Bullying no contexto escolar : prevenção da violência e promoção da cultura da paz na perspectiva de adultos e crianças

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pinto, Raquel Gomes
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/13897
Resumo: Tese (doutorado)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, 2013.
id UNB_45f6a0beb2e0690f1003f9d97330dbd1
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/13897
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Bullying no contexto escolar : prevenção da violência e promoção da cultura da paz na perspectiva de adultos e criançasBullying within school contexts : violence prevention and the promotion of a culture of peace according to adults’ and children’s narrativesAssédio nas escolasViolência escolar - prevençãoTese (doutorado)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, 2013.Autora: Raquel Gomes Pinto Manzini.Nos dias de hoje, são cada vez mais frequentes situações de violência física e psicológica entre os alunos nas escolas que podem ser classificadas como bullying. O bullying ocorre quando determinado aluno é exposto repetidamente e, ao longo do tempo, a ações negativas de outro(s) aluno(s). O presente trabalho teve como objetivo de pesquisa investigar os posicionamentos, ideias, crenças, valores e ações típicas apresentadas nas narrativas de crianças, professores e equipe escolar de uma escola pública da cidade de Brasília em relação ao fenômeno do bullying escolar. Foram entrevistados individualmente sete membros da equipe pedagógica e administrativa da escola, três professoras de três turmas do 5o ano do Ensino Fundamental e dezenove crianças dessas turmas. Além disso, foram realizadas quarenta horas de observação das atividades do cotidiano escolar, em especial as atividades do Projeto Virtudes, desenvolvido pela orientadora educacional da escola para prevenir o bullying. Os resultados desta pesquisa revelam que o Projeto Virtudes, na prática, se constituiu na simples transmissão de regras por parte da orientadora educacional em situação semelhante a aulas. Constata-se também que frequentemente os adultos têm grande dificuldade de definir os conceitos de paz e violência, de observar e saber lidar com a complexidade das relações sociais entre as crianças e também de pensar em como promover a paz entre os alunos para além da transmissão unidirecional oral de regras e punições. Os resultados apontam, ainda, na narrativa das crianças dessa escola, a vivência do bullying entre os alunos e as sugestões das próprias crianças para prevenção e resolução do problema do bullying escolar. Em conclusão, caso as escolas desejarem de fato assumir como um de seus objetivos a educação para a paz e a prevenção do bullying, necessitarão da abertura de espaços para escutar as crianças e de, com elas, desenvolver estratégias cooperativas de respeito interpessoal na vida cotidiana da escola: adultos e crianças trabalhando juntos na inclusão da diversidade e na desconstrução dos preconceitos, incluindo as famílias dos alunos em todo esse processo. _______________________________________________________________________________________ ABSTRACTNowadays, physical and psychological violence best known as bullying are increasingly observed among students within schools. Bullying takes place when a student is repeatedly the target of negative actions by a fellow student or students. This research aims at investigating the ideas, values, beliefs and typical actions concerning the phenomenon of bullying in the narratives of children, teachers and the school staff within the context of a public school in the city of Brasilia. Individual interviews were carried out with 19 students, seven staff members, and three 5th grade teachers. In addition to the interviews, we observed school everyday activities for 40 hours, particularly those which are part of the “Virtue” Project, developed by the educational counselor to prevent bullying. Results show that the “Virtue” Project, in fact, meant no more than a few lectures on rules given by the educational counselor, and that adults present a substantial difficulty to define concepts such as peace, violence, as well as to deal with the complexity typical of social relationships among children. They also show their difficulties regarding how to promote a culture of peace in ways more effective than simple oral unidirectional transmission of rules and punishments. Children pointed at the existence of bullying in the school, and suggested forms of bullying prevention and resolution. In sum, if schools indeed want to take responsibility for educating for peace and preventing bullying, they need to open actual possibilities of listening to the students, and with their cooperation, develop joint strategies aiming at interpersonal respect in everyday life experience, adults and children working together to promote diversity inclusion, and the deconstruction of prejudices, including the families’ participation along this process.Branco, Angela Maria Cristina Uchôa de AbreuPinto, Raquel Gomes2013-08-08T11:33:13Z2013-08-08T11:33:13Z2013-08-082013info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfMANZINI, Raquel Gomes Pinto. Bullying no contexto escolar: prevenção da violência e promoção da cultura da paz na perspectiva de adultos e crianças. 2013. 198 f. Tese (Doutorado em Psicologia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.http://repositorio.unb.br/handle/10482/13897A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-07-11T00:16:39Zoai:repositorio.unb.br:10482/13897Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-07-11T00:16:39Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Bullying no contexto escolar : prevenção da violência e promoção da cultura da paz na perspectiva de adultos e crianças
Bullying within school contexts : violence prevention and the promotion of a culture of peace according to adults’ and children’s narratives
title Bullying no contexto escolar : prevenção da violência e promoção da cultura da paz na perspectiva de adultos e crianças
spellingShingle Bullying no contexto escolar : prevenção da violência e promoção da cultura da paz na perspectiva de adultos e crianças
Pinto, Raquel Gomes
Assédio nas escolas
Violência escolar - prevenção
title_short Bullying no contexto escolar : prevenção da violência e promoção da cultura da paz na perspectiva de adultos e crianças
title_full Bullying no contexto escolar : prevenção da violência e promoção da cultura da paz na perspectiva de adultos e crianças
title_fullStr Bullying no contexto escolar : prevenção da violência e promoção da cultura da paz na perspectiva de adultos e crianças
title_full_unstemmed Bullying no contexto escolar : prevenção da violência e promoção da cultura da paz na perspectiva de adultos e crianças
title_sort Bullying no contexto escolar : prevenção da violência e promoção da cultura da paz na perspectiva de adultos e crianças
author Pinto, Raquel Gomes
author_facet Pinto, Raquel Gomes
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Branco, Angela Maria Cristina Uchôa de Abreu
dc.contributor.author.fl_str_mv Pinto, Raquel Gomes
dc.subject.por.fl_str_mv Assédio nas escolas
Violência escolar - prevenção
topic Assédio nas escolas
Violência escolar - prevenção
description Tese (doutorado)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, 2013.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-08-08T11:33:13Z
2013-08-08T11:33:13Z
2013-08-08
2013
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv MANZINI, Raquel Gomes Pinto. Bullying no contexto escolar: prevenção da violência e promoção da cultura da paz na perspectiva de adultos e crianças. 2013. 198 f. Tese (Doutorado em Psicologia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
http://repositorio.unb.br/handle/10482/13897
identifier_str_mv MANZINI, Raquel Gomes Pinto. Bullying no contexto escolar: prevenção da violência e promoção da cultura da paz na perspectiva de adultos e crianças. 2013. 198 f. Tese (Doutorado em Psicologia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/13897
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1814508348597338112