Análise da implantação do Programa Saúde na Escola na perspectiva da promoção da cultura de paz e prevenção da violência

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SILVA, Andréa Rosane Sousa
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPE
Texto Completo: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/39357
Resumo: Ao considerar que o processo de desenvolvimento humano durante a adolescência é marcado por rápidas mudanças que requerem constantes adaptações do indivíduo no contexto em que ele se insere com implicações nas etapas subsequentes do curso da vida. O Programa Saúde na Escola (PSE) visa garantir uma formação integral dos adolescentes da rede pública de ensino, com ações intersetoriais de promoção, prevenção e atenção à saúde, mediante enfrentamento das vulnerabilidades, que implicam em prejuízos ao pleno desenvolvimento dos escolares. Cabe reconhecer a situação de vulnerabilidade das escolas, aos vários tipos de violência, que concorrem para desconfigurar o local como um ambiente de formação cidadã. Dessa forma, é importante a análise das ações de promoção da cultura de paz e prevenção de violência. O objetivo do trabalho foi avaliar a implantação do PSE na perspectiva da promoção da cultura de paz. A pesquisa de método misto que utilizou o estudo de caso único para avaliar diferentes níveis de análise sobrepostos na implantação do PSE. Na abordagem quantitativa participaram 87 profissionais entre saúde e educação envolvidos com o PSE no município de Recife-PE. Foram aplicados questionários semiestruturados para coletar dados de caracterização, de estrutura e processos quanto à implantação do PSE. A análise dos dados aconteceu utilizando uma matriz de julgamento que se baseou no modelo lógico e na matriz de indicadores, criados a partir dos dispositivos legais, para mensurar o grau de implantação do PSE. A abordagem qualitativa foi realizada para análise do contexto da implantação, com a inclusão 34 entrevistas envolvendo gestores, profissionais da saúde e educação, delimitados pela técnica de saturação. Foi realizada análise de conteúdo das falas a partir da perspectiva da hermenêutica-dialética. O projeto foi aprovado pelo Comitê de Ética em pesquisa, sob o CAAE nº 70798617.2.0000.5208 e do parecer nº 2.250.303. Na avaliação do PSE obteve-se uma média entre os entrevistados representantes dos distritos sanitários de 75,29%, que correspondeu a uma classificação satisfatória da implantação. Na abordagem qualitativa prevaleceu entre os pesquisados o sexo feminino, e a idade superior a 51 anos. Em contraponto com os discursos foram identificadas oito categorias de análise, desde a percepção de como ocorreu o processo de implantação do PSE até o diagnóstico de necessidade da educação permanente dos profissionais envolvidos. Em relação às temáticas abordadas nas ações de educação em saúde com os escolares, a violência não constituiu uma prioridade entre os discursos, prevalecendo o enfoque biológico, apesar dos profissionais (78,2%) da saúde e da educação reconhecerem os problemas gerados no contexto intra e extraescolar por situações de violência. A implantação do PSE foi avaliada satisfatória, entretanto foram evidenciados entraves, que necessitam serem apreciados pelos gestores, para melhoria da estrutura e dos processos necessários para avanços no desenvolvimento das ações de promoção à saúde universal, integral e equânime da comunidade escolar. Em consonância com o cenário mundial, cabe à sensibilização quanto à incorporação do enfermeiro escolar, como profissional articulador e mobilizador no enfrentamento sistemático das questões de violência e promoção da cultura de paz junto a esse grupo populacional.
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O Programa Saúde na Escola (PSE) visa garantir uma formação integral dos adolescentes da rede pública de ensino, com ações intersetoriais de promoção, prevenção e atenção à saúde, mediante enfrentamento das vulnerabilidades, que implicam em prejuízos ao pleno desenvolvimento dos escolares. Cabe reconhecer a situação de vulnerabilidade das escolas, aos vários tipos de violência, que concorrem para desconfigurar o local como um ambiente de formação cidadã. Dessa forma, é importante a análise das ações de promoção da cultura de paz e prevenção de violência. O objetivo do trabalho foi avaliar a implantação do PSE na perspectiva da promoção da cultura de paz. A pesquisa de método misto que utilizou o estudo de caso único para avaliar diferentes níveis de análise sobrepostos na implantação do PSE. Na abordagem quantitativa participaram 87 profissionais entre saúde e educação envolvidos com o PSE no município de Recife-PE. Foram aplicados questionários semiestruturados para coletar dados de caracterização, de estrutura e processos quanto à implantação do PSE. A análise dos dados aconteceu utilizando uma matriz de julgamento que se baseou no modelo lógico e na matriz de indicadores, criados a partir dos dispositivos legais, para mensurar o grau de implantação do PSE. A abordagem qualitativa foi realizada para análise do contexto da implantação, com a inclusão 34 entrevistas envolvendo gestores, profissionais da saúde e educação, delimitados pela técnica de saturação. Foi realizada análise de conteúdo das falas a partir da perspectiva da hermenêutica-dialética. O projeto foi aprovado pelo Comitê de Ética em pesquisa, sob o CAAE nº 70798617.2.0000.5208 e do parecer nº 2.250.303. Na avaliação do PSE obteve-se uma média entre os entrevistados representantes dos distritos sanitários de 75,29%, que correspondeu a uma classificação satisfatória da implantação. Na abordagem qualitativa prevaleceu entre os pesquisados o sexo feminino, e a idade superior