“O parto na luz do Daime” : corpo e reprodução entre mulheres oasqueiras

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: BARRETTO, Juliana Nicolle Rebelo
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPE
Texto Completo: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/36056
Resumo: Este estudo aborda como a gestação, o parto e o pós-parto são vivenciados por mulheres que compartilham a religião intitulada Daime. Estas mulheres são residentes da vila de Irineu Serra, localizada no município de Rio Branco, estado do Acre, Brasil. Ao longo da tese pretende-se considerar como é a relação entre Daime (bebida ayahuasca) e saúde. Como se relaciona uma bebida “professora" com o conhecimento do corpo? Qual é a percepção do corpo feminino entre essas mulheres? Como elas preparam o corpo para o parto? Como elas, baseadas em suas crenças religiosas, percebem a relação entre a ayahuasca como um psicoativo e os conceitos construídos a partir dessas experiências? O recorte empírico na vila Irineu Serra se deve ao fato de ter ocorrido ali, junto a essas pessoas, não só a instituição ritualística do Daime, como também os primeiros atendimentos de saúde vinculados à utilização da bebida dentro dessa cosmologia. Sendo assim, metodologicamente se partiu de uma abordagem qualitativa com a realização de oito meses de trabalho de campo, observação experiencial, participação nos rituais e entrevistas. Os dados apontaram a possibilidade de considerar que o conhecimento obstétrico entre as moradoras da vila Irineu Serra ocorre no âmbito religioso e tradicional. Com a expansão da ayahuasca no meio urbano, houve também uma maior participação das mulheres e, com isso, demandas específicas de seus corpos dentro de processos empíricos fisiológicos. Há, assim, uma aproximação de elementos simbólicos ligados ao sagrado, que tem como fonte de produção e vivência de conhecimento o próprio feminino. Nossa Senhora da Conceição também atua como elemento central na corporificação dessa prática, uma vez que é generalizada a noção de que Nossa Senhora, por ser mãe, também protege proporcionando bons partos. Por fim, o corpo continua sendo percebido como um espaço receptivo de energia, com suas formas de cuidado, períodos de restrição e abstinências dentro de conhecimentos tradicionais contemporâneos. A assistência à mulher gestante, parturiente e puérpera, fornecida pelos detentores da bebida, quase sempre as lideranças, mestres e dirigentes, é relacionada a todo seu contexto de vida e o protagonismo do parto é atribuído não só à mulher, mas também ao estado de proteção divina que o Daime proporciona.
id UFPE_8d5d9070417bd59b176032c6e01c757d
oai_identifier_str oai:repositorio.ufpe.br:123456789/36056
network_acronym_str UFPE
network_name_str Repositório Institucional da UFPE
repository_id_str 2221
spelling BARRETTO, Juliana Nicolle Rebelohttp://lattes.cnpq.br/2725683673559400http://lattes.cnpq.br/8343402717114526CAMPOS, Roberta Bivar Carneiro2020-01-17T12:46:16Z2020-01-17T12:46:16Z2019-03-11BARRETTO, Juliana Nicolle Rebelo. “O parto na luz do Daime”: corpo e reprodução entre mulheres oasqueiras. 2019. Tese (Doutorado em Antropologia ) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2019.https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/36056Este estudo aborda como a gestação, o parto e o pós-parto são vivenciados por mulheres que compartilham a religião intitulada Daime. Estas mulheres são residentes da vila de Irineu Serra, localizada no município de Rio Branco, estado do Acre, Brasil. Ao longo da tese pretende-se considerar como é a relação entre Daime (bebida ayahuasca) e saúde. Como se relaciona uma bebida “professora" com o conhecimento do corpo? Qual é a percepção do corpo feminino entre essas mulheres? Como elas preparam o corpo para o parto? Como elas, baseadas em suas crenças religiosas, percebem a relação entre a ayahuasca como um psicoativo e os conceitos construídos a partir dessas experiências? O recorte empírico na vila Irineu Serra se deve ao fato de ter ocorrido ali, junto a essas pessoas, não só a instituição ritualística do Daime, como também os primeiros atendimentos de saúde vinculados à utilização da bebida dentro dessa cosmologia. Sendo assim, metodologicamente se partiu de uma abordagem qualitativa com a realização de oito meses de trabalho de campo, observação experiencial, participação nos rituais e entrevistas. Os dados apontaram a possibilidade de considerar que o conhecimento obstétrico entre as moradoras da vila Irineu Serra ocorre no âmbito religioso e tradicional. Com a expansão da ayahuasca no meio urbano, houve também uma maior participação das mulheres e, com isso, demandas específicas de seus corpos dentro de processos empíricos fisiológicos. Há, assim, uma aproximação de elementos simbólicos ligados ao sagrado, que tem como fonte de produção e vivência de conhecimento o próprio feminino. Nossa Senhora da Conceição também atua como elemento central na corporificação dessa prática, uma vez que é generalizada a noção de que Nossa Senhora, por ser mãe, também protege proporcionando bons partos. Por fim, o corpo continua sendo percebido como um espaço receptivo de energia, com suas formas de cuidado, períodos de restrição e abstinências dentro de conhecimentos tradicionais contemporâneos. A assistência à mulher gestante, parturiente e puérpera, fornecida pelos detentores da