Modelo de gerenciamento de riscos aplicado a precatórios alimentares de municípios brasileiros

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: ALBUQUERQUE, Francivaldo dos Santos
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPE
Texto Completo: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/39821
Resumo: Esta tese foi concebida com o objetivo de elaborar um modelo de gestão de risco aplicado a precatórios alimentares para governos municipais. A utilização dos precários decorre da sua relevância, independentemente da materialidade de valores, e pela força da imposição de restrições à administração pública, com potencial para provocar repercussão política. A gestão de riscos no setor público visa identificar e avaliar eventos que possam ameaçar o alcance dos objetivos da entidade, para poder responder adequadamente a essas ameaças. Entende-se o precatório como a materialização do risco. O precatório alimentar, um dos dois tipos existentes, decorre da condenação por dano causado à pessoa física, em situações que envolvem salários, vencimentos, proventos, dentre outros. É esse tipo de precatório o objeto empírico desta pesquisa. A metodologia utilizada nesta pesquisa foi o estudo multicaso, em seis prefeituras do Estado de Pernambuco, listadas como devedoras de precatório pelo TJPE em 02/02/2018. As fontes de informações foram de dois tipos: dos conteúdos processuais e das entrevistas. Foram utilizados 25 conjuntos de processos judiciais, dos quais foram extraídas informações sobre as causas dos eventos que originaram precatórios, o ciclo de vida dos processos, valores pecuniários, dentre outros. Foram entrevistadas treze pessoas, sendo nove delas funcionários das prefeituras, dentre os quais Procuradores e Controladores. O perfil dos entrevistados não considerou sua experiência em relação à gestão de riscos, mas as necessidades operativas e como esses atores sociais entendem o risco, como problematizam o controle. Na análise dos dados, utilizou-se a análise de conteúdo. Os resultados foram evidenciados a partir de quatro categorias de análise: diagnóstico de campo; gestão de risco e governança; gestão de risco e controle; desafio à gestão de risco. Os achados da pesquisa foram, dentre outros: inexistência de um modelo de gestão de risco organizada; os precatórios alimentares se originam no desrespeito às normas e na inobservância de deveres; o não pagamento de precatório gera sanções impeditivas de celebração de contratos e convênios; os gestores direcionam seu olhar apenas para a materialidade da obrigação; o tempo dos processos é, em média, de 13,6 anos e, por isso, seus valores aumentam consideravelmente. Há caso em que o aumento foi de mais 1.500% desde a sentença em primeira instância até seu desfecho. Esses resultados representam desafios para a implantação da gestão de riscos nas prefeituras. E proporcionaram um diagnóstico geral para a elaboração de um modelo conceitual de risco de precatório alimentar para governos locais, constituído para direcionar o fazer da gestão de risco e controle nesses governos. O modelo foi submetido ao escrutínio de um grupo focal formado por servidores públicos, ocupantes de cargos estratégicos nos órgãos no quais são lotados. O grupo focal atestou a adequabilidade do modelo para utilização na gestão pública de prefeituras, pois fornece um repertório de controle e orientação para o gerenciamento de riscos. Os resultados das discussões do grupo focal serviram, também, para confirmar a tese de que modelo proposto atende ao processo de decisão do gestor municipal no gerenciamento de riscos de precatórios alimentares.
