estética, y también que los profesionales de la audiodescripción pueden trabajar, desde el inicio, de acuerdo con el equipo de creación de la pieza cinematográfica. Esta investigación, que se basa principalmente en dos campos teóricos distintos, el de los estudios de sonido en el cine y el de la traducción audiovisual, en particular con respecto a la audio descripción, dio lugar a un experimento práctico en el que la audiodescripción se insertó en la banda sonora de la película de cortometraje AutoFalo, de Caio Dornelas, aún durante el proceso de diseño de sonido. Como uno de los resultados de esta experiencia, apareció una interferencia de sonido innovadora, poética, en la pista de narración de la audiodescripción, además de la propuesta de tres productos diferentes para la entrega de este recurso de asistencia. Dos de ellas, para ser utilizadas en el cine; y uno, que prioriza la película como audio. En esta investigación, también recurrimos en gran medida a nuestras experiencias como audiodescriptor y como productor de accesibilidad comunicacional, muy involucrado con el cine, manteniendo un diálogo constante con las personas con discapacidad visual, especialmente durante la realización de varios eventos centrados en la audiodescripción. Los aspectos políticos relacionados con el tema de la inclusión en el cine brasileño, confrontados con los intereses de marketing del sector audiovisual, subyacen en todo este estudio.porUniversidade Federal de PernambucoPrograma de Pos Graduacao em ComunicacaoUFPEBrasilAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessAudiodescrição de cinemaCinema acessívelTradução audiovisualTradução audiovisualInclusãoVerouvindo: investigações sobre a relação entre a audiodescrição e as camadas sonoras que compõem a trilha de áudio de um filmeinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisdoutoradoreponame:Repositório Institucional da UFPEinstname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPETHUMBNAILTESE Liliana Marros Tavares.pdf.jpgTESE Liliana Marros Tavares.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1502https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/33730/5/TESE%20Liliana%20Marros%20Tavares.pdf.jpg1c185338653264d211d629515bba134eMD55ORIGINALTESE Liliana Marros Tavares.pdfTESE Liliana Marros Tavares.pdfapplication/pdf2156132https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/33730/1/TESE%20Liliana%20Marros%20Tavares.pdf89f52f018d7df9028f896e0298c89302MD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8811https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/33730/2/license_rdfe39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34MD52LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82310https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/33730/3/license.txtbd573a5ca8288eb7272482765f819534MD53TEXTTESE Liliana Marros Tavares.pdf.txtTESE Liliana Marros Tavares.pdf.txtExtracted texttext/plain349074https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/33730/4/TESE%20Liliana%20Marros%20Tavares.pdf.txt59182e78529c0e8c8bcfa285a85a9f19MD54123456789/337302019-10-26 03:10:41.221oai:repositorio.ufpe.br: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ório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufpe.br/oai/requestattena@ufpe.bropendoar:22212019-10-26T06:10:41Repositório Institucional da UFPE - Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Verouvindo: investigações sobre a relação entre a audiodescrição e as camadas sonoras que compõem a trilha de áudio de um filme
title Verouvindo: investigações sobre a relação entre a audiodescrição e as camadas sonoras que compõem a trilha de áudio de um filme
spellingShingle Verouvindo: investigações sobre a relação entre a audiodescrição e as camadas sonoras que compõem a trilha de áudio de um filme
TAVARES, Liliana Barros
Audiodescrição de cinema
Cinema acessível
Tradução audiovisual
Tradução audiovisual
Inclusão
title_short Verouvindo: investigações sobre a relação entre a audiodescrição e as camadas sonoras que compõem a trilha de áudio de um filme
title_full Verouvindo: investigações sobre a relação entre a audiodescrição e as camadas sonoras que compõem a trilha de áudio de um filme
title_fullStr Verouvindo: investigações sobre a relação entre a audiodescrição e as camadas sonoras que compõem a trilha de áudio de um filme
title_full_unstemmed Verouvindo: investigações sobre a relação entre a audiodescrição e as camadas sonoras que compõem a trilha de áudio de um filme
title_sort Verouvindo: investigações sobre a relação entre a audiodescrição e as camadas sonoras que compõem a trilha de áudio de um filme
author TAVARES, Liliana Barros
author_facet TAVARES, Liliana Barros
author_role author
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/5915081136034662
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/2462630368138314
dc.contributor.author.fl_str_mv TAVARES, Liliana Barros
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv CRUZ, Nina Velasco e
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv MOTTA, Livia Maria Villela de Mello
contributor_str_mv CRUZ, Nina Velasco e
MOTTA, Livia Maria Villela de Mello
dc.subject.por.fl_str_mv Audiodescrição de cinema
Cinema acessível
Tradução audiovisual
Tradução audiovisual
Inclusão
topic Audiodescrição de cinema
Cinema acessível
Tradução audiovisual
Tradução audiovisual
Inclusão
description Neste estudo, propomos que a audiodescrição, tecnologia assistiva voltada sobretudo para as pessoas com deficiência visual, seja considerada como mais uma camada sonora da trilha de áudio de um filme, demandando atenção técnica e estética, e também que os profissionais da audiodescrição trabalhem, desde o início, em parceria com a equipe de criação da obra cinematográfica. Desta investigação, que abrange principalmente dois campos teóricos distintos, o dos estudos do som no cinema e o da tradução audiovisual, particularmente no que tange à audiodescrição, resultou um experimento prático, no qual a pista da audiodescrição foi inserida na trilha sonora do filme de curta-metragem AutoFalo, de Caio Dornelas, ainda durante o processo de seu desenho do som. Como um dos resultados dessa experiência, surgiu uma inovadora interferência sonora, de cunho poético, na faixa da narração da audiodescrição, além da proposição da oferta de três produtos diferentes para a entrega desse recurso assistivo. Dois deles, para serem utilizados na sala de cinema; e um, que prioriza o filme apenas como áudio. Nesta pesquisa, também nos baseamos intensamente em nossas vivências, como audiodescritora e como produtora de acessibilidade comunicacional, amplamente envolvida com o cinema, mantendo constante diálogo com pessoas com deficiência visual na realização de diversos eventos voltados para a temática da audiodescrição. Os aspectos políticos relativos à questão da inclusão no cinema brasileiro, confrontados com os interesses mercadológicos do setor do audiovisual, encontram-se subjacentes a todo este estudo.
publishDate 2019
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-09-26T18:24:53Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-09-26T18:24:53Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2019-02-20
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/33730
url https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/33730
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Pernambuco
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pos Graduacao em Comunicacao
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFPE
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Pernambuco
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPE
instname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
instacron:UFPE
instname_str Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
instacron_str UFPE
institution UFPE
reponame_str Repositório Institucional da UFPE
collection Repositório Institucional da UFPE
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/33730/5/TESE%20Liliana%20Marros%20Tavares.pdf.jpg
https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/33730/1/TESE%20Liliana%20Marros%20Tavares.pdf
https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/33730/2/license_rdf
https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/33730/3/license.txt
https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/33730/4/TESE%20Liliana%20Marros%20Tavares.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 1c185338653264d211d629515bba134e
89f52f018d7df9028f896e0298c89302
e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34
bd573a5ca8288eb7272482765f819534
59182e78529c0e8c8bcfa285a85a9f19
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPE - Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
repository.mail.fl_str_mv attena@ufpe.br
_version_ 1802310660899471360