bebida, quase sempre as lideranças, mestres e dirigentes, é relacionada a todo seu contexto de vida e o protagonismo do parto é atribuído não só à mulher, mas também ao estado de proteção divina que o Daime proporciona.CAPESThis study approaches on how gestation, childbirth and postpartum are experienced by women who share Daime religious. These women are residents of Irineu Serra village, located at the municipality of Rio Branco, Acre state, Brazil. Throughout the thesis it is aimed to consider on how the relationship between Daime (ayahuasca beverage) and health is. How does one relate a "teacher” drink to the knowledge of the body? What is the perception of the female body among such women? How do they prepare the body for childbirth? How do they, based on their religious beliefs, perceive the relationship between ayahuasca as a psychoactive and the concepts constructed from such experiences? The empirical focus on the village of Irineu Serra is due to the fact that it is not only the space for the ritualistic organization and practice of the Daime. Indeed, it is where the first health care related to the use of the beverage takes place within its cosmology. Thus, a qualitative approach was conducted through the realization of eight months of field work, when experiential observation, participation in rituals and interviews were practiced as research methods. The data pointed the possibility of considering that the obstetric knowledge among the residents of the village Irineu Serra occurs in the religious and traditional scope. With the expansion of ayahuasca in the middle to the urban, there was also a greater participation of women and, with this, the specific demands of their bodies within physiological empirical processes. There is, therefore, an approximation of symbolic elements linked to the sacred, which has as its source of production and experience of knowledge the feminine itself, Nossa Senhora da Conceição, also acts as a central element in the embodiment of this practice, since the notion of that Nossa Senhora, being a mother, also protects by providing good deliveries. Finally, the body continues to be perceived as a receptive space of energy, with its forms of care, periods of restraint and abstinence within contemporary traditional knowledge. Assistance to expectant, parturient and puerpera women, provided by drinkers, almost always leaders, masters and leaders, is related to their entire life context and the protagonism of childbirth is attributed not only to women, but also to the state of divine protection that the Daime provides.porUniversidade Federal de PernambucoPrograma de Pos Graduacao em AntropologiaUFPEBrasilAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/embargoedAccessAntropologiaAyahuascaReligiões brasileirasCorpoCorpo grávido e parto“O parto na luz do Daime” : corpo e reprodução entre mulheres oasqueirasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisdoutoradoreponame:Repositório Institucional da UFPEinstname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPEORIGINALTESE Juliana Nicolle Rebelo Barretto.pdfTESE Juliana Nicolle Rebelo Barretto.pdfapplication/pdf7764425https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/36056/1/TESE%20Juliana%20Nicolle%20Rebelo%20Barretto.pdf751ced8f6b9ac0605e08134ab39f941dMD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8811https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/36056/2/license_rdfe39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34MD52LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82310https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/36056/3/license.txtbd573a5ca8288eb7272482765f819534MD53TEXTTESE Juliana Nicolle Rebelo Barretto.pdf.txtTESE Juliana Nicolle Rebelo Barretto.pdf.txtExtracted texttext/plain679264https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/36056/4/TESE%20Juliana%20Nicolle%20Rebelo%20Barretto.pdf.txtcc5edcd2aa756cc34b2b37553f002889MD54THUMBNAILTESE Juliana Nicolle Rebelo Barretto.pdf.jpgTESE Juliana Nicolle Rebelo Barretto.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1652https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/36056/5/TESE%20Juliana%20Nicolle%20Rebelo%20Barretto.pdf.jpg969fa3acd10c48f6ff79c6cdc2fdcd08MD55123456789/360562020-01-18 02:16:05.786oai:repositorio.ufpe.br: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ório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufpe.br/oai/requestattena@ufpe.bropendoar:22212020-01-18T05:16:05Repositório Institucional da UFPE - Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv “O parto na luz do Daime” : corpo e reprodução entre mulheres oasqueiras
title “O parto na luz do Daime” : corpo e reprodução entre mulheres oasqueiras
spellingShingle “O parto na luz do Daime” : corpo e reprodução entre mulheres oasqueiras
BARRETTO, Juliana Nicolle Rebelo
Antropologia
Ayahuasca
Religiões brasileiras
Corpo
Corpo grávido e parto
title_short “O parto na luz do Daime” : corpo e reprodução entre mulheres oasqueiras
title_full “O parto na luz do Daime” : corpo e reprodução entre mulheres oasqueiras
title_fullStr “O parto na luz do Daime” : corpo e reprodução entre mulheres oasqueiras
title_full_unstemmed “O parto na luz do Daime” : corpo e reprodução entre mulheres oasqueiras
title_sort “O parto na luz do Daime” : corpo e reprodução entre mulheres oasqueiras
author BARRETTO, Juliana Nicolle Rebelo
