As sementes que não germinaram: um estudo de caso sobre evasão escolar
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
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Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPE |
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Texto Completo: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/32018 |
Resumo: | O principal objetivo desta pesquisa é identificar os fatores que influenciam a evasão escolar no Curso Técnico de Agropecuária do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco – Campus Belo Jardim. Pretende–se ainda discorrer sobre a Política de Assistência Estudantil do IFPE e sobre o Plano Institucional para Permanência e Êxito dos estudantes do IFPE. Este trabalho se constitui em um estudo de caso que combina as abordagens quantitativa e qualitativa. A primeira através da descrição dos casos de evasão ocorridos no Campus Belo Jardim entre 2013 e 2017. A segunda para identificar a percepção de docentes, gestores e discentes acerca da evasão no Curso Técnico de Agropecuária do Campus Belo Jardim. Para análise dos dados coletados por meio de entrevistas semiestruturadas será utilizado o método de Análise de Conteúdo. Os resultados indicam uma maior ocorrência de evasão no Curso Técnico de Agropecuária entre estudantes do sexo masculino, na modalidade subsequente e no turno noturno. Na análise qualitativa, destaca–se as dificuldades de aprendizagem como principal causa da evasão na percepção dos docentes. Com relação aos estudantes constatamos que as evasões ocorreram em sua maioria após os discentes finalizarem as disciplinas: antes ou após a realização do estágio curricular obrigatório. A partir disso, podemos inferir a existência de dificuldades que envolvem tanto a instituição quanto os discentes no cumprimento desta última etapa. Diante do exposto, destacamos a necessidade da continuidade do desenvolvimento de pesquisas sobre o tema com o objetivo de melhor compreender o problema e favorecer a adoção de estratégias de intervenção que respeitem as peculiaridades de cada realidade escolar. |
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SILVA, Maria Cecília dahttp://lattes.cnpq.br/1389353059966805http://lattes.cnpq.br/6683806605359913FIGUEIREDO FILHO, Dalson Britto2019-08-27T22:27:19Z2019-08-27T22:27:19Z2018-06-28https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/32018ark:/64986/001300000d0cbO principal objetivo desta pesquisa é identificar os fatores que influenciam a evasão escolar no Curso Técnico de Agropecuária do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco – Campus Belo Jardim. Pretende–se ainda discorrer sobre a Política de Assistência Estudantil do IFPE e sobre o Plano Institucional para Permanência e Êxito dos estudantes do IFPE. Este trabalho se constitui em um estudo de caso que combina as abordagens quantitativa e qualitativa. A primeira através da descrição dos casos de evasão ocorridos no Campus Belo Jardim entre 2013 e 2017. A segunda para identificar a percepção de docentes, gestores e discentes acerca da evasão no Curso Técnico de Agropecuária do Campus Belo Jardim. Para análise dos dados coletados por meio de entrevistas semiestruturadas será utilizado o método de Análise de Conteúdo. Os resultados indicam uma maior ocorrência de evasão no Curso Técnico de Agropecuária entre estudantes do sexo masculino, na modalidade subsequente e no turno noturno. Na análise qualitativa, destaca–se as dificuldades de aprendizagem como principal causa da evasão na percepção dos docentes. Com relação aos estudantes constatamos que as evasões ocorreram em sua maioria após os discentes finalizarem as disciplinas: antes ou após a realização do estágio curricular obrigatório. A partir disso, podemos inferir a existência de dificuldades que envolvem tanto a instituição quanto os discentes no cumprimento desta última etapa. Diante do exposto, destacamos a necessidade da continuidade do desenvolvimento de pesquisas sobre o tema com o objetivo de melhor compreender o problema e favorecer a adoção de estratégias de intervenção que respeitem as peculiaridades de cada realidade escolar.The main objective of this research is to identify the factors that influence school dropout in the Agricultural Technical Course of the Federal Institute of Education, Science and Technology of Pernambuco – Belo Jardim Campus. In addition, to examine the creation of the Federal Institutes, with emphasis in the Federal Institute of Pernambuco and the historical characterization of the Belo Jardim Campus. In the same way, to address the evasion in professional education and the evasion from the perception of students, teachers and managers identified through the literature review. It is also intended to discuss the IFPE Student Assistance Policy and the Institutional Plan for Permanence and Success of IFPE students. This work constitutes a case study that combines the quantitative and qualitative approaches. The first one through the description of the cases of evasion occurred in Belo Jardim Campus between 2013 and 2017. The second one was to identify the teachers', managers' and students' perception about the evasion in the Agricultural Technical Course of Belo Jardim Campus. For the analysis of data collected through semi–structured interviews will be used the method of Content Analysis proposed by Bardin (2002). The presentation of statistically systematized quantitative data shows a higher occurrence of evasion in the Agricultural Technical Course between male students, in the subsequent modality and in the night shift. In the qualitative analysis, the learning difficulties are the main cause of the evasion in the teachers' perception. With regard to students, we observed that most of the evasions occurred after the students finished their courses: before or after the completion of the compulsory curricular traineeship. From this, we can infer the existence of difficulties that involve both the institution and the students in the fulfillment of this last step necessary for the conclusion of the course. In view of the above, we emphasize the need to continue developing research on the subject so that there is a greater approximation and understanding of the problem in order to favor the adoption of intervention strategies to be implemented in each distinct school reality identified.porUniversidade Federal de PernambucoPrograma de Pos Graduacao em Politicas PublicasUFPEBrasilAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessPolítica públicaEvasão escolarEnsino profissionalEstudantes – Programas de assistênciaAgropecuária – Ensino profissionalPercepçãoAs sementes que não germinaram: um estudo de caso sobre evasão escolarinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesismestradoreponame:Repositório Institucional da UFPEinstname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPETHUMBNAILDISSERTAÇÃO Maria Cecília da Silva.pdf.jpgDISSERTAÇÃO Maria Cecília da Silva.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1237https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/32018/5/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Maria%20Cec%c3%adlia%20da%20Silva.pdf.jpg3aa557dcf74db499452da11a48d1816eMD55ORIGINALDISSERTAÇÃO Maria Cecília da Silva.pdfDISSERTAÇÃO Maria Cecília da Silva.pdfapplication/pdf1313670https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/32018/1/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Maria%20Cec%c3%adlia%20da%20Silva.pdf0dcfcf7b7907ca3157a5856da894020fMD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; 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