a 51 anos. Em contraponto com os discursos foram identificadas oito categorias de análise, desde a percepção de como ocorreu o processo de implantação do PSE até o diagnóstico de necessidade da educação permanente dos profissionais envolvidos. Em relação às temáticas abordadas nas ações de educação em saúde com os escolares, a violência não constituiu uma prioridade entre os discursos, prevalecendo o enfoque biológico, apesar dos profissionais (78,2%) da saúde e da educação reconhecerem os problemas gerados no contexto intra e extraescolar por situações de violência. A implantação do PSE foi avaliada satisfatória, entretanto foram evidenciados entraves, que necessitam serem apreciados pelos gestores, para melhoria da estrutura e dos processos necessários para avanços no desenvolvimento das ações de promoção à saúde universal, integral e equânime da comunidade escolar. Em consonância com o cenário mundial, cabe à sensibilização quanto à incorporação do enfermeiro escolar, como profissional articulador e mobilizador no enfrentamento sistemático das questões de violência e promoção da cultura de paz junto a esse grupo populacional.When considering that the process of the human development during the youth is marked by drastic changes that requires constant adaptation of the individual in the context that he belongs, with implications on many fields of life. The Health School Program (HSP) aim’s to guarantee an integral vision of teenagers of the public field of teaching, with intersectorial actions of promotion, prevention and attention to health, through confrontations of vulnerabilities, which implies in losses to the completly development of the scholars. It is important to recognize the situation of vulnerability of the schools to the many tipes of violence, which competes to utterly damage the place for a citizen formation. The objective of this work was to evaluate the implantation of the HSP on the perspective of the promotion of the peace culture. The mix method of research which utilizes the case study to evaluate the different levels of analysis overlaided in the implantation of the HSP. On the quantitative approach, 87 professionals of health and education involved with the HSP in the county of Recife-PE participated. It has been applied semistructured questionaries to harvest data of caracterization, structure and process related to the implantation of the HSP. The method of analysis of the data was made using a judgement matrix, that has been based in the logical model and in the indicators matrix, directly created from the legal bodies, to measure the level of implantation of the HSP. The qualitative approach was made to analyse the context of implantation, with the inclusion of 34 interviews involving managers, health and education professionals, delimited by the saturation tecnique. The analysis of the content of the speaches was made from the perspective of dialectical hermeneutic. The Project was approved by the research ethics committee, under the CAAE nº nº 70798617.2.0000.5208 and the document nº 2.250.303. In the evaluation of the HSP, it has been observed an average between the interviewed, who represents the sanitary districts in 75,29%, which corresponds to a good classification of the implantation. In the qualitative approach, it has been observed that the majority of the interviewed was woman, and from age superior of 51. In contrapoint to the speeches, it has been recognized eight categories of analysis, since the perception of how the process of implatation of the HSP has ocurred, to the diagnostic of the necessity of permanent education of the professionals involved. In relation to the approached areas in the action of education and health with the scholars, the violence did not composed a priority in the speeches, prevailing the biological focus, although the health and education professionals (78,2%) recognizes the related problems generated in the intra and extra school context by violence situations. The implantation of the HSP was evaluated as satisfactory, however many problems have been perceived, problems which necessitates to be apreciated by the managers to guarantee the improvement of the structure and the process necessary to the progress in the development of the actions who promotes the universal.porUniversidade Federal de PernambucoPrograma de Pos Graduacao em EnfermagemUFPEBrasilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessAdolescentePolíticas públicasServiços de saúde escolarAvaliação em saúdeViolênciaAnálise da implantação do Programa Saúde na Escola na perspectiva da promoção da cultura de paz e prevenção da violênciainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisdoutoradoreponame:Repositório Institucional da UFPEinstname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPETEXTTESE Andrea Rosane Sousa Silva.pdf.txtTESE Andrea Rosane Sousa Silva.pdf.txtExtracted texttext/plain241955https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/39357/4/TESE%20Andrea%20Rosane%20Sousa%20Silva.pdf.txtdf36b26d389d484f419e77455b4677aaMD54THUMBNAILTESE Andrea Rosane Sousa Silva.pdf.jpgTESE Andrea Rosane Sousa Silva.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1260https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/39357/5/TESE%20Andrea%20Rosane%20Sousa%20Silva.pdf.jpg34a377276405cb2cf1349bdbde5cac0eMD55ORIGINALTESE Andrea Rosane Sousa Silva.pdfTESE Andrea Rosane Sousa Silva.pdfapplication/pdf1725395https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/39357/1/TESE%20Andrea%20Rosane%20Sousa%20Silva.pdf49979a5355dbd2c239c2dbde066e78f2MD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; 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