Do empoderamento social ao direito à cidade : a teimosia política e o teatro na Brasília recifense
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Data de Publicação: | 2020 |
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Resumo: | O presente trabalho parte da concepção de que as injustiças e desigualdades sociais promovidas pela globalização capitalista perversa são justificadas e invisibilizadas a partir de uma fábula ideológica que lhe dá suporte. Esta é propagada a partir de um discurso único, que somente pode ser desvelado por meio do empoderamento social das classes oprimidas, que construindo um discurso alternativo, podem reivindicar por uma realidade de vida mais justa, digna e cidadã. Sendo assim, essa conscientização, que envolve a reflexão e a ação, também é um passo fundamental para o engajamento do povo oprimido, os pobres urbanos, na luta pelo direito à cidade. Somente a partir dela é que se pode reequilibrar as estruturas sociais de poder, trazendo para o povo o direito de ser protagonista de seu próprio destino e lugar, promovendo verdadeiras Revoluções Urbanas “dos de baixo”. Uma dessas revoluções aconteceu na comunidade de Brasília Teimosa, no Recife, entre os anos de 1979 e 1989, onde a própria população local conseguiu construir, coletivamente, um projeto urbanístico para o seu bairro, o Projeto Teimosinho. A partir dele, conquistou-se não somente o direito à moradia e à permanência em um dos locais mais assediados pelo mercado imobiliário na cidade, mas também se transformou por completo o lugar através da implementação de mudanças positivas em seu território. Dentre as vivências coletivas que permitiram esse feito, a que mais é cara a esse estudo é a artística, dado que se sabe que, na época, o teatro, a partir dos Grupos Teimosinho, Mais Um e Mamulengo Acorda Povo, era utilizado como um meio de mobilizar e conscientizar os moradores locais. Nesse sentido, teve-se como objetivo principal deste trabalho o de entender de que forma o fazer e o experienciar teatral pôde ter contribuído para o processo de empoderamento social da população de Brasília Teimosa, tendo em vista que esse foi um passo indispensável para o engajamento de todo o bairro na luta pelo direito à cidade. Para elucidar essa questão, partiu-se de um arcabouço teórico sobre a violência simbólica capitalista e a conscientização social por meio das teorias de Henri Lefebvre, David Harvey, Milton Santos, Jessé Souza e Paulo Freire, que foram a lente de todas as discussões e análises traçadas ao longo do estudo. Posteriormente, reconstruiu-se a história social de Brasília Teimosa, entendendo como se deu o desenvolvimento desse bairro em meio a luta de classes que se passa na região onde ele se encontra. Adiante, contextualizou-se a Revolução Teimosa da qual o teatro fez parte, entendendo-a como pertencente a um cenário social, político e artístico amplo. A partir daí, a atuação dos grupos teatrais da comunidade é estudada, tendo como fonte principal a história oral reconstruída a partir de entrevistas não estruturadas com os atores (artistas e sociais) locais. Por fim, após o término desses grupos, buscou-se entender se, atualmente, a população do lugar continua empoderada e lutando pelo direito à cidade. |
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Sendo assim, essa conscientização, que envolve a reflexão e a ação, também é um passo fundamental para o engajamento do povo oprimido, os pobres urbanos, na luta pelo direito à cidade. Somente a partir dela é que se pode reequilibrar as estruturas sociais de poder, trazendo para o povo o direito de ser protagonista de seu próprio destino e lugar, promovendo verdadeiras Revoluções Urbanas “dos de baixo”. Uma dessas revoluções aconteceu na comunidade de Brasília Teimosa, no Recife, entre os anos de 1979 e 1989, onde a própria população local conseguiu construir, coletivamente, um projeto urbanístico para o seu bairro, o Projeto Teimosinho. A partir dele, conquistou-se não somente o direito à moradia e à permanência em um dos locais mais assediados pelo mercado imobiliário na cidade, mas também se transformou por completo o lugar através da implementação de mudanças positivas em seu território. Dentre as vivências coletivas que permitiram esse feito, a que mais é cara a esse estudo é a artística, dado que se sabe que, na época, o teatro, a partir dos Grupos Teimosinho, Mais Um e Mamulengo Acorda Povo, era utilizado como um meio de mobilizar e conscientizar os moradores locais. Nesse sentido, teve-se como objetivo principal deste trabalho o de entender de que forma o fazer e o experienciar teatral pôde ter contribuído para o processo de empoderamento social da população de Brasília Teimosa, tendo em vista que esse foi um passo indispensável para o engajamento de todo o bairro na luta pelo direito à cidade. Para elucidar essa questão, partiu-se de um arcabouço teórico sobre a violência simbólica capitalista e a conscientização social por meio das teorias de Henri Lefebvre, David Harvey, Milton Santos, Jessé Souza e Paulo Freire, que foram a lente de todas as discussões e análises traçadas ao longo do estudo. Posteriormente, reconstruiu-se a história social de