Os caminhos da formação das convicções pedagógicas do professor do curso de Pedagogia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cristina dos Santos de Araújo, Tatiana
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPE
Texto Completo: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/3910
Resumo: A formação do professor do curso de Pedagogia comporta dentre outros aspectos a formação de convicções pedagógicas. As convicções pedagógicas são constituídas ao longo da existência, através das oscilações entre princípios subjetivos e princípios objetivos. Este estudo analisa o processo de formação dessas convicções pedagógicas que funcionam como princípios norteadores da prática docente. Tomamos por convicção pedagógica esta postura pessoal e íntima, emergente da reflexão sobre princípios objetivos e subjetivos, funcionando como uma certeza que quando a alcançamos é o resultado de um profundo processo do pensar criativo, não-ingênuo. A hipótese de trabalho consiste em considerar a experiência intuitiva como elemento constitutivo das convicções pedagógicas. Nesse sentido, para compreender a experiência intuitiva, optamos por estudar as contribuições de Henri Bergson e de sua Teoria Intuicionista. A razão desta opção teórica repousa na possibilidade de aproximação à inteireza de cada pessoa com a formação humana, pensada aqui como integralidade humana, onde a intuição é uma das dimensões cruciais para a percepção desta integralidade. Do ponto de vista metodológico, optamos por uma abordagem qualitativa através do enfoque hermenêuticofenomenológico. Para elegermos os professores a serem pesquisados, aplicamos um questionário entre os discentes de duas instituições do ensino superior da cidade do Recife, pedindo que apontassem os professores mais significativos em sua formação. Após a tabulação dos questionários identificamos os professores mais citados pelos alunos. Com estes professores efetuamos uma primeira entrevista, a partir de um roteiro semi-estruturado. Depois selecionamos três de cada instituição com os quais iniciamos os encontros temáticos para coleta das narrativas biográficas. Os encontros temáticos deste segundo momento não apresentaram questões fechadas, porém delineamos algumas questões que colaboraram para nossa análise posterior. Foi possível detectar que os professores pesquisados, embora de maneira diferenciada assumem ter convicções pedagógicas, porém nas narrativas alguns tiveram mais dificuldades de expressar essa convicção que outros. É importante ressaltar que todos os professores demonstraram atenção à experiência de sua prática pedagógica e com os resultados dessa. Pela própria natureza do tema pesquisado, uma certeza autêntica não se pode encontrar, mas houve uma aproximação a partir do narrado pelos professores
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Tomamos por convicção pedagógica esta postura pessoal e íntima, emergente da reflexão sobre princípios objetivos e subjetivos, funcionando como uma certeza que quando a alcançamos é o resultado de um profundo processo do pensar criativo, não-ingênuo. A hipótese de trabalho consiste em considerar a experiência intuitiva como elemento constitutivo das convicções pedagógicas. Nesse sentido, para compreender a experiência intuitiva, optamos por estudar as contribuições de Henri Bergson e de sua Teoria Intuicionista. A razão desta opção teórica repousa na possibilidade de aproximação à inteireza de cada pessoa com a formação humana, pensada aqui como integralidade humana, onde a intuição é uma das dimensões cruciais para a percepção desta integralidade. Do ponto de vista metodológico, optamos por uma abordagem qualitativa através do enfoque hermenêuticofenomenológico. 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