author_facet BARRETTO, Juliana Nicolle Rebelo
author_role author
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/2725683673559400
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/8343402717114526
dc.contributor.author.fl_str_mv BARRETTO, Juliana Nicolle Rebelo
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv CAMPOS, Roberta Bivar Carneiro
contributor_str_mv CAMPOS, Roberta Bivar Carneiro
dc.subject.por.fl_str_mv Antropologia
Ayahuasca
Religiões brasileiras
Corpo
Corpo grávido e parto
topic Antropologia
Ayahuasca
Religiões brasileiras
Corpo
Corpo grávido e parto
description Este estudo aborda como a gestação, o parto e o pós-parto são vivenciados por mulheres que compartilham a religião intitulada Daime. Estas mulheres são residentes da vila de Irineu Serra, localizada no município de Rio Branco, estado do Acre, Brasil. Ao longo da tese pretende-se considerar como é a relação entre Daime (bebida ayahuasca) e saúde. Como se relaciona uma bebida “professora" com o conhecimento do corpo? Qual é a percepção do corpo feminino entre essas mulheres? Como elas preparam o corpo para o parto? Como elas, baseadas em suas crenças religiosas, percebem a relação entre a ayahuasca como um psicoativo e os conceitos construídos a partir dessas experiências? O recorte empírico na vila Irineu Serra se deve ao fato de ter ocorrido ali, junto a essas pessoas, não só a instituição ritualística do Daime, como também os primeiros atendimentos de saúde vinculados à utilização da bebida dentro dessa cosmologia. Sendo assim, metodologicamente se partiu de uma abordagem qualitativa com a realização de oito meses de trabalho de campo, observação experiencial, participação nos rituais e entrevistas. Os dados apontaram a possibilidade de considerar que o conhecimento obstétrico entre as moradoras da vila Irineu Serra ocorre no âmbito religioso e tradicional. Com a expansão da ayahuasca no meio urbano, houve também uma maior participação das mulheres e, com isso, demandas específicas de seus corpos dentro de processos empíricos fisiológicos. Há, assim, uma aproximação de elementos simbólicos ligados ao sagrado, que tem como fonte de produção e vivência de conhecimento o próprio feminino. Nossa Senhora da Conceição também atua como elemento central na corporificação dessa prática, uma vez que é generalizada a noção de que Nossa Senhora, por ser mãe, também protege proporcionando bons partos. Por fim, o corpo continua sendo percebido como um espaço receptivo de energia, com suas formas de cuidado, períodos de restrição e abstinências dentro de conhecimentos tradicionais contemporâneos. A assistência à mulher gestante, parturiente e puérpera, fornecida pelos detentores da bebida, quase sempre as lideranças, mestres e dirigentes, é relacionada a todo seu contexto de vida e o protagonismo do parto é atribuído não só à mulher, mas também ao estado de proteção divina que o Daime proporciona.
publishDate 2019
dc.date.issued.fl_str_mv 2019-03-11
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-01-17T12:46:16Z
dc.date.available.fl_str_mv 2020-01-17T12:46:16Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv BARRETTO, Juliana Nicolle Rebelo. “O parto na luz do Daime”: corpo e reprodução entre mulheres oasqueiras. 2019. Tese (Doutorado em Antropologia ) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2019.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/36056
identifier_str_mv BARRETTO, Juliana Nicolle Rebelo. “O parto na luz do Daime”: corpo e reprodução entre mulheres oasqueiras. 2019. Tese (Doutorado em Antropologia ) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2019.
url https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/36056
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/embargoedAccess
rights_invalid_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
eu_rights_str_mv embargoedAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Pernambuco
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pos Graduacao em Antropologia
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFPE
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Pernambuco
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPE
instname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
instacron:UFPE
instname_str Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
instacron_str UFPE
institution UFPE
reponame_str Repositório Institucional da UFPE
collection Repositório Institucional da UFPE
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/36056/1/TESE%20Juliana%20Nicolle%20Rebelo%20Barretto.pdf
https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/36056/2/license_rdf
https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/36056/3/license.txt
https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/36056/4/TESE%20Juliana%20Nicolle%20Rebelo%20Barretto.pdf.txt
https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/36056/5/TESE%20Juliana%20Nicolle%20Rebelo%20Barretto.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 751ced8f6b9ac0605e08134ab39f941d
e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34
bd573a5ca8288eb7272482765f819534
cc5edcd2aa756cc34b2b37553f002889
969fa3acd10c48f6ff79c6cdc2fdcd08
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPE - Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
repository.mail.fl_str_mv attena@ufpe.br
_version_ 1802310614421340160