Brasília Teimosa, entendendo como se deu o desenvolvimento desse bairro em meio a luta de classes que se passa na região onde ele se encontra. Adiante, contextualizou-se a Revolução Teimosa da qual o teatro fez parte, entendendo-a como pertencente a um cenário social, político e artístico amplo. A partir daí, a atuação dos grupos teatrais da comunidade é estudada, tendo como fonte principal a história oral reconstruída a partir de entrevistas não estruturadas com os atores (artistas e sociais) locais. Por fim, após o término desses grupos, buscou-se entender se, atualmente, a população do lugar continua empoderada e lutando pelo direito à cidade.CNPqThis work starts from the conception that the social injustices and inequalities promoted by the perverse capitalist globalization are justified and made invisible from an ideological fable that supports it. This is spread from a single discourse, which can only be unveiled through the social empowerment of the oppressed classes, who, building an alternative discourse, can claim for a fairer and more dignified urban life. Consequently, this awareness, which involves reflection and action, is also a fundamental step for the engagement of the oppressed people, the urban poor, in the struggle for the right to the city. Only from it social structures of power can be rebalanced, bringing to the people the right to be protagonists of their own destiny and place, promoting real Urban Revolutions of those from below. One of these revolutions took place in the community of Brasília Teimosa, in Recife, between 1979 and 1989, where the local population itself managed to collectively build an urban project for its neighborhood called the Teimosinho Project. From it, not only was the right to housing and to remain in one of the places in the city most harassed by the real estate market, but it also completely transformed the place through the implementation of positive changes in its territory. Among the collective experiences that allowed this achievement, the one that is most dear to this research is the artistic one since it is known that, at that time, the theater, from the Teimosinho, Mais Um and Mamulengo Acorda Povo Groups, was used as a mean of mobilizing and raising awareness among local residents. In this sense, the main objective of this work was to understand how doing and experiencing theater could have contributed to the process of social empowerment of the population of Brasília Teimosa, considering that this was an indispensable step for engagement of the whole neighborhood in the fight for the right to the city. To elucidate this issue, we started from a theoretical framework on capitalist symbolic violence and social awareness through the theories of Henri Lefebvre, David Harvey, Milton Santos, Jessé Souza and Paulo Freire, who were the lens of all discussions and analysis delineated throughout this research. Subsequently, the social history of Brasília Teimosa was reconstructed understanding how the development of this neighborhood took place amidst the class struggle which takes place in the region where it is located. Ahead, the Stubborn Revolution which theater was part of was contextualized, understanding it as belonging to a broad social, political and artistic scene. Thereafter, the performance of community theater groups is studied with reconstructed oral history as the main source, based on unstructured interviews with local (artists and social) players. Lastly, regarding the end of these groups, we sought to understand whether the local population remains empowered and fighting for the right to the city nowadays.porUniversidade Federal de PernambucoPrograma de Pos Graduacao em Desenvolvimento UrbanoUFPEBrasilAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/embargoedAccessDireito à cidadeEmpoderamento SocialConscientizaçãoTeatro PolíticoBrasília TeimosaDo empoderamento social ao direito à cidade : a teimosia política e o teatro na Brasília recifenseinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesismestradoreponame:Repositório Institucional da UFPEinstname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPEORIGINALDISSERTAÇÃO Raissa Gomes de Sales.pdfDISSERTAÇÃO Raissa Gomes de Sales.pdfapplication/pdf15347366https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/38566/1/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Raissa%20Gomes%20de%20Sales.pdfcd4f183d57c67ed365a948f60e02d84fMD51TEXTDISSERTAÇÃO Raissa Gomes de Sales.pdf.txtDISSERTAÇÃO Raissa Gomes de Sales.pdf.txtExtracted texttext/plain634164https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/38566/4/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Raissa%20Gomes%20de%20Sales.pdf.txt1cf2ef41584b8e63937b0f691304475aMD54THUMBNAILDISSERTAÇÃO Raissa Gomes de Sales.pdf.jpgDISSERTAÇÃO Raissa Gomes de Sales.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1241https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/38566/5/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Raissa%20Gomes%20de%20Sales.pdf.jpgc375439867fc4e941ca8cfe968eebbd4MD55CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; 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