Imbricações entre os campos conceituais da geometria e das grandezas e medidas no ensino e na aprendizagem da área de paralelogramos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: ARAÚJO, Jailson Cavalcante de
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPE
dARK ID: ark:/64986/0013000004sg8
Texto Completo: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/54150
Resumo: Esta pesquisa teve por objetivo compreender as implicações da concepção e experimentação de uma sequência didática apoiada nos conjuntos de situações que dão sentido ao conceito de área e ao conceito de quadrilátero notável, priorizando as imbricações entre os campos da Geometria e das Grandezas e Medidas, no aprofundamento da compreensão e na diminuição de dificuldades conceituais de aprendizagem persistentes relativas à área de paralelogramos por estudantes do 9o ano do ensino fundamental. A fundamentação teórica é composta pela Teoria dos Campos Conceituais de Gérard Vergnaud e seus colaboradores, e pela abordagem de área como uma grandeza autônoma proposta por Régine Douady e Marie-Jeanne Perrin- Glorian. A engenharia didática, a partir da perspectiva de Guy Brousseau, Michèle Artigue e outros, foi a opção metodológica adotada na pesquisa. As análises prévias evidenciaram erros recorrentes ao lidar com situações sobre a área de paralelogramos, caracterizaram como área e paralelogramos são abordados em documentos de orientação curricular e na coleção de livros didáticos adotada na escola campo de pesquisa. Destacaram-se as dificuldades dos estudantes em situações envolvendo a área e os paralelogramos, principalmente quando se tratava de losangos não quadrados e de paralelogramos não retângulos e não losangos. Verificou-se nos livros didáticos a predominância por situações de medição, desenhos prototípicos e ênfase nas figuras do quadrado e do retângulo não quadrado. Esses e outros achados serviram de suporte para a construção e análise a priori da sequência didática relativa à área de paralelogramos, a qual incluiu situações dos campos da Geometria e das Grandezas e Medidas. A sequência foi experimentada com estudantes do 9o ano do ensino fundamental de uma escola pública municipal do município de Ferreiros/PE. Os resultados permitiram aprofundar a compreensão de diferentes aspectos envolvidos no processo de conceituação da área de paralelogramos quando situações complexas do campo das Grandezas e Medidas são decompostas em distintas tarefas elementares que podem continuar nesse mesmo campo e/ou remeter a outros campos conceituais, principalmente o da Geometria, devido às fortes imbricações existentes entre esses dois campos. Assim, foi possível compreender mais profundamente os avanços e bloqueios dos estudantes ao lidar com as situações, por meio do sucesso ou insucesso em determinadas tarefas elementares. Quanto às contribuições para a aprendizagem dos estudantes, destacam-se: a ampliação na diversidade dos quadriláteros e o domínio de propriedades ligadas às definições; a dissociação entre área, superfície e número; a utilização de procedimentos geométricos como a decomposição e recomposição; o aprimoramento da forma predicativa do conhecimento, entre outras. Os estudantes que apresentaram um bom desempenho geral no trabalho realizado no campo da Geometria, o refletiram nas atividades do campo das Grandezas e Medidas, contribuindo assim para a diminuição de dificuldades conceituais de aprendizagem relativas à área da região delimitada por paralelogramos. No entanto, outros aspectos necessitariam de aprofundamento em um trabalho futuro mais prolongado, como a atribuição de sentido às expressões de área e a invariância da área em relação à escolha do lado tomado como base em um paralelogramo não retângulo e não losango.
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Tese (Doutorado em Educação Matemática e Tecnológica) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/54150ark:/64986/0013000004sg8Esta pesquisa teve por objetivo compreender as implicações da concepção e experimentação de uma sequência didática apoiada nos conjuntos de situações que dão sentido ao conceito de área e ao conceito de quadrilátero notável, priorizando as imbricações entre os campos da Geometria e das Grandezas e Medidas, no aprofundamento da compreensão e na diminuição de dificuldades conceituais de aprendizagem persistentes relativas à área de paralelogramos por estudantes do 9o ano do ensino fundamental. A fundamentação teórica é composta pela Teoria dos Campos Conceituais de Gérard Vergnaud e seus colaboradores, e pela abordagem de área como uma grandeza autônoma proposta por Régine Douady e Marie-Jeanne Perrin- Glorian. A engenharia didática, a partir da perspectiva de Guy Brousseau, Michèle Artigue e outros, foi a opção metodológica adotada na pesquisa. As análises prévias evidenciaram erros recorrentes ao lidar com situações sobre a área de paralelogramos, caracterizaram como área e paralelogramos são abordados em documentos de orientação curricular e na coleção de livros didáticos adotada na escola campo de pesquisa. Destacaram-se as dificuldades dos estudantes em situações envolvendo a área e os paralelogramos, principalmente quando se tratava de losangos não quadrados e de paralelogramos não retângulos e não losangos. Verificou-se nos livros didáticos a predominância por situações de medição, desenhos prototípicos e ênfase nas figuras do quadrado e do retângulo não quadrado. Esses e outros achados serviram de suporte para a construção e análise a priori da sequência didática relativa à área de paralelogramos, a qual incluiu situações dos campos da Geometria e das Grandezas e Medidas. A sequência foi experimentada com estudantes do 