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A gestão de riscos no setor público visa identificar e avaliar eventos que possam ameaçar o alcance dos objetivos da entidade, para poder responder adequadamente a essas ameaças. Entende-se o precatório como a materialização do risco. O precatório alimentar, um dos dois tipos existentes, decorre da condenação por dano causado à pessoa física, em situações que envolvem salários, vencimentos, proventos, dentre outros. É esse tipo de precatório o objeto empírico desta pesquisa. A metodologia utilizada nesta pesquisa foi o estudo multicaso, em seis prefeituras do Estado de Pernambuco, listadas como devedoras de precatório pelo TJPE em 02/02/2018. As fontes de informações foram de dois tipos: dos conteúdos processuais e das entrevistas. Foram utilizados 25 conjuntos de processos judiciais, dos quais foram extraídas informações sobre as causas dos eventos que originaram precatórios, o ciclo de vida dos processos, valores pecuniários, dentre outros. Foram entrevistadas treze pessoas, sendo nove delas funcionários das prefeituras, dentre os quais Procuradores e Controladores. O perfil dos entrevistados não considerou sua experiência em relação à gestão de riscos, mas as necessidades operativas e como esses atores sociais entendem o risco, como problematizam o controle. Na análise dos dados, utilizou-se a análise de conteúdo. Os resultados foram evidenciados a partir de quatro categorias de análise: diagnóstico de campo; gestão de risco e governança; gestão de risco e controle; desafio à gestão de risco. Os achados da pesquisa foram, dentre outros: inexistência de um modelo de gestão de risco organizada; os precatórios alimentares se originam no desrespeito às normas e na inobservância de deveres; o não pagamento de precatório gera sanções impeditivas de celebração de contratos e convênios; os gestores direcionam seu olhar apenas para a materialidade da obrigação; o tempo dos processos é, em média, de 13,6 anos e, por isso, seus valores aumentam consideravelmente. Há caso em que o aumento foi de mais 1.500% desde a sentença em primeira instância até seu desfecho. Esses resultados representam desafios para a implantação da gestão de riscos nas prefeituras. E proporcionaram um diagnóstico geral para a elaboração de um modelo conceitual de risco de precatório alimentar para governos locais, constituído para direcionar o fazer da gestão de risco e controle nesses governos. O modelo foi submetido ao escrutínio de um grupo focal formado por servidores públicos, ocupantes de cargos estratégicos nos órgãos no quais são lotados. O grupo focal atestou a adequabilidade do modelo para utilização na gestão pública de prefeituras, pois fornece um repertório de controle e orientação para o gerenciamento de riscos. Os resultados das discussões do grupo focal serviram, também, para confirmar a tese de que modelo proposto atende ao processo de decisão do gestor municipal no gerenciamento de riscos de precatórios alimentares.This thesis was conceived with the objective of elaborating a risk management model applied to food precatory for municipal governments. The use of slums results from their relevance, regardless of the materiality of values, and the strength of the imposition of restrictions on public administration, with the potential to cause political repercussions. Risk management in the public sector aims to identify and evaluate events that may threaten the achievement of the entity's objectives, in order to be able to respond adequately to these threats. The precatory is understood as the materialization of risk. The food precatory, one of the two existing types, arises from the conviction for damage caused to individuals, in situations involving wages, salaries, earnings, among others. This type of precatory is the empirical object of this research. The methodology used in this research was the multi-case study, in six prefectures of the State of Pernambuco, listed as debtors of precatory by the TJPE on 02/02/2018. The sources of information were of two types: procedural content and interviews. Twenty-five sets of lawsuits were used, from which information was extracted on the causes of the events that gave rise to court orders, the life cycle of the lawsuits, monetary values, among others. Thirteen people were interviewed, nine of whom were employees of city halls, including Attorneys and Controllers. The interviewees' profile did not consider their experience in relation to risk management, but the operational needs and how these social actors understand risk, how they problematize control. In data analysis, content analysis was used. The results were evidenced from four categories of analysis: field diagnosis; risk management and governance; risk management and control; challenge to risk management. The research findings were, among others: lack of an organized risk management model; food precatories originate from disrespect for the rules and non-observance of duties; failure to pay a court order creates sanctions that prevent the signing of contracts and agreements; managers direct their gaze only to the materiality of the obligation; the time taken for cases is, on average, 13.6 years and, therefore, their values increase considerably. There is a case in which the increase was more than 1,500% from the sentence at first instance until its outcome. These results represent challenges for the implementation of risk management in city halls. And they provided a general diagnosis for the elaboration of a conceptual model of risk of precatory food for local governments, constituted to direct the action of risk management and control in those governments. The model was subjected to scrutiny by a focus group formed by civil servants, occupying strategic positions in the bodies in which they are based. The focus group attested the adequacy of the model for use in the public management of city halls, as it provides a repertoire of control and guidance for risk management. The results of the focus group discussions also served to confirm the thesis that the proposed model meets the decision-making process of the municipal manager in the management of the risks of food precatories.porUniversidade Federal de PernambucoPrograma de Pos Graduacao em Ciencias ContabeisUFPEBrasilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessGestão de riscoPrecatório alimentarGovernançaModelo de gerenciamento de riscos aplicado a precatórios alimentares de municípios brasileirosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisdoutoradoreponame:Repositório Institucional da UFPEinstname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPEORIGINALTESE Francivaldo dos Santos Albuquerque.pdfTESE Francivaldo dos Santos Albuquerque.pdfapplication/pdf3470295https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/39821/1/TESE%20Francivaldo%20dos%20Santos%20Albuquerque.pdf770647b722dd2b2a54d57743f78949d8MD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; 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