9o ano do ensino fundamental de uma escola pública municipal do município de Ferreiros/PE. Os resultados permitiram aprofundar a compreensão de diferentes aspectos envolvidos no processo de conceituação da área de paralelogramos quando situações complexas do campo das Grandezas e Medidas são decompostas em distintas tarefas elementares que podem continuar nesse mesmo campo e/ou remeter a outros campos conceituais, principalmente o da Geometria, devido às fortes imbricações existentes entre esses dois campos. Assim, foi possível compreender mais profundamente os avanços e bloqueios dos estudantes ao lidar com as situações, por meio do sucesso ou insucesso em determinadas tarefas elementares. Quanto às contribuições para a aprendizagem dos estudantes, destacam-se: a ampliação na diversidade dos quadriláteros e o domínio de propriedades ligadas às definições; a dissociação entre área, superfície e número; a utilização de procedimentos geométricos como a decomposição e recomposição; o aprimoramento da forma predicativa do conhecimento, entre outras. Os estudantes que apresentaram um bom desempenho geral no trabalho realizado no campo da Geometria, o refletiram nas atividades do campo das Grandezas e Medidas, contribuindo assim para a diminuição de dificuldades conceituais de aprendizagem relativas à área da região delimitada por paralelogramos. No entanto, outros aspectos necessitariam de aprofundamento em um trabalho futuro mais prolongado, como a atribuição de sentido às expressões de área e a invariância da área em relação à escolha do lado tomado como base em um paralelogramo não retângulo e não losango.CAPESThis research aimed to understand the implications of the design and implementation of a didactic sequence based on sets of situations that give meaning to the concepts of area and notable quadrilaterals. It prioritized the interconnections between the fields of Geometry and Magnitudes and Measurements, aiming to deepen understanding and reduce persistent conceptual learning difficulties related to the area of parallelograms among 9th-grade students in elementary school. The theoretical framework includes Gérard Vergnaud's Theory of Conceptual Fields and its collaborators, as well as the approach to area as an autonomous magnitude proposed by Régine Douady and Marie-Jeanne Perrin-Glorian. The didactic engineering, following the perspective of Guy Brousseau, Michèle Artigue, and others, was the chosen methodological approach. Preliminary analyses revealed recurrent errors when dealing with situations involving the area of parallelograms. It characterized how area and parallelograms are addressed in curriculum guidance documents and the collection of textbooks adopted in the research school. Student difficulties were highlighted, particularly in situations involving the area of non-square rhombuses and non-rectangular, non-rhomboid parallelograms. Textbooks were found to predominantly focus on measurement situations, prototypical drawings, and emphasis on the figures of the square and non-square rectangle. These findings, among others, supported the construction and a priori analysis of the didactic sequence related to the area of parallelograms, incorporating situations from the fields of Geometry and Magnitudes and Measurements. The sequence was tested with 9th-grade students in a public municipal school in Ferreiros/PE. Results allowed a deeper understanding of various aspects involved in the conceptualization process of the area of parallelograms. Complex situations in the field of Magnitudes and Measurements were decomposed into distinct elementary tasks that could continue in the same field and/or refer to other conceptual fields, mainly Geometry, due to strong interconnections between these two fields. This approach facilitated a more profound understanding of students' progress and obstacles when dealing with situations, based on success or failure in certain elementary tasks. Contributions to student learning include the expansion of quadrilateral diversity and mastery of properties linked to definitions, the dissociation between area, surface, and number, the use of geometric procedures such as decomposition and recomposition, and the refinement of the predicative form of knowledge, among others. Students who demonstrated overall good performance in Geometry reflected this in Magnitudes and Measurements activities, thus contributing to reducing conceptual learning difficulties related to the area of the region delimited by parallelograms. However, certain aspects would require further exploration in future, more extended work, such as giving meaning to area expressions and the invariance of area concerning the choice of the side taken as a base in a non-rectangular, non-rhomboid parallelogram.porUniversidade Federal de PernambucoPrograma de Pos Graduacao em Educacao Matematica e TecnologicaUFPEBrasilAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessTeoria dos campos conceituaisEngenharia didáticaGrandezas e medidasGeometriaÁrea de paralelogramosImbricações entre os campos conceituais da geometria e das grandezas e medidas no ensino e na aprendizagem da área de paralelogramosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisdoutoradoreponame:Repositório Institucional da UFPEinstname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPEORIGINALTESE Jailson Cavalcante de Araújo.pdfTESE Jailson Cavalcante de Araújo.pdfapplication/pdf12003224https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/54150/1/TESE%20Jailson%20Cavalcante%20de%20Ara%c3%bajo.pdff3697759e7f0ff228eee5ea18e49fc15